sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Alunos da Escola Municipal Alberto Pasqualini visitaram a Biblioteca Liberdade do Saber e receberam um livro para leitura

Na manhã do dia 21 de novembro os alunos do 4º ano da Escola Municipal  Alberto Pasqualini , juntamente com a professora Claudia Pezzine  visitaram a Biblioteca Liberdade do Saber na Rádio Comunitária Liberdade FM,além de conhecer a rádio e a biblioteca os alunos puderam levar um livro para ler em casa.








Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Falando em Saúde do dia 21 de novembro de 2014 - Novembro Azul

No programa Falando em Saúde do dia 21 de novembro de 2014, tivemos a presença da Secretária de Saúde Nara Willers e também do Sr.Antenor Tamanho, o qual foi convidado para dar o seu depoimento sobre como ele superou o câncer de próstata,na oportunidade a secretária falou do Dia D da vacinação contra polio e sarampo e de uma palestra que vai ocorrer no dia 28 de novembro referente ao Novembro Azul.
Confira o áudio:






Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Novembro azul - Palestra com o Dr.Paulo Machado em Três Palmeiras

Por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Mais de 50 animais são encontrados mortos no Norte do estado

Mais de 50 animais foram encontrados mortos por envenenamento desde a manhã dessa quinta em Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra. Somente na manhã desta sexta-feira oito cães foram localizados em diversos pontos da cidade. De acordo com a presidente da Associação Bonjesuense dos Protestores dos Animais, Claudia Gomes Correia, pelo menos 58 cachorros morreram, mas há também alguns gatos.
A maioria dos animais mortos vivia nas ruas, mas há também de particulares, como o caso de um labrador - que pertencia a uma criança. O cão foi levado ao veterinário ontem e acabou morrendo nessa manhã. A presidente da associação contou que a maioria dos animais foi encontrada na praça Rio Branco, no Centro da cidade. Alguns, no entanto, foram achados até nos pátios das casas. Claudia explicou que havia muitos cães soltos na rua, porque a maioria da população - 11 mil habitantes - vive na zona rural e, quando os animas "davam cria", eram levados até a área urbana. "Não queriam mais cuidar, principalmente quando os animais ficavam doentes, e largavam na cidade", relatou. Os cães se concentravam na praça. Com pena, a população os alimentava e os animais acabaram procriando ali, explicou Claudia.
Em razão desse problema, a associação foi criada há menos de um mês. Claudia relatou que na segunda-feira foi feita uma campanha de vacinação dos animais além de um tratamento contra a sarna. Ela lamentou, no entanto, que dois dias depois as mortes começaram.
A associação registrou ontem um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e entrou em contato com o Ministério Público para informar sobre a morte dos animais. A perícia identificou que cães e gatos foram envenenados e a Polícia Civil já começou a investigação.
Claudia disse que não há suspeitas sobre o responsável pelas mortes, mas deixou claro "que a população está com medo de falar". "Não tem nada concreto. Agora é aguardar o trabalho da polícia", afirmou 
Fonte: Sirlei Pastore/Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Bolo de Cerveja













Ingredientes:
5 Ovos
3 Xícaras de sopa de açúcar
2 Colheres de sopa de manteiga
3 Xícaras de farinha de trigo
1 Xícara de amido de milho
1 Colher de sopa de fermento em pó
3 Xícaras de cerveja
Modo de Preparo:
Bata as gemas com o açúcar e a manteiga
Adicione as claras em neve e incorpore-as delicadamente
Acrescente a farinha, o amido de milho, a cerveja e por último o fermento
Bata apenas o suficiente para misturar bem e despeje em uma forma untada e polvilhada com farinha de rosca
Leve ao forno médio preaquecido até dourar
Desenforme e sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro 
Fonte:Hora do Almoço


+ Mais Informações ››››››

Uma em cada três mulheres é vítima de violência, indica OMS

Cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos contra sua vontade
Uma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo, indica uma série de estudos divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade.
Os dados indicam que 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas. A violência, exacerbada durante conflitos e crises humanitárias, tem consequências dramáticas para a saúde física e mental das vítimas.
“Nenhuma varinha de condão vai eliminar a violência contras as mulheres. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos, que podem ser conseguidos em menos de uma geração”, afirmou Charlotte Watts, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres e coautora dos documentos.
Os investigadores apuraram que mesmo nos casos em que existe legislação forte e avançada de defesa das mulheres, muitas continuam a ser vítimas de discriminação, violência e falta de acesso adequado a serviços jurídicos e de saúde.
Os autores sustentaram que a violência contra as mulheres só vai retroceder se os governos colocarem mais recursos na luta e reconhecerem que ela prejudica o crescimento econômico. O documento também sustenta que os líderes mundiais deverem mudar legislações e instituições discriminatórias que encorajam a desigualdade e preparam o terreno para mais violência.
Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Vem ai o 1º Canta Três Palmeiras



Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Informativo da Crehnor edição do dia 21 de novembro de 2014


Fonte:Jorge André Rogerio
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1171 do Dia 21 de novembro de 2014

Destaque desta edição.
Chuva fica mais intensa nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul 
Granizo e vendaval causam estragos em Carazinho
Segundo Dia D da vacinação contra polio e sarampo acontece nesse sábado
Especialista dá dicas de quando é preciso procurar ajuda para evitar a surdez


Apresentado Por: Alcione Gondorek


+ Mais Informações ››››››

Colheita do trigo avança no RS e confirma baixa produtividade das lavouras

Com o predomínio do sol em boa parte do último período, os triticultores puderam intensificar o trabalho de colheita das lavouras. Conforme o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (20) pela Emater/RS-Ascar, o avanço em relação à semana passada foi de sete pontos percentuais, alcançando 79% da área cultivada. Importantes regiões produtoras de trigo, como Santa Rosa e Ijuí, praticamente já encerraram o processo de retirada dos grãos das lavouras, com mais de 95% da área colhida.
Apesar do avanço, a colheita do trigo no Rio Grande do Sul está atrasada quando comparada à safra passada. Nesta mesma época, os produtores haviam colhido 85% da área. As baixas produtividades e a qualidade inferior do grão explicam o desinteresse por parte dos agricultores em efetuar a colheita. Em muitos casos, os rendimentos sequer proporcionam a cobertura dos custos de produção. Restando pouco mais de 20% para serem colhidos no Estado, os prejuízos parecem estar consolidados.
Tendo em vista esse cenário, a Emater/RS-Ascar finalizou, durante a primeira quinzena deste mês, um novo levantamento sobre a situação das lavouras de trigo, realizado em 264 municípios - 85% da área plantada com o cereal. Os números analisados refletem as péssimas condições enfrentadas pela cultura ao longo de todo seu ciclo.
As áreas mais afetadas se concentraram entre o Norte e o Noroeste do Estado, embora quase todas tenham sido afetadas. A região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, por exemplo, que concentra 19% da produção do Estado, indica uma produtividade média de apenas 1.150 kg/ha, o que representa 60,28% menos da estimativa inicial, de 2.895 kg/ha. Na região de Ijuí (27% da produção), a produtividade esperada inicialmente era de 2.976 kg/ha, e a obtida foi de 1.498 kg/ha (-49,67%).
Em âmbito geral, os números indicam uma produtividade média para o Rio Grande do Sul de apenas 1.576 kg/ha, marcando uma diferença de -50,18% em relação à obtida no ano passado (3.164 kg/ha). Se comparada com a estimativa inicial, a diferença fica em -42,37%. Levando-se em conta essa produtividade, a produção projetada para este ano cai para 1,817 milhão de toneladas, ficando 45,75% menor que a do ano passado.
Texto: Júlio Fiori
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Granizo e vendaval causam estragos em Carazinho

Temporal de granizo e vendavais causou estragos na região de Carazinho, nesta quinta-feira no Alto Jacuí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 50 casas foram atingidas com danos nos telhados, entre 18h e 18h30min.
Além dos destelhamentos, os bombeiros receberam chamados por inundação e queda de árvores. Os bairros mais atingidos foram Medianeira e Vila Rica.
Equipes da prefeitura e da corporação realizam a distribuição de lonas. Os bombeiros também cortam árvores e trabalham na limpeza de vias mais atingidas.

