segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Calor predomina e pode chover na quarta no RS

Mesmo com entrada de frente fria, máxima pode atingir 36ºC

O sol predomina, com temperatura elevada, acima dos 30ºC, em grande parte do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, não está descartada instabilidade passageira e isolada em alguns pontos. Na quarta-feira, uma frente fria cruza o território gaúcho, provocando chuva. O calor persiste e a expectativa é de que seja o dia mais quente da semana, com até 36ºC em Porto Alegre.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

RS é estado com maior redução no déficit habitacional, indica Ipea

No País, índice caiu de 10% em 2007 para 8,53% em 2012

O Rio Grande do Sul é o estado com a maior redução no déficit habitacional com decréscimo de quase 32% (-31,8%), conforme pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira. Elaborado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2012), o estudo mostra que o déficit de 10% do total dos domicílios brasileiros registrados em 2007 caiu para 8,53% em 2012, o que representa 5,24 milhões de residências.

A participação das metrópoles no déficit total do País praticamente manteve-se estável  nos últimos cinco anos, correspondendo a cerca de 31% do total brasileiro. Em termos  absolutos, o déficit metropolitano concentrou-se, em 2012, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Distrito Federal, nessa ordem.

Segundo o estudo, a importância da metrópole na composição do déficit dos seus respectivos estados é relevante. Considerando o limite de corte para as regiões metropolitanas com participação superior a 40% do déficit total do estado, cinco delas se enquadram nesta categoria: Porto  Alegre (41%), Recife (43%), Fortaleza (50%), São Paulo (50,5%) e Rio de Janeiro  (73%).

Fonte:Correio do Povo
Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Violência contra a mulher envergonha sociedade, diz Dilma

Presidente twittou no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda, no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, que primar pela segurança feminina é condição para uma nação mais justa, cidadã e igualitária. Em sua conta no Twitter, Dilma escreveu que, graças às lutas das mulheres, o Brasil está mudando. "A violência contra a mulher envergonha a sociedade que, infelizmente, ainda é sexista e preconceituosa. É uma forma de preconceito do 'mais forte' contra a mulher, apenas pelo fato de ser mulher", escreveu Dilma, ao acrescentar que a Lei Maria da Penha foi o alicerce do combate à violência contra as mulheres no país. A presidente destacou que o Programa Mulher, Viver sem Violência é o caminho para garantir o 'combate permanente e sistemático a essa violência', destacando, entre os serviços para o atendimento às mulheres, as delegacias, a Defensoria Pública e o atendimento psicossocial.

Lançado em março, o programa prevê a construção de centros (Casa da Mulher Brasileira) em todas as capitais. Além dos serviços citados pela presidenta, as mulheres terão nesses espaços assistência social, acolhimento e orientação para o trabalho. O governo espera atender cerca de 200 mulheres por dia e 72 mil por ano em cada um deles. Devem ser investidos, até 2014, R$ 265 milhões, sendo R$ 115,7 milhões na construção dos centros, compra de equipamentos e manutenção.

Fonte: Agência Brasil 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Homem ateia fogo em casa de ex-companheira em Sapiranga

Suspeito foi preso em flagrante no bairro Amaral Ribeiro

Um homem foi preso em flagrante suspeito de ter ateado fogo em duas casas na manhã desta segunda-feira no bairro Amaral Ribeiro em Sapiranga, no Vale do Sinos. Segundo a Brigada Militar (BM), o ex-marido da proprietária de uma das residências seria o autor do crime.

No momento do incêndio, crianças dormiam em uma das casas, mas foram socorridas pelos vizinhos. Informações da Brigada Militar apontam que já haviam sido registradas queixas contra o homem por ameaças à família e à vizinhança.

Fonte: Luciano Nagel / Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

RS terá mais 5 mil tornozeleiras eletrônicas até fevereiro, anuncia Michels

Fugas caíram de 13% para 2%, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança

O Rio Grande do Sul deve contar com mais 5 mil tornozeleiras eletrônicas até fevereiro, anunciou o secretário de Segurança Airton Michels. Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), o número de fugas no sistema prisional gaúcho caiu de 13% para 2% nos seis meses em que vigora o monitoramento eletrônico.

