quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Médicos advertem para risco do calor intenso

Cardiopatas podem sofrer infarto ou derrame caso se exercitem nas primeiras horas da manhã. Metsul prevê máximas de até 45ºC no RS

O alerta da MetSul Meteorologia de que os gaúchos devem se preparar para alguns dos dias mais quentes da história deve fazer com que a população redobre o alerta. Médicos dizem que não é recomendado sair às ruas entre o meio-dia e as 18h e, se possível, usar a menor quantidade de roupa possível. Segundo a empresa de metereologia, até sexta-feira o calor extremo vai piorar e com marcas incomuns de até 45ºC, comparáveis às registradas em Melbourne e Sydney, durante poderosas ondas de calor vividas pela Austrália. 

O clínico geral, Leonardo Fernandez, chefe da emergência adulta da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, explica que o calor elevado pode acarretar a hipertemia, que é o aumento da temperatura do corpo. Por isso, é preciso diminuir a exposição nos maiores períodos de calor. “Usar roupas frescas, se possível bermuda, sandália, enfim, minimo de roupa possível, dentro da realidade de cada trabalhador. Evitar transitar na rua no período de maior intensidade térmica”, recomenda.

Conforme o médico, é aconselhável não fazer exercícios nas primeiras horas da manhã, principalmente para hipertensos e cardiopatas, sob risco de infarto e derrame. “Às vezes, as pessoas querem fugir do calor e escolhem o período das 7h ou 8h da manhã, mas não é um bom horário”, explica, dizendo que o ideal é se exercitar do fim da tarde em diante.

De acordo com a Metsul, as máximas podem atingir picos históricos na sexta-feira, quando há chance de recordes em cidades da Grande Porto Alegre. No fim de semana, o forno não dá trégua. Podem ser esperadas máximas de 40ºC a 42ºC na Capital e na Grande Porto Alegre, à sombra. No Vale do Paranhana, pela geografia local, não são descartadas máximas de 43ºC ou 44ºC, talvez atingindo 45ºC em alguns pontos.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS 05-02-14

Programa Informativo da Prefeitura Municipal da última quarta feira apresentado por Elisete Bohrer, com a presença do Secretário da Agricultura Oldonei Santin. Confira o áudio do programa:
Postado por: Alcione Gondoreck

 
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA ESPORTES EM DESTAQUE DO DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Secretário dos esportes de Três Palmeiras, Olcinei Ecker participou do Programa Esportes em Destaque desta quarta feira, confira o áudio do programa:
Postado Por: Alcione Gondorek


+ Mais Informações ››››››

Saiba que produto usar para ficar com a pele da cor do verão

Protetor solar, bronzeador, iluminador, autobronzeador. Veja o ideal para cada momento

Protetor solar 
Bronzeador, autobronzeador e iluminador não fazem o papel de bloqueador dos raios UVA e UVB, causadores do câncer de pele. Por isso, é importante passar o protetor solar a cada duas horas em exposição ou não ao sol. Se estiver nublado ou chovendo, também é preciso passar. O ideal para dias de sol é usar no mínimo o FPS 30. 

Sugestão dourada: nas áreas oleosas, vale usar um protetor em gel, que não deixa aquela sensação de pele grudando. 

Bronzeador
Em óleo, gel, spray e creme, para se adaptar da pele oleosa a seca. O produto melhora a performance do sol na pele e barra parte da irradiação, assim como os bloqueadores, mas com menos intensidade. Resumindo: otimiza a queima das células para um bronzeado mais rápido. Mas não vá à praia só de bronzeador. É importante usar o protetor solar também. 

Sugestão dourada: alguns bronzeadores têm aloe vera, vitaminas A e E e pantenol, o que ajuda na hidratação da pele. 

