quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1429, do dia 15 de Fevereiro de 2018

Edição 1429, do dia 15 de Fevereiro de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Campanha da Fraternidade 2018 alerta para extermínio da população jovem negra.

· Feriado não teve óbitos e registrou 83% menos salvamentos no Estado.

· Contribuintes devem começar a reunir comprovantes de receitas e despesas para o IR.

· Fim do horário de verão neste domingo requer adaptação.

· Trabalho escravo compromete exportações brasileiras.

· Radiação solar pode causar doenças oculares.
+ Mais Informações ››››››

Comunicado ( Perda de Óculos)

Geni Rosa Teodoro comunica que perdeu seu óculos no trajeto entre a Cotrisal e a Casa Nova. Se alguém encontrou ou encontrar pede a gentileza para deixar na Rádio Comunitária Liberdade FM, ou na Padaria Sonho Meu. ou entrar em contato pelo Telefone 054 9 9955  8898.
+ Mais Informações ››››››

Utilidade Pública - Postado a pedido " Perda de documento de automóvel"

Imagem Ilustrativa
Alcione Colognese comunica que perdeu o documento de seu veículo Gol Mi 1997.

Quem encontrou ou encontrar, favor entrar em contato com o mesmo pelo fone 054 99956 0530, ou aqui na Rádio Liberdade pelo 054 99955 2725.

Alcione GRATIFICA quem achar...
+ Mais Informações ››››››

Carro com placas de Nonoai pega fogo em acidente na ERS-324

Na manhã desta quarta-feira, um acidente foi registrado na ERS 324, entre Passo Fundo e Pontão, na localidade de Lagoa Bonita em frente a Cotrijal.

O motorista de um GM Vectra, com placas de Nonoai, trafegava no sentido Pontão/Passo Fundo quando invadiu a pista contrária e atingiu uma caminhonete Chevrolet Spin de Caxias do Sul.

Com o impacto da colisão, o Vectra pegou fogo e ficou totalmente destruído. Segundo o relato do motorista, a direção do carro teria travado.

Os ocupantes dos veículos sofreram apenas ferimentos leves.

+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras de 14-02-2018

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 14-02-2018


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1926 de 14-02-2018

+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 14-02-2018

O Hospital da Cidade de Passo Fundo expressa seu pesar pelo falecimento do cirurgião oncológico Dr. Jonatas da Fonseca Conterno, em decorrência de acidente de trânsito no início da manhã desta terça-feira.

O Hospital da Cidade se solidariza aos familiares, amigos, corpo clínico e demais profissionais que atuaram com o médico. Dr. Jonatas Conterno sempre exerceu sua função com excelência e ética, deixando para todas as equipes um exemplo de dedicação e profissionalismo. Era integrante do corpo clínico do Hospital da Cidade desde 24 fevereiro 2016, atuando na área de Cirurgia Oncológica.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), concluiu Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Pompéia de Caxias do Sul (2013) e Residência em Cancerologia Cirúrgica no Hospital Santa Rita, integrante do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (2016).

Dr. Jonatas Conterno tem familiares em Três Palmeiras.
+ Mais Informações ››››››

Motociclista morre após bater contra cavalo na ERS 332 em Tapera

Na manhã desta segunda-feira (12), por volta de 06h40, um homem morreu no km 125 na ERS 332, na comunidade de Linha Teutônia, em Tapera.

Francisco Samuel de Souza Silva, 32 anos, morador de Espumoso, estava indo trabalhar com sua moto, quando se chocou contra um cavalo que estava solto na rodovia. Francisco morreu na hora. O cavalo também morreu.

A Polícia Rodoviária Estadual, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde atenderam a ocorrência.

Fonte: ClicEspumosense.
+ Mais Informações ››››››

Preso é assassinado no interior do Presídio em Cruz Alta

Uma desavença entre grupos antagônicos ocorrida na tarde desta terça-feira(13) no interior do Presídio Estadual de Cruz Alta, resultou em um detento morto e três feridos com armas artesanais.

