quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1891, do dia 28 de novembro de 2019

Edição 1891, do dia 28 de Novembro de 2019
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE
Governo revê orçamento de 2020 e rebaixa valor do salário mínimo R$ 1,031.
Jornalistas se mobilizam contra MP que extingue registro profissional.
Zerar encargos trabalhistas não cria empregos e só aumenta o lucro do patrão, diz Dieese.
Brasil tem mais de quatro mil processos de Feminicídio.
Brasil registra mais de 30 mil assassinatos, em 2019.

+ Mais Informações ››››››

Curso de Engenharia Civil do Cesurg realiza competição de pontes de espaguete

Atividade desafiou os estudantes a aplicar
 cálculos aprendidos durante o semestre

O quarto semestre do curso de Engenharia Civil do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) realizou nesta terça-feira (26) uma competição de pontes de espaguete. A atividade fez parte da disciplina de Análise Estrutural I, ministrada pela professora Ma.  Ana Paula Martins.

Os acadêmicos foram desafiados a aplicar os cálculos da disciplina na projeção e construção das pontes. Primeiro, eles realizaram o projeto técnico com muitos desenhos e cálculos; depois, construíram uma estrutura real com espaguete.

“Eles tinham que dimensionar essa estrutura com uma determinada carga de rompimento e aplicar na prática”, explica a professora.

A turma construiu três pontes, as quais foram submetidas a provas de peso aumentados gradativamente. A competição iniciou com cada ponte tendo que suportar uma carga de 5kg, depois mais 5kg e assim sucessivamente até romper a estrutura. Todas as pontes aguentaram a carga de 20kg.

“Foram algumas noites sem dormir. Começamos projetando uma ponte e depois montamos. Nossa primeira projeção chegou a pesar quase dois quilos e nosso foco era reduzir o peso da estrutura”,
 detalha o acadêmico Julio César Martins. “Reduzir o peso e fazer ela ter a resistência necessária para ficar em pé”, acrescenta o colega Cristian Rodrigues.

Os dois acadêmicos foram os vencedores da competição. Embora as estruturas suportaram 20kg, a ponte que eles construíram foi considerada a campeã porque foi a mais leve, ela pesou apenas 0,683kg; as outras duas pesaram 0,785kg e 1,163kg.

Vera Rebonatto
Jornalista
MTE: 17447/RS
Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura de Três Palmeiras de 27-11-2019

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 27 de novembro 2019


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2367 de 27-11-2019

+ Mais Informações ››››››

Programa agora é hora de falar de esportes de 27-11-2019

+ Mais Informações ››››››

Mostra Pedagógica é realizada nas escolas três-palmeirenses

As escolas municipais e estaduais realizaram nos dias 14 e 20 de novembro a “Mostra Pedagógica” desenvolvida pelo Programa A União Faz a Vida. Ao todo 63 projetos foram apresentados para a comunidades escolar e três-palmeirense, com diversas temáticas e modos de produção.

O Programa A União Faz a Vida tem por objetivo construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania com a prática de educação cooperativa, contribuindo para uma educação integral e de qualidade na criança e no adolescente.

“Trabalhando dessa forma, acredita-se em um futuro com cidadãos mais justos, solidários e empreendedores, que respeitem a diversidade e buscando o diálogo para tomar decisões”, afirma a secretária municipal de educação e cultura, Loivani Teresinha Colares.

Com o Programa A União Faz a Vida, os agentes educacionais são orientados a participar e se envolver de modo que os alunos sejam protagonistas de seus aprendizados. Na nova era da educação, os professores deixaram de ser transmissores do conhecimento e tornaram-se construtores, junto com o estudante, dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo.

A secretária comenta ainda que acompanhar a comunidade de cada escola, de cada projeto e cada aluno é ver a evolução e a transformação pessoal e educacional serem recompensados. Os 63 projetos encantaram o público e possibilitaram um enorme aprendizado, tanto pelo material desenvolvido, como pela participação de diversos profissionais ligados aos temas de cada um.

Jornalistas:
Adriana Friedrich
Luidy André Lazzarotto Roncalio
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Três Palmeiras -RS
+ Mais Informações ››››››

Estudantes do Cesurg visitam laboratórios em Porto Alegre

Além de laboratórios, acadêmicos dos cursos de Educação Física e Técnico em Enfermagem conheceram museu e hospital

Estudantes do curso de Educação Física e Técnico em Enfermagem estiveram em Porto Alegre na última sexta-feira (22/11) para visitas técnicas. Os acadêmicos visitaram os laboratórios  de Pesquisa do Exercício (LAPEX), Laboratório de Anatomia da PUC e Hospital São Lucas e Museu de Ciência e Tecnologia da PUC.

“Os objetivos com as visitas foram de aprofundar os conhecimentos de Anatomia Humana, conhecer novas tecnologias relacionadas a avaliação do movimento e exercícios físicos, conhecer setores hospitalares, articular os conhecimentos vistos em aula. Além disso, proporcionar
 uma visão ampliada ao estudante sobre a sua área de atuação”, detalha a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Dra. Elitiele Ortiz dos Santos.

Os estudantes estiveram no Laboratório de Pesquisa do Exercício (Lapex) onde conheceram o funcionamento do laboratório e os equipamentos e tecnologias utilizadas em pesquisas. No local são realizadas pesquisas com atletas, idosos, mulheres com câncer de mama entre outros grupos.