Iluminador 

É um truque de mestre. Sabe aquelas modelos de passarela com pele realmente dourada? Elas passam iluminador. O melhor é que serve como um creme de hidratação normal, só que na composição vem com partículas brilhantes para uma finalização do processo de bronzeamento. É importante verificar a tonalidade do creme, pois alguns são mais amarelados. 

Sugestão dourada: não passe em todo o corpo. Realce a parte dos ombros, colo e pernas. 

Autobronzeador 
São cremes que têm um tipo de açúcar que, ao ser espalhado na pele, deixa a pessoa com um tom amarronzado sem precisar de sol. Na hora de aplicar, prefira camadas mais finas para melhor absorção e menos risco de manchas. Após três dias, o produto sai, e é preciso passar de novo. 

Sugestão dourada: é importante esfoliar e hidratar a pele antes do processo, para prevenir manchas. Também evite usar depois do banho, pois regiões úmidas tendem a manchar mais fácil.
Fonte:Zero Hora
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

2013 foi o sexto ano mais quente desde 1850, diz ONU

Estudo apontou que próximas gerações viverão em um mundo em que as temperaturas continuarão aumentando


O ano de 2013 foi o sexto mais quente para a Terra desde 1850, igualado com 2007, segundo as estatísticas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma instituição das Nações Unidas, publicadas nesta quarta-feira. A temperatura média na superfície de terras e oceanos superou em 0,50°C a média calculada no período 1961-1990 e em 0,03°C a média da última década (2001-2010), segundo a OMM. 

"A temperatura mundial para 2013 é congruente com a tendência de aquecimento a longo prazo", disse o secretário-geral da OMM, Pichel Jarrad. "O ritmo do aquecimento não é uniforme, mas é indiscutível que se trata de uma tendência predominante. Dado o volume sem precedentes de gases do efeito estufa na atmosfera, as próximas gerações viverão em um mundo no qual as temperaturas mundiais continuarão aumentando", completou o meteorologista.

O século XXI tem 13 dos 14 anos mais quentes registrados. O recorde pertence a 2010 e 2005 (+0,55 C), seguidos por 1998, marcados pelo fenômeno El Niño. Os fenômenos de aquecimento El Niño e de resfriamento La Niña são fatores determinantes da variabilidade natural do clima. O ano de 2013 foi um dos quatro anos mais quentes sem a produção de algum destes dois fenômenos. Desde 1850 são realizadas observações meteorológicas de forma sistemática.

Fonte: AFP
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Foragido do mensalão, Pizzolato é preso na Itália

Ex-diretor de marketing do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do mensalão, foi preso na Itália, após operação conjunta das polícias brasileira e italiana. Ele estava foragido desde novembro do ano passado.

Por ter dupla cidadania, Pizzolato não podia ser extraditado. Ele mesmo comunicou a fuga, em carta divulgada pelo advogado Marthius Sávio Lobato, no dia seguinte à ordem de prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal, em 15 de novembro.

A fuga, no entanto, começou quase dois meses antes. Ele teria seguido para Buenos Aires, na Argentina, onde, já com outra via do passaporte italiano – a primeira fora entregue à Justiça do Brasil, com o documento brasileiro –, tomou um voo para o país europeu.

Fonte:Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Pele e cabelo sem brilho? Como evitar os danos causados pelo ar-condicionado

Queridinho no verão, aparelho reduz a umidade do ambiente

Mesmo sem vocês sequer terem se conhecido, Willis Carrier deve ser sua pessoa preferida em dias de calorão. Mas o que o inventor do ar-condicionado não sabia é que o aparelho mais usado - e querido! - no verão pode causar danos à pele e aos cabelos quando a exposição for frequente.
Mas calma, não é preciso derreter para manter as madeixas brilhando. Donna compilou algumas dicas que vão te ajudar a ficar fresquinha sem comprometer a beauté:
:: Pele
O ar gelado - e direto - retira a lubrificação natural da pele, que fica seca e sem brilho. Áreas mais afetadas como rosto, mãos, pernas e pés, podem sofrer descamação, vermelhidão e até coceira.

