segunda-feira, 27 de junho de 2022

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2562, do dia 28 de junho de 2022

 


Está no ar a Edição 2562 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Governo tenta impedir criação da CPI do MEC

02 Censo Justiça desobriga IBGE a perguntar sobre identidade de gênero

03 Má sucessão responde pela quebra de 75% das empresas familiares

04 LGBTQIA+ 54% dos trabalhadores não sentem segurança no trabalho

05 Média de mortes se aproxima do maior patamar em três meses

06 Inscrições para o Bolsa Juventude Rural terminam no dia 5

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 2964 de 27-06-2022

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras sedia a IV Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional

 

O município de Três Palmeiras sediou no sábado, 25 de junho, a IV Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu representantes de 11 municípios da região que discutiram os eixos temáticos relacionados ao tema deste ano “A fome voltou! Medidas Já!”. Na abertura do evento o vice-prefeito, Sidemar de Oliveira, deu as boas vindas a todos os presentes e relatou a importância da realização do evento.

A conferência contou com um momento de explanação da situação atuação relacionada a alimentação, com a participação do presidente do Consea/RS, Juliano de Sá, o Gerente Regional da Emater-RS/Ascar, Luciano Schwerz, a médica veterinária da ADMAU, Nilva Terezinha de Souza e a assistente social, Camila Osmarin. A discussão foi mediada pela nutricionista, responsável pela gestão da alimentação escolar de Três Palmeiras, Suzineia Stofell. Estiveram presentes acadêmicos do sétimo período do curso de nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ que contribuíram na organização e execução do evento.

Na ocasião foram discutidos assuntos relacionados a Produção, Abastecimento e Acesso aos Alimentos: Agricultura familiar nos municípios, seus desafios; Educação Alimentar e Qualidade dos Alimentos: Alimentação Escolar, Suporte para Educação; Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional: Programas Sociais e sua Execução nos Municípios e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN): Trabalhos realizados nos municípios para desenvolver a Economia Local e diminuir a insegurança (SISVAN).

Desses assuntos foram levantadas sugestões e escolhidos delegados que irão representar os municípios na Conferência Estadual que irá acontecer entre os dias 27 e 28 de julho em Porto Alegre.



Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Três Palmeiras -RS

(54) 3367-1040 / ramal 227

+ Mais Informações ››››››

Últimos dias para realizar a matrícula do Vestibular de Inverno do CESURG

 

Candidatos têm até o dia 28 de junho para se matricular

O Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi estendeu o prazo de matrículas. Candidatos que têm interesse em ingressar no ensino técnico ou superior e ainda não realizaram a matrícula, podem se matricular até o dia 28 de junho.

O Vestibular de Inverno 2022 oferece vagas para os cursos de Administração; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Gestão de Cooperativas; Pedagogia; Medicina Veterinária e Técnico em Enfermagem.

As matrículas são realizadas na secretaria da instituição no horário das 13h30min até às 22h. O candidato deve trazer 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições do município.

Confira no item 6 do edital quais documentos são necessários para a matrícula.

--

+ Mais Informações ››››››

CESURG é um dos realizadores do FRUSUL

 

Evento voltado para a fruticultura vai reunir agricultores, empresários, pesquisadores e professores

O Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi é um dos realizadores da 3ª edição do Frusul - Simpósio de Fruticultura da Região Sul, que acontece de 28 a 30 de junho em Chapecó/SC.

O objetivo do evento é proporcionar um espaço de discussão e aprimoramento de assuntos relacionados à fruticultura praticada na região Sul do Brasil. O Frusul vai abordar temas como: cultivos de videira, citros, abacateiro, fruticultura temperada e subtropical, mercado, produção de mudas, nutrição e fitossanidade.

Além de participar das palestras com especialistas de relevância nacional e internacional, os participantes terão oportunidade de publicar e apresentar trabalhos científicos, tanto na forma de pôsteres digitais, como de apresentações orais proporcionadas aos melhores trabalhos. O evento conta ainda com a apresentação de casos de sucesso na fruticultura da Região Sul do Brasil.

A participação do CESURG na realização do evento:

O CESURG ocupa a vice-coordenação da comissão organizadora do Frusul, a participação soma às ações já em andamento na instituição como a implantação de mais de 400 mudas de 7 espécies frutíferas em uma nova área de pomar experimental, além do planejamento da implantação de mais 7 cultivares de videira ainda para 2022.

Em suma, as ações são coordenadas para a pesquisa, desenvolvimento e validação de cultivares, formas de condução, além do aprimoramento de toda a cadeia produtiva da fruticultura na região.

"Proporcionar o entendimento e fomento a cadeias produtivas diversificadas é uma forma de potencializar o desenvolvimento rural da região", diz a Dra. Juçara Elza Hennerich, diretora de campus do CESURG Sarandi. Segundo Juçara, “a fruticultura é uma das maiores cadeias do agronegócio brasileiro, sendo o Brasil o terceiro maior produtor de frutas no cenário mundial, é fundamental que nossos acadêmicos estejam preparados técnica, cientificamente para estes desafios”.

O Frusul, apesar de ser um evento direcionado a região Sul do Brasil é considerado um evento internacional e consolida um passo importante para o CESURG Sarandi, não só na fruticultura, como na pesquisa e no desenvolvimento regional. O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Empresa Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI e Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Mais informações sobre o evento no site: http://www.frusul.com.br.

--

+ Mais Informações ››››››

178 - 26 de Junho, Domingo - Encontrar tempos de silêncio e tranquilidade

+ Mais Informações ››››››

177 - 25 de Junho, Sábado - Saber esperar para amadurecer

+ Mais Informações ››››››

179 - 27 de Junho, Segunda - O que significa uma crise na nossa vida

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/