“A visita ao Lapex foi muito importante, pois permitiu a nós acadêmicos termos uma noção maior sobre as áreas envolvidas na Educação Física, tanto na recuperação de atletas, prevenção de lesões, procedimentos de avaliação física feito em laboratório e tratamento de lesões antes mesmo de serem sentidas fisicamente e como funciona certos equipamentos sofisticados usados em atletas de alto rendimento”, conta o acadêmico Educação Física, Alan Patryk da Luz.

No Laboratório de Anatomia da PUC, os estudantes tiveram uma aula prática com monitores. Eles puderam conheceram as peças anatômicas de todos os sistemas do corpo humano e os corpos doados para fins de pesquisa e ensino.

Além disso, alguns dos acadêmicos também visitam o Hospital São Lucas da PUC e o Museu de ciência e Tecnologia da PUC.

“As visitas foram de muito aprendizado. Essas visitas são muito importantes porque através das práticas aprendemos muito mais. Com certeza, voltei com grande conhecimento”, afirma a estudante do curso Técnico em Enfermagem, Karine Pires.

As visitam também foram monitoradas pelas professoras Me. Fernanda Signor e Me. Caroline Rizzi Di Domenico.

Ao todo, 39 estudantes participaram da viagem. Viagens com essa permitem que o acadêmico some ainda mais conhecimento ao ensino oferecido pela instituição.

“Assim todos ganham: os alunos em aprendizagem e a instituição na formação de bons profissionais muito bem preparados para o mercado de trabalho”, constata o acadêmico Alan.

Vera Rebonatto
Jornalista
MTE: 17447/RS
Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Professoras do Cesurg participam de congresso de Agroecologia

No congresso, a professora Isabel Cristina
 também foi eleita para nova diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia

Docentes do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), Maikielli Zulpo e Isabel Cristina, participaram do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, onde apresentaram trabalhos.

O congresso foi realizado de 4 a 7 de novembro na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju, com o tema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”.

A professora do curso Técnico em Segurança Maikielli Zulpo apresentou o trabalho Evolução histórica do manejo dos dejetos bovinos e a necessidade de repensar sistemas de produção”. Com o trabalho, a docente abordou a bovinocultura de leite no Rio Grande do Sul e a importância do manejo e tratamento dos dejetos dos animais, com ênfase para a importância da adubação orgânica.

Já professora Ma. Isabel Cristina L. da Silva do curso de Agronomia do Cesurg apresentou o trabalho “Mercados de proximidade: experiências mexicanas de comercialização direta”, fruto do período de estudos de doutorado realizado no México.

Durante o congresso, a  professora Ma. Isabel Cristina foi eleita para nova diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia para o cargo de vice-presidente da Região Sul.

Vera Rebonatto
Jornalista
MTE: 17447/RS
Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Cantata de Natal acontece nesta sexta-feira em Três Palmeiras

Ao chegar ao fim do ano, sentimentos dos mais variados são relembrados ao recordarmos tudo que foi vivido durante o ano.

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) vem organizando a praça municipal para o clima de natal.

Os trabalhos que começaram no dia 19 de novembro, estarão prontos até a sexta-feira, 29, data que será realizada a “Cantata de Natal: Bem mais que uma noite feliz” e abertura do Natal 2019. O evento que contará com a presença das escolas municipais e estaduais além da população três-palmeirense, conta com diversas atrações: corais municipais; apresentações escolares; ballet; teatro; acendimento das luzes natalinas e show com Cristiano Wagner.

Para a secretária de educação e cultura, Loivani Teresinha Colares, “a cantata é um momento de celebrar todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano, é uma forma de agradecimento, um momento de unir as pessoas, levar luz e amor a todos”.

Jornalistas:
Adriana Friedrich
Luidy André Lazzarotto Roncalio
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Três Palmeiras -RS
+ Mais Informações ››››››

Final do Campeonato Municipal de Sinuca de Três Palmeiras

No domingo, 24, foi realizada a final do Campeonato Municipal de Sinuca desenvolvido pela Secretária de Esportes, Turismo e Juventude.

O campeonato que começou em 15 de setembro de 2019 contou com a participação de 26 participantes inscritos que disputaram os quatro primeiros lugares.

Para o secretário de esportes, turismo e juventude, Olcinei Pedro Echer, “o esporte representa a união do povo, além de servir como forma de lazer para a comunidade três-palmeirense, sendo uma opção de esporte entre as diversas que existem”.

Na edição de 2019, os quatro ganhadores são:

1º lugar: Lindomar Balbim;
2º lugar: Marlon Gomes;
3º lugar: Luis Pacheco;
4º lugar: Valdir Junior Gomes

O secretário comenta ainda que nesta sexta-feira, 29, encerram-se as inscrições do Campeonato Municipal de Bocha – edição 2019. As inscrições dos times podem ser realizadas na pasta do executivo na prefeitura municipal.

Jornalistas:
Adriana Friedrich
Luidy André Lazzarotto Roncalio
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Três Palmeiras -RS
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1890, do dia 27 de novembro de 2019

Edição 1890, do dia 27 de Novembro de 2019
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE
Aplicação irregular de herbicida é constatada em dezenas de lavouras do RS, diz secretaria.
Parlamentares, docentes e pós-graduandos apontam caráter ideológico da atuação MEC.
Trabalho infantil na produção de chocolate gera lucros a empresas e acaba com infância das crianças.
Brasileiros já doaram mais de 2 milhões de bolsas de sangue em 2019.
Dia Nacional de Combate ao Câncer; tipo mais letal é o de pulmão.

+ Mais Informações ››››››

318 - 27 DE NOVEMBRO, QUARTA - O MEU SUCESSO NÃO ACONTECE PELA DERROTA DOS OUTROS

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/