segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sol e calor seguem predominando no RS

Calor intenso deve persistir por duas semanas

O sol e o calor vão predominar durante a semana no Rio Grande do Sul, com risco de pancadas de chuva esparsa e localizada em função da umidade. Conforme a MetSul Meteorologia, a partir do fim de semana, cai a chance de chuva e a temperatura segue elevada. A expectativa é de forte calor para as próximas duas semanas.
Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Ampola com sangue de João Paulo II é roubada de igreja na Itália

Relíquia foi roubada há dois dias junto com um crucifixo

Uma ampola com sangue do papa João Paulo II foi roubada no fim de semana de uma igreja no centro da Itália. Cerca de 50 agentes da polícia fazem buscas na região para encontrá-la.

A relíquia foi roubada há dois dias junto com um crucifixo na pequena igreja de San Pietro della Ienca, em uma região montanhosa de Abruzzo, um local muito frequentado pelo popular papa polonês. Ele costumava passear ou esquiar na área, segundo o jornal La Repubblica.

Os policiais realizam as buscas com ajuda de cachorros especialmente treinados e a procuradoria de L'Aquila abriu uma investigação. Segundo Pasquale Corriere, presidente da associação cultural "San Pietro della Ienca" citado pela imprensa local, só há três frascos no mundo com sangue de João Paulo II.

Outro relicário com uma ampola de sangue do papa polonês, que ocupou o trono de Pedro por quase 27 anos, foi roubado em agosto de 2012 e encontrado horas depois. João Paulo II e o papa italiano João XXIII serão canonizados no dia 27 de abril em uma celebração única no Vaticano, anunciou em setembro o papa Francisco. No dia 27 de abril é celebrada a Divina Misericórdia, uma festa criada por João Paulo II.

Fonte: AFP
+ Mais Informações ››››››

Números de celulares terão um dígito a mais em cinco estados

As pessoas receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem

Os números de telefone celular dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Roraima terão um dígito a mais a partir de 2 de novembro. O dígito 9 deve ser incluído antes dos números com DDD 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99. O aviso foi publicado nesta segunda no Diário Oficial da União.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após 2 de novembro, as ligações feitas com oito dígitos ainda serão completadas por tempo determinado, para adaptação das redes e usuários. As pessoas receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após o período de transição, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, a medida vai demandar adequações em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contato.

No final de outubro, os números de telefone celular do Rio de Janeiro e do Espírito Santo sofreram a alteração. O dígito 9 foi acrescentado antes dos números que têm DDD 21, 22 e 24, 27 e 28. O DDD 11, da cidade de São Paulo, passou pela mudança em julho de 2012 e, em agosto do ano passado, foi a vez dos demais DDDs do estado (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19). A Anatel informou que o nono dígito será implementado em todo o país até o fim de 2016.
Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Suplemento de vitamina D não teria efeito protetor relevante para saúde, diz estudo

Segundo pesquisadores neozelandeses, apenas os idosos se beneficiam do uso do medicamento

Tomar vitamina D não teria efeito protetor significativo contras as doenças cardiovasculares, o câncer, ou as fraturas, de acordo com estudo publicado nesta sexta-feira na revista médica britânica "Lancet Diabetes § Endocrinology".
Pesquisadores neozelandeses consultaram mais de 40 estudos para tentar estabelecer o peso da vitamina D na prevenção de uma série de doenças. Para considerar que seu papel era importante, os pesquisadores estabeleceram como limite uma diminuição do risco em 15% ou mais.
Segundo os resultados desse estudo, o suplemento de vitamina D se traduziu em uma diminuição do risco de doença cardiovascular, de câncer, ou de fratura inferior aos 15% estabelecidos como piso, sendo considerado, então, negligenciável pela equipe. Apenas as pessoas idosas que vivem em instituições para a terceira idade se beneficiaram da vitamina D em associação com o cálcio, registrando uma redução do risco de mais de 15%.
— Levando-se em conta esses resultados, é muito pouco justificável prescrever a vitamina D para prevenir os infartos, os acidentes vasculares cerebrais (AVC), o câncer, ou as fraturas — destacam os autores, lembrando que metade dos americanos adultos toma vitamina D.
A vitamina D tem um papel maior na mineralização óssea, estimulando a absorção intestinal do cálcio e sua fixação no osso. Ela é produzida, principalmente, pelo corpo, sob a ação de raios ultravioletas (UVB) na pele, mas também pode ser ingerida na forma medicamentosa.
Vários estudos — com frequência contraditórios — foram feitos nos últimos anos sobre o papel da vitamina D, até agora vista com um efeito protetor para a saúde. Em março de 2013, cientistas britânicos demonstraram que a ingestão de vitamina D em mulheres grávidas não teve impacto na saúde óssea das crianças. Em novembro de 2012, outros pesquisadores haviam apresentado uma relação entre a carência de vitamina D observada nas mulheres que vivem em zonas geográficas de baixa incidência de luz solar e o risco aumentado de esclerose em placas nos filhos.
Fonte:AFP
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 27-01-14


Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Frederico Westphalen - Preso homem acusado de cometer 5 homicídios e tentar mais três

Por volta das 6 horas da manhã desse sábado (25) foi preso um homem que estava foragido e se escondia em Frederico Westphalen, norte do estado do Rio Grande do Sul.
Segundo informações, o indivíduo, conhecido como "Nego Cris", de 20 anos, é procurado por ter cometido cinco homicídios e três tentativas de homicídio realizadas na região metropolitana. O mesmo foi encontrado em uma casa na linha Pedras Brancas, no interior do município.
Sendo que foram encontrados com ele, duas espingardas, dois celulares e um tablete. O jovem tem ligações com o tráfico de drogas e seu último homicídio foi uma criança de 6 anos que foi atingida durante um tiroteio na região metropolitana. O criminoso foi encaminhado a Delegacia de Novo Hamburgo e mais tarde será transferido para o Presídio Central de Porto Alegre.
A ação foi realizada pela Delegacia de FW juntamente com a Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo e contou com a participação de 10 policiais e três viaturas.
Fonte: NorteRS
+ Mais Informações ››››››

Passageira de motocicleta morre em acidente na Zona Sul do Estado

Colisão aconteceu na BR 116, em Pelotas

Um acidente envolvendo caminhão e moto no início da madrugada desta segunda-feira na BR 116, trecho de Pelotas, na Zona Sul do Estado, resultou na morte da carona da motocicleta; O condutor foi rncaminhado em estado grave para o Pronto Socorro de Pelotas.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima teve a identidade confirmada como Angélica Kern Mendes, 18 anos. O condutor da moto, de 26 anos, não teve o nome divulgado. De acordo com a PRF o caminhão não conseguiu frear colidindo na traseira da moto.
Fonte: Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

Projeto de lei que torna obrigatório teste da linguinha divide especialistas

Exigência de exame para recém-nascidos foi aprovada na Câmara e agora será analisada no Senado

Um projeto de lei que torna obrigatório um exame para detectar a alteração na membrana que conecta a língua ao assoalho da boca em recém-nascidos tem gerado polêmica entre fonoaudiólogos e pediatras. A exigência do chamado teste da linguinha em todas as maternidades do país já foi aprovada na Câmara e agora será analisada no Senado. Em São Paulo, uma lei estadual já obriga a realização do exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e uma das criadoras do teste, Irene Marchesan, afirma que o procedimento é muito simples, pode ser feito por qualquer profissional de saúde e não precisa de treinamento prévio.
— É apenas um formulário com desenhos bem explicativos que o profissional deve preencher. É muito prático, torna fácil de identificar o problema nas crianças e não gera custos aos SUS — esclarece.
Irene explica que a entidade tomou a iniciativa de tornar o teste obrigatório diante do grande número de pacientes que chegam aos fonoaudiólogos com problemas de fala por falta de diagnóstico quando eram bebês.
— O exame não é rotina entre os médicos e o problema passa despercebido. Só depois, quando a fala da criança já está prejudicada, é que o diagnóstico é feito por um fonoaudiólogo — defende Irene.
Outra vantagem na realização do exame apontada por Irene é evitar dificuldades na amamentação. A língua presa causa problemas para sugar e engolir que, muitas vezes, levam ao desmame precoce e desnecessário.
Quando o problema da língua é identificado, um pequeno corte da membrana que conecta a língua ao assoalho da boca deve ser realizado. O projeto de lei proposto não prevê a realização do procedimento, mas ele já é oferecido pelo SUS. Segundo Irene, se o corte não for feito até os dois anos de idade, a fala da criança nunca ficará perfeita.
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, entretanto, questiona a necessidade de uma lei para a realização do teste da linguinha. Um parecer contrário à obrigatoriedade do procedimento também já foi dado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo e endossado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Segundo o pediatra e membro da entidade gaúcha Manoel Ribeiro, o exame proposto na lei pode gerar falsos diagnósticos e não diagnósticos.
— O teste não tem validação acadêmica suficiente para virar lei e determinar diagnósticos. É preciso uma discussão multidisciplinar sobre a necessidade e a eficiência desse procedimento — afirma.
Ribeiro argumenta que existem quatro diferentes definições de língua presa na literatura e o teste realizado nos recém-nascidos não é capaz de identificar todas essas variações. Segundo o pediatra, a obrigatoriedade de exame pode levar a cortes desnecessários da membrana, o que pode causar complicações.
Ao contrário do que dizem os fonoaudiólogos, os pediatras afirmam que o exame da língua é parte da rotina e o diagnóstico deve ser feito ao longo das consultas.
Fique de olho
— A polêmica sobre a obrigatoriedade do teste da linguinha pode servir de alerta para os pais. Certifique-se que algum profissional da saúde, seja o pediatra, enfermeiro, dentista ou fonoaudiólogo tenha observado possíveis alterações na língua no bebê.
— Os primeiros sinais de que a criança tem língua presa aparecem já na amamentação. As limitações no órgão fazem com que os bebês tenham menos sucções e longas pausas ao mamar. Quando o bebê apresenta dificuldades de sugar, engolir e, posteriormente, mastigar, ele pode ter alterações na membrana da língua.
— Problemas na fala também podem ser consequência da língua presa. É importante sempre ficar atento a possíveis alterações que, segundo os especialistas, são visíveis.
— A alteração na língua tem influência genética. Portanto, quando for diagnosticada em um membro de uma família, é fundamental pesquisá-la tanto entre os parentes diretos como nos demais.
Fonte:Bem Estar
+ Mais Informações ››››››

