terça-feira, 17 de setembro de 2024

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 3146 do dia 18 de setembro de 2024

 


Está no ar a Edição 3146 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:

01 Lula sanciona com vetos desoneração da folha de pagamento

02 Assédio eleitoral no trabalho vira foco de atenção do TSE

03 Quase R$ 8,6 bilhões estão parados nos bancos, esquecidos pelos brasileiros

04 Reunião entre membros dos três poderes discute o combate às queimadas

05 Parque Nacional de Brasília fogo já consumiu mais de 2 mil hectares

06 Universidade brasileira cria dispositivo que torna cirurgias menos traumáticas

07 RS leva estande coletivo para feira internacional de calçados

08 Acendimento da Chama Crioula dá início à Semana Farroupilha


+ Mais Informações ››››››

Safra 2024/2025: Conab prevê novo aumento nas áreas de arroz e feijão

 

Em meio aos desafios climáticos que se apresentam a cada nova safra, arroz e feijão devem apresentar novo crescimento no volume a ser colhido no ciclo 2024/2025. A alta é influenciada pela ligeira recuperação na área plantada dos dois principais produtos de consumo dos brasileiros, como mostra a 12ª edição das Perspectivas para a Agropecuária. A publicação, divulgada nesta terça-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Banco do Brasil (BB), aponta ainda que a produção de grãos na temporada 2024/2025 tem potencial para atingir 326,9 milhões de toneladas, o que seria um novo recorde na série histórica.


De acordo com a análise da Conab, a projeção é de um incremento na área destinada ao arroz na temporada 2024/2025 mais intenso do que o identificado na safra 2023/2024. Os preços e a rentabilidade da cultura encontram-se em um dos melhores patamares históricos para o produtor. Com isso, a perspectiva é de uma alta expressiva de 11,1% na área destinada para o grão, e uma produção que deve ficar em torno de 12,1 milhões de toneladas, recuperando o volume obtido na safra 2017/2018. Para a safra de 2024/2025, a perspectiva de maior disponibilidade interna do grão, aliada à demanda aquecida do mercado internacional pelo arroz brasileiro, e a projeção de arrefecimento dos preços internos, abre espaço para um possível aumento das exportações do produto, que podem chegar a 2,0 milhões de toneladas.


Dupla do arroz no prato dos brasileiros, o feijão também tende a apresentar aumento na área no próximo ciclo. Projeta-se um incremento de 1,2% em relação a 2023/2024. Como a produtividade das lavouras tende a apresentar ligeira queda, a colheita da leguminosa deverá se manter dentro de uma estabilidade próxima a 3,28 milhões de toneladas, a maior desde 2016/2017. Com isso, a produção segue ajustada à demanda e deverá continuar proporcionando boa rentabilidade ao produtor.


Cenário positivo


A Conab também prevê um novo aumento para a área destinada à cultura do algodão, podendo chegar a 2 milhões de hectares, elevação de 3,2% em relação à safra 2023/2024. Na região do Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é onde se espera o maior crescimento em termos proporcionais. Os produtores têm investido na fibra, uma vez que o produto apresenta boa rentabilidade em relação a outros grãos, grande facilidade de comercialização antecipada e excelente competitividade em termos de preço e de qualidade da pluma brasileira no mercado internacional. Esses fatores influenciam na expectativa de produção da temporada 2024/2025, quando se espera uma colheita de 3,68 milhões de toneladas apenas da pluma.


Cenário positivo também é previsto para a produção de soja. Mesmo com a pressão baixista nos preços nacionais e os desafios de rentabilidade, a oleaginosa continua a ser uma cultura lucrativa e com alta liquidez. A crescente demanda global, impulsionada pelo aumento do esmagamento e pela expansão da produção de biocombustíveis, tanto no Brasil quanto internacionalmente, alimenta expectativas de crescimento nas exportações e no esmagamento interno. Esse panorama influencia na projeção de aumento da área plantada, podendo chegar a 47,4 milhões de hectares. A produtividade tende a apresentar recuperação, após problemas climáticos nos principais estados produtores brasileiros. A combinação de maior área e melhor desempenho nas lavouras resulta na projeção de uma colheita em torno de 166,28 milhões de toneladas, 12,82% superior à safra 2023/2024.


Já para o milho, o cenário é de manutenção da área a ser cultivada. Apesar disso, a produtividade deve apresentar recuperação, o que contribui para uma expectativa de alta na produção, estimada em 119,8 milhões de toneladas. Mesmo com o crescimento na safra do cereal, as exportações estão projetadas em 34 milhões de toneladas no ciclo 2024/2025, queda de 5,6%, se comparada com as vendas da safra 2023/2024. No mercado interno, a demanda pelo grão deverá se manter aquecida, uma vez que o bom desempenho do mercado exportador de proteína animal deverá sustentar o consumo por milho, especialmente para composição de ração animal. Além disso, é esperado um aumento da procura do grão para produção de etanol, sendo estimado um crescimento de 17,3% para a produção do combustível produzido a partir do milho.


Artigo Banco do Brasil


Pela primeira vez, a Perspectivas para a Agropecuária é realizada em parceria com o Banco do Brasil. Trata-se da materialização do início de parceria inédita firmada entre a Companhia e o Banco, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, que abrangerá atividades de pesquisa, de desenvolvimento, de treinamento, de intercâmbio de tecnologias e de metodologias, de produção de informações agropecuárias e de ações promocionais conjuntas em feiras e eventos estratégicos para as instituições.