“Se no início havia uma desconfiança por parte do Poder Judiciário, ela está se dissipando. O próprio judiciário está percebendo que isso é eficiente e dá certo”, declarou Michels. As novas tornozelerias serão direcionadas a apenados das regiões da Serra e Noroeste. Os equipamentos serão trocados por modelos mais leves, com maior precisão de localização dos detentos e com uma sinta que avisará quando sair do contato com a pele.

Atualmente, cerca de 800 detentos estão sendo monitorados com o equipamento. Segundo o balanço, foram registradas 90 fugas desde que as tornozeleiras foram implantadas, representando 2% do total de apenados que utilizam os equipamentos. Dos 50 que seguem foragidos,  20 cometeram delitos. Sem os equipamentos, no entanto, ocorreram 1,2 mil  fugas no primeiro trimestre do ano nos regimes aberto e semiaberto - 223 pessoas foram flagradas cometendo crimes, o equivalente a 13%. O Estado possui em torno de 6 mil presos no semiaberto, de um total de 28,5 mil da massa carcerária gaúcha.

Maria da Penha
A Secretaria de Segurança ainda divulgou nesta segunda-feira um projeto piloto que irá qualificar a patrulha Maria da Penha. Por meio de parceria com uma empresa privada, o Estado vai receber em dezembro 50 aparelhos. Eles vão funcionar como tornozeleiras, mas para monitorar casos de agressão, violência e ameaça contra a mulher.

Os equipamentos, no entanto, ficarão com as vítimas ameaçadas por companheiros. A novidade não trará custo ao governo do Estado e funcionará de maneira experimental.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 25 de novembro de 2013

 Apresentado por Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Preso foragido da Justiça gaúcha condenado a 29 anos de prisão

Homem foi localizado pela Polícia Federal no aeroporto de Foz do Iguaçu

A Polícia Federal (PF) prendeu um foragido da Justiça gaúcha condenado a 29 anos de prisão por crimes de homicídio, roubo qualificado e porte ilegal de armas. O homem, conhecido como “Nenê”, também é suspeito de ser um dos líderes da facção criminosa “Os Manos”. Ele foi detido na noite desse domingo no aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O homem foi abordado por agentes da PF ao tentar embarcar para Florianópolis com documentos falsos. Ao verificarem a real identidade, os policiais constataram que havia dois mandados de prisão expedidos contra ele pela Justiça gaúcha, um deles da 1ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre por condenações em processos por roubo qualificado, homicídio e porte ilegal de arma.

O outro mandado – de prisão preventiva – foi expedido em razão do homicídio de um policial militar ocorrido em 11 de fevereiro de 2012 em Sapiranga, no Vale do Sinos. O policial foi alvejado com um tiro na cabeça e morreu a caminho do hospital. Ele e outros dois colegas da corporação estavam chegando a uma casa noturna, às margens da E RS 239, quando tentaram interceptar Nenê e outros dois comparsas que atiravam contra seguranças e o público, após serem expulsos do local. Os outros dois policiais também ficaram feridos. Os comparsas foram presos e, na casa de um deles, foram apreendidos materiais utilizados em arrombamentos a caixas eletrônicos.

Nenê é natural de Porto Alegre, tem 31 anos e diversos registros de ocorrências policiais e histórico de fuga do sistema prisional.

Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Dilma convoca nova reunião com Conselho Político nesta segunda

Encontro entre presidente e grupo de parlamentares está marcado para 18h

A presidente Dilma Rousseff reúne novamente o Conselho Político – grupo formado por presidentes e líderes dos partidos da base aliada ao governo no Congresso Nacional – nesta segunda-feira, às 18h. Em sete dias, esta é a segunda reunião que Dilma mantém com o grupo de parlamentares.

Na terça-feira quando ocorreu o primeiro encontro, Dilma fez um apelo aos líderes para que não criem, por meio do apoio a projetos em tramitação no Congresso, mais despesas para a União. Na ocasião, foi firmado o que a própria presidente definiu como "Pacto pela Responsabilidade Fiscal".

A agenda de Dilma para esta segunda-feira prevê ainda despacho com a ministra de Comunicação Social, Helena Chagas, pela manhã; reunião com o presidente mundial da Honda Motor Company, Takanobu Ito, às 15h; e despacho com o ministro dos Transportes, César Borges, às 16h.

