terça-feira, 7 de outubro de 2014

Três Palmeiras - Vem aí 6ª Trilha do Baitaca

Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Emissões de certidões poderão ser feitas em qualquer cartório no RS

Novo sistema interliga 409 estabelecimentos responsáveis por documentos do Estado
A emissão de certidão de nascimento, óbito e casamento poderá ser feita em qualquer cartório por meio digital no Rio Grande do Sul. Todos os 409 estabelecimentos no Estado estarão interligados a partir do primeiro dia de novembro. “É um marco histórico. A pessoa não precisa mais se deslocar para outra cidade ou pedir envio pelo Correio”, explicou o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Edison Ferreira Espindola, que participou do lançamento da Central de Buscas de Certidões, nesta terça-feira, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. A ferramenta de busca garantirá mais agilidade, economia, eficiência e segurança.
Já estão no sistema mais de 12 milhões de registros, segundo o coordenador de Correição da Corregedoria-geral de Justiça (CGJ), José Augusto Trombini. A previsão é de que em 2017 a digitalização esteja universalizada. A cada seis meses, serão incorporados certidões de um período de cinco anos. Será possível solicitar em qualquer cartório no Estado um documento efetuado em Rio Grande do Sul, sem custo adicional.
Espindola explicou que o Rio Grande do Sul é o segundo Estado do Brasil a implementar o sistema após São Paulo. A tendência é de que com o início do processo no restante do país, todas as consultas passem a estar interligadas no território nacional. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, participou da solenidade, assim como outras autoridades.
Por Karina Reif
Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Eleitores tem 60 dias para justificar o voto

Os eleitores que não compareceram e não explicaram a ausência à Justiça Eleitoral, no primeiro turno das eleições gerais do dia (5), poderão apresentar a justificativa até dezembro deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor tem até 60 dias para apresentar as razões pela qual não votou, em cada turno, até 4 de dezembro no primeiro turno.
As pessoas aptas a votar que não compareceram às suas seções nas eleições de 2014,  também podem optar por pagar multa, de R$ 3,51, bastando se dirigir a um cartório eleitoral portando o título de eleitor.
Segundo o TSE, mesmo não tendo votado e nem justificado em primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Caso ele não participe e não apresente justificativa, terá mais 60 dias para explicar-se à Justiça.
Sem comprovar que votou, ou cumpriu com suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. Os servidores públicos têm seus vencimentos suspensos até regularizarem a situação, na Justiça Eleitoral.
Quem não votar em três eleições consecutivas – considerando cada turno uma eleição – terá sua inscrição eleitoral cancelada. Os eleitores que estiverem no exterior, no dia do pleito, e não forem cadastrados para votar no país onde se encontram, terão até 30 dias, contados de seu retorno ao Brasil, para se justificar em um cartório eleitoral.
Informações do Portal EBC.
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Sobremesa de morango













Ingredientes
1 litro de leite
4 colheres de sopa de maizena
2 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (com o soro)
1 caixa de morango (picados e passado no açúcar)
2 pacotes de gelatina de morango (com quatro colheres de açúcar)
Modo de preparo
Levar ao fogo o leite, a maizena as gemas e o leite
condensado, deixar engrossar e colocar o creme de
leite
Mexa um pouco e desligue o fogo
Despeje em um refratário transparente
Prepare a gelatina espere esfriar e coloque em cima
do creme, adicione os morangos e leve para gelar por
duas horas e pronto fica bonito e muito gostoso
Serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 20 Minutos
Fonte:Moda e afins 


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1141 do Dia 07 de outubro de 2014

Destaque desta edição.
Sarandi - Prisão por crime eleitoral
Eleitores que deixaram de votar terão prazo para se justificar
Sarandi - Veículo abandonado na frente do presidio com drogas e celulares,aprendido pela BM de Sarandi
Com quase 18 mil ligações, procura pelo Disque-Eleições cresce em relação a 2012
Terça-feira será ensolarada na maior parte do RS



Apresentado Por: Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Celulares de cinco estados terão mais um dígito a partir de novembro

