quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Jornal da Liberdade edição do dia 05 de setembro de 2013.

Alcione.

Postado por:Elisete Bohrer.
+ Mais Informações ››››››

Exercícios físicos podem ser aliados no combate à depressão

A depressão é um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Entre as principais características estão a perda de peso, o sentimento de culpa, a hipocondria, a queixa frequente de dores e, eventualmente, a psicose. Esses sintomas são mais acentuados nos idosos do que nos jovens, o que pode contribuir para uma diminuição do condicionamento cardiorrespiratório.
De acordo com a personal trainer e mestre em fisiologia Carla Britto, em um estudo longitudinal realizado com idosos evidenciou-se que a depressão está relacionada com baixos níveis de condicionamento físico. Isso poderia indicar, portanto, que o distúrbio seria uma das causas da diminuição do estado geral de aptidão física.
— A afirmação de que a prática de exercícios físicos é capaz de atenuar os sintomas da depressão ainda não está bem clara, mas é provável que seja uma explicação multifatorial — completa Carla.
A especialista explica que o exercício age no cérebro da mesma forma que os antidepressivos. A hipótese para explicar essa relação é o aumento das monoaminas, neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.
— Durante os exercícios aeróbios, os níveis de prolactina estão elevados, refletindo um aumento central da serotonina. Dessa forma, a serotonina pode atenuar a formação de memórias relacionadas ao medo e diminuir as respostas a eventos ameaçadores relacionados aos sintomas da depressão. Outra droga também associada ao exercício físico é a síntese de dopamina que está ligada com o desempenho motor, a motivação locomotora e a modulação emocional — afirma a personal trainer.
As atividades físicas mais indicadas para a depressão são os exercícios aeróbios, que ativam de 60% a 80% da frequência cardíaca máxima do indivíduo, segundo a pesquisa Meyer & Boocks, de 2000.
A recomendação, segundo Carla, é que o paciente pratique de três a cinco vezes por semana, em sessões de 45 a 60 minutos. As atividades longas e menos intensas são preferíveis, pois interrompem com maior eficácia os pensamentos negativos.
O exercício físico, portanto, pode ser um aliado no combate aos problemas gerados pela depressão, indo muito além de um simples ganho de massa muscular e emagrecimento.
Fonte: BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Conferência do Meio Ambiente na Escola José Antonio Ferronato.

Na tarde de ontem dia 04 de setembro, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio José Antonio Ferronato de Três Palmeiras , um debate com os alunos sobre a Conferência do Meio ambiente, um projeto do MEC e do Governo Federal, envolvendo os alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental, esse projeto visa conscientizar os alunos, pais e comunidade em geral de como podemos reutilizar a água da chuva. Esse projeto teve inicio no ano passado e foi realizado pelos alunos do Politécnico, com recurso do  Ensino Médio Renovador projeto do Governo Federal, com o objetivo de reaproveitar a água da chuva, para ser reutilizada na escola, o projeto esta em andamento quase na sua fase final.
Na oportunidade os aluno tiraram suas duvidas, buscaram solução para terminar o projeto, se comprometendo em levar essa ideia para outras pessoas.
A diretora da Escola, Lucia Ana Saugo Bender  explica sobre este projeto.

Confira o áudio :



Confira as fotos:


 



















Fotos e texto:Elisete Bohrer





+ Mais Informações ››››››

Cerro Grande - Crehnor assina contratos habitacionais através do PNHR no município

