segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ACCLTP visita Horto Florestal da UHE Passo Fundo em Entre Rios do Sul


Na tarde desta segunda feira dia 11 de janeiro, ACCLTP – Associação de Comunicação Comunitária Liberdade de Três Palmeiras, através de seu presidente Eloidemar Guilherme, realizou uma visita ao Horto Florestal da Empresa ENGIE Energia junto a UHE Passo Fundo em Entres Rios do Sul, para solicitar a viabilidade de doação de mudas de espécies nativas para a distribuição dentro do Projeto Plantando Liberdade em Verso e Prosa, que conta com o financiamento do FAC- Fundo de Amparo à Cultura, do PROCULTURA-RS da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através do contrato SEDACTEL 14/2018, celebrado entre a SEDACTEL e a ACCLTP.
Na oportunidade estivemos conversando com Beatris Binotto do Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Passo Fundo, quando foi feita a solicitação formal de 2.000 mudas para o projeto, ainda no dia de hoje foi encaminhado para aquela empresa cópia do Projeto para comprovar a importância de contar com a colaboração da empresa para o bom desenvolvimento do mesmo.
De ante mão obtivemos o comprometimento dos representantes da empresa que já foram parceiros em outras duas oportunidades nos anos de 2015 e 2016 nos projetos Plantando Liberdade I e II, realizados pela ACCLTP, através de recursos próprios, conforme pode ser conferido no link: http://liberdadetrespalmeiras.blogspot.com/search/label/PROJETO%20PLANTANDO%20LIBERDADE

Nos próximos dias iremos receber o primeiro lote de mudas que serão distribuídos aos alunos das escolas do município no início do ano letivo, e durante as Rodas de Leituras do Projeto Plantando Liberdade em Verso e Prosa.

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1685, do dia 12 de fevereiro de 2019

Edição 1685, do dia 12 de Fevereiro de 2019
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE
Em 2018, trabalhadoras domésticas enfrentaram pior ano.
Importação vai agravar situação dos pequenos produtores de leite no estado.
Oito em 10 casos de homicídios não chegam à Justiça; investigações ignoram periferia.
Consumo de energia elétrica deve crescer em fevereiro, na comparação com ano passado.
É golpe mensagem que oferece cartão de crédito para quem está com o nome sujo.
Médica critica propostas de mudanças em hospitais psiquiátricos.
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2170 de 11-02-2019

+ Mais Informações ››››››

Agricultor reage a assalto e mata dois bandidos no interior de Passo Fundo

Dois bandidos morreram durante um assalto a uma propriedade na localidade de Nossa Senhora das Graças, no interior de Passo Fundo.

Conforme o boletim da ocorrência, por volta das 23h de ontem (10), o proprietário, de 41 anos, foi informado de que o alarme de sua propriedade havia soado.

Ele, que mora na cidade, foi até o endereço com uma espingarda calibre 12, da qual tem registro.

Ao chegar ao local, o homem viu um bandido armado também com uma espingarda – e que estava no imóvel – saindo da casa. Ele gritou e, nesse momento, viu outro indivíduo.

Um deles atirou contra a vítima, que reagiu e acertou os dois, que morreram no local.

Outros dois bandidos que estavam na casa fugiram após a troca de tiros.

Os dois mortos não foram identificados até o momento. Com eles, foram apreendidas duas facas.

A vítima não se feriu.

Fonte: Diário da Manhã
+ Mais Informações ››››››

036 - 11 FEVEREIRO, SEG - BUSCAI O SENTIDO DA VIDA E A ALEGRIA DE VIVER

+ Mais Informações ››››››

Importação vai agravar situação dos pequenos produtores

Essa é a avaliação do coordenador geral da Sutraf – AU, Douglas Cenci, para ele, medida não é somente negativa, mas desastrosa. Para o produtor de leite de Quatro Irmãos, Ivan Antoniolli, todos os envolvidos na cadeia leiteira acabam de um modo ou de outro tendo perdas. Segundo doutor em bovinos de leite, Vilmar Fruscalso, produtor vai ter que se adequar a esse “novo mundo” e ser competitivo

Uma medida publicada pelo governo federal está preocupando a cadeia produtiva do leite. A circular Nº5 publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (6) impõe o fim da cobrança tarifária antidumping, que vigora desde 2001, sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado da União Europeia e Nova Zelândia. Isto é, libera a importação.