Falta menos de um mês para que os telefones celulares de cinco estados tenham mais um número. A implementação do nono dígito nos telefones móveis dos estados do Amapá (DDD 96), Amazonas (DDDs 92 e 97), Maranhão (DDDs 98 e 99), Pará (DDDs 91, 93 e 94) e de Roraima (DDD 95) começa no dia 2 de novembro.
Com a mudança, o dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones celulares desses estados, independentemente do local de origem da chamada.
As chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 11 de novembro. A partir dessa data, haverá mensagens orientando os usuários sobre a mudança. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
A Anatel elaborou uma  cartilha com informações sobre a implementação do nono dígito nos celulares dos cinco estados.
A medida já foi implementada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal. No ano que vem, o nono dígito será implementado nos estados de Minas Gerais, da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Nos outros estados, a medida só será adotada em 2016.

Fonte: Sabrina Craide/Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Vinte e nove feridos em acidente de ônibus na ERS 324

Um grave acidente envolvendo um ônibus com placa de Ibirapuitã deixou cerca de 20 passageiros feridos na ERS 324. A colisão ocorreu por volta das 14:30 desta segunda-feira (06), no km 94, próximo à entrada do Camping Pol, na localidade de Sede Independência - Taquari.
O ônibus trafegava sentido Passo Fundo/Marau, quando por motivos ignorados invadiu a pista contrária e colidiu contra um eucalipto às margens da rodovia. Segundo relato do motorista, Claudir Guerra, o veículo apresentou problema mecânico na barra de direção.
o Corpo de Bombeiros de Marau e Passo Fundo, com auxílio de populares, realizaram a retirada dos passageiros. A maioria possuía ferimentos no corpo e rosto e foram encaminhados ao setor de emergência HCR e Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.
No acidente, duas mulheres ficaram presas às ferragens e precisaram ser retiradas em ação minuciosa dos Bombeiros. Uma delas apresentava fratura exposta em uma das pernas. Ambas foram conduzidas ao HSVP, juntamente com outros quatro passageiros. O condutor do veículo, Claudir Guerra, também foi levado ao Hospital em Marau.
De acordo com a emergência do HCR, 23 pessoas chegaram ao Hospital e cinco médicos trabalham no atendimento. Os passageiros eram oriundos de Ibirapuitã e estavam sendo conduzidos para trabalhar em uma empresa de alimentos de Marau.
Confira o vídeo completo, com imagens do resgate de duas mulheres que ficaram pesas as ferragenshttp://youtu.be/bDzilcwE6LY
Depto Jornalismo Vang/JM
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Por que existem tipos de sangue diferentes, e o que acontece se você recebe o sangue errado