Para evitar:
Invista pesado em hidratação. Não esqueça de deixar uma garrafinha de água por perto no escritório e não dispense creminhos para as mãos. No banho, prefira os sabonetes com hidratantes e não deixe a água muito quente. Quando sair do chuveiro, não esqueça do creme hidratante.

 : Cabelos
Expostos ao ar-condicionado, os fios tendem a ficar opacos, embaraçados e com pontas duplas. Fuja do cabelo sem vida e aplique silicone ou condicionador sem enxágue após o banho. Quando estiver em um ambiente com o aparelho ligado, evite ao máximo prender as madeixas.


#Fica a dica:

- Seus olhos podem ficar secos por causa do aparelho. Aplique colírio lubrificantes se a irritação persistir.

- A mucosa interna do nariz também costuma ressecar. Vale usar soro fisiológico pelo menos uma vez ao dia.

- Caso as unhas estejam quebradiças, invista em base fortalecedora. Também pode ser efeito do ar-condicionado.

- Para os lábios, a dica é escolher batons hidratantes ou protetores labiais a base de glicerina.

- Mantenha a temperatura do aparelho na casa dos 20ºC.
Fonte:DONNA ZH
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

29° Carijo da Canção Gaúcha: Atrações já são confirmadas

A quatro meses do 29° Carijo da Canção Gaúcha, a secretaria municipal de Cultura e Turismo já trabalha em ritmo acelerado para preparar o evento que é Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul. A arte já foi definida e já está circulando pelas redes sociais e em adesivos e cartazes. O festival também já está com data definida, de 29 a 1° de maio de 2014. 

Além disso, de acordo com o secretário da Pasta e presidente da Comissão do Carijo, Celso Valduga, o 29° Carijo já possui dois shows confirmados. Na sexta-feira, 30 de maio, o show é com César Oliveira e Rogério Melo e no sábado, 31 de maio, o show baile com Os Serranos. “O show baile é algo que deu certo e então vamos continuar. Para a 30ª edição do festival queremos trazer Os Monarcas para a noite de sábado”, destacou o secretário. 

Celso também salientou que esteve conversando com o prefeito em exercício, Delfino Suzano Junior, que é vice-presidente da Comissão do Carijo, para dar início as reuniões da Comissão e definir alguns pontos importantes. O secretário argumentou que será necessário fazer uma série de investimentos em infraestrutura no Parque de Exposições, local onde ocorre o festival. “As mudanças referem-se aos espaços oferecidos para o comércio, as ruas, a pintura do pavilhão, conserto do palco, entre outros”, considerou ele, acrescentando que ainda tem que planejar o material gráfico, som, filmagem, gravações do CD e DVD, lonão, entre outros.

Festival movimenta mais de R$ 5 milhões

A expectativa de público para esta edição é bastante positiva, igualando-se a do ano passado, que atingiu mais de 100 mil pessoas, de acordo com cálculos da Brigada Militar e de uma pesquisa realizada pelo curso de Ciências Econômicas do campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Palmeira das Missões.
Outro dado importante que a pesquisa levantou foi o número de visitantes de outras cidades que circularam durante o festival: cerca de 30% do total. “Nós não temos um ponto turístico na cidade, e se for analisar, recebemos mais pessoas de fora do que muitas cidades turísticas, além do movimento financeiro que o Carijo trouxe naqueles dias, girando um total de R$ 6 milhões, sendo que acredita-se que R$ 2 milhões vieram de outros municípios para serem investidos no nosso comércio e serviços”, informou Celso. 

A participação do público palmeirense é sempre muito intensa. “A comunidade sempre prestigia, investe e patrocina o nosso festival. Podemos observar que o Carijo do ano passado foi muito grande, pois tínhamos mais de 60 emissoras de rádio, TV, jornais e sites fazendo a cobertura”, esclareceu ele, acrescentando que cada um faz a propaganda na sua cidade, na sua região. 