Um detento conhecido pelo apelido de “Sapão” cujos familiares residem no bairro Esperança em Cruz Alta, morreu degolado e três outros resultaram feridos os quais não tiveram suas identidades reveladas, apenas se sabe que um dos feridos seria um tal de “Cris”. A vítima fatal cumpria pena por roubo, sendo detentor de extensa ficha de antecedentes policiais.

A polícia não informou se no momento da confusão algum preso teria tentado se evadir da casa carcerária PMs que realizam a segurança externa chegaram a usar armas não letais para conter o tumulto. Ambulâncias, Corpo de Bombeiros e diversas viaturas policiais estiveram envolvidas na ocorrência.

O corpo do morto foi levado ao IML para o exame de necropsia e os três feridos foram levados ao Hospital São Vicente de Paulo, as condições gerais de saúde dos mesmos não foi informada, extraoficialmente nenhum deles correria risco de morte.

Fonte: Agora Já.net
+ Mais Informações ››››››

Polícia investiga suposto crânio com faca cravada encontrado dentro de sacola em Gravataí

Ainda não é possível saber se o objeto é, de fato, um crânio humano, diz delegado. Perícia foi chamada e será feita. Frequentador viu o pátio de templo e informou a polícia.
Delegacia de Homicídios de Gravataí investiga um crânio que apareceu no pátio de um templo, na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta terça-feira (13). Um frequentador do local encontrou o objeto dentro de uma sacola, envolto em outros tipos de material e com uma faca cravada, e avisou a polícia.

O titular da delegacia, Felipe Borba, afirma que só a polícia apontará se o objeto é, de fato, um crânio humano. O Departamento-Médico Legal (DML) deve fazer a perícia, segundo ele. Não há pistas sobre quem pode ter deixado o crânio no local e em qual circunstância.

"Como não é incomum desvio de ossadas de cemitérios, sempre cogitamos tal hipótese", antecipou o delegado.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Uso contínuo de descongestionantes nasais traz riscos à saúde

Recorrer aos descongestionantes nasais, principalmente nos dias de baixa umidade do ar ou de longa exposição ao ar condicionado, é a alternativa encontrada por muitas pessoas para alívio do incômodo causado pelo nariz entupido. Porém, a automedicação pode causar alguns efeitos indesejados ao organismo.

A médica otorrinolaringologista, que atua no Hospital da Cidade (HC), Dra.Thaís Marques da Costa alerta sobre o uso contínuo e indevido dos descongestionantes: “O uso abusivo dos descongestionantes nasais (medicamentos a base de nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina) pode ser perigoso. A medicação proporciona alívio imediato na sensação de nariz entupido, desobstruindo as vias e dando uma sensação de bem-estar instantâneo, sendo indicadas em casos agudos de gripes, sinusites e resfriados. Mas, a longo prazo pode ter consequências a saúde.” enfatiza.

Parte das substâncias vasoconstritoras, que fazem parte da composição do medicamento são absorvidas pelo organismo e podem chegar ao sistema cardiovascular. “O nariz é muito vascularizado, quando entope há dilatação dos vasos, dificultando a respiração, e essas gotinhas têm efeito vasoconstritor, isto é, fazem com que os vasos sanguíneos do nariz desinchem. Mas, com o passar do tempo, a mucosa nasal passa a absorver a substância vasoconstritora e isso vai para a corrente sanguínea, o que impacta em riscos cardiovasculares, como taquicardia, elevação da pressão arterial e trombose.” esclarece a especialista.

A otorrinolaringologista esclarece ainda outros riscos que o uso de descongestionantes sem orientação médica pode causar: “Seu uso em excesso também pode ocasionar lesões na mucosa nasal como perfuração septal, perda do olfato e rinite medicamentosa. Ao repetir esse mecanismo diversas vezes, o vasos começam a não responder mais como deveriam e o usuário precisa usar com mais frequência as gotinhas, gerando uma dependência do medicamento.” pontua. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas de São Paulo, os descongestionantes nasais ocupam o terceiro lugar entre os medicamentos de venda livre que trazem mais complicações ao organismo, depois dos anti-inflamatórios e dos analgésicos. Além disso, a congestão nasal pode ser sinal indicativo de outros problemas de saúde e identificar sua causa é fundamental para o tratamento eficaz.

