sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1301, do dia 21 de Agosto de 2017

Edição 1301, do dia 21 de Agosto de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Executivo diz que vai tomar medidas para auxiliar setor do leite.

· Fiscalização recolhe quatro toneladas de alimentos inconsumíveis.

· Crise fiscal impacta 78,2% das cidades do estado.

· OAB pede ao STF que obrigue Maia a analisar impeachment de Temer.

· Desocupação e subocupação atingem mais de 26 milhões de trabalhadores no Brasil.

· Depressão prejudica desempenho profissional e gera afastamento.

· Restrição alimentar por longos períodos não é a melhor forma para emagrecimento saudável, diz especialista.
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA VOZ MISSIONÁRIA NO AR DE 18-08-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1807 de 18-08-2017

+ Mais Informações ››››››

Padre Ivair Tonin Fala dos Preparativos da Festa em Honra a São Roque que Acontecerá Domingo

Na manhã desta Sexta Feira Em entrevista há Rádio Comunitária Liberdade FM, o Padre Ivair Tonin, falou como estão os trabalhos de preparação para a festa deste domingo. Ouça aqui a entrevista completa.


+ Mais Informações ››››››

2ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia movimenta o CESURG

Com o tema "Pedagogia do movimento: da inovação ao encantamento", o Curso de Pedagogia do CESURG desenvolveu entre os dias 07 e 10 de agosto a 2ª Semana Acadêmica. No evento, os estudantes participantes puderam
repensar a aplicabilidade da legislação vigente sobre as práticas pedagógicas que possibilitam um ensinar e um aprender que prima pela
qualidade da educação; e também refletiram sobre a prática pedagógica a partir das mais variadas formas de perceber e interpretar o mundo da aprendizagem na educação infantil, e dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica.

A programação envolveu atividades intensas desde mostras do conhecimento com atividades pedagógicas até palestras dinâmicas e interativas. Na segunda-feira (07), a professora Ma. Mireia Gelain ministrou a palestra “Como inovar e encantar através de práticas pedagógicas da educação
física?”. Na terça, o debate sobre matemática foi orientado pela professora do CESURG Ma. Cyntia Castoldi Destri. No terceiro dia, a Ma. Ivania Muneron e os estudantes do Técnico em Enfermagem Leonardo Maciel e Willian Cescon orientaram o público sobre primeiros socorros. 

Encerrando a programação, na quinta-feira (10) a nutricionista Jéssica Martinazzo Carlot explanou sobre “Alimentação saudável em sala de aula”. Ao longo da semana, o evento contou participação dos estudantes e professores do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Júlia Billiart, de Chapada; do Centro Estadual de Educação Básica Conde D'Eu, de Rondinha; e do Curso Técnico em Enfermagem do CESURG. Ao avaliar o envolvimento dos cursos normais na Semana Acadêmica, a coordenadora do Curso de Pedagogia do CESURG, Patrícia Signor, comenta que “esta parceria é de fundamental relevância para os estudantes do curso normal, que puderam vir até o CESURG para mostrar suas práticas e interagir com o ambiente acadêmico. A troca de experiências também foi importante aos acadêmicos da Pedagogia, que conferiram o trabalho prático e a aplicabilidade de jogos e estratégias educativas para proporcionar o encantamento e a aprendizagens de seus futuros estudantes”. 

A organização do evento foi orientada pela coordenação do curso e contou com a participação dos acadêmicos de Pedagogia que participaram da construção do evento, iniciando em uma oficina desenvolvida por professores do curso juntamente com os discentes. Como ressalta Karoline
Franceschi, acadêmica do 2º nível, estas oportunidades geram novos desafios para os estudantes. “Participar da organização da Semana Acadêmica foi uma honra, pois eu aprendi muito. Foi um desafio bom de vencer, contribuiu muito na construção da nossa caminhada e aprendizagem”, relata a estudante. O engajamento dos estudantes na organização também é destacado pelo diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto. Na avaliação do professor, “a Semana Acadêmica oportuniza o
compartilhamento de conhecimentos além das abordagens em aula. É um momento onde os estudantes obtêm novas experiências, complementando a formação acadêmica. Educar exige muita dedicação e criatividade, parabéns a organização pelos belos momentos de troca de experiências”,
destaca Rafael Rossetto.

