quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estudo de universidade gaúcha traça perfil da Geração Y

Jovens entre 18 e 34 anos buscam viver com mais simplicidade

A Geração Y – formada por pessoas com idades entre 18 e 34 anos –  busca viver com mais simplicidade, valorizando as experiências em detrimento do acúmulo de bens. Essa foi uma das conclusões tiradas por alunos de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) após um ano de pesquisa com 1.350 entrevistados, para descobrir o Perfil do Jovem Brasileiro, divulgado em Porto Alegre nesta quarta-feira.

No entanto, os resultados não querem dizer que deva ocorrer uma queda no consumo, mas que ele ocorre de forma mais consciente, conforme as graduandas do curso de Publicidade e Propaganda, Júlia Cunha, 20 anos, e Marina Marzotto, 18. Interpretando os números, elas concluíram que essa faixa etária, quase sempre conectada, busca lazer e informação todos os dias e necessita cada vez mais de ferramentas multiuso. Através de compartilhamentos nas redes sociais, define muitas compras e opta por itens com utilidade (95,2% dos jovens), com durabilidade (94,¨%), que tenha custo-benefício (93,5%) e credibilidade (85,8%). O papel da internet nesse processo é determinante, pois 95,8% responderam que usam todos os dias e 74,4% fazem compras online.

A maioria adota perfil básico: 50,8%. Mais da metade vai ao supermercado (60,8%) e ao shopping (515%) sempre, indicando uma busca pela conveniência. Para as alunas, a atual geração otimiza o tempo dessa forma, pois há uma grande necessidade por instantaneidade. Além disso, arrisca mais na aquisição de produtos.

O projeto, desenvolvido no Espaço Experiência, também mostra os sonhos e expectativas dos jovens. Boa parte deles, 66% sonha em conhecer o mundo, por exemplo. Contudo, ainda existe a preocupação com o bem estar no
trabalho e a vontade de formar uma família. Júlia e Marina afirmaram que a pesquisa foi importante tanto para o
autoconhecimento, como para vivenciar uma tarefa, que poderá ser desenvolvida futuramente no mercado de trabalho. “É mais importante do que as outras cadeiras, pois reúne vários conhecimentos”, disse uma delas.

De acordo o coordenador do Núcleo de Tendências e Pesquisa da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), Ilton Teitelbaum, esta é a segunda etapa de um trabalho iniciado no ano passado com jovens da Região Metropolitana de Porto Alegre. Dessa vez, foram ouvidos, pela internet, representantes das 16 maiores regiões do Brasil.

A coordenadora do Espaço Experiência, Denise Avancini Alves, explicou que os núcleos servem para os estudantes exercitarem o que aprenderam em aula e terem contato com o que será demandado profissionalmente. A pesquisa apresentada ontem deve servir ao mercado. “Iremos apresentar às agências gaúchas na semana que vem”, disse.

Fonte: Karina Reif / Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/