Para o coordenador geral do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf – AU), Douglas Cenci, isso não é somente negativo, mas desastroso. “A cadeia do leite não só na região, mas no Estado como um todo desde 2014 vem enfrentando sérias dificuldades”, diz.

Segundo ele, em 2014, em função da Operação Leite Compensado o agricultor teve que comercializar o leite por menos da metade do preço na época. “Desde lá, teve alguns momentos de recuperação em 2016, mas essa cadeia vem sofrendo altos e baixos em decorrência das importações do Uruguai e da Argentina, que acabam colocando leite mais barato no Brasil. E, diga-se de passagem via Rio Grande do Sul, que é um estado exportador de leite, e acaba prejudicando ainda mais os nossos produtores”, afirma.

Douglas afirma que a retirada das taxas de importação do leite da União Europeia e da Nova Zelândia é muito prejudicial. “Não conseguimos evitar o problema que já tinha em relação ao Uruguai e Argentina, agora se agrava com essa liberação”, destaca.

O coordenador geral do Sutraf – AU comenta que num momento em que o Brasil vive uma recessão, o Estado está usando poucos instrumentos para garantir que o estoque interno seja colocado. E diz que o governo poderia comprar leite para distribuir nas escolas, ter várias iniciativas no mercado institucional.

“Mas não tem feito, e não tem adotado medidas para movimentar a economia, como por exemplo, reajuste maior ao salário mínimo. Diria que pouco tem sido feito, no último período, e com essa medida agrava essa situação que já era deprimente”, ressalta.

Um levantamento do Sutraf/AU mostra que na sua área de atuação em 24 municípios da região, de 2015 a 2018, 32% dos produtores de leite deixaram a atividade. Isso representa 1575 famílias a menos produzindo leite, dos 4920 produtores em 2015, hoje são em torno de 3345 agricultores.

Um levantamento feito pelo sindicato no ano passado mostrou que a produção dessas famílias chegava a quase 1,5 milhões de litros de leite por dia. Isso representa R$ 1,5 milhões sendo produzidos diariamente nesses municípios. “O leite com toda desistência de produtores é a principal atividade econômica, é a que mais emprega na região como um todo”, diz.

Isso porque além da família do produtor envolvida diretamente na produção, há também muitas pessoas no transporte, assistência técnica, venda de insumos e recebimento do leite.

Além disso, o leite é uma das principais alternativas de renda para a agricultura familiar. “Não tendo a atividade de produção de leite esses agricultores vão fazer o quê? A soja não é viável em pequenas propriedades e a integração de suínos e aves demanda grandes investimentos. O leite é uma atividade consolidada. Tem sido difícil, também sou produtor e o desânimo é grande”, afirma.

Segundo Douglas, essa medida vai trazer um impacto futuro, no entanto, será difícil saber quanto leite vai vir da União Europeia para o Brasil, e quanto isso vai impactar na vida local. “Esperamos que o governo volte atrás nessa medida, a agricultura familiar já vem sofrendo demais”, diz

Ele cita ainda outro exemplo, a perda dos subsídios da energia elétrica, que vai impactar negativamente no setor, já que em cinco anos será reajustado mais de 40% do valor da energia elétrica. “Indispensável para o leite e hoje tem problema no fornecimento, com luz fraca, na qualidade”, destaca.

Produtor
Para o produtor de leite de Quatro Irmãos, Ivan Antoniolli, com certeza essa medida vai prejudicar a cadeia do leite, pois esse seria um período de aumento no preço, por conta da maior demanda nesta época. Ivan não sabe ao certo se vai baixar o valor pago pelo litro do leite, tem que esperar os próximos dias. Mas acredita que vai frear um possível aumento de preço.