Em sua segunda edição, o evento possui papel imprescindível para a integração e compartilhamento do conhecimento científico e da prática pedagógica. “O desafio de experienciar o processo de organização da semana exige muito envolvimento, compromisso e gestão. As temáticas
foram escolhidas com muito carinho pela coordenação do curso, pensando na aplicabilidade das informações e da integração entre a experiência do Curso Normal e a cientificidade dos palestrantes do meio acadêmico”, aponta Patrícia.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Escola Estadual de Engenho Velho recebe coordenadores de cursos do CESURG


Instituição de ensino atuante nas comunidades dos municípios da região, o CESURG dialogou com estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, de Engenho Velho. A atividade ocorreu na última terça-feira (15), quando o responsável pelo Departamento de Extensão, Renan Oliveira, e os coordenadores dos cursos de Administração, Aluisio Oliveira, e de Medicina Veterinária, Rafael Pandolfi, apresentaram a instituição aos estudantes.
Em uma conversa descontraída, os estudantes e professores debateram temas pertinentes aos jovens em idade escolar, como a necessidade de ser empreendedor e como aplicar a teoria na prática. As oportunidades para o campo profissional da Medicina Veterinária também estiveram entre os assuntos abordados no encontro. A parceria do CESURG com a escola possibilitou que os estudantes conhecessem mais sobre a faculdade e as modalidades de apoio. Também foram esclarecidas dúvidas relacionadas à escolha entre os cursos de graduação e os cursos técnicos.

Esse princípio da relação entre o CESURG e a escola é destacado por Renan. “No primeiro contato, identificamos o interesse de alguns alunos e também da direção em formar uma parceria em possíveis palestras e formações de professores. É a primeira de muitas atividades que desenvolveremos em conjunto”, relata. O professor também divulgou o curso do Projeto de Extensão “Formação de Líderes”, que ocorrerá no CESURG em Santo Ângelo, no mês de setembro.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Professores do CESURG realizam formações pedagógicas em escolas da região


A busca incessante por conhecimento é uma característica presente na rotina dos professores, que estão em constante atualização acerca de temáticas relevantes para a educação e as áreas do conhecimento. O Programa Conexão CESURG visa contribuir com o desenvolvimento da Educação em seus diversos níveis nas escolas da região. No início do mês de agosto, o Centro de Ensino Superior Riograndense realizou duas formações de professores nos municípios de Pontão e São Pedro das Missões.
Em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Pontão, a instituição de ensino desenvolve formações pedagógicas no início de cada mês aos professores da rede municipal. Na quarta-feira (02), o professor Dr. Claudio Alberto dos Santos ministrou a palestra “A Educação no contexto contemporâneo” às educadoras da Escola Alberto Torres I. Na oportunidade, explanou sobre os desafios enfrentados por educadores em cativar os estudantes atualmente e quais seriam possíveis soluções para esta adversidade.
Já em São Pedro das Missões, o Me. Carlos Daniel Baioto realizou a segunda etapa da formação continuada com professores da Escola Padre José de Anchieta. Após promover uma capacitação com o tema "Novos Métodos Pedagógicos", o coordenador do Curso de Gestão de Cooperativas do CESURG retomou no sábado (05) a capacitação com o tema “Tecnologia de Gestão de Projetos”. Na oportunidade, abordou temas como introdução ao pensamento científico; o que é um projeto científico; e etapas de um projeto: preparação, acompanhamento, avaliação. De acordo com Baioto, “o encontro possibilitou aos professores reflexões sobre o fazer pedagógico, bem como as estratégias e aproximações entre teoria e prática no processo de planejamento de aula e de experimentação com os alunos do que entendemos”.
As palestras promovidas por docentes do CESURG oportunizam momentos para o compartilhamento de conhecimento, cooperando com o desenvolvimento da Educação a nível regional. Estas práticas são realizadas periodicamente através de parcerias entre escolas e prefeituras.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

1030 - 18 DE AGOSTO, SEX - O SILÊNCIO QUE CURA

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/