terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1378, do dia 06 de Dezembro de 2017

Edição 1378, do dia 06 de Dezembro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Nota de Repúdio da Abraço-RS a Associação Riograndense de Emissoras de Rádio e Televisão Comunitárias – ARACOM.

· Com 40 mil pacientes na fila, RS é o quarto estado no país em espera por cirurgias não urgentes.

· Agricultura da morte: estudo mostra que produtos brasileiros têm alto nível de veneno.

· MPT pede ao IBGE que esclareça novos números do trabalho infantil.

· Brasil é o país mais perigoso para ambientalistas.

· Anvisa aprova novos medicamentos contra a Hepatite C.
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR 05-12-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1878 de 05-12-2017

+ Mais Informações ››››››

Ganhadores da Rifa do Clube de Mães Unidas Venceremos

O clube de mães unidas venceremos de linha Taboão agradece aos grupos e comunidades e o povo em geral que participaram da festa do último dia 03 de dezembro, o clube se compromete a devolver a visita. a todos o nosso muito obrigado.

O clube divulga os ganhadores da rifa.

1º prêmio:  uma torradeira, Vanessa Ecker
2º prêmio: uma garrafa térmica, Elizandra Berlet
3º prêmio: um jogo de copos, Marines Dias
4º prêmio: uma básica de lã, Oladir de Lima
5º prêmio: uma blusa de verão, Marines Dias
6º prêmio: uma camiseta, Elvira Groman
7º prêmio: um kit Jequiti, Karine Saugo
8º prêmio: um chinelo, Eli Vedoi
9º prêmio: uma camiseta, Ana Julia Groman

10º prêmio: uma camiseta, Adelino Goffi         
+ Mais Informações ››››››

Agrometeorologia é estudada em visita técnica na Embrapa Trigo

Acadêmicos de Agronomia participaram da visita técnica
Vivenciar novas experiências de aplicação da teoria na prática também é compartilhar novos conhecimentos. Os acadêmicos do segundo semestre de Agronomia do CESURG, acompanhados pelo professor Luciano Schwerts, participaram de uma viagem de estudos dentro da disciplina de Agrometeorologia. Ainda no mês de outubro, os estudantes participaram do Dia de campo em Culturas de Inverno: Incrementos de Renda e Ganhos nos cultivos de verão da Embrapa Trigo de Passo Fundo, e também conheceram o posto meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia INMET. O roteiro envolveu ainda a visitação à produção de Morangos em cultivo protegido sem o uso de agrotóxicos, em Sertão.

No Dia de Campo da Embrapa Trigo, os acadêmicos visitaram diversas estações. O pesquisador Gilberto Omar Tomm dialogou sobre a cultura da canola, apresentando os potenciais desta cultura na região, as técnicas de cultivo e o zoneamento de risco climático. O pesquisador ressaltou, ainda, a necessidade de profissionais capacitados na cultura para prestar assistência técnica às propriedades. Outra estação visitada foi a de manejo de nitrogênio na cultura do trigo, na qual os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o efeito das doses e épocas de aplicação de nitrogênio na produtividade e qualidade da cultura de trigo. Na estação de melhoramento genético, conheceram as três novas cultivares da Embrapa Trigo, a BRS Reponte, campeã estadual de produtividade na safra 2016, atingindo 102 sacos por hectare; a BRS Marcante; e a BRS Parudo; todas cultivares consideradas de alta qualidade e bons níveis de resistência a doenças.

Os acadêmicos também obtiveram novos conhecimentos sobre as culturas de cevada, centeio e o triticale. Para Schwerts, “estas se configuram como alternativas ao cultivo de trigo e apresentam características diferenciadas, tais como alta produtividade e qualidade de grãos para alimentação animal e alta produção de fitomassa para cobertura dos solos”. A última estação visitada foi a de forrageiras, apresentada pelo pesquisador Renato Fontanelli, que explicou aos acadêmicos o planejamento forrageiro salientando as diversas alternativas de cultivos perenes e anuais, em especial ao consórcio entre gramíneas e leguminosas. O profissional destacou o capim elefante anão Kurumin, material que apresenta rápido rebrote mesmo em condições de temperaturas amenas, grande produção de forragem de boa qualidade.

