quarta-feira, 27 de março de 2019

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1716, do dia 28 de março de 2019

Edição 1716, do dia 28 de Março de 2019
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE
Trabalhadores fazem fila de oito horas sob o sol por vaga de emprego.
MPT investigará trabalho escravo e infantil em abatedouros da PB.
Jovens se preocupam com futuro no mercado de trabalho.
Universidade pública investe em programa de agricultura familiar.
Vacinação contra a gripe no RS começa em 10 de abril para crianças e gestantes.
Saiba dos cuidados para evitar gripes e resfriados no outono.

+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras de 27-03-2019

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 27-03-2019


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2201 de 27-03-2019

+ Mais Informações ››››››

Programa Agora é Hora de Falar de Esportes de 27-03-2019

+ Mais Informações ››››››

ATENÇÃO TRÊS PALMEIRA VEM AÍ CURSO DE ATENDENTE NA ÁREA DA SAÚDE

A SISPE – Sistema Profissionalizante de Ensino traz para a nossa cidade o curso de atendente na área da saúde.

As Matrículas poderão ser feitas nesta Quinta-Feira (28), das 09:00 às 12:00 e das 13:30 da tarde às 20:00 horas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Ao Lado do Sicredi).

Para mais informações ouça a entrevista feita hoje pela parte da manhã com Alison Borgonha, agente de projetos da SISPE.

+ Mais Informações ››››››

080 - 27 MARÇO, QUA - PORQUE TENHO MEDO

+ Mais Informações ››››››

Cachorro é picado por cobra ao tentar defender donos em Cruz Alta

Conhecido como o melhor amigo do homem, o cachorro está presente em grande parte das moradias Cruzaltenses. E na tarde desta terça-feira, 26 de março, essa frase se provou mais uma vez ser real. Isto porque Kiko, um cachorro sem raça definida de aproximadamente 6 anos defendeu uma menina de apenas 10 anos do ataque de uma cobra cruzeira em Cruz Alta.

De acordo com Mara Silveira, moradora da Rua Artur Brum, Bairro Brum II, sua filha estava procurando uma cachorrinha menor dentro do pátio quando ao sair de casa, se deparou com a serpente no gramado, indo em direção à porta. Ela correu para pedir ajuda e seu cachorro, com instinto protetor, atacou a víbora. Kiko conseguiu morder a cobra e salvar a menina, mas foi picado pela serpente na boca.

Ele rapidamente foi socorrido por uma protetora que Aplicou o soro antiofídico conforme orientação de uma Médica Veterinária via telefone, o que salvou sua vida. Kiko permanece em observação e, de acordo com Mara, já está desinchando e aparenta estar bem.

A proprietária da casa ainda comentou que seguidamente vê as cobras na localidade, uma vez que há muitos terrenos abandonados com grande quantidade de entulho e matagal. Um dos exemplos citados por ela é o terreno da Escola Artur Brum, que estaria com mato alto. Este, somado aos terrenos baldios que compõem a rua, está causando medo nos moradores.

Nossa reportagem entrou em contato com o Sargento Marion, do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, que afirmou ter poucas chamadas para a corporação solicitando a retirada de cobras na cidade.

Vale ressaltar que ao encontrar uma cobra, o ideal é isolar a área e entrar imediatamente em contato com o Corpo de Bombeiros, que tem equipamento e pessoas treinadas para fazer a retirada da serpente sem oferecer risco a vida dos moradores.

Fonte: Rádio Cruz Alta
+ Mais Informações ››››››

Operação da SUSEPE apreende celulares e drogas no presídio de Passo Fundo

Foto: Divulgação/Susepe
Números preliminares informados pela Susepe apontam que mais de 160 aparelhos foram apreendidos. Agentes também encontraram balanças de precisão e drogas nas celas.

Em operação da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) no Presídio Regional de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, agentes encontraram celulares, baterias, balanças, drogas e armas nas celas. A ação ocorre nesta terça-feira (26).

Os resultados preliminares são:
167 aparelhos celulares

127 baterias de celulares

Oito balanças de precisão

11 facas

100 buchas de uma substância semelhante a cocaína (20 média e 80 pequenas)

445 embalagens de substância semelhante a maconha (410 pequenas e 35 médias)

117 pedras de uma substância semelhante a crack (110 pequenas e sete médias)

quatro frascos com farelo de uma substância semelhante a crack.

Conforme a Susepe, todo o material apreendido será encaminhado para registro na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da cidade.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Vacinação contra a gripe no RS começa em 10 de abril para crianças e gestantes

Grupo foi priorizado, neste ano, porque foi o que menos se vacinou na campanha anterior.
A campanha de vacinação contra a gripe começa dia 10 de abril no Rio Grande do Sul. Na primeira semana, a campanha será direcionada apenas para gestantes e crianças de até 6 anos de idade. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, o grupo foi priorizado, neste ano, porque foi o que menos se vacinou na campanha anterior.