No fechamento do mês de agosto, uma equipe da Crehnor esteve no município de Cerro Grande para efetuar 22assinaturas habitacionais através do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR. O ato se deu na Câmara Municipal deVereadores e contou com a presença do Prefeito Municipal Alcione Mói (Nego) acompanhado de seu Secretário da Habitação, Delmo da Silva Souza, além do Gerente da Caixa Federal de Constantina Fábio Corrêa Moraes. Representando a
Cooperativa estiveram o Diretor Valdir Zottis, a Gerente Regional Oranilce Cazarotto, o Coordenador da Habitação Alceu Bertin, a Colaboradora Inêz Marcolan e o Conselheiro Fiscal Olmiro Drabach. O PNHR é destinado às pessoas físicas, agricultores familiares, com renda bruta anual de até R$ 15.000,00, que comprovem enquadramento mediante apresentação da Declaração de Aptidão ao PronafDAP. Além disso, o beneficiário precisa apresentar a documentação necessária para análise.
Para o Prefeito Municipal, este é um momento importante onde as famílias de pequenos agricultores poderão finalmente ter acesso a uma moradia de qualidade, graças ao trabalho em conjunto da Crehnor, Caixa Federal, Poder Público e Governo Federal. Ele destaca o empenho de cada uma destas instituições, e informa que o município irá participar de forma direta no referido programa. "A prefeitura irá colaborar com metade da contrapartida que cabe ao mutuário, bem como, com os maquinários e equipe para a realização dos trabalhos de terraplanagem, escavos e fossas que forem necessários". Alcione disse que isto está sendo feito com muito esforço, já que o recurso é considerável, tendo em vista o momento que os pequenos municípios estão passando. "Todos sabem a situação econômica dos municípios de nossa região, mas o nosso desejo é colaborar de forma direta com a realização do sonho da casa própria". Neste programa as residências terão 45,97 m² contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço
Já o Diretor da Crehnor Valdir Zottis também falou da importância da relação entre os envolvidos no referido projeto. "Este momento só foi possível graças a uma somatória de esforços. De um lado, o Governo Federal que apresenta um programa social diferenciado. Do outro, o município que também faz a sua parte. Soma-se a isso, a nossa Cooperativa, como um instrumento de viabilização desta política pública, bem como, a Caixa Federal". Ele explica que neste caso em específico, o mutuário está sendo beneficiado não apenas com os recursos do Governo Federal, mas também com metade da contrapartida que cabe ao beneficiário. "O poder público municipal está de parabéns, pois é um dos poucos que colabora com parte do recurso de contrapartida, sem falar no maquinário que será cedido para a realização dos serviços de melhorias nas áreas onde serão construídas as moradias", disse Zottis.
O Diretor da Cooperativa também informa que em breve será fechada uma nova parceria com o município de Cerro Grande, através do Fundo de Desenvolvimento Social - FDS que prevê a construção de moradias em âmbito urbano.

Fonte: Jorge André Rogério
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

RS terá predomínio de sol e tarde agradável nesta quinta-feira

Calor aumenta na sexta-feira e máximas devem passar dos 30°C no fim de semana

O sol predomina novamente no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, apesar da presença de nuvens no céu em algumas regiões. A massa de ar seco que cobre o Estado começa a aquecer, mas o amanhecer é ainda frio, com chance de geada fraca e isolada em pontos do Oeste, Sul, Noroeste, Serra e Aparados.

A temperatura durante o dia sobe muito mais, com máximas até 7ºC mais altas que as da quarta-feira, o que vai proporcionar uma tarde agradável. Aquecimento maior, contudo, é esperado para o fim de semana, quando fará calor no Rio Grande do Sul, com marcas superando os 30°C.

As mínimas chegam a 2°C em São José dos Ausentes e 3°C em Vacaria. A máxima deverá atingir 27°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 7°C e 24°C.

De acordo com as projeções da MetSul, a próxima semana poderá registrar calor muito intenso no Rio Grande do Sul. Modelos indicam que depois da chuva do domingo o Estado poderá ter um período quente com o registro de marcas muito elevadas.

Os rios baixaram, o evento de chuva forte que levou às cheias acabou há mais de uma semana, mas muita gente ainda está fora de casa no Rio Grande do Sul em consequência das inundações registradas. Novo balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado apontou que existem ainda mais de 6 mil gaúchos desalojados, a quase totalidade nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada.

A boa notícia é que o tempo seco predomina na maioria das regiões gaúchas durante o sábado, com forte aquecimento e calor nas tardes de amanhã e sábado. A chuva do domingo deve ter passagem rápida pelo Rio Grande do Sul e não deve ser suficientemente volumosa parar provocar um repique das cheias.

O tempo seco com temperatura mais alta é ainda importante porque colabora para que muita gente que teve suas residências alagadas na enchente comece os trabalhos de limpeza e recuperação dos estragos, como vem ocorrendo em cidades da região do Vale do Sinos.

Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/