segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1367, do dia 21 de Novembro de 2017

Edição 1367, do dia 21 de Novembro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Mais de 90% das lavouras de soja já foram plantadas no estado.

· Negros e pardos são maioria entre os desempregados.

· Rússia proíbe a importação de carne bovina e suína do Brasil.

· Mais de 80% das crianças no Brasil temem a violência.

· Danças de matrizes africanas fortalecem o enfrentamento ao racismo em Curitiba (PR).

· Consciência Negra pauta ações em escolas estaduais na região.

· Gabarito do Encceja será divulgado em dezembro.

· Cientistas curam diabetes tipo 1 de ratos com células-tronco modificadas.
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1867 de 20-11-2017

+ Mais Informações ››››››

Vem aí 6º Acordes, Cantos e Encantos de Natal da Escola JAF

Fique por dentro de tudomoque acontece na Escola JAF, visite o blog da Escola CLICANDO AQUI.

+ Mais Informações ››››››

1096 - 20 DE NOVEMBRO, SEG - SOBRE A PREOCUPAÇÃO

+ Mais Informações ››››››

Escola Pavãn-Há encanta acadêmicos de Pedagogia

Diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto,
 participou da visita técnica a escola
Uma pedagogia que se comprometa com a qualidade de ensino precisa promover vivências que possibilitem o encontro entre culturas, o trabalho da diversidade e o respeito às questões étnico-raciais. Para integrar o curso de Pedagogia do CESURG à comunidade e ampliar os conhecimentos práticos acerca da educação e da cultura indígena, os estudantes do curso do CESURG realizaram, no dia 31 de outubro, uma visita técnica à Escola Indígena Pavãn-Há, de Engenho Velho. Participaram da visita os acadêmicos de Pedagogia, o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, a coordenadora do curso, professora Patrícia Signor, e o vice-prefeito de Engenho Velho, Diego Martinelli Bergamaschi.

A atividade se caracteriza como interdisciplinar, pois foi promovida pelos professores das disciplinas de Introdução à Pedagogia: Pedagogias Contemporâneas, Temas Transversais II; e Escola e Currículo. A Escola Pavãn-Há mostrou como é composta a organização curricular da escola e apresentou os projetos realizados durante o ano, além de danças típicas e comidas características da cultura indígena.

A visita oportunizou a aproximação entre os futuros pedagogos e a cultura indígena. Esta é uma das ações que integra os objetivos de atuação do curso, previstos no Projeto Pedagógico, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais para o ensino de história e cultura indígenas. Patrícia Signor salienta que “o respeito às legislações para a educação das relações étnico-raciais contempla, além do trabalho cotidiano dos educadores e educandos em sala de aula, nas disciplinas ofertadas pelo curso, a possibilidade de interação e aprofundamento de conhecimento práticos, já previstos enquanto PCC (Práticas Complementares Curriculares) dentro das disciplinas organizadoras deste projeto”.

Os novos conhecimentos compartilhados a partir das vivências experimentadas na escola contribuíram com a formação dos discentes. “Eles nos receberam muito bem, prepararam danças que eles só fazem em comemorações especiais como casamentos e preparações para guerra. A escola é incrível! Eles nos recepcionaram a caráter e poucas vezes eles se vestem assim”, comenta a acadêmica do segundo semestre, Maiara Lazaretti Celer, acrescentando que um dos destaques é a riqueza cultural mantida e preservada no educandário, inclusive através das práticas pedagógicas que destacam a cultura indígena.

Presente na visita, o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, enfatiza a necessidade de a Educação ser mais inclusiva. “O processo de educar é um caminho de mão dupla, onde ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. Eu acredito que a Educação só pode cumprir o seu papel se ela for inclusiva, valorizando também a história e a cultura”, pontua o professor Rafael Rossetto.

A partir da viagem, serão realizados artigos científicos e atividades de planejamento curricular. Na avaliação da coordenadora Patrícia, “a atividade cumpriu o objetivo de aproximar os acadêmicos da realidade de uma escola indígena, conhecer as concepções curriculares e a organização pedagógica, estreitando os laços com a comunidade e aplicando conhecimentos práticos das disciplinas”.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1366, do dia 20 de Novembro de 2017

Edição 1366, do dia 20 de Novembro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Capacitação vai preparar voluntários para atuar nas Apacs do RS.

· Empresa chinesa vai investir quase R$ 4 bi no RS.

· Saiba qual é a atual situação da reforma da Previdência.

· Aumento de contrabando de cigarros paraguaios provoca prejuízos.

· INSS define calendário para pagamento de benefícios em 2018.

· Lula lidera intenções de voto para presidente em 2018.

· Roer as unhas pode prejudicar a saúde da boca.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/