Como produtor ele acha errada essa medida do governo, e que o reflexo disso será sentido, principalmente, da porteira para dentro da propriedade, com menos geração de riquezas, empregos diretos e indiretos. “Todos os envolvidos na cadeia acabam de um modo ou de outro tendo perdas. Setor de máquinas, defensivos, sementes e o produtor na ponta principal”, observa

Fim dos pequenos produtores
Segundo o produtor de leite, Jaime Rosset, da Linha Rio Verde interior de Erechim, que há 30 anos produz leite no Alto Uruguai, a cadeia do leite já vem desestimulada a bastante tempo, cada dia que passa são mais e mais agricultores deixando a atividade. Ele explica que são vários fatores, o envelhecimento da população rural que está cada vez com mais dificuldade para executar as tarefas e a sucessão familiar, que quase não existe mais.

“Mas o principal motivo da desistência é o baixo preço pago pelo litro do leite e o alto preço do alimento dos animais, que para o agricultor não sobra quase nada. Além do trabalho sofrido, agora essa novidade, a liberação da importação é para acabar de vez com a produção de leite na agricultura familiar. Nos outros países a realidade é outra, os agricultores têm subsídio para produzir, não temos como competir. Se não houver mudanças nessa decisão do governo será o fim dos pequenos produtores”, comenta.

Região
Segundo o assistente técnico regional de Criações da Emater/Ascar, Vilmar Fruscalso, e doutor em bovinos de leite, todos os 32 municípios do Alto Uruguai trabalham com produção leiteira, são em torno de 6200 produtores que geram em torno de 316 milhões de litros de leite por ano. Isso representa em média R$ 316 milhões movimentando a economia da região.

Para Vilmar, o produtor vai ter que se adequar a esse novo mundo e ser competitivo o suficiente para concorrer com o leite importado. “Isso será cada vez liberado mais, porque 85% da população vive no meio urbano e quer leite barato. Se barrar as importações do Mercosul eles vão parar a compra da linha branca, automóveis. Existem acordos internacionais, há pressão de todos os lados”, explica.

Ele não acredita que vai haver daqui para diante, por parte desse governo, algum empecilho às importações de lácteos. “Temos que ser competitivo, se modernizar, produzir em escala com qualidade. Fazer a modernização da atividade, o que já está sendo feito na suinocultura e avicultura, mas não na bovinocultura de leite”, comenta.

Segundo Vilmar não vai alterar muito o preço que está em alta no momento, que chegou no fundo do poço em novembro, dezembro do ano passado a R$ 0,90. “Depois subiu para média de R$ 1 e agora está R$ 1,12 na região, e para o mês que vem deve estar um pouco maior. Tem indústria oferecendo R$1,60 aos maiores produtores. Não acredito que isso vá ter grande impacto para a região”, observa.

+ Mais Informações ››››››

Começa transferência de detentos do presídio de Erechim

Foto: Alan Dias
A Superintendência dos Serviços Penitenciários e a Brigada Militar iniciaram neste sábado (9) a transferência temporária de 152 detentos do Presídio Estadual de Erechim. Neste sábado entre 15 e 18 detentos foram levados para outras penitenciárias do estado e os trabalhos devem continuar ao longo da semana.

A transferência foi uma determinação da justiça, que interditou a galeria A da casa prisional, onde cumprem pena os presos do regime fechado, devido a precariedade da estrutura, que corre risco de desabar e oferece perigo a apenados e agentes penitenciários.

O pedido para interdição partiu do Ministério Público, após autoridades de Erechim e Passo Fundo realizarem vistoria no local, na quinta-feira (7). No dia seguinte a Vara de Execuções Criminais Regional de Passo Fundo acolheu o pedido e 213 detentos precisarão ser transferidos. Sessenta e um deles serão remanejados para outras celas dentro da própria penitenciária e o restante será levado para diferentes locais, que não foram divulgados por medidas de segurança.

“A medida foi adotada para evitar risco à integridade física e à vida de presos, dos visitantes e dos agentes penitenciários, pois a Defesa Civil de Erechim realizou vistoria no local e entendeu que a estrutura predial oferece grau de risco crítico, podendo ocorrer novos desabamentos”, apontou o promotor de justiça de Erechim, Gustavo Burgos.

Em 03 de janeiro deste ano, ocorreu a queda de um muro interno do Presídio. “Outros setores do prédio (celas 01 a 10 da Galeria "A") passaram a demonstrar risco de desabamento em razão das rachaduras que surgiram”, afirma o promotor.