A procura pelos terrenos para o acampamento da cidade de lona já iniciou, mesmo a quatro meses do evento. A venda só será realizada em março, conforme explicou Celso. A data ainda não está definida e, segundo ele, os grupos que já acamparam nos outros anos terão prioridade na hora da compra.
O 30° Carijo já está sendo pensado desde já e Celso garante que o evento terá novidades. “Não no palco, pois ali deve imperar a tradição como sempre houve. Talvez possamos trazer uma premiação melhor. A 30ª edição do festival tem que marcar na história”, apontou ele.

Inscrições do festival já estão abertas

As inscrições para as músicas do 29° Carijo da Canção Gaúcha estão abertas até o dia 7 de abril. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria municipal de Cultural, que já está com as fixas de inscrição. As fixas também podem ser encontradas em anexo ao novo regulamento do festival, no site oficial www.carijo.com.br, que deve ser lido com atenção, pois sofreu alterações. 

As inscrições devem ser encaminhadas para o novo e-mail carijopalmeira@gmail.com. Devem encaminhar a fixa de inscrição, com dados sobre a composição (nome, ritmo); autor da letra (dados pessoais); autor da melodia (dados pessoais) e dados da pessoa autorizada a receber os valores. Ainda, seis cópias da letra e CD com a música. 

Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a secretaria municipal de Cultura, pelo telefone (55) 3742 1583/1257. Também foi criado um blog e página no 

facebook: http://carijopalmeira.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/carijopalmeira?ref=hl

Fonte:A.I/Palmeira  
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Sexta etapa do Programa de Compras Públicas para micro e pequenas empresas começa em fevereiro

A sexta etapa do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas, o Fornecer, começa no dia 18 de fevereiro. Até o dia 3 de abril, 78 cidades receberão equipes do Governo do Estado que realizarão pregões para a compra de carne, leite, pão e alimentos não perecíveis. Os itens vão abastecer os presídios dos respectivos municípios.

Desde 2011, quando o programa teve início, já foram distribuídos mais de R$ 96 milhões com as compras descentralizadas. A economia no custo dos produtos desde então foi superior a R$ 38 milhões.
O Fornecer é uma iniciativa da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) e é realizado pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). O Sebrae-RS é parceiro da iniciativa e atua na orientação técnica aos micro e pequenos empresários. 

O secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, destacou que o programa garante a possibilidade de os pequenos e médios produtores venderem seus produtos para o Estado, dinamiza a economia local, além de gerar uma grande economia aos cofres públicos.
Microempresários podem participar das concorrências apresentando a documentação solicitada nos editais, momentos antes da abertura da proposta.

O contrato é assinado ao final do certame. Os acordos são de seis meses, podendo ser prorrogados. A entrega dos produtos também é feita na cidade, facilitando a logística para os licitantes locais.
O calendário de pregões, editais e outras informações poderão ser conferidos no do Fornecer. Em FW o pregão de compras do Fornecer acontece dia 19 de fevereiro.

O empresário de pequenos negócios que necessitar de informações ou auxílio para participar do Fornecer poderá procurar uma unidade do Sebrae em sua cidade ou entrar em contato diretamente com a Celic pelo fone (51) 3288.1176.

Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Fim da polêmica com a carne de frango

Um dos grandes mitos brasileiros está autorizado a ser desmentido em embalagens. 

Empresas produtoras de carne de aves que possuem o registro do Serviço de Inspeção Federal,  podem inserir no rótulo a informação sobre a não utilização de hormônios durante a criação de aves. 

A decisão do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem o objetivo de desmistificar esta prática junto à população brasileira. 

As empresas poderão utilizar a seguinte frase: "SEM USO DE HORMÔNIO, COMO ESTABELECE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA".