Saída de pista mata condutor na ERS-640, em Cacequi

Gilberto Rodrigues Vargas, de 61 anos, perdeu o controle de um Gol com placas de Santa Maria

O condutor de um Gol morreu em uma saída de pista no km 29 da ERS 640, em Cacequi, na região Central do Rio Grande do Sul, na manhã de hoje. De acordo com o Batalhão Rodoviário de Alegrete, que atendeu a ocorrência, Gilberto Rodrigues Vargas tinha 61 anos.

Desacompanhado, ele conduzia o veículo, com placas de Santa Maria, em direção a Rosário do Sul, quando perto das 10h45min perdeu o controle da direção e bateu contra uma árvore, na localidade de São Simão. Bombeiros de Rosário de Sul e a Brigada Militar de Cacequi participaram da operação de resgate. 

Fonte: Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

Jovem é preso depois de assumir ter matado o padrasto em São Francisco de Assis

Vítima cumpria medida protetiva por ameaça à mãe do autor do crime

Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante, nesse sábado, depois de assumir o assassinato do padrasto, em São Francisco de Assis, na região Central do Rio Grande do Sul. O crime ocorreu na rua Júlio Nemitz, no bairro João XV, no fim da madrugada. A vítima, de 46 anos, cumpria medida protetiva em função de ter agredido a mãe do autor do crime, levado para o Presídio Estadual de São Francisco de Assis.

De acordo com a Brigada Militar, o homem morreu esfaqueado pelo enteado. O jovem alegou que a intenção era proteger a mãe, que vinha sendo vítima de violência doméstica. O morto tinha antecedentes criminais e já havia, inclusive, cumprido pena por homicídio.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Jovem morre vítima de descarga elétrica em Caxias do Sul

Roger Lucas de Souza Rodrigues morreu antes da chegada do socorro

Um jovem de 19 anos morreu vítima de descarga elétrica ao tentar improvisar uma antena de televisão com uma barra de ferro, na tarde deste domingo, no bairro Santa Lúcia, em Caxias do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Roger Lucas de Souza Rodrigues morreu antes da chegada do socorro.

A corporação foi acionada às 15h15min, na rua Benedicto Venturini. O sargento Marco Antônio Obroslak, que comandou a operação, suspeita que a vítima tenha recebido uma descarga de 13 mil volts. As equipes precisaram esperar a Rio Grande Energia (RGE) desligar a rede para retirar o corpo.

O sargento explica que o vergalhão de ferro carregado por Rodrigues encostou em fios de alta tensão, o que provocou a descarga. O jovem ficou pendurado entre o telhado da casa, de dois andares, e uma escada. A residência está ainda em construção e, junto da namorada, Rodrigues havia passado a morar em uma peça no local. 

