quinta-feira, 13 de maio de 2021

Sicredi oficializa entrada no Open Banking e lança portal para orientar sobre o tema

 

Instituição financeira cooperativa decidiu voluntariamente participar de todas as fases da implementação, levando todos os benefícios da novidade aos associados

Totalmente integrado ao processo de implementação do Open Banking no Brasil, o Sicredi apresenta um portal sobre a recente inovação do Banco Central, no qual traz, por meio de vídeos e outros conteúdos, informações sobre o que é a inciativa e seus benefícios para os consumidores. No espaço, também é possível acessar o Portal do Desenvolvedor, disponibilizado pelo Sicredi para que possam ser acessadas as suas APIs (application programming interface) e desenvolvidas novas soluções de forma conectada à instituição.

“Desde a concepção inicial do nosso Portal do Desenvolvedor buscamos que o projeto tivesse o usuário no centro e para isso consultamos nossos colaboradores, parceiros e realizamos pesquisas para entender os desenvolvedores e suas necessidades. Com isso, chegamos a uma plataforma que tem o usuário no centro e foi concebida com base nos valores de colaboração e integração preconizados pelo cooperativismo e que têm total sinergia com o Open Banking”, contextualiza Volmar Machado, diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sicredi. O executivo ainda destaca as ferramentas utilizadas e a importância de uma equipe inovadora e comprometida na construção das APIs e do Portal. “Esse conjunto tem sido fundamental para materializar esse primeiro passo e, assim, pavimentar o caminho para os desafios que teremos nesta jornada de transformação do sistema financeiro”, conclui.

Em abril, por decisão das cooperativas de crédito que compõem o sistema, o Sicredi ingressou de forma voluntária na fase 1 de implementação do Open Banking, sendo que obrigatoriedade de participação seria na fase 3, prevista para agosto. Com isso, estará presente em todas as quatro etapas de implementação, proporcionando todos os benefícios da novidade aos seus associados. Entre os pontos que influenciaram o engajamento do Sicredi ao Open Banking está o fato de ele integrar a Agenda BC#, que visa, entre outros objetivos, tornar o Sistema Financeiro Nacional mais democrático e inclusivo.

“Esta antecipação é, com certeza, um desafio do ponto de vista de todo o desenvolvimento interno que demanda, mas entendemos como fundamental estar participando de forma completa do Open Banking e assim gerar todas as oportunidades de conexão que geram inovações para facilitar o dia a dia financeiro dos nossos associados”, comenta Cesar Bochi, diretor executivo de Administração do Sicredi.

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, permite o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras, a partir da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e de outras empresas de serviços financeiros autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. A iniciativa

tem como princípio que o cliente e ou associado tenha mais autonomia e controle sobre os seus dados e decida quando e com quem deseja compartilhá-los, desde que com finalidades específicas.

Para compartilhar dados no Open Banking é necessário o consentimento relativo sobre o motivo do compartilhamento, que terá prazo de validade compatível com a finalidade, limitado a 12 meses. Todo esse processo será feito em ambiente digital seguro. Na 1ª fase, que está em andamento, não há o compartilhamento de dados pessoais, de forma que o consentimento ainda não é solicitado aos consumidores nessa etapa.

“Acreditamos que o Open Banking trará novas oportunidades para que as pessoas conheçam os benefícios que as cooperativas de crédito oferecem, pois irá proporcionar um ambiente com mais informação, possibilitando que fiquem mais evidentes os diferenciais positivos desse modelo”, salienta Bochi.

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – Sarandi/RS

(54) 3361 1446 / Ramal 222

sicredi.com.br

+ Mais Informações ››››››

Alunos da primeira turma do curso de Medicina Veterinária iniciam estágio de conclusão de curso




 O Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi, já está com os acadêmicos das primeiras turmas dos cursos de graduação realizando o estágio curricular final.

A primeira turma do curso de Medicina Veterinária do CESURG, que iniciou a graduação em agosto de 2016, começou agora no primeiro semestre de 2021 o estágio de conclusão. Os alunos estão em processo de concluir a fase final colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante as aulas teóricas e práticas desenvolvidas na instituição.

Os estágios estão sendo realizados por 27 acadêmicos que estão atuando em muitas empresas do ramo da veterinária como no caso do acadêmico Tarike Schverz que está realizando sua conclusão na área de clínica médica de equinos, onde a experiência foi em três locais diferentes do Brasil.

O acadêmico relata os três estados que realizou o seu estágio curricular - “meu estágio foi realizado em três locais distintos, no mês de fevereiro realizei o estágio na Clínica de Equinos Santa Maria, no município de Santa Maria – RS, no mês de março fui ao estado do Rio de Janeiro na cidade de Petrópolis na Clínica Horse Center onde permaneci por mais um mês e em abril estive dentro do Jockey Club de Sorocaba na cidade de Sorocaba – SP e ali realizei a última parte do meu estágio curricular”.

Tarike relata como foi a experiência em cada clínica que passou nesse período - “Nos dois primeiros meses a rotina foi intensa, muitos cavalos chegavam e saiam da clínica para diversos procedimentos, clínicos e alguns cirúrgicos, haviam outros estagiários nesses dois locais e nós permanecemos em estado de plantão 24 horas por dia, tanto no recebimento de emergências quanto no tratamento dos animais já internados. Já em SP o trabalho era mais burocrático, estava sob supervisão do responsável técnico do Jockey Club, éramos responsáveis por fazer cumprir o calendário de vacinações, pela entrada e saída dos animais, coleta de sangue para realização de exames de anemia e mormo dos animais ingressos e egressos do Jockey, e também a aplicação dos conceitos de bem estar animal dentro do Jockey Club”

O acadêmico do curso de Medicina Veterinária ainda diz que foi uma experiência árdua, mas que a aprendizagem teórica e principalmente a prática passada por todos os professores durante os quatro anos e meio no CESURG foram essenciais. Ainda ele coloca que apesar da estrutura das clínicas estar muito bem equipada, se sentiu apto em fazer os procedimentos.

“O que mais me chamou atenção, principalmente no RJ foi o estrutura da clínica, lá todos os equipamentos estavam à disposição dos residentes e estagiários. Aparelhos de última geração (raio-x, aparelhos para realização de ultrassonografia, endoscopia, ressonância magnética, cintilografia), foi uma experiência além do esperado. Por outro lado sentia que mesmo nunca antes tendo contato com algumas daquelas tecnologias, mesmo assim eu era capaz de receber um animal, realizar um

exame clínico, fazer uma boa avaliação prévia do caso, perguntar ao proprietário ou cavalariço quais foram os sinais que o animal manifestou antes de estar ali, de que maneira ele se comportava para estabelecer um possível diagnóstico, que será confirmado ou descartado pelas tecnologias ali disponíveis, eu percebi que isso só era possível porque eu me dediquei a graduação, eu estudei aquela espécie, e claro ao aprendizado passado em sala de aula por todos os professores que tive durante todos os anos que estive no CESURG”, relata Tarike.

Tarike comenta que se deparou com muitos outros estagiários de outras instituições “conheci neste breve tempo por alguns estados brasileiros muitos alunos de outras instituições, e não senti diferença nenhuma, para quem gosta do que faz e se dedica a isso tenha certeza de que seu trabalho será reconhecido”, finaliza o acadêmico

--




+ Mais Informações ››››››

13 de Maio, Quinta - O desejo de nos sentirmos amados

133 - 13 de Maio, Quinta - O desejo de nos sentirmos amados
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/