Foto: Grupo Gazeta
Fonte: Portal In Foco
Postado por: Claudinara Glienke

+ Mais Informações ››››››

TRÊS PALMEIRAS - Lesão Corporal Culposa na Direção de Veículo Automoto

MUNICÍPIO: Três Palmeiras
DATA/HORA: 20 Novembro 2014 17h40min
FATO: Lesão Corporal Culposa na Direção de Veículo Automotor - Art. 303 CTB
LOCAL: Linha São Paulo, interior S/n

Histórico: Foi realizado atendimento de Ocorrência de Trânsito do tipo Lesão Corporal Culposa na Direção de Veículo Automotor (Art. 303 do CTB), onde se envolveram o veículo GM D-20 CUSTOM S, placas EJV-0001 de Entre Rios do Sul, e a Motocicleta HONDA NXR 125 BROS de Três Palmeiras, placa ILD-4372, onde resultou lesionado o condutor da motocicleta. Sendo confeccionado Termo Circunstanciado correspondente ao fato.
Fonte:Sgt Belé OPM Nonoai
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

PASSO FUNDO - CONSTANTINENSE CRIA E DISPONIBILIZA ACERVO PARA PESQUISA

A revista O Cruzeiro foi um marco dentro da comunicação no país. Até nossos dias, muitos á definem como a maior revista que circulou no país. Tanta história e conteúdo se perderam com o tempo, mas parte desse conteúdo pode ser visto novamente.
Formado em jornalismo e Mestre em História, o fotógrafo Vagner Guarezi manteve por anos um rico e vasto acervo, que chegam ao número superior de 400 revistas. Guarezi comentou ao Diarío RS que a coleção começou a partir do conhecimento das aulas de história da comunicação, quando teve os primeiros contatos com a mesma.
O interesse o levou a garimpar e procurar pela revista com pessoas mais velhas, pessoas as quais poderiam ter convivido com a pujante e visionária revista. Como resultado, o colecionador conseguiu juntar mais de 400 exemplares. Destaca ele, que o prazer em guardar as revistas era compensador, e para tanto, o motivava a conseguir novos exemplares.
Sendo utilizada como base documental para o mestrado, Guarezi, em parceiria com a UPF, criaram o Acervo Vagner Guarezi, onde disponibilizarão, através do Arquivo Histórico Regional, os exemplares para consulta. “pretendemos com isso, fomentar a pesquisa, agregar conteúdo e principalmente, ver novos pesquisadores usarem as revistas como documento para suas investigações”, comenta Guarezi.
Guarezi ainda comentou que a revista que nasceu em 1928 chegou a ter uma vendagem de 720,000 exemplares em uma única semana em 1954. Com uma população de 50 milhões de habitantes, índice de analfabetismo chegando aos 50%, mais a dificuldade de logística, a limitação gráfica do período, só enriquece a importância da revista no cenário nacional.
000aaunnamed 4
"o prazer em guardar as revistas era compensador, e para tanto, me motivava a conseguir novos exemplares", destaca Guarezi.
Fonte: DIARIORS
+ Mais Informações ››››››

Sartori promete canal direto de comunicação com prefeitos

O governador eleito José Ivo Sartori participou, nesta quinta-feira, da assembleia geral dos prefeitos gaúchos, realizada na sede da Federação das Associações de Municípios (Famurs), em Porto Alegre. Os gestores de diversas regiões aproveitaram a oportunidade para apresentar demandas, especialmente no que se refere à infraestrutura. Sartori garantiu que vai oferecer canal direto com os prefeitos, diferentemente do que acontece na atual gestão, onde há uma Secretaria específica para atender os gestores. Apesar dos pedidos de infraestrutura dos prefeitos, Sartori afirmou, ao fim do encontro, que o principal apelo que recebeu hoje foi por um relacionamento positivo entre municípios e governo.
Sartori afirmou, também, que pretende facilitar o trâmite de licenças ambientais que, segundo ele, podem levar anos para ser emitidas, garantindo que com isto não se perde o compromisso com a sustentabilidade. Disse, ainda, que a economia do Rio Grande do Sul vai bem, com ressalvas para o setor industrial.
Charqueadas
Um dos pedidos mais enfáticos veio do representante da Região Carbonífera, prefeito Marcelo Pata, antecipando ao governador a crise pela qual Charqueadas e demais municípios estão passando por conta da situação da empreiteira Iesa Óleo e Gás, principal empresa do Polo Naval do Jacuí. A Iesa deve demitir cerca de mil funcionários na segunda-feira por conta de uma crise de gestão que se agravou com o rompimento do contrato pela Petrobras na última sexta-feira. O prefeito pediu ao governador que já se antecipe na construção de uma solução, mesmo antes de assumir o mandato.
Após ouvir todos os pedidos dos gestores, Sartori pediu que eles entreguem uma lista com as principais necessidades à assessoria, para nortear o trabalho do governo.
Fonte: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba
+ Mais Informações ››››››