Fonte: Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

Segunda-feira marca início de nova onda de calor no RS

Pancadas de chuva ocorrem na maioria das regiões nesta segunda-feira

Tem início nesta segunda-feira uma nova onda de calor aqui no Rio Grande do Sul. Inicialmente não tão forte como a última e mais concentrada nesta semana do Centro para o Norte do Estado. O sol aparece com nuvens nesta segunda na maioria das regiões com períodos de maior nebulosidade no Sul e no Sudoeste gaúcho, onde esquenta menos.

Da tarde para a noite ocorrem pancadas de chuva na maioria das regiões, mas em alguns pontos já pode ter chuva isolada pela manhã, de acordo com a MetSul Meteorologia. Há risco de chuva forte localizada com trovoadas e mesmo registro de granizo muito isolado.

Em Porto Alegre, o dia terá sol e chuva. A mínima é de 21°C nesta segunda-feira e a máxima, de 36°C.

Onda de calor será mais duradoura

Dados de modelos computadorizados da MetSul sugerem que vai se formar no Centro da América do Sul o que se convencionou chamar de um “heat dome”, verdadeira “bolha” enorme de ar extremamente quente associada a uma persistente área de alta pressão que impede o avanço de frentes frias. Este tipo de condição favorece ondas de calor de grande a muito significativa intensidade que, em alguns casos, podem ser muito longas. É o que se desenha para o Estado. Modelos computadorizados com tendência de 15 dias indicam que o final de janeiro e a primeira semana de fevereiro seriam influenciados por esta massa de ar quente com máximas até mais altas que as anotadas na última semana, quando fez quase 40ºC. O calor, inclusive, se intensificaria no começo de fevereiro. 

Fonte: MetSul
+ Mais Informações ››››››

Anvisa suspende comércio, uso e divulgação de alisante para cabelos

Laudo apontou que Zene Progress Defrizagem Temporária apresentou resultado insatisfatório no ensaio de PH

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta segunda no Diário Oficial da União suspendeu, em todo o território nacional, a fabricação, a distribuição, o comércio, a divulgação e o uso do produto Zene Progress Defrizagem Temporária, usado para alisamento temporário de cabelos. O alisante é fabricado pela empresa Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A.

De acordo com o texto, um laudo de análise fiscal emitido pela Fundação Ezequiel Dias referente ao lote LC11D0087, apresentou resultado insatisfatório no ensaio de PH. Ainda segundo a Anvisa, o produto não possui registro.

A agência determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente em mercado de todos os lotes do produto. A resolução entra em vigor na data da publicação.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Resultado da segunda chamada do Sisu será divulgado nessa segunda-feira (27)

A partir de hoje, quem participou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderá consultar na internet o resultado da segunda chamada. Quem for selecionado deve fazer a matrícula no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.
Aqueles que perderem o prazo, perdem a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante com a escola em que foi selecionado.
A partir de hoje (27), quem participou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderá consultar na internet o resultado da segunda chamada. Quem for selecionado deve fazer a matrícula no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Aqueles que perderem o prazo, perdem a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante com a escola em que foi selecionado.
O Sisu oferece vagas de educação superior em instituições públicas. A seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem de 2013. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos.
O candidato que não foi selecionado para a primeira opção de curso poderá participar da lista de espera. O prazo para a adesão é do dia 27 de janeiro a 7 de fevereiro, também pela internet. A convocação desses candidatos ocorre a partir de 11 de fevereiro.
Os cursos com o maior número de inscrições nesta primeira edição de 2014 do Sisu foram administração, direito, pedagogia e medicina. O curso mais concorrido foi medicina, com a relação de 72 candidatos por vaga. A maioria dos candidatos tem entre 18 e 24 anos.
Fonte: Agência Brasil - EBC
+ Mais Informações ››››››

Sarandi - SDR e Crehnor firmam convênio para fortalecer o cooperativismo

No último dia 20, o secretário-adjunto de Desenvolvimento
Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ronaldo Franco de
Oliveira, assinou convênio com a Cooperativa de Crédito Rural
Horizontes Novos de Novo Sarandi (Crehnor Sarandi), visando
fortalecer o cooperativismo local. O convênio prevê ações
conjuntas para o fortalecimento do cooperativismo, através da
participação dos cooperados em 21 assembléias municipais,
uma assembléia geral e 42 reuniões nas comunidades, além da
aquisição de um veículo popular completo, visando melhorar a qualidade de vida das famílias. O Estado, por meio da SDR com o presente acordo, repassará o valor de R$ 134.390,00 à cooperativa.
Participaram da reunião, o Presidente do Sistema Crehnor Valdemar Alves de Oliveira, juntamente com o
Coordenador de Projetos Celso Sganzerla e o Coordenador de Habitação Alceu Bertin. Segundo Valdemar, o referido convênio simboliza a relação de parceria existente entre a Crehnor e o Governo do Estado. Ele explica que vários programas estão sendo desenvolvidos em conjunto com os mais diversos órgãos ligados ao executivo estadual, e este, é mais um acordo que tem por objetivo fortalecer os associados da Crehnor. "Através deste convênio, vamos poder chegar ainda mais perto do nosso quadro social para juntos discutirmos o futuro da nossa Cooperativa". Conforme Valdemar, o recurso deverá estar disponível já nos primeiros dias do mês de fevereiro.
Fonte: Jorge André Rogério
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Tapejara - 119 grupos inscritos para as provas artísticas