 A informação é de caráter facultativo, sendo que a empresa deverá atentar para a inserção da mesma no painel secundário da embalagem, conforme disposto na Instrução Normativa nº 22/2005 em seu item 2.18.3.

Segundo pesquisa encomendada pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) a um instituto de referência, que tratou sobre hábitos de consumo do brasileiro, cerca de 72% da população ainda acredita que hormônios sejam utilizados na criação de frangos.

Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 05-02-14


Postado Por: Alcione Gondorek

+ Mais Informações ››››››

Operação Farfante Intensifica ações de combate a pesca predatória

Na tarde do dia 03 de fevereiro, em continuidade a Operação
Farfante, realizada pelo IBAMA e Comando Ambiental da
Brigada Militar, foi realizada ação de fiscalização embarcada no
estuário da Lagoa dos Patos, no município de Rio Grande.
Durante as atividades foram recolhidas 47 redes do tipo
"berimbau", petrecho proibido para a captura do camarão, além
do recolhimento de uma embarcação que estava sendo utilizada
para a prática do arrasto, modalidade de pesca também
proibida. Foram apreendidos aproximadamente 30 Kg de Camarão, bem como realizada a soltura dos espécimes que estavam vivos.
As redes foram destruídas e a embarcação apreendida, sendo que o pescado foi doado a instituição beneficente.
O comando da operação orienta que a pesca do camarão é permitida somente para pescadores profissionais, que estejam licenciados, com redes de espera do tipo "aviãozinho" devidamente identificadas e nas quantidades previstas na Instrução Normativa Conjunta nº 03, de 04 de fevereiro de 2004, do Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República.
Está proibida a captura do camarão com qualquer tipo de rede de arrasto, tais como "berimbau", "coca", "plancha", "trolha", dentre outras, pois são métodos extremamente prejudiciais ao ecossistema do estuário da Lagoa dos Patos, impossibilitando o crescimento do camarão e das demais espécies de fauna.
Conforme o Capitão Tiago Almeida, a atividade de pesca sem a devida licença é proibida, configurando crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. As penas variam de 01 a 03 anos, além de multas que variam entre R$ 700,00 a R$ 100.000,00, com acréscimo de R$ 20,00 para cada quilo de produto apreendido, sendo o infrator autuado em flagrante e conduzido a Delegacia da Polícia Federal.
Os veículos e embarcações utilizados para a pesca também são apreendidos e permanecem a disposição da
justiça e do IBAMA. A Operação Farfante (nome dado devido ao nome científico do camarão do Estuário da Lagoa dos Patos, Farfantepenaeus paulensis) conta com a participação de Agentes de Fiscalização do IBAMA e policiais militares do Comando Ambiental da Brigada Militar, e conta com a utilização de veículos e embarcações das instituições
Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar
+ Mais Informações ››››››

Calor provoca diminuição de lagos de usinas no Norte gaúcho

Itá e Machadinho tiveram de elevar geração em janeiro devido à demanda

A atual onda de calor, uma das maiores das últimas décadas, começa a interferir no nível dos reservatórios de Itá e Machadinho, as duas maiores hidrelétricas do Norte gaúcho, na divisa com Santa Catarina. Ontem, às 15h, o nível do lago de Itá estava 2,72 metros abaixo do máximo operacional. O reservatório, que se encontrava com 53,05% da capacidade, recebia ainda bom volume de água, 1.220 metros cúbicos por segundo e utilizava 1.590 m cúbicos por segundo. Já o lago de Machadinho, também às 15h de ontem, estava 9,66 metros abaixo do nível máximo. O lago tinha apenas 32,75% de água, recebendo 968 metros cúbicos por segundo e utilizando 1.349 m cúbicos.