No trabalho, a instituição financeira abordou a importância do crédito rural como fomentador de uma agricultura que visa ao desenvolvimento dos negócios por meio de ações ambientais, sociais e de governança; de forma que haja adequação dos processos produtivos ao comportamento climático atual, diversificação da matriz energética, rastreabilidade, certificado de origem da produção, práticas conservacionistas, certificação, crédito para a recuperação ambiental, custeio anual ou que melhorem toda a gestão da atividade rural.


Outras informações sobre o panorama dos principais grãos cultivados no país estão disponíveis na publicação Perspectivas para a Agropecuária na Safra 2024/2025. O documento também traz a projeção de produção e de mercado para carnes bovinas, suínas e aves em 2025.



Vídeo da apresentação do “Perspectivas para a Agropecuária Safra 2024/2025”: https://youtu.be/Rs_Amp739HI 


Foto: Paulo Lanzetta / Embrapa


+ Mais Informações ››››››

No Sicredi, o associado não é cliente, é dono

 

Quem tem conta no Sicredi, não é chamado de cliente, mas sim de associado e dono. Isso porque, ao contrário dos bancos tradicionais, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, onde ao se associar, você possui uma parte do negócio, chamada de cota capital.

— Nossos associados são donos do negócio, pois eles ‘compram’ uma parte da Cooperativa, chamada de cota capital. Além disso, os associados possuem participação econômica e nas decisões da Cooperativa —, comenta o Presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki.

A cota capital funciona como uma reserva financeira, um investimento a longo prazo que oferece rendimentos elevados. Ao aumentar sua cota capital, o associado desfruta de mais vantagens dentro da cooperativa, como valores mais baratos em determinados produtos e acumulação de pontos para trocar por brindes do Sicredi, entre outros.

A soma de todas as cotas capitais forma o Capital Social, tornando nossa cooperativa sólida e segura. Isso nos permite oferecer taxas mais justas e facilitar o acesso a serviços financeiros nas comunidades.

Para abrir sua conta, você pode ir até a agência Sicredi mais próxima ou através do link sicredi.com.br/site/seja-associado. Você também pode chamar através do WhatsApp (51) 3358-4770.

Enviado por Sicredi Região da Produção RS/SC/MG
Avenida Expedicionário, 1195 - 99560-000 - Sarandi/RS

+ Mais Informações ››››››

Aviso de Desligamento Programado

 Comunicado: 159533 - Três Palmeiras, 16 de setembro de 2024

Assunto: Aviso de Desligamento Programado

Caro Cliente,

Estamos fazendo obras para manutenção e melhoria da qualidade da energia que você recebe.

Mas para realizar essas obras, um item sempre é essencial: a SEGURANÇA de nossos eletricistas e também de toda a população.

Então, é necessário fazermos o desligamento de uma parte da rede elétrica, para que nossa equipe possa trabalhar com

segurança.

A(s) interrupção(ões) ocorrerá(ão) no(s) período(s) e local(is) indicado(s) abaixo:

Data: 18/09/2024

Município: Três Palmeiras

Horário: 13:00 às 18:30 horas

Bairro: CENTRO

Rua: AV DAS PALMEIRAS, 1284 ao 1423

Rua: R TREZE DE MAIO, 58 ao 1302

Rua: R VALTER CARLIM, 16 ao 140

Bairro: NS APARECIDA

Rua: R DARIO FERREIRA DA LUZ, 38 ao 165

Desligamento autorizado pelos(s) documento(s): TES 30903252

Uma dica, para proteger os seus aparelhos elétricos de possíveis oscilações durante a manutenção da rede, tire-os da tomada.

Fique atento! A energia poderá voltar antes do horário final informado. Para a sua segurança considere que a rede está energizada e

não realize nenhum tipo de serviço próximo a ela para evitar graves acidentes. Seja um guardião da vida! Também lembramos que

em caso de temporais e/ou emergências, esta manutenção poderá ter sua data alterada ou até cancelada, sem que consigamos

avisar você a tempo. Por isso, se mantenha atualizado acompanhando o agendamento dessa manutenção através do nosso site

http://spir.cpfl.com.br/Publico/ConsultaDesligamentoProgramado/Visualizar/3. Sabemos que tudo isso impacta a sua rotina, mas é

graças a seu apoio, que podemos trabalhar para entregar a você uma empresa de energia cada vez melhor.

Agradecemos sua atenção

Equipe CPFL Energia (RGE - Rio Grande Energia – Uma empresa do Grupo CPFL Energia)

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 3145 do dia 17 de setembro de 2024

 


Está no ar a Edição 3145 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:

01 Governo estuda a volta do Horário de Verão, extinto em 2019

02 Lula sanciona o Dia do Pastor Evangélico e pacote de leis para cristãos

03 Governo cria plano para impulsionar empreendedorismo feminino

04 Mercado prevê alta de juros em reunião do Copom desta semana

05 Assédio eleitoral no trabalho vira foco de atenção do TSE

06 Guardar os alimentos de maneira correta na geladeira ajuda a evitar desperdícios

07 Setor da saúde é responsável por quase 5 milhões de empregos



+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/