A partir do dia 22 de abril, pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores podem receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

No total, são mais de 3,7 milhões de pessoas que devem receber a vacina. A meta é alcançar 90% delas.

A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose deste ano foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso deve ser repetida mesmo por quem já se protegeu na temporada passada.

A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção.

A imunização leva em torno de 15 dias para gerar proteção ao organismo, por isso a importância de se vacinar no período da campanha, antes da chegada do inverno, época do ano de maior circulação da doença.

Serviço

Grupos que podem receber a vacina a partir de 10 de abril

Crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes

Grupos que podem receber a vacina a partir de 22 de abril

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes (em qualquer tempo gestacional)

Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

Pessoas com 60 anos ou mais

Povos indígenas aldeados

Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados

Presos e funcionários do sistema prisional

Professores de escolas públicas e privadas

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Primeiros testes aprovam anticoncepcional masculino

No encontro anual da “Endocrine 2019” ocorrido nesta terça-feira (26), especialistas afirmaram que uma pílula anticoncepcional para homens passou nos testes iniciais de segurança humana. A pílula, feita para ser tomada uma vez ao dia, contém hormônios desenvolvidos para impedir a produção de espermatozoides. O encontro foi realizado em Nova Orleans, nos EUA. Os participantes da conferência ponderaram, no entanto, que ainda pode levar uma década para o produto chegar ao mercado.

A pílula masculina está sendo testada por pesquisadores da Universidade de Washington e da LA BioMed. Médicos destacam que esta seria uma adição bem-vinda ao preservativo ou à vasectomia, que são as únicas opções atualmente disponíveis para os homens controlarem a natalidade.

Os pesquisadores que participam dos testes, afirmam que os efeitos colaterais são poucos e moderados. Cinco homens, dos que ingeriram a pílula, relataram diminuição moderada do desejo sexual, mas a atividade sexual em si não diminuiu. Nenhum participante parou de tomar a pílula por causa dos efeitos colaterais.

Testes em maior escala ainda são necessários para verificar se o produto funcionaria bem o suficiente como controle de natalidade.

Fonte: O Sul
+ Mais Informações ››››››

Em estabelecimento que usava alvará de maneira irregular são apreendidos cerca de 500 quilos de carne sem procedência

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial, Industrial e Afins/DECON, do Departamento Estadual de Investigações Criminais, com apoio da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal desta cidade, cumpriu, na tarde desta terça-feira (26/03/2019) Mandado de Busca e Apreensão em Porto Alegre/RS.

Na ação, a Vigilância Sanitária constatou que o Alvará estava sendo utilizado de maneira irregular, pois o proprietário não atuava comercializando os “espetinhos” de carnes diversas aos consumidores finais, mas sim exercia função de entreposto, elaborando os produtos de forma industrial, o que poderá implicar em multa ao estabelecimento.

Durante o cumprimento da cautelar, encontrou-se a quantia de 500 kg de carne sem procedência, que foi devidamente inutilizada pela Vigilância Sanitária.

Segundo o Delegado, a fiscalização promovida tem por objetivo garantir que alimentos seguros sejam disponibilizados à população, ou seja, próprios para o consumo e benéficos para a saúde.

O proprietário do estabelecimento comercial foi encaminhado para a Delegacia de Polícia (DECON), onde foi ouvido e liberado, o qual responderá, em Inquérito Policial já instaurado para apurar os fatos, pela prática de crime contra as relações de consumo (artigo 7, inciso IX, da Lei 8.137/90).

Fonte: Polícia Civil
+ Mais Informações ››››››

Presos dois suspeitos de atirar contra detentos no pátio do Presídio Estadual de São Borja

Ação deixou quatro apenados e um criminoso feridos na manhã de 3 de março

Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Civil prendeu preventivamente Douglas Ledesma Correa (Juba) e Felipe Ortiz Lima (Canhoto) envolvidos no ataque ao Presídio Estadual de São Borja, ocorrido em 3 de março. Os dois homenssão suspeitos de participarem da ação em que um veículo parou junto à calçada e pelo menos dois indivíduos atiraram contra os presos do regime semiaberto que estavam no pátio.

Nenhum dos presos falou,reservando-se no direito de apenas falar em juízo. Segundo o delegado, o processo para identificar os suspeitos contou com provas testemunhais, análise de imagens de câmeras de segurança e reconhecimento.