O gerente-geral do Complexo de Usinas Hidrelétricas da Tractebel, na bacia do rio Uruguai, Diego Collet, disse que, considerando o mês passado, foram gerados em Itá 66,85% da capacidade máxima possível. No caso de Machadinho, conforme ele, a geração no mês passado foi de 58,68% da capacidade máxima. Segundo o gerente, essa geração elevada atendeu à solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico em virtude da carga de energia demandada pelo Sistema Interligado Nacional.

A Usina Itá fica entre Aratiba (RS) e Itá (SC) e pode gerar até 1.450 megawatts (MW). É capaz de abastecer, no pico, 50% da demanda catarinense e 30% da gaúcha. Machadinho, situada entre Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), tem capacidade máxima instalada de 1.140 MW. Pode responder por 37% da demanda de Santa Catarina e 22% no caso do Rio Grande do Sul.

Fonte: José Ody / Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

Casal é morto durante assalto a residência em Terra de Areia

Suspeito foi preso no centro do município com o carro das vítimas

Um idoso e sua companheira foram mortos a facadas no final da noite de terça-feira no interior de Terra de Areia, no Litoral Norte. O crime ocorreu durante um assalto ao sítio do casal em uma área rural do município.
Informações preliminares da Polícia Civil apontam que um homem de aproximadamente 30 anos invadiu a casa por volta das 23h para efetuar um roubo. O dono da residência, de 73 anos, teria reagido e os dois teriam entrado em luta corporal. Em seguida, o suspeito esfaqueou o idoso e sua mulher. Os dois morreram no local.
O suspeito fugiu levando o carro das vítimas e pertences. Vizinhos ouviram os gritos e acionaram a polícia, que encontrou o homem próximo ao centro da cidade. Ele será encaminhado para delegacia de Capão da Canoa.

No último dia 31, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Suldivulgou dados sobre  a violência no Estado entre 2012 e 2013. O levantamento mostrou que, no ano passado, os latrocínios aumentaram 21,98% em relação ao ano anterior.
Fonte:Zero Hora
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Crehnor entrega mais um caminhão através do programa Procaminhoneiro.

Um veículo no valor de R$ 375 mil foi adquirido pela empresa Tonello e Dalabrida de Novo Barreiro.
O programa Procaminhoneiro, operacionalizado pela Crehnor em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE beneficiou no mês de fevereiro, mais um associado da Cooperativa. Com sede no município do Novo Barreiro, a empresa Tonello e Dalabrida conseguiu, através da referida modalidade de financiamento, adquirir um veículo Volvo FH 460 6x2 no valor de R$ 375 mil. O caminhão foi oficialmente entregue na manhã do dia 05 em frente à agência da Crehnor no município de Sarandi.
De acordo com o associado Pedro Tonello, um dos sócios da empresa, o caminhão será utilizado para compor a frota de agregados da logística GAFOR e irá atuar dentro do Mercosul, interligando países que integram o bloco. Na ocasião da entrega das chaves do veículo, o beneficiário destacou a importância do programa, e principalmente da Crehnor, que operacionalizou todo o processo. “Este é o terceiro caminhão que temos na nossa empresa, e eu confesso que é um sonho realizado. Temos muito a agradece a equipe desta cooperativa que nos ajudou a organizar toda a documentação para que este momento fosse concretizado”, disse Tonello.
O referido programa financia, exclusivamente por meio das Instituições Financeiras Habilitadas, a aquisição de caminhões, chassis, caminhões-trator, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, tanques e afins. Este tipo de financiamento está aberto a pessoas físicas, empresários individuais ou microempresas, que devem ter receita operacional bruta anual (ou renda anual, no caso dos transportadores autônomos) de até R$ 2,4 milhões. O apoio financeiro é limitado a uma unidade de cada componente (cavalo-mecânico, chassis e carroceria) para o transportador autônomo e a, no máximo, três unidades de cada componente (cavalo-mecânico, chassis e carroceria) para o empresário individual ou microempresa, observada a capacidade de pagamento do cliente.
Participaram do ato de entrega das chaves do veículo, o Gerente Geral da Crehnor Sarandi, Anderson Alves de Oliveira acompanhado do Gerente da Unidade/Sarandi Elvio Fragas. O referido veículo foi financiado no prazo de 114 meses a uma taxa de juros de 4 % ao ano.