Na Estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia INMET, localizada junto a Embrapa trigo. “Por ser uma estação meteorológica convencional, é necessário que 3 leituras sejam realizadas diariamente”, explicou Schwerts. Os estudantes de Agronomia conheceram ainda o funcionamento de todos os equipamentos, elucidando o conteúdo trabalhado nas aulas de Agrometeorologia.

Os futuros agrônomos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da agricultura familiar, um projeto desenvolvido pela família Ceconello, de Sertão. Na propriedade, são cultivados morangos em sistema de cultivo protegido (estufa agrícola) realizado em bancadas suspensas, com substrato e fertirrigação. O professor Schwerts avaliou positivamente a atividade, afirmando que “os estudantes puderam visualizar na prática conceitos de Agrometeorologia, em especial a redução da incidência de pragas e doenças neste sistema de produção, assim toda a produção é livre de agrotóxicos e apresenta qualidade diferenciada”.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

CESURG promove ação com cães e gatos no bairro São Roque, em Constantina

Ação contribui com a formação dos acadêmicos de
Medicina Veterinária
“São essas atividades que nos encantam ainda mais pelo curso que escolhemos”, comenta a acadêmica do segundo semestre de Medicina Veterinária, Eduarda Debona, participante da campanha de vacinação realizada em Constantina no mês de outubro, em parceria com a Vigilância Sanitária, a Prefeitura Municipal e a Associação de Proteção aos Animais de Constantina. Esta foi a segunda edição da campanha de vacinação de cães e gatos no município.

A atividade proporcionou aos moradores do Bairro São Roque, de Constantina, o serviço gratuito de vacinação dos animais domésticos. Acompanhados pelo coordenador do curso, Rafael Pandolfi, pelo vigilante sanitário Oberdan Bedin, pela representante da APAC Aline Serro e pela líder do bairro Janete Pereira, os acadêmicos de Medicina Veterinária do CESURG puderam vivenciar na prática a aplicação do conhecimento compartilhado em aula sobre vacinas e vacinações, formas de aplicação e contenção animal.

Ainda segundo a acadêmica Eduarda, a participação de atividades práticas é decisiva para a sua formação profissional. “Participar de atividades como campanhas de vacinação nos permite conhecer um pouco mais sobre a área que pretendemos seguir. Dessa forma, conseguimos aliar a teoria a prática e obter um conhecimento amplo. Essas atividades ampliam aquilo que já foi passado em sala de aula e nos permite conhecer o que vamos encarar de fato com a nossa profissão”.

A prestação de serviço foi realizada de forma gratuita, destacando o compromisso que o CESURG possui com o desenvolvimento regional. Na avaliação do professor Pandolfi, “a atividade pontuou-se de forma positiva, ampliando a área abrangente de animais vacinados em comparação com a primeira edição da campanha. Isso demonstra o comprometimento do curso de Medicina Veterinária do CESURG na promoção da saúde animal na região do planalto médio”.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Desligamento Programado RGE 08-12-2017

AVISO DE DESLIGAMENTO
Documento(s): PES 30040417


Devido ao Programa de Expansão e Melhoramento do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica, o fornecimento de energia será interrompido:

Município de Três Palmeiras

Data: 08/12/2017
Horário: 08:20:00 a 11:40:00
Local: LINHA CANELEIRA Número: 28

Reforçamos que são algumas localidades do município de Três Palmeiras.

ATENÇÃO: O serviço somente será realizado em condições climáticas adequadas e a energia elétrica poderá ser reestabelecida antes do horário previsto.
Por SEGURANÇA, as instalações deverão ser consideradas como energizadas.

Para maiores informações acesse: www.cpfl.com.br.
+ Mais Informações ››››››

1107 - 05 DE DEZEMBRO, TER - QUEM PODE ME AJUDAR A DECIDIR..

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/