Os outros cinco individuos, há mandados de prisão decretados, entre eles Marcos Martins Antunes e Edson Marcos Silva da Rosa. A dupla cumpre pena na Penitenciária Estadual de Charqueadas e é considerada mandante do ataque, conforme o delegado Marcos Ramos Vianna, delegado da 1º Delegacia de Polícia Civil de São Borja. No dia do crime já havia sido preso Nathan Henrique Nunes, que chegou a ser atingido por disparos em confronto com a polícia e precisou ser hospitalizado.

A Polícia Civil continua com a investigação para agregar mais elementos ao inquérito.

O crime

O ataque ocorreu na manhã de domingo, 3 de março, quando apenados do regime semiaberto estavam no pátio do Presídio Estadual de São Borja, segundo a polícia.

Na ocasião, um carro branco parou ao lado do complexo, e homens desceram do veículo para atirar contra os detentos. Imediatamente, os apenados se jogaram no chão, na tentativa de escapar das balas. O ataque levou em torno de 15 segundos. Quatro detentos ficaram feridos, além de um dos atiradores.

O carro usado no crime foi encontrado queimado perto do Rio Uruguai, no mesmo dia do ataque.

Fonte: Blog Missioneiro
+ Mais Informações ››››››

Morre Rafael Henzel, jornalista sobrevivente da tragédia da Chapecoense

Na noite desta terça-feira (26) morreu o jornalista do Rafael Henzel, sobrevivente da tragédia da Chapecoense em 2016, que vitimou 71 pessoas. Rafael jogava futebol com os amigos em Chapecó (SC), quando sofreu um mal súbito. Ele foi levado ao Hospital Regional do Oeste, mas não resistiu e faleceu. Ele tinha 45 anos.

O velório será no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Ele começará às 5 horas da manhã para família e amigos. E a partir das 9 horas será liberado para o público.

Rafael era jornalista e narrava os jogos da Chapecoense pela Rádio Oeste Capital, do Grupo Condá de Comunicação. Ele também apresentava os programas Som e Café News e o Golaço.

Nascido em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Rafael iniciou sua carreira de radialista aos quinze anos na Rádio Oeste Capital FM. Ele passou por diversas rádios da cidade até estrear na televisão em 1993 como repórter da RCE TV, localizada em Xanxerê. Também atuou como jornalista na TV Rio Sul, antes de retornar para a Rádio Oeste Capital FM.

Em 28 de novembro de 2016, Renan e Rafael embarcaram no Voo LaMia 2933, a serviço da Associação Chapecoense de Futebol, proveniente de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia e com destino ao Aeroporto Internacional José María Córdova em Rionegro, Colômbia, onde o clube disputaria a primeira partida da Final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Por volta das 22h15m do horário local, a aeronave caiu, matando 71 das 77 pessoas que estavam a bordo, tendo por passageiros atletas, equipe técnica e diretoria do time brasileiro da Chapecoense, jornalistas e convidados. Rafael foi o único jornalista sobrevivente no acidente aéreo, apresentando sete costelas quebradas, pneumonia e lesão no pé direito.

Em nota oficial, o Hospital Regional do Oeste comunica o falecimento de Rafael Henzel:

Comunicado à Imprensa

Chapecó/SC, 26 de março de 2019, terça-feira – É com profundo pesar que Direção Técnica, Médica, Enfermagem, Administração e Apoio do Hospital Regional do Oeste informa que à 21h10min foi a óbito no pronto socorro desta unidade, o jornalista Rafael Henzel Valmorbida. O paciente chegou ao pronto socorro em parada cardiorrespiratória, vítima de mal súbito durante jogo de futebol com amigos e colegas de imprensa de Chapecó. Todas medidas para Ressucitação Cardiorrespiratória foram adotadas, resultando inexitosas.

Equipe médica que prestou assistência formada pelo cardiologista Stefan W. Pereira e pelos emergencistas Jackson Bossoni Mendes, Walter Ferreira dos Santos, direção e funcionários do HRO são solidários aos familiares, colegas de imprensa e incontáveis ouvintes do jornalista e radialista Rafael Henzel Valmorbida.

A Associação Chapecoense de Futebol também divulgou uma nota de pesar:

A Associação Chapecoense de Futebol vem a público a fim de manifestar o profundo pesar e toda a consternação pela notícia do falecimento do jornalista Rafael Henzel, ocorrido na noite desta terça-feira.

Durante a sua brilhante carreira, Rafael narrou, de forma excepcional, a história da Chapecoense. Tornou-se um símbolo da reconstrução do clube e, nas páginas verde e brancas desta instituição, sempre haverá a lembrança do seu exemplo de superação e de tudo o que fez, com amor, pelo time, pela cidade de Chapecó e por todos os apaixonados por futebol. 

Desejamos, de todo o coração, que a família tenha força para enfrentar mais um momento tão difícil e esta perda irreparável. Os sentimentos e as orações de todos os chapecoenses, torcedores e ouvintes, estão com vocês.

Fonte: ClicRDC
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!