Na decisão, a juíza Lisiane Marques Pires Sasso determinou que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Governo do Estado apresentem, no prazo máximo de 05 dias, laudo técnico e cronograma de recuperação ou reconstrução da área afetada. A magistrada ainda determinou que a Susepe e o Governo apresentem "o plano de retorno dos apenados que eventualmente vierem a remover para outras Casas Prisionais, em consonância com o projeto de recuperação da área, se viável, ou então, de qual medida pretendem adotar neste sentido".

O Presídio Estadual de Erechim possui capacidade para cerca de 230 presos, já contava com uma ala interditada, o que reduz o espaço para pouco mais de 190 detentos, e atualmente está com cerca de 600 apenados.

Fonte: Jornal Bom Dia
+ Mais Informações ››››››

Erval Seco registra primeiro caso de dengue em 2019

Foto: Reprodução Internet
Na manhã desta sexta-feira, 08, em entrevista à emissora de rádio local, o Secretário Municipal de Saúde de Erval Seco, Sandro Graff e o Biólogo do Setor de Vigilância Ambiental da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, Márcio Geroldini, confirmaram o primeiro caso de dengue contraído por uma moradora do município.

A confirmação ocorreu na tarde de quinta-feira, 07, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde de Porto Alegre. O infectado trata-se de uma mulher residente no Distrito de Arco Irís. Ainda não se tem informações se ela contraiu dengue no município ou fora.

Márcio Geroldini ainda relatou que em Erval Seco havia em análise dois casos suspeitos, sendo um confirmado. Sandro Graff ressaltou que agentes de saúde e de endemias já estão trabalhando na Arco Irís orientando os moradores e realizando vistorias nas residências. Na próxima semana a Secretaria de Obras e Saúde estarão realizando um mutirão para estar arrecadando lixos de possíveis criadouros do mosquito.

O Secretário de Saúde reforçou que no perímetro urbano do município possui focos do mosquito da dengue, porém não estão contaminados. Mas alerta para que a população a partir de agora siga com os cuidados redobrados em suas residências. Em 2015 Erval Seco sofreu um surto de dengue totalizando mais de 58 casos confirmados contraídos dentro do município.

Fonte: Rádio Comunitária Nativa FM
+ Mais Informações ››››››

Mulher desmaia em chiqueiro e é devorada por porcos

Foto:Ryan Woo/Reuters
A identidade da vítima não foi revelada pelas autoridades locais. Provavelmente, o desmaio foi causado por um ataque epilético

Uma mulher de 56 anos foi devorada viva por porcos depois que passou mal e desmaiou no chiqueiro onde alimentava os animais.

O caso aconteceu em uma aldeia da província de Udmúrtia da Rússia, na região central do país, no último dia 1º. As informações são da BBC.

A identidade da mulher não foi revelada pelas autoridades locais. A suspeita é que o desmaio tenha sido causado por um ataque epilético.

Segundo a imprensa local, a causa da morte foi hemorragia grave. O marido dela estava dormindo no momento do ataque.

Ele encontrou o corpo dela apenas no dia seguinte, pois pensava que ela estava desaparecida.

Fonte: NotíciasR7
+ Mais Informações ››››››

PRF flagra disputa de corrida na Freeway

Na tarde desse sábado, 09, agentes da Polícia Rodoviária Federal flagraram duas motocicletas disputando corrida a mais de 230 km/h na rodovia BR 290 em Santo Antônio da Patrulha.

Durante operação de radar fotográfico, equipes da PRF identificaram 2 motocicletas esportivas transitando em velocidade superior a 230 km/h e realizando diversas manobras entre os veículos, acarretando grave risco à segurança do trânsito. Equipes adicionais foram acionadas para localizar e prender os infratores, que provavelmente saíram da rodovia federal após visualizarem a fiscalização.

Nesse final de semana já havia sido flagrado um automóvel Cruze transitando a 188 km/h nesse mesmo trecho de rodovia. A infração para esses veículos corresponde a 880 reais pelo excesso de velocidade, 7 pontos na CNH e abertura de processo para suspensão do direito de dirigir. Já para a disputa de corrida o valor da infração atinge 2.934,70 reais, 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir, além de responder pelo crime de direção perigosa.