Fonte:Jorge André Rogério /Crehnor
Postado por:Claudinara Glienke

+ Mais Informações ››››››

Famílias com renda até 2,5 salários mínimos têm inflação de 0,71% em janeiro

Alta da taxa foi provocada por aumentos na inflação de cinco grupos de despesas

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que calcula a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, ficou em 0,71% em janeiro deste ano, taxa superior ao 0,56% registrado em dezembro de 2013. No entanto, a taxa ficou abaixo da medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que registra a inflação para todas as classes de renda e que ficou em 0,99% em janeiro. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado de janeiro, o IPC-C1 acumula alta de 4,7% nos últimos 12 meses, abaixo do observado pelo IPC-BR (5,61%).

A alta da taxa foi provocada por aumentos na inflação de cinco grupos de despesas como despesas diversas (que passou de 0,48% em dezembro para 3,8% em janeiro), educação, leitura e recreação (de 0,45% para 2,99%), habitação (de 0,54% para 0,56%) e comunicação (de -0,02% para 0,13%). Os alimentos também tiveram alta, já que sua taxa de inflação subiu de 0,71% em dezembro para 0,8% em janeiro. Por outro lado, três grupos de despesa tiveram queda na taxa: vestuário (de 0,52% para -0,28%), transportes (de 0,67% para 0,30%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,37% para 0,24%).


Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Estilo de vida pode fazer pessoas sentirem mais ou menos dor, aponta estudo

Descoberta pode ajudar no desenvolvimento de analgésicos

Pesquisadores do King's College London constataram que a sensibilidade à dor pode variar segundo o estilo de vida e ambiente em que uma pessoa está inserida. O estudo é o primeiro a descobrir que a sensibilidade à dor, que antes se pensava ser relativamente inflexível, pode ser alterada como resultado de genes os quais são ativados ou desativados pelo estilo de vida do indivíduo e os fatores ambientais. Este processo é chamado de epigenética, e altera quimicamente a expressão dos genes. A investigação possui implicações importantes para a compreensão da sensibilidade à dor e poderia conduzir a novos tratamentos.
Gêmeos idênticos compartilham 100% dos seus genes, enquanto que os gêmeos não-idênticos dividem, em média, apenas metade dos genes que variam entre as pessoas. Portanto, qualquer diferença entre gêmeos idênticos deve ser devido ao ambiente em que estão inseridos ou mudanças epigenéticas que afetam a função dos genes. Isso os tornou participantes ideais para um estudo desta natureza.
Para identificar os níveis de sensibilidade à dor, os cientistas testaram 25 duplas de gêmeos idênticos utilizando uma sonda de calor no braço. Os voluntários foram convidados a pressionar um botão quando o calor se tornasse doloroso, o que permitiu a determinação dos seus limiares de dor. Usando seqüenciamento de DNA, foram examinadas mais de cinco milhões de marcas epigenéticas em todo o genoma e os comparou com outros 50 indivíduos sem parentesco para confirmar seus resultados.
A equipe identificou grandes variações entre as pessoas e observou modificações químicas em nove genes envolvidos na sensibilidade à dor que eram diferentes em um dos gêmeos, mas não em seu irmão idêntico.As alterações químicas foram mais significativas dentro de um gene sensível à dor conhecido como TRPA1, o qual já é um alvo terapêutico para o desenvolvimento de analgésicos.
Esta é a primeira vez que o TRPA1 mostrou capacidade de ser ativado e desativado epigeneticamente, e desvendar como isso acontece pode ter implicações importantes para combater o alívio da dor. É consenso que as pessoas que são mais sensíveis à dor são mais propensos a continuar a desenvolver dor crônica ao longo da vida.
— A possibilidade de regular epigeneticamente o comportamento de TRPA1 e outros genes envolvidos na sensibilidade a dor é um grande incentivo e pode levar a um tratamento de alívio da dor mais eficaz para pacientes que sofrem de dor crônica — afirma a responsável pelos testes, Dra. Jordana Bell.
— Funciona como um interruptor para a expressão do genes. Este importante estudo mostra como gêmeos idênticos, quando combinados com a mais recente tecnologia de olhar para milhões de sinais epigenéticos, podem ajudar a encontrar as pequenas chaves químicas contidas nos nossos genes que fazem com que cada um de nós sejamos únicos e, neste caso, responder à dor de forma diferente — acrescenta o professor de Epidemiologia Genética da instituição, Tim Spector.
Fonte:Bem Estar
+ Mais Informações ››››››

