quinta-feira, 12 de junho de 2014

Escolas estaduais reorganizam calendário escolar em função da Copa

A Copa do Mundo inicia nesta quinta-feira (12) e Porto Alegre vai sediar quatro jogos da competição. Além disso, o Brasil jogará três partidas na 1ª fase de grupos em dias de semana. Funcionários da administração pública direta, autarquias e fundações públicas terão o horário de expediente alterado durante alguns dias de jogos da Copa, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do dia 28 de maio de 2014.
A orientação da Seduc para os dias de jogos no Beira-Rio é para que as escolas de Porto Alegre dispensem os alunos. No entanto, cada escola tem autonomia para decidir liberar ou não. Caso não haja aula, é preciso recuperar o dia letivo para que se cumpra a carga horária mínima como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No restante do Estado as aulas devem seguir normalmente.
Para os dias de jogos do Brasil, as escolas também possuem autonomia para liberar ou não os alunos. Atividades pedagógicas alternativas podem ocorrer no turno dos jogos. Durante o período de realização do evento não haverá férias escolares.  
O ano letivo na rede estadual em 2014 começou em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 3 de agosto. O calendário proposto cumpre a carga horária mínima de 200 dias letivos e 800 horas de aulas no Ensino Fundamental e de 1.000 horas no Ensino Médio.
No último ciclo do projeto Diálogos da Copa, realizado pelo Gabinete Digital nesta segunda-feira (9), o secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo lembrou que as escolas funcionarão observando o horário proposto pelo Estado e que as merendas serão servidas normalmente aos alunos nos dias de jogos. “É uma mobilização de 2.570 escolas e mais de um milhão de alunos. As escolas estão procurando tirar o melhor proveito da Copa. Além do esporte, estão sendo realizados trabalhos pedagógicos estudando as características dos países e suas culturas”.
Confira abaixo os horários estabelecidos pelo Governo do Estado:
Jogos do Brasil
Para funcionários públicos sediados em todos os municípios do Rio Grande do Sul, o expediente também será ininterrupto entre 8h e 14h no dia 17 de junho, quando a seleção brasileira enfrenta o México, às 16h, em Fortaleza.
Para que possam acompanhar as partidas entre Brasil e Croácia (12 de junho) e Brasil e Camarões (23 de junho), ambas às 17h, os servidores deverão ser liberados às 15h, cumprindo um expediente ininterrupto desde às 8h.
Este também será o horário de trabalho em dias de jogos da seleção, caso a equipe avance para as fases seguintes da competição (o que ocorreria nos dias 4 de julho – quartas – e 8 ou 9 de julho – semifinal).
Texto: Assessoria Seduc
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Ronda Alta recebe o XIV Seminário Regional da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa

Mais de 200 pessoas lotaram o Salão Paroquial do município de Ronda Alta para acompanhar o XIV Seminário Regional de Capacitação da Rede de Proteção e Atendimento à Pessoa Idosa nesta terça-feira (10). Gratuita, a ação educativa é oferecida pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), através da Rede Escola de Governo, com a parceria com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH).
Durante a programação foram trabalhadas questões acerca do processo de envelhecimento humano, a inserção da pessoa idosa no espaço público, as políticas sociais e o mapeamento da rede de atenção ao público idoso, entre outros. 
A cerimônia de abertura do seminário contou com as presenças da diretora de Educação e Formação da FDRH, Necca Steffen; do prefeito de Ronda Alta, Miguel Gasparetto; do secretário municipal de Assistência Social, Aldair Pasquetti; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lóris Perego; do coordenador da 3ª Idade, Dioraci Antunes; da coordenadora da Rede Escola de Governo na Unicruz, Ângela Keitel, e do coordenador da Política Estadual do Idoso da SJDH, Dionízio Kuchinski.
Além de Ronda Alta, o seminário recebeu pessoas dos municípios de Três Palmeiras, Constantina, Engenho Velho, Novo Xingu, Rondinha, Sarandi, Chapada, Boa Vista das Missões, Liberato Salzano, Lajeado do Bugre, Sagrada Família e Nonoai.