Empresa de leite dá calote em produtores no RS

Quatro mil trabalhadores ruais do Rio Grande do Sul foram afetados pelo fechamento da empresa de leite Promilk. A unidade processa e revende produtos lácteos deve aproximadamente setenta mil reais em Estrela para os produtores de gado leiteiro.
Em algumas propriedades, o débito alcança R$ 40 mil. O cenário coloca em risco as atividades de pecuaristas.
O produtor Sérgio Käfer precisou vender animais para saldar a dívida que contraiu após o fechamento da empresa. Ele trabalha no ramo há quase trinta anos.
Outro produtor, Celso Auler, não sabe como vai pagar o financiamento do trator que comprou. A próxima parcela a ser paga vale oito mil reais. Com o dinheiro devido pela Promilk, no valor de R$ 18 mil, ele poderia quitar dois meses da dívida.
Em nota assinada no mês de outubro, a Promilk afirmou que pretende entrar com um pedido de Recuperação Judicial, como uma medida necessária para garantir a sustentabilidade do negócio.
+ Mais Informações ››››››

Carazinho - Granizo e vendaval causam estragos

Destelhamentos, quedas de árvores e inundações causaram danos em mais de 50 casas.
Temporal de granizo e vendavais causou estragos na região de Carazinho, nesta quinta-feira no Alto Jacuí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 50 casas foram atingidas com danos nos telhados, entre 18h e 18h30min.
Além dos destelhamentos, os bombeiros receberam chamados por inundação e queda de árvores. Os bairros mais atingidos foram Medianeira e Vila Rica.
Equipes da prefeitura e da corporação realizam a distribuição de lonas. Os bombeiros também cortam árvores e trabalham na limpeza de vias mais atingidas.
Fonte: CP
+ Mais Informações ››››››

Goji berry emagrece mesmo?

Popular entre os orientais, ela chega ao Brasil com a fama de detonar quilos extras. Descubra até que ponto a fruta do momento ajuda nessa empreitada.
Chá-verde, óleo de coco, chia... De tempos em tempos algum alimento rouba a cena e ganha a alcunha de emagrecedor milagroso. Hoje, o posto é da goji berry, uma fruta bastante apreciada na China que desembarcou recentemente por aqui. Encontrada desidratada e em pó - importar a versão in natura sai muito caro -, ela anda na boca do povo. A questão é que, para afirmar seus benefícios, precisamos conhecer os nutrientes encontrados nela, e... Bem, os dados referentes à sua composição ainda não estão totalmente definidos. Veja o caso da vitamina C. Enquanto artigos reportam que em 100 gramas da fruta encontramos 42 miligramas do nutriente, há quem defenda que ela carrega 2 500 miligramas. Que diferença!
Mesmo que o primeiro dado, mais modesto, se confirme, já se trata de um valor considerável. "Recomendam-se 75 miligramas diárias de vitamina C para mulheres e 90 para homens", pontua a nutricionista Carla Cristina de Morais, da Universidade Federal de Goiás (UFG). É justamente por contribuir para o aporte da substância que a fruta tem gerado bafafá no campo do emagrecimento. Tudo porque um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que não ingeriram níveis adequados de vitamina C tinham uma menor capacidade de queimar gordura do que aquelas que tomaram cápsulas do nutriente.
"Essa vitamina participa ativamente dos nossos processos metabólicos. A carência talvez prejudique o trabalho das células, que, assim, deixariam de usar a energia de forma eficiente", especula a nutricionista clínica Alessandra Luglio, de São Paulo. Só que, no trabalho americano, os dois grupos seguiam uma dieta restritiva. E olha que curioso: ao final de um mês, não houve diferença significativa na perda de peso entre as turmas. Ambas secaram 4 quilos em média. Ou seja, por mais que os defensores da goji usem o estudo como argumento, é o controle de calorias em si que importa para ficar em forma.
A fruta em números
A goji concentra nutrientes que dão inveja a muitos vegetais
Betacaroteno
Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg
Uma cenoura (100 g) = 4,7 mg
Fibras
Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg
Uma xícara de chá de feijão (100 g) = 6,4 g
Índice Glicêmico
Goji berry: 29
Melancia: 72
Fonte: M de Mulher
+ Mais Informações ››››››

Jornal dos Trabalhadores - Rio Grande do Sul - Edição 618 do dia 21 de novembro de 2014

Ouça nesta edição:
Quase metade do transporte escolar público do Estado não tem fiscalização;
Direitos do Trabalhador - 13º Salário;
Taxa de desempre go em outubro é a menos desde 2002;
Ouça a ultima parte do bate papo sobre politica com Olivio Dutra.

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/