Jovem é agredido em supermercado de Novo Hamburgo

Clientes do estabelecimento tiveram que impedir que a agressão continuasse

Um homem de 23 anos foi agredido por seguranças do hipermercado Bourbon de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, no fim da tarde desta terça-feira. Phelipe Machado da Silva, conforme testemunhas, foi seguido desde a entrada do estabelecimento. De acordo com a Polícia Civil, nos primeiros corredores o jovem pegou uma lâmina de barbear quando foi abordado por dois funcionários da empresa. Após uma discussão, a agressão começou. 

Phelipe então foi expulso do mercado e foi abordado novamente depois dos caixas por outros seguranças que começaram a bater violentamente no rapaz. Segundo a polícia, foi preciso que os próprios clientes do estabelecimento impedissem que a agressão continuasse. À polícia, o jovem, que tem antecedentes criminais, disse foi checar o preço do produto.
— Se não fossem os clientes eu acho que ele (o segurança) teria batido mais no rapaz. O segurança era forte e bateu nele com cassetete. Fez um corte profundo em cima do olho do homem — conta o estudante de Direito Guilherme Dias, 18 anos, que presenciou toda a cena.
A Brigada Militar (BM) foi acionada bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não chegou ao local, pois estava em ocorrência. O homem foi socorrido por uma ambulância acionada pelo próprio hipermercado.
Nota do Bourbon
O episódio ocorrido na tarde desta terça-feira (04), envolvendo um frequentador do Hipermercado Bourbon Novo Hamburgo está sendo averiguado pela empresa e foi registrado na 1ª DP de Novo Hamburgo. A empresa está colaborando com as autoridades policiais para elucidar o ocorrido.
Fonte:Zero Hora
+ Mais Informações ››››››

IGP abre inscrições para Contrato Emergencial de Médico-Legista em Palmeira das Missões

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) está aceitando inscrições para Contrato Emergencial de Perito Médico-Legista e Auxiliar de Perícias, no período de 10 a 21 de fevereiro de 2014.

Para o município de Palmeira das Missões, na região do Rio da Várzea, está disponível uma vaga para o cargo de Perito Médico-Legista. No Estado serão ofertadas 30 vagas, sendo 13 para Perito Médico e 17 para Auxiliar.

As inscrições serão realizadas na Supervisão Técnica do IGP, situada na sede deste Instituto, na Rua Voluntários da Pátria, nº 1358, 3º andar, Ala Norte, Bairro Floresta, em Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. As inscrições são gratuitas e a seleção será feita através da avaliação dos títulos apresentados.

A titulação obrigatória para o cargo de Perito Médico-Legista é o diploma e habilitação legal para o exercício da profissão de médico; para Auxiliar de Perícias é necessário o certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente.

Demais informações podem ser obtidas no Edital 01/2014 Processo Seletivo Para Contratação Emergencial. A ficha de inscrição poderá ser retirada na Supervisão Técnica do IGP ou extraída pelo site www.igp.rs.gov.br.


Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/