Fonte:ESTADÃO conteúdo
Postado por:Elisete Bohrer 
+ Mais Informações ››››››

Conta de luz mais cara pressiona a inflação, aponta FGV

Índice de Preços ao Consumidor Semanal atingiu 0,67% na terceira prévia de novembro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) atingiu 0,67% na terceira prévia de novembro, com elevação de 0,03 ponto percentual em comparação à última medição. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgado nesta segunda-feira indica que quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram aumentos com taxas superiores às apuradas na segunda prévia do mês.

A maior influência na elevação do IPC-S foi constatada no grupo habitação (de 0,78% para 0,85%), com destaque para a tarifa de eletricidade residencial, que subiu de 1,75% para 2,61%. Os demais grupos com acréscimos são transportes (de 0,01% para 0,05%), comunicação (de 0,81% para 0,99%) e despesas diversas (de 0,74% para 0,98%).

Em movimento oposto, ocorreram decréscimos em alimentação (de 0,99% para 0,95%), saúde e cuidados pessoais (de 0,53% para 0,50%), educação, leitura e recreação (de 0,41% para 0,38%) e vestuário (de 0,78% para 0,76%).

Os principais itens que influenciaram o avanço do IPC-S foram tarifa de energia elétrica residencial (de 1,75% para 2,61%), aluguel residencial (de 0,86% para 0,89%), tomate (de 23,65% para 17,70%), refeições em bares e restaurantes (de 0,46% para 0,44%) e passagem aérea (de 9,63% para 11,92%). 

Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Seja um Doador Salve Vidas!

Hoje dia 25 de novembro  comemora-se  o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma forma de homenagear quem já fez a doação e ajudaram a salvar vidas, e também com o objetivo de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo gesto voluntário.

Tire suas duvidas a respeito de ser um doar:

O que é a doação de sangue?

A Doação de Sangue é o processo pelo qual um cidadão maior de 18 anos e com peso acima de 50 kg, comparece voluntariamente, com o intuito de se candidatar à doação de sangue. Caso esteja apto, após triagem médica, cerca de 450 ml de sangue serão coletados, examinados e, caso não estejam contaminados, serão armazenados, visando sua utilização futuramente em uma transfusão de sangue. A doação de sangue representa um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.


Pré requisitos para doar sangue

Para se tornar um doador de sangue é necessário que o voluntário apresente as seguintes características:
- Tenha entre 18 e 60 anos;
- Pese mais de 50 quilos;
- Não tenha tido Doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro;
- Não tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses;
- Não tenha hepatite ou sífilis;
- Não seja Epilético;
- Tenha doado sangue há mais de 60 dias, no caso dos homens ou 90 dias em se tratando das mulheres;
- Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação;
- Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes de realizar a doação e, no caso das mulheres, não podem estar grávidas ou e deve ter transcorrido pelo menos três meses do último parto ou aborto.

O sangue doado é submetido aos exames:
- AIDS
- Sífilis
- Hepatite
- Doença de Chagas
- HTLV I/II
- Formas raras de Hemoglobina (anemias)
- Grupos Sangüíneos e Fator Rh
- Informações gerais

CURIOSIDADES

Onde é produzido o Sangue?
Ele é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Quais são os componentes do sangue?
Ele é composto basicamente por plasma, hemácias, leucócitos, plaquetas e fatores de coagulação.

Plasma
O plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarelo palha, composto de água (90%), proteínas e sais minerais. Através deles, circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias à vida das células. Essas substâncias são: proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina. O plasma representa aproximadamente 55% do volume de sangue circulante.

Hemácias
As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos devido ao seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. A hemoglobina capacita as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo. Elas também levam dióxido de carbono, produzido pelo organismo, até os pulmões, onde ele é eliminado. Existem entre 4,5 milhões a 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico de sangue.

Leucócitos
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo e são acionados em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos na tentativa de destruírem os agressores, como vírus e bactérias. Existem entre 5 mil a 10 mil leucócitos por milímetro cúbico de sangue.

Plaquetas
As plaquetas são pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sangüínea, agindo nos sangramentos (hemorragias). Existem entre 200 mil e 400 mil plaquetas por milímetro cúbico de sangue.

Quais são os tipos de Sangue?
O sangue é classificado em grupos com a presença ou ausência de um antígeno na superfície da hemácia. Os grupos mais importantes são ABO e Rh (positivo ou negativo). A incidência destes Grupos varia de acordo com raça, pois trata-se de um fator hereditário.


