sexta-feira, 6 de agosto de 2021

CESURG: CSA realiza cirurgias em cães resgatados pela ASAPA

 

ONG recebeu recursos do Município e destinou para castrações

O Centro de Saúde Animal (CSA) Prof. Guilherme, que faz parte do curso de Medicina Veterinária da Faculdade CESURG Sarandi, está realizando cirurgia de castração em cães, machos e fêmeas, conduzidos pela Organização Não-Governamental (ONG) Associação Sarandiense de Proteção aos Animais (ASAPA).

São 37 animais que estão recebendo este procedimento no CSA CESURG. De acordo com o Prof. Rafael Pandolfi, médico veterinário coordenador do CSA e do curso de Medicina Veterinária do CESURG - é de se ressaltar o controle populacional dos animais também para se tornar benéfico à saúde humana, pois uma fêmea adulta pode gerar em 10 anos uma média de mais de 100 filhotes, que na sua maioria se tornam errantes.

Ações como esta se tornam necessárias para o controle populacional dos animais tendo assim a grande chance de diminuir o número destes em via pública, sem tutor e, consequentemente baixa a probabilidade de zoonoses que implicam tais espécies promovendo proteção e satisfação humana e animal.

Central de Relacionamento/Comercial/Imprensa

Faculdade CESURG Sarandi

(54) 9 9949 3977

+ Mais Informações ››››››

CESURG 05 anos: Clínica de Grandes Animais é lançada

 

Local será mais uma ferramenta para fomentar a filosofia de práticas de ensino da instituição

O Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG), prossegue lançando a quinta ação institucional de 05 anos de atividades como instituição de ensino em Sarandi, neste ano de 2021. Alavancando ainda mais a premissa de teoria aliada à prática e fomentando a formação dos alunos do curso de Medicina Veterinária, o CESURG lança o projeto de construção da Clínica de Grandes Animais (CGA), espaço amplo e moderno que será construído nas dependências da instituição.

Após a conclusão do projeto, contaremos com uma área total de 480m2 totalmente voltada para o atendimento clínico e cirúrgico de animais de grande porte. O CGA contará com ambulatório para atendimento clínico, centro cirúrgico altamente equipado para cirurgias de baixa e alta complexidade, farmácia, baias para animais em tratamento intensivo, além de salas de aulas interativas. Esses ambientes contarão com toda a estrutura e tecnologia para melhor atender os pacientes e proporcionar ensino prático de qualidade para os acadêmicos.

A CGA estará agregando serviços à comunidade e, principalmente ao curso de Medicina Veterinária do CESURG, que por sua vez já conta com o Centro de Saúde Animal (CSA) Prof. Guilherme e, em fase de construção, o Laboratório de Patologia Animal. Com estas novas conquistas, os alunos do curso de Medicina Veterinária e a própria comunidade regional estarão agregando oportunidades de ensino-aprendizagem com prestação de serviço na saúde animal.

A responsabilidade de coordenar a CGA será do médico veterinário, professor Rômulo Oliveira Fernandes da Silva, Mestre em Sanidade e Reprodução Animal e doutorando no Programa de Pós-graduação em Medicina Animal: Equinos da UFRGS. Para o professor Rômulo: “o espaço foi projetado pensando na agilidade do primeiro atendimento clínico já na chegada do animal à CGA e, para que estes prossigam para

os exames posteriores, sempre visando o melhor atendimento dentro do bem-estar animal e prezando pela integridade do mesmo”.

Na CGA haverá laboratórios, local para lavagem e esterilização de materiais; vestiários; salas multiuso, como já ocorre no CSA, onde o aluno poderá olhar o fluxo de trabalho nos procedimentos; sala de indução anestésica; baias, sendo duas baias equipadas para o tratamento intensivo do paciente e demais tradicionais; centro cirúrgico preparado para grandes animais, em especial para equinos.

Professor Rômulo relata que a CGA será um amplo espaço de aprendizagem para os alunos do CESURG, destacando a importância do local para a aproximação da teoria com a prática no curso de Medicina Veterinária, a sala de cirurgia estará equipada para a filmagem e transmissão de aulas, farmácia e depósito para armazenagem de alimentos dos animais.

A CGA, com seus atendimentos para a região,poderá servir como referência no norte do Estado.

Central de Relacionamento/Comercial/Imprensa

Faculdade CESURG Sarandi

(54) 9 9949 3977

+ Mais Informações ››››››

Ação Recicla Mais Três Palmeiras é apresentado as escolas e mercados do município

Na manhã da última quarta-feira, dia 04 de agosto, a Comissão de Resíduos Sólidos do município se reuniu com os diretores das escolas municipais e estadual, representantes dos mercados e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para apresentar o projeto de educação ambiental de resíduos sólidos – Recicla Mais Três Palmeiras.

A ação é desenvolvida pela Prefeitura, Emater-RS/Ascar, Câmara Municipal de Vereadores e pela Comissão de Resíduos Sólidos, contou com a presença do prefeito, Claumir Cesar de Oliveira, secretários municipais e convidados, neste primeiro momento. O projeto foi pensado para que o município possa cumprir a legislação sobre resíduos sólidos, melhorar o aspecto visual da cidade, do Distrito da Vila Progresso e das comunidades do interior, além de despertar a consciência ambiental.

“É uma nova maneira de cuidarmos do lixo de nosso município contribuindo para a preservação do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de nossa comunidade realizando a separação e coleta seletiva do lixo. Iremos utilizar o lixo orgânico em nossa composteira, transformando em adubo orgânico para ser utilizado em nosso município”, afirma o prefeito, Claumir Cesar de Oliveira.

Na oportunidade foi apresentado as metas planejadas para realizar ao longo do tempo, bem como a importância da separação do lixo para a reciclagem contribuindo para a preservação do meio ambiente. O projeto, consta com um cronograma, sendo que as atividades desenvolvidas pelo mesmo vão acontecer ao longo do ano.





Jornalista:

Luidy André Lazzarotto Roncalio

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Três Palmeiras -RS

(54) 3367-1040 / ramal 227



 

+ Mais Informações ››››››

06 de Agosto, Sexta - Quem tem muita pressa não gosta de si mesmo

218 - 06 de Agosto, Sexta - Quem tem muita pressa não gosta de si mesmo
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2329, do dia 06 de Agosto de 2021

Está no ar a Edição 2329 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 PEC do voto impresso é rejeitada por comissão especial da Câmara

02 Campanha Valores que Ficam destina mais de R$ 20 milhões

03 Estado possui 349 crianças e adolescentes aptos à adoção

04 Instituto Penal não poderá receber novas apenadas temporariamente

05 Audiência debate proibição da pesca no rio Uruguai

06 Projeto permite acesso à Justiça por meio 100% eletrônico


+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/