A abertura das provas artísticas foi realizada nessa manhã de
domingo, dia 26. No total, 119 inscrições foram realizadas.
Destas, 27 são das danças tradicionais, 18 da gaita, 39 das
declamações das prendas e 31 das declamações dos peões e,
até o momento, 4 de trovas. Esta última, os trovadores poderão
se inscrever até o momento do concurso.
A Patroa do CTG Manoel Teixeira, Sônia Leão, agradeceu a
presença de todos os grupos e desejou boas vindas. Também
agradeceu o prefeito Menegaz pelo apoio e incentivo ao CTG e a toda coordenação do rodeio que trabalharam incansavelmente para que hoje desse tudo certo.
A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi, destacou que é com satisfação que retorna ao município para participar do evento. "Desejamos a toda as entidades da 7ª Região e de outras entidades as boas vindas. Que a cultura gaúcha seja o embrião da amizade e da honestidade", frisou.
O prefeito Seger Luiz Menegaz agradeceu a coordenadora da 7ª Região, Gilda Galeazzi, pela parceria e
participação no evento. "Você está incentivando os verdadeiros valores da tradição. Temos mais de 500 laçadores aqui e recorde de inscrições. Por isso, temos que valorizar esta parceria juntamente com o CTG, a Sétima Região e os cavaleiros", contou. Menegaz ainda agradeceu a patroa Sônia pelo empenho na organização do rodeio e ressaltou que investir na tradição é investir na educação.
Também estiveram presentes a coordenadora da Artística, Eni Andreolla, os jurados, os grupos e a população.
Fonte: Prefeitura Municipal de Tapejara
+ Mais Informações ››››››

Palmeira das Missões - Veículo colide em canteiro

Por volta das 21horas deste domingo (26), ocorreu um acidente no km 9 da BR 468, próximo a Nestlé em Palmeira das Missões, norte do estado do Rio Grande do Sul.
Segundo informações, o condutor de um Gol colidiu em um canteiro, sendo que a falta de sinalização no trevo contribuiu diretamente para o acidente.
O condutor do veículo saiu ileso. A Polícia Rodoviária de Sarandi atendeu a ocorrência.
Fonte: NorteRS
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Segunda-feira marca início de nova onda de calor no RS

Pancadas de chuva ocorrem na maioria das regiões nesta segunda-feira

Tem início nesta segunda-feira uma nova onda de calor aqui no Rio Grande do Sul. Inicialmente não tão forte como a última e mais concentrada nesta semana do Centro para o Norte do Estado. O sol aparece com nuvens nesta segunda na maioria das regiões com períodos de maior nebulosidade no Sul e no Sudoeste gaúcho, onde esquenta menos.

Da tarde para a noite ocorrem pancadas de chuva na maioria das regiões, mas em alguns pontos já pode ter chuva isolada pela manhã, de acordo com a MetSul Meteorologia. Há risco de chuva forte localizada com trovoadas e mesmo registro de granizo muito isolado.

Em Porto Alegre, o dia terá sol e chuva. A mínima é de 21°C nesta segunda-feira e a máxima, de 36°C.

Onda de calor será mais duradoura

Dados de modelos computadorizados da MetSul sugerem que vai se formar no Centro da América do Sul o que se convencionou chamar de um “heat dome”, verdadeira “bolha” enorme de ar extremamente quente associada a uma persistente área de alta pressão que impede o avanço de frentes frias. Este tipo de condição favorece ondas de calor de grande a muito significativa intensidade que, em alguns casos, podem ser muito longas. É o que se desenha para o Estado. Modelos computadorizados com tendência de 15 dias indicam que o final de janeiro e a primeira semana de fevereiro seriam influenciados por esta massa de ar quente com máximas até mais altas que as anotadas na última semana, quando fez quase 40ºC. O calor, inclusive, se intensificaria no começo de fevereiro.
Fonte: MetSul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!