terça-feira, 22 de agosto de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1303, do dia 23 de Agosto de 2017

Edição 1303, do dia 23 de Agosto de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Apenas 20 cidades do RS aderiram a lei anticorrupção empresarial.

· Força Nacional irá permanecer no Rio Grande do Sul até final de dezembro.

· PEC da Aposentadoria volta a gerar polêmica na Assembleia.

· Senador protocola 11 projetos de lei pedindo anulação da reforma trabalhista.

· Deputado Marcon exige que Governo Temer tome medidas em relação ao baixo preço do leite.

· Sindicato repudia corte na previsão de aumento do salário mínimo.
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 22-08-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1809 de 22-08-2017

+ Mais Informações ››››››

Cães e gatos são imunizados contra a raiva em campanha do Curso de Medicina Veterinária do CESURG


Um dos diferenciais da formação oportunizada pelo CESURG é aliar teoria e prática, aproximando o estudante da realidade que encontram no mercado de trabalho, contribuindo também com a inserção mais rápida desse estudante no mercado. Para contemplar essa proposta pedagógica, o Centro de Ensino Superior Riograndense desenvolve diversas ações ao longo do ano envolvendo os acadêmicos e beneficiando também as comunidades dos municípios em que a instituição de ensino está inserida, atividades essas que integram o Programa de Extensão CESURG na Comunidade.

No último sábado (19), o Curso de Medicina Veterinária desenvolveu, em parceria com a Agropecuária Dois Irmãos e a ONG Vira-lata, uma Campanha de Vacinação Contra Raiva em cães e gatos no município de Carazinho. Ao longo do dia, em um espaço montado na Praça do Bairro Glória, estudantes e professores do curso do CESURG imunizaram mais de 300 animais. As vacinas, fornecidas gratuitamente pela agropecuária, foram aplicadas por docentes médicos veterinários e também por estudantes orientados e monitorados pelos professores.

Segundo dados divulgados pela OIE, a Organização Mundial de Sanidade Animal, a raiva causa a morte de mais de 60 mil pessoas por ano no mundo, sendo que mais de 95% dos casos se devem a mordidas de cães infectados. Esses dados reforçam, como afirma o coordenador do Curso de Medicina Veterinária do CESURG, Rafael Pandolfi, a importância da imunização dos animais com idades acima de 3 meses. “É muito importante que os animais sejam vacinados. Envolvermos os estudantes do curso em ações como esta agrega muito conhecimento a eles, uma vez que trabalhamos também na prática com toda a parte de imunização, desde grandes animais, como a vacinação dos bovinos contra a brucelose em Alpestre há algumas semanas, e agora animais domésticos em Carazinho. Essas ações nos permitem um trabalho muito forte sobre a saúde pública contra doenças infectocontagiosas transmitidas de animais para humanos”, revela Pandolfi.

É no mês de agosto que, anualmente, cães e gatos devem receber imunização contra a raiva. Como explica o professor Pandolfi, a participação dos estudantes contribui na formação acadêmica com novos conhecimentos em saúde pública, “uma vez que a raiva é uma zoonose e essa vacinação é uma forma de bloqueio do vírus da raiva nos animais que transmitiriam aos humanos”. Um dos estudantes que participou da campanha é Juliano Galelli, acadêmico do 3º nível de Medicina Veterinária. A campanha de vacinação oportunizou, segundo Juliano, novos conhecimentos importantes para a sua formação. “Acho muito importante, pois já vamos tendo contato com os animais e seus donos, relações que teremos futuramente. Quanto mais atividades assim, melhor, pois futuramente quando nós trabalharmos já teremos mais consciência e responsabilidade”, relata o acadêmico, ao acrescentar que “essas ações práticas são importantes, pois aplicamos na prática o conhecimento. Se o ensino fosse só em sala de aula não teríamos um conhecimento adequado. Mas assim, com ações práticas, nos tornaremos profissionais mais preparados”, complementa o estudante Juliano Galelli.

As atividades de Extensão que integram o CESURG e as comunidades e também aproximam os estudantes das atividades profissionais que desenvolverão em suas atuações quando formados são avaliadas como extremamente positivas pelo diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto. “É muito importante para a formação dos nossos acadêmicos quando desenvolvemos ações como essa, onde eles conseguem visualizar na prática o que aprendem na teoria em aula. E também quando a nossa faculdade desenvolve ações sociais que auxiliam as pessoas, pois esse é um dos objetivos da instituição: estar presente nas comunidades e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural sustentável”, pontua o professor Rafael Rossetto, ao acrescentar que o CESURG segue sendo parceiro das entidades em ações que beneficiam a população das comunidades em que está inserido.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

1032 - 22 DE AGOSTO, TER - AS FRUSTRAÇÕES NO AMOR E NOS RELACIONAMENTOS

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/