O sangue é um dos tecidos mais importantes do corpo humano: ele leva nutrientes, oxigênio, hormônios, anticorpos e muito mais para as células, e retira delas os excretas (metabólitos) e o gás carbônico.
Mas cada tipo sanguíneo possui características únicas, que podem causar estragos se estiverem no corpo errado; por isso, é muito importante que você conheça os tipos sanguíneos - e o que eles significam.
Cientistas acreditam que os diferentes tipos que conhecemos surgiram à medida que os primeiros humanos se adaptaram a doenças infecciosas. Por exemplo, a malária pode estar por trás do tipo O:
é mais predominante na África e em outras partes do mundo que sofrem com a malária, sugerindo que o tipo sanguíneo possui algum tipo de vantagem evolucionária. (...) Nesse caso em particular (...) células infectadas com malária não se unem direito às células de sangue dos tipos O ou B (...) Por isso, pessoas com o tipo O ficam menos doentes quando são infectadas pela malária".
Hoje, os tipos são classificados de acordo com "a presença ou ausência de dois antígenos, A e B, na superfície dos glóbulos vermelhos".
Além disso, o sangue também é descrito como positivo ou negativo, de acordo com a presença ou ausência do fator Rh.
Antígenos e anticorpos
De uma forma geral, antígenos são "qualquer substância à qual o sistema imunológico pode responder". No que diz respeito ao sangue, "a membrana de cada glóbulo do sangue contém milhões de antígenos que são ignorados pelo sistema imunológico (...)
também podem ser formados em resposta a diferentes grupos sanguíneos".
Fator Rh
A maioria das pessoas (cerca de 85%) possui uma proteína especial em suas células sanguíneas, chamada de fator Rh, o que que as torna Rh positivo; as outras, que não possuem o fator Rh, são chamadas Rh negativo.
Mulheres que já ficaram grávidas devem lembrar do teste de Rh, que procura por qualquer incompatibilidade: "Se vai reagir ao sangue do bebê como sendo um invasor. O corpo os anticorpos contra o Rh podem cruzar a placenta e atacar as células vermelhas do bebê (...) levando o bebê a uma anemia hemolítica".
Por sorte, se uma incompatibilidade for descoberta cedo, há um tratamento pré-natal (imunoglobulina anti-Rh) que vai prevenir os problemas antes mesmo que comecem.
Tipo A
No Brasil, os tipos sanguíneos mais comuns são o O e o A, que abrangem 87% da população. O tipo A é caracterizado pela presença do antígeno A em seu glóbulos vermelhos e do anticorpo B em seu plasma.
Ele é seguro para ser doado para outros com o tipo A e para os que tiverem o tipo AB. Além disso, pessoas com o tipo A também podem receber transfusões de sangue tipo O.
Tipo B
Esse tipo é relativamente raro (só ganhando do AB), presente em 10% dos brasileiros. Ele contém o antígeno B nos glóbulos vermelhos e o anticorpo A (para atacar antígenos A) em seu plasma.
Pessoas com o sangue tipo B podem doar com segurança para outras com o mesmo tipo, assim como para as com sangue AB. Quem tem o tipo B também pode receber sangue do tipo O com segurança.
Tipo AB
Incomum, apenas 3% dos brasileiros possuem o sangue tipo AB. Ele é caracterizado pela presença tanto de antígenos A quanto B em suas células vermelhas, e nenhum anticorpo em seu plasma (ou seja, nada irá atacar o sangue recebido de fora).
Por essa razão, aqueles com o tipo AB são às vezes chamados de receptores universais, porque podem receber sangue de qualquer um. Mas, devido à presença de ambos os antígenos nos glóbulos vermelhos AB, as pessoas com esse tipo só podem doar para outras com o mesmo tipo.
Tipo O
Como dissemos, os tipos sanguíneos O e A são os mais comuns no Brasil. O tipo O não tem nem antígenos A nem B em suas células vermelhas, mas possui anticorpos tanto do tipo A quanto do tipo B em seu plasma.
Por isso, aqueles com o sangue tipo O só podem receber esse tipo em transfusões, já que os anticorpos em seu plasma atacariam qualquer outro tipo; porém, aqueles com o tipo O podem doar sangue para qualquer um, já que o tipo O é livre de antígenos que agridam o sistema imunológico. Por isso os com tipo O são chamados "doadores universais".
Antes de qualquer transfusão de sangue, o hospital faz um teste para determinar seu tipo sanguíneo. Ou seja, não é um problema se você não souber qual é o seu tipo: na verdade, o hospital fará o teste de qualquer maneira.
Afinal, caso você receba o tipo errado, podem acontecer coisas muito ruins, como explica o National Institute of Health: pode causar insuficiência cardiovascular. A grande quantidade de tromboplastina liberada pelos restos de glóbulos vermelhos, que ativa um efeito cascata incontrolável de coagulação, também pode causar estado de choque.
Como doar sangue
- estar em boas condições de saúde;
- pesar no mínimo 50 kg;
- estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Este post foi republicado (com adaptações) com permissão de TodayIFoundOut.com.
 Foto por oksana2010/Shutterstock
Fonte:SAÚDE E BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal dos Trabalhadores - Rio Grande do Sul - Edição 585 dia 07 de outubro de 2014

Ouça nesta edição:
Quadro saúde, unhas fracas podem ser sinal de doenças;
TSE investiga se selfies feitas nas urnas podem estar ligadas a prestar conta do voto;
Funcionários de bancos privados, encerram greve em Porto Alegre ;
RJ tem a maior malha cicloviária da América Latina.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!