Existem outras alternativas para o alívio da congestão nasal, mantendo, por exemplo, a hidratação nasal e eliminando micro-organismos que podem ser nocivos à mucosa, conforme aponta Dra. Thaís: “Para evitar o uso desnecessário dos descongestionantes, faça a higiene nasal com soro fisiológico a 0,9%, que não possui efeitos colaterais. Caso não apresente melhora no quadro, consulte com o seu otorrinolaringologista.” orienta.

+ Mais Informações ››››››

Empresário gaúcho que passa férias em Mato Grosso desaparece em rio ao tentar salvar o filho

Ontem (11) o empresário gaúcho Rogério Schossler, de 40 anos, desapareceu no Rio Araguaia, no município de Alto Araguaia, a 526 km de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele pulou no rio para tentar salvar o filho e sumiu.

A vítima, que é de Augusto Pestana, próximo a Ijuí, está a passeio em Mato Grosso, visitando parentes, junto com a família.

Conforme o Corpo de Bombeiros, ele pulou na água para tentar salvar uma criança e uma mulher, que são parentes dele, sendo levados pela correnteza.

Os bombeiros informaram que a família estava tomando banho em uma parte mais rasa do rio, quando a criança e a mulher começaram a rodar e não conseguiam sair. Ele então pulou na água para tentar salvá-los. A criança e a mulher conseguiram sair da água, mas ele não.

Os bombeiros estão fazendo buscas pelo empresário.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Ciclista morto atropelado era médico dos hospitais São Vicente e da Cidade

Um ciclista morreu atropelado nesta manhã (13), na ERS 153, saída de Passo Fundo para Ernestina, depois de ser atingido por um automóvel Fiat/Brava de cor branca, em alta velocidade. O condutor estava embriagado e fugiu do local sem prestar socorro, mas foi detido pela polícia logo em seguida.

Segundo informações obtidas no local, a vítima retornava da pedalada, quando foi atingida. O corpo foi arremessado por alguns metros e o homem morreu na hora. Médico e pai de um bebê de cinco meses, Jonatas Conterno, 37 anos, foi reconhecido pelo sogro que saiu pedalar mais tarde na mesma direção, com intuito de encontrar o genro e continuar a atividade física. No meio do caminho, entretanto, o sogro se deparou com a cena e reconheceu a bicicleta, com a roda traseira destruída.

A vítima era natural de Porto Alegre, mas morava em Passo Fundo há cerca de três anos. Ele era médico oncologista nos hospitais São Vicente de Paulo e da Cidade.

Prisão
A prisão ocorreu minutos após ao fato, na rua Inspetor Serafin Lemos de Mello, no bairro Garden. O veículo ainda colidiu contra uma residência e destruiu portões e o muro da casa. Testemunhas relataram que poucos metros do atropelamento, o acusado largou uma mulher, deu um cavalo de pau com o veículo e seguiu em direção ao Trevo da Caravela. Ele quase atingiu outra ciclista, mais a diante, até que entrou em direção ao bairro Nenê Graeff.

Policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) iniciaram as buscas imediatamente e cruzaram com ele no bairro. Após colidir o carro, foi detido e identificado como Manoel Fernandes, de 30 anos. Ele não tinha passagens pela polícia.

Preso em flagrante, foi conduzido até a delegacia, onde foi autuado por homicídio culposo – quando não tem intenção de matar – fuga do local do acidente e embriaguez ao volante. Em seguida, vai ser recolhido ao presídio.



+ Mais Informações ››››››

Suspeito de roubo é preso em Passo Fundo

Na tarde desta terça-feira (13), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Passo Fundo, prendeu um homem no bairro Zachia, em Passo Fundo. 

Segundo o delegado Diogo Ferreira, o preso possuía mandando de prisão preventiva por roubo ocorrido em Passo Fundo no ano de 2016, e também mandado por sentença condenatória há mais de 20 anos de prisão por roubo ocorrido em Carazinho no ano de 2014. 

“Somando as penas, o homem possui mais de 33 anos de pena em regime fechado”, relatou o delegado.

+ Mais Informações ››››››

1159 - 14 FEV, QUARTA - COMO EU VEJO A MIM MESMO

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!