quinta-feira, 11 de maio de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1231, do dia 12 de Maio de 2017

Edição 1231, do dia 12 de Maio de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:
· Maio Amarelo - Ações pretendem chamar a atenção para as mortes no trânsito.

· Ministério da Saúde libera R$ 27,87 milhões para hospitais universitários do estado.

· Presidente do TCE-RS participa de reunião sobre a LDO 2018.

· Professora Ana Jossade é designada para a função de coordenadora da 20ªCRE.

· Agronegócio e planejamento familiar influenciaram na queda da inadimplência na região, avalia diretor do SCPC.

· Safra de grãos deve bater novo recorde e chegar a 232 milhões de toneladas.

· Aumenta expectativa de vida entre infectados com HIV.
+ Mais Informações ››››››

Gruta em Três Palmeiras-RS teria "Poder de curar doenças"

Na tarde dessa quinta-feira, 11 de maio visitamos a propriedade de Valcir Vedana na Linha Caneleira em Três Palmeiras e registramos além de lugares maravilhosos uma curiosidade que antigamente era muito conhecida e hoje estava esquecida no passado. Se trata de uma gruta no meio da mata que segundo crenças populares e histórias dos primeiros colonizadores teria poderes medicinais em sua lama. Ouvimos relatos de pessoas que teriam se curado de alguma doença de pele que remédio nenhum teria resolvido. Levados por essa curiosidade e a missão de levar informação até os ouvintes da rádio fomos tirar essa história a limpo. Vale destacar que a propriedade é particular e por isso a família não atende excursões. 



Este é o registro em PDF no site da UFRGS no qual eu citei no vídeo, clique e veja a última página

+ Mais Informações ››››››

Programa 087 11-05-2017 CEL São Lucas da Vila Progresso


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1737 de 11-05-2017

+ Mais Informações ››››››

Manipuladores de Alimentos do Município recebem capacitação



As manipuladoras de alimentos que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) de Palmeira das Missões participaram recentemente de uma capacitação sobre os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs). A atividade, que ocorreu na videoteca do Centro Cultural, foi desenvolvida pelas estagiárias do curso de Nutrição do campus da UFSM Bárbara Pontes e Renata Damaceno, supervisionadas pela professora Vanessa Ramos Kirsten e pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Juliana Dal Forno Marques, responsável pela Alimentação Escolar do município.

A capacitação foi desenvolvida com intuito de orientar as manipuladoras de alimentos de como utilizarem e implantarem os POPs durante suas atividades. Estas formações são fundamentais para garantir a qualidade higiênico-sanitária durante todo processo produtivo da merenda escolar, garantindo qualidade das refeições oferecidas para as crianças nas escolas e evitando a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). A capacitação também teve o objetivo de desenvolver o senso crítico e promover debates para que a implementação seja a melhor possível.

Os Procedimentos Operacionais Padronizados são documentos que descrevem a forma correta de executar diversas atividades, por exemplo, a maneira correta de higienizar equipamentos e utensílios. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a frequência com que deve ser feito. Todos os Serviços de Alimentação devem dispor desta documentação conforme legislação.

PriscilaDevens/AI
+ Mais Informações ››››››

Presidente do TCE-RS participa de reunião sobre a LDO 2018

Na manhã desta quarta-feira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou de uma reunião com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. O assunto tratado foi a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2018.

A LDO 2018 deverá ser enviada à Assembleia Legislativa até a próxima segunda-feira (15), e propõe a correção de 3% vegetativo para pessoal e de 0% em custeio para todos os Poderes e Instituições.

A proposta foi um acordo entre os Poderes e Instituições, explicou o governador José Ivo Sartori. "Com muito diálogo, por meio de muitas reuniões, conseguimos chegar hoje a esse consenso, que vale para todos os poderes, de forma dialogada", afirmou.

De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto, o Legislativo deverá votar a proposta até o dia 15 de julho.

LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende as metas e prioridades da administração pública estadual, contidas no Plano Plurianual, para o exercício financeiro do ano seguinte.

Além de orientar a elaboração dos orçamentos anuais, a LDO dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política tarifária das empresas da administração indireta e a de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Palácio Piratini
+ Mais Informações ››››››

Empreendedorismo e startups são temas de palestra em Palmeira das Missões



Empresários, pequenos e microempreendedores, alunos de cursos técnicos, gestores e comunidade em geral acompanharam a palestra sobre empreendedorismo, inovação e startups com o doutorando da UFRGS Diego Alex Gazaro dos Santos. A atividade foi realizada na noite desta terça-feira (9) na Câmara de Vereadores e promovida pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação de Palmeira das Missões em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empregos e a Associação Comercial Agroindustrial e Serviço – Acaip.

Diego abordou sobre o empreendedorismo que surge por necessidade e como forma de sustento e aquele por oportunidade, com base em conhecimento e vivências, encontrando nichos de mercado e agregando valor. Segundo ele, o empreendedor em potencial precisa focar, dentre outros fatores, na qualidade da inovação, que deve ser viável e praticável, além de ser útil para os consumidores. “Muitas empresas gaúchas, por exemplo, perdem competitividade por não terem avançado em tecnologia. E o grande desafio é que a economia no país seja norteada pela inovação”, observou.

O palestrante também ressaltou que empresas de todos os portes têm capacidade de serem inovadoras, não sendo a inovação uma possibilidade apenas das grandes marcas. Porém, empreender significa correr riscos. Neste sentido, Diego falou do crescimento das chamadas startups, que são novos modelos de negócios, idealizados por um grupo de empreendedores, que oferecem novos produtos ou serviços. Dentro do conceito das startups, Diego comentou que experimentar é mais importante do que planejar. Após a explanação, o palestrante respondeu algumas dúvidas do público.

Diego, que atua como bolsista no Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, tem experiência na área de Administração com ênfase em empreendedorismo e inovação. Sua atuação é voltada aos temas como ecossistemas, empreendedorismo, startups, comportamento empreendedor, economia digital, economia criativa e gestão de inovação.

Fotos: Priscila Devens/AI
+ Mais Informações ››››››

Maio Amarelo - Ações pretendem chamar a atenção para as mortes no trânsito

O movimento do Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil. Com isso, o movimento pretende estimular à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade em tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

A importância do movimento para a sociedade é tão significativa que o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, por meio da Resolução no 654/2017, dedicou o mês de maio para ações em apoio ao movimento no seu cronograma anual de ações educativas para 2017. O Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN apoia o movimento e convida todos a fazerem parte, mais um importante momento para ações educativas que abordem o tema ‘Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito’.

Sendo assim, ao longo deste mês, serão realizadas ações em Palmeira das Missões, organizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) e demais setores ligados à segurança no trânsito. Na tarde do dia 16 de maio, terça-feira, acontece a partir das 14h uma caminhada com distribuição de panfletos, partindo da Praça Paulo Ardenghi até o calçadão com as equipes da SMT e SAMU.

Na quinta-feira, dia 18, a SMT, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e CFC farão uma blitz na Praça Paulo Ardenghi, a partir das 14h, com distribuição de material educativo e orientações. Ainda, na sexta-feira, dia 19, a partir das 14h, também será realizada blitz em frente à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na RS 569, em Palmeira, com a presença da SMT e SAMU.

Priscila Devens
+ Mais Informações ››››››

959 - 11 DE MAIO, QUI - QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER O BEM

+ Mais Informações ››››››

Vídeo da 3ª Missa Italiana realizada em Constantina

Este é p vídeo da Terceira Missa Italiana realizada em Constantina pelo Grupo Ricordi Della Itália, na noite desta quarta feira dia 10 de maio de 2017.
Se você gostou se inscreva em nosso canal do Youtube.







+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/