Texto: Lise Aydos
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Cadastramento para retirada de protetores solares já pode ser encaminhado

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) informa que, desde o início desta semana, a rotina para o cadastramento de trabalhadores que poderão retirar protetores solares já está definida e pronta para entrar em operação. Seis das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) já buscaram os kits do produto junto ao Laboratório Farmacêutico do Estado (Lafergs). Além disso, 10 municípios integrantes da 1ª e 2ª CRSs, bem como outras duas Regionais, irão retirar os protetores solares a partir da próxima semana.
"O sistema está pronto para receber o cadastro dos usuários de protetores solares, e a secretaria, juntamente com os municípios, também está trabalhando na divulgação para possibilitar o acesso àqueles que necessitam o produto”, afirma a responsável pela Coordenação de Política de Assistência Farmacêutica da SES, Simone Pacheco.
Primeiramente, os sindicatos direcionam os trabalhadores para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde será realizado todo o acompanhamento, desde a avaliação médica (consulta), até a adesão ao uso do produto. Após esta etapa, estes profissionais deverão procurar as farmácias de medicamentos especiais dos municípios para efetuar a entrega dos documentos necessários.
Os municípios, por sua vez, ficam responsáveis pelo repasse destes documentos às Regionais de Saúde, que efetivam o cadastro no sistema informatizado da SES. Inseridos no sistema, os trabalhadores já poderão retirar o produto nas farmácias de medicamentos especiais do seus municípios.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) encaminhou, na sexta-feira (6), uma correspondência aos sindicatos com orientações para que o cadastramento dos trabalhadores junto aos sindicatos tenha início. A expectativa é de que esse procedimento ocorra até o início da próxima semana.
Texto: Assessoria SES/RS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Taça Cotrisal 2014 - Resultados dos jogos em Nova Boa Vista



Resultados dos jogos em Nova Boa Vista: 
                                            
                                   2 Novo Barreiro (masc)  2   X 13    Ronda Alta (masc) 1
                                5 Nova Boa Vista (masc)  3   X  8   Engenho Velho (masc) 3                                  
                                                      Folgou 4: Liberato Salzano


Hoje, quinta-feira dia 12 de junho, início às 19hs e 20min. mando de quadra Gramado dos Loureiros, local dos
jogos em Trindade do Sul.

                              2 Gramado dos Loureiros     X     Três Palmeiras  1
                                                                Nonoai   X   Rio dos Índios ( Chave B)
                                                   4 Novo Xingu     X     Palmeira das Missões  5
                                                 Folgará 3: Boa Vista das Missões
 Última rodada da 1ª fase acontecerá na próxima semana, confira:

Data: 17 de junho (terça-feira)         Início:19hs e 20min.             Local: Rondinha
                                            5 Rondinha (fem)     X     Sarandi  (fem) 2
                                         5 Rondinha (masc)     X     Sarandi  (masc) 2
                                                  3 Seberi (fem)     X     Trindade do Sul (fem) 4
                                                3 Seberi (masc)     X     Trindade do Sul (masc) 4
                                                                  Folgará 1: Pontão

 Data: 18 de junho (quarta-feira)    Início: 19hs e 45min     Local: Palmeira das Missões

                               5  Palmeira das  Missões     X     Três Palmeiras  1
                                3 Boa Vista das Missões     X     Gramado dos Loureiros  2
                                                         Folgará 4: Novo Xingu

 Data: 19 de junho  (quinta-feira) Início: às 18 horas Local:  Rio dos Índios
                         1 Rio dos Índios  (fem) 0     X     1 Barra Funda (fem)  2
                                    Rio dos Índios  (masc)     X     Barra Funda (masc)  2
                     5 São José das Missões  (fem)     X     Constantina (fem) 3 
                  5 São José das Missões  (masc)     X     Constantina (masc) 3 
                                                              Folgará 4: Nonoai
 Data: 20 de junho (sexta-feira)     Início: 20 horas (s/atraso)  Local: Ronda Alta
                                       1 Ronda Alta (masc)     X     Engenho Velho (masc) 3
                                   2 Novo Barreiro (masc)     X     Liberato Salzano (masc) 4                                 
                                                      Folgará 5: Nova Boa Vista
Fonte:Ledinara Piran
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras-Atividades do Programa Atleta na Escola

Na tarde desta quarta-feira dia 11 de junho aconteceu no campo do esporte clube guarani de Três Palmeiras as atividades do ATLETA NA ESCOLA, cerca de 115 alunos da Escola Estadual José Antônio Ferronato  participaram.
O Atleta na Escola é um programa do governo federal criado em 2013 com o objetivo de incentiva  a pratica esportiva nas Escolas  e cada etapa é classificatória para a posterior, de modo que somente os mais destacados atletas escolares passam para a próxima etapa.
Nas atividades desta quarta-feira em Três Palmeiras vários alunos Atletas se destacaram e vão representar nosso município na  etapa regional .






















































































 Fotos e Texto:Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/