Editado e postado por: Elisete Bohrer



+ Mais Informações ››››››

Menino de 12 anos é morto a tiros em pizzaria de Novo Hamburgo

Criminosos desceram de um carro e atiraram contra o garoto e o pai dele

Um jovem de 12 anos morreu depois de ser baleado duas vezes na noite de domingo, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O menino, que não teve o nome divulgado, estava com o pai em uma pizzaria localizada na Rua La Paz, no bairro Santo Afonso, no momento da ação. 

De acordo com a Brigada Militar, por volta das 22h20min, dois homens desceram de um veículo de cor escura e chegaram até a porta do estabelecimento. Os criminosos desferiram vários tiros, ferindo a vítima e o pai dela, de 31 anos. O menino não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. O pai foi baleado de raspão e encaminhado para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, onde recebe atendimento. 

A Brigada Militar informou que já possui informações sobre os atiradores, mas até o momento, ninguém foi preso. A motivação do crime é desconhecida. 

Fonte:Zero Hora
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Mulher é assassinada em Cachoeirinha

Vítima de 31 anos foi esfaqueada na região do pescoço

Uma mulher foi assassinada na madrugada desta segunda-feira em Cachoeirinha, na região Metropolitana. De acordo com policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a vítima de 31 anos foi encontrada esfaqueada sobre a cama em uma casa na rua 29 de Setembro, bairro Vila da Paz. Ela apresentava ferimento na região do pescoço.

Populares relataram aos policiais que o autor do crime seria o marido da vítima. Os vizinhos afirmaram que o casal estava separado há pouco tempo e as brigas eram constantes. A Polícia Civil (PC) irá investigar o caso.

Fonte:Jerônimo Pires / Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Semana inicia com tempo ensolarado no Estado

Segunda-feira será de temperaturas altas no RS


O tempo segue ensolarado neste começo de semana no Rio Grande do Sul, mas, durante o dia, nuvens devem aparecer no céu. O calor estimulará a formação de nuvens mais da tarde para a noite, quando até pancadas muito isolas de chuva típicas de verão podem ocorrer no Estado, sobretudo na Serra. A temperatura será de calor no final da manhã e durante a tarde.

As máximas na segunda-feira se elevam em relação ao domingo e devem ser mais altas nas regiões Centro, Oeste e Noroeste do Estado. Porto Alegre deve registrar temperaturas entre os 18°C e os 32°C

Fonte:METSUL

A previsão para a cidade de Três Palmeiras é de sol, alternado com chuva em forma de pancada rápida e isolada, tem probabilidade para hoje de 5mm,as temperaturas devem ficar entre os 16°C e os 30°C.











                                           Fotos e texto:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Justiça analisa pedido de prisão de motorista que atropelou menina

Suspeito poderá ser indiciado por homicídio doloso qualificado e omissão de socorro

A Polícia Civil espera para esta segunda-feira a decisão judicial sobre o pedido de prisão preventiva de um motorista que fugiu depois de atropelar uma menina de 11 anos, na noite dessa sexta-feira, na avenida Oscar Pereira, na Capital. Emily Carolina Soares Rodriguez morreu em atendimento, no Hospital de Pronto Socorro. De acordo com o delegado Cristiano Reschke, que assumiu o caso, não há indícios de frenagem na pista, o que sugere, também em função do impacto, que o motorista empreendia velocidade alta.

O homem já foi identificado, mas segue foragido. Reschke mantém em sigilo o nome do condutor e não confirmou em que bairro ele mora. Informações colhidas pela TV Record dão conta, porém, que o carro foi apreendido em um condomínio no bairro Partenon e era conduzido por um estudante de Direito da PUCRS, de 24 anos.

O delegado adiantou que o suspeito deve ser indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) qualificado e omissão de socorro. "Se comprovarmos que ele abusou da velocidade, podemos indiciá-lo por essa qualificadora, que é o motivo fútil – imprimir alta velocidade", explicou o delegado. O Nissan Sentra foi localizado no condomínio em que o homem reside.

Depois de informar que o corpo da menina parou a 15 metros depois de, supostamente bater contra o muro, a Polícia examina agora a tese de que o motorista possa ter mudado o corpo da menina de lugar. "Vamos ouvir as testemunhas. O interrogatório inicial mostra que ele pode ter tirado a menina da rua e colocado o corpo dela na calçada antes de fugir", completou o delegado. 

Fonte: Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/