sábado, 15 de agosto de 2015

Fotos mostram pico da chuva de meteoros Perseidas no RS

A chuva de meteoros pode ser vista todo ano de 17 de julho a 24 de agosto, aproximadamente
O pico de visibilidade da chuva de meteoros Perseidas foi visto nesta quinta-feira, graças à ausência de luar, o que facilitou a observação do fenômeno, especialmente no hemisfério norte. Mas, no Rio Grande do Sul, o fenômeno pôde ser visto em Passo Fundo, na noite desta quinta-feira.
A expectativa era de uma taxa de 100 meteoros por hora no momento de maior intensidade, por volta das 3h (horário de Brasília) desta quinta.
As Perseidas são pedaços do cometa Swift-Tuttle; todo ano, em agosto, a Terra cruza a órbita do cometa e a nuvem de detritos deixada pelo astro. Essas partículas de gelo e poeira (que vão do tamanho de um grão de areia ao de uma ervilha) entram na nossa atmosfera a cerca de 60 km por segundo. Nesse caminho, elas esquentam o ar ao redor, causando o feixe de luz característico que pode ser visto da superfície.
Desde o solo, os meteoros parecem partir de um único ponto, chamado radiante. No caso das Perseidas, esse ponto fica na constelação de Perseu, daí o nome. A chuva de meteoros pode ser vista todo ano de 17 de julho a 24 de agosto, aproximadamente. As melhores oportunidades de visualização ocorrem no hemisfério Norte, mas as estrelas cadentes também podem ser vistas no hemisfério Sul.
No Brasil, as regiões mais ao norte possuem melhores condições de observação. Para a maioria das pessoas, a visualização a olho nu é a melhor opção. Observadores de meteoros aconselham buscar um local escuro, longe de luzes artificiais, e uma vista desobstruída do céu. O pico foi melhor visualizado no hemisfério norte, quando até 80 meteoros por hora puderam ser observados cortando o céu, incluindo bólidos (bolas de fogo).





Foto: Diogo Zanatta / Especial
Fonte: Zero Hora
Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Erechim - Hospital Santa Terezinha realiza primeiro parto na água

Agosto é conhecido como o mês da amamentação, de extrema importância para o bebê e para a mãe. O leite materno é considerado o alimento mais completo, pois nele estão contidas várias proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água. Amamentar é a melhor forma de alimentar e proteger o bebê.
Por isso, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST) tem uma equipe multiprofissional preocupada com esse momento importante na vida da mãe e do bebê. A FHST realiza um trabalho valorizando o parto humanizado e o aleitamento Materno sendo um Hospital Amigo da Criança porque possui regras de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno.
A Fundação realiza em média 90 partos por mês e visa oferecer a todos os bebês o melhor começo de vida possível, ao criar um ambiente de atendimento à saúde que tenha como norma o apoio a amamentação e ao parto natural. Além de uma infraestrutura que conta com um centro obstétrico preparado com salas de parto, equipadas com leitos PPP – pré-parto, parto e pós-parto.
O parto normal é um processo fisiológico do corpo da mulher. Há uma maior participação da mãe e a amamentação precoce é facilitada. Se houver alguma intercorrência durante o trabalho de parto que prejudique a mãe ou o bebê a cesariana será indicada.
Marla Nyara Maiosonnett Ruviaro chegou à maternidade do Hospital acompanhada de seu esposo e de sua doula (assistente de parto) no dia 5 de agosto de 2015, com as primeiras contrações, . O pré-natal que foi realizado na rede básica e englobou também o plano de parto desejado por Marla juntamente com a equipe de atenção básica e sua doula.
Segundo o Hospital, este plano parto é um instrumento que objetiva o desejo da mãe e família quanto ao momento do nascimento do bebê. Durante as horas de trabalho de parto, a família optou pelo parto na água, o que foi prontamente respeitado pelo médico obstetra e direção do hospital. O parto humanizado não é um tipo de parto e sim uma atitude de envolver respeitar os desejos das mulheres. Desta forma a equipe da FHSTE se preparou para que o desejo de Marla fosse aceito.
O médico obstetra Nelson Sabadin que auxiliou no nascimento da Maria Clara explica a importância da mulher poder decidir como deve ser o parto. “O parto humanizado se baseia em deixar a mulher ter autonomia sobre seu corpo, e discutir as possíveis intervenções sendo que ela decide a melhor conduta médica, desde que não haja prejuízo a mãe e o bebê” ressalta Sabadin.
Depois de 15 horas em trabalho de parto e envolvimento de toda a equipe de enfermagem da maternidade, na madrugada do dia 6 de agosto nasceu a Maria Clara com 3.195 quilos. O bebê nasceu na água e logo foi colocado em contato pele a pele com a mãe onde logo nos primeiro minutos de vida começou a mamar com a participação do pai.
Conforme a enfermeira Daliane da Silva Bertussi que acompanhou o parto da Marla. “O parto e um momento único é muito esperado pela mãe e a família e nos dá enfermagem queremos fazer dele um momento especial possibilitando com o nosso cuidado uma assistência humanizada e segura a mãe e o filho” destaca Daliane.






Fonte: AUonline
Fotos: Facebook Hospital Santa Terezinha
Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Ronda Alta - Aniversário de 48 anos da Loja Quero-Quero

A unidade da Loja Quero-Quero de Ronda Alta neste sábado dia 15 de agosto de 2015 estava com muitas ofertas e promoções assim como todas as unidades que fazem parte das Lojas Quero-Quero.
Confira a entrevista com o gerente Alex da Loja Quero-Quero de Ronda Alta concedida nesta manhã.


Lojas Quero-Quero. Fazer parte da sua vida é tudo pra gente.




























Fotos, texto e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/