O excesso de velocidade decorrente da disputa de corrida é um infração frequentemente associada à morte de condutores em rodovias federais e essa conduta é foco constante de fiscalização pela Polícia Rodoviária Federal. Esses infratores expõem os demais usuários da rodovia a risco injustificado, assim como a congestionamentos em caso de acidentes.

Fonte: PRF/RS
+ Mais Informações ››››››

Quase mil novos serviços educacionais passam a integrar portal federal

Um total de 964 serviços em 104 instituições ligadas ao Ministério da Educação poderão ser mais facilmente acessados a partir desta segunda-feira, (11). Antes dispersos em diversas páginas da internet, eles estarão concentrados no Portal de Serviços do Governo Federal, no endereço www.servicos.gov.br.

Com a inclusão desses serviços, o portal passará a concentrar mais de 2,8 mil ferramentas à disposição do cidadão. A inclusão das funcionalidades só foi possível por causa da terceira fase do Censo de Serviços do Governo Federal, cujos resultados serão apresentados amanhã (12) em Brasília.

Conduzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sob orientação do Ministério da Economia, a pesquisa teve o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Nessa fase do censo, os técnicos rastrearam serviços na área de educação ainda não incluídos no portal único.

Além de incluir os serviços educacionais ao portal, a Enap apresentará os principais resultados da pesquisa, com foco no nível de digitalização dos serviços públicos federais e sua forma de entrega à população. Segundo o Ministério da Economia, a ampliação do governo digital busca melhorar e facilitar a vida dos usuários de serviços públicos, por meio da simplificação e do uso de soluções tecnológicas.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Bandido assalta mercado, rouba veículos e após é morto em confronto com POE e a Brigada Militar em Não-Me-Toque

O Pelotão de Operações Especiais - POE de Carazinho foi acionado neste sábado (09), para auxiliar a Brigada Militar local nas buscas do foragido que assaltou um mercado, baleou um homem e roubou dois veículos na manhã deste sábado.

O POE se deslocou até o possível endereço do foragido no Bairro Santo Antônio onde ocorreu o primeiro confronto sendo que o mesmo fugiu adentrando um matagal onde houve o segundo confronto. O foragido foi baleado, socorrido e levado até o hospital Alto Jacuí onde veio a óbito.

O assaltante, de 31 anos, foi identificado pela polícia como Gabriel Soares, foragido do Presídio Estadual de Carazinho.

Entenda o caso

A Brigada Militar de Não-Me-Toque atendeu uma ocorrência de perseguição de um indivíduo que causou terror na cidade de Não-Me-Toque nesta manhã de sábado (09).

As primeiras informações dão conta de que o homem de estatura baixa e já identificado pela polícia iniciou sua manhã de crime assaltando um mercado na Rua Pastor Teofil Dietschi no bairro industrial, onde baleou um senhor, empresário proprietário de uma das maiores industrias da cidade. Por sorte o tiro pegou de raspão na região da cabeça.

Após o assalto ao mercado o criminoso roubou um Honda Civic na Avenida Guilherme Augustin em frente ao Restaurante Sauthier, saindo em alta velocidade e colidindo o carro no trevo da Expodireto.

Um homem que passava pelo local e sem saber o que acontecia parou para prestar socorro e teve seu veiculo, um Siena roubado. O assaltante fugiu mais uma vez em alta velocidade, e na Rua Madar Piva, proximidades da Associação da Prefeitura, perdeu o controle da direção, rodou e caiu em um barranco.

Após ele fugiu do local.

Fonte: Portal Não-Me-Toque
+ Mais Informações ››››››

Mulher com filha de 5 anos é presa levando mais de 100kg de maconha em Seberi

Divulgação/PRF/RS
A Polícia Rodoviária Federal prendeu na tarde de sábado (9) uma argentina com mais de 100 quilos de maconha em Seberi-RS. A mulher trafegava pela BR 386 com um veículo Vectra com placas da Argentina e dentro dele estava a droga, além da filha dela, de apenas 5 anos.

Os policiais faziam abordagens de rotina e, após vistoria do veículo, encontraram dois compartimentos ocultos onde estava a maconha que recebeu na fronteira do Paraná para transportar até Santana do Livramento.

A mulher e a droga foram encaminhadas à Polícia Federal de Santo Ângelo e a criança ao Conselho Tutelar.

Fonte: PRF/RS

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!