terça-feira, 19 de setembro de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1323, do dia 20 de Setembro de 2017

Edição 1323, do dia 20 de Setembro de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Estado tem 1,3 milhão de doses para vacinar crianças e adolescentes.

· Extensão da greve quem vai definir é o governo, adverte Cpers.

· Indígenas e professores bloquearam trânsito na ERS-324 em Planalto.

· Lei quer criar Cadastro Estadual de Pedófilos.

· Reforma política deve passar por última tentativa de votação na Câmara.

· Paraná sedia um dos maiores eventos de incentivo à agroecologia do Brasil.

· Governo vai ampliar sistema de alerta de desastres por mensagens de texto em celulares.
+ Mais Informações ››››››

CFR Alpestre, recebeu a visita do Sr. Dom Antonio Carlos Rossi Keller

Na sexta-feira, dia 15-09, a CFR Alpestre, recebeu a visita do Sr. Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen - RS, realizando uma palestra com os jovens da CFR e alunos do 9° ano, da Esc. Mun. Educ. Fundamental Professor Luiz Primo Balbinot, com o tema EXISTÊNCIA DE DEUS.





+ Mais Informações ››››››

Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Regional de Alpestre-RS

A delegação Brasileira da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Regional de Alpestre que esta em intercâmbio na França, cumprem agenda essa semana de 18 a 21 setembro de 2017, na Mfr Bage le Chatel e Mfr Pont de Veyle.
+ Mais Informações ››››››

A MFR acolhe desde segunda-feira, 5 Brasileiros no quadro de intercâmbio entre a França e o Brasil.

La MFR accueille depuis lundi, 5 brésiliens dans le cadre d'échange entre la France et le Brésil.
Venus de la région d'ALPESTRE, ils ont pu participer aux Floralies fin de semaine dernière et découvrent, cette semaine, notre coin de Bresse...
Ils participent aussi aux cours de nos élèves de Première et de Seconde, présents à la MFR.
Aujourd'hui, lors du cours de Français, il s'agissait de faire connaissance et de pouvoir échanger, d'une manière moins conventionnelle ...
Du rire, du mime, des regards et une sacrée dose d'imagination ont fait le succès de ce moment !!!!

A MFR acolhe desde segunda-feira, 5 Brasileiros no quadro de intercâmbio entre a França e o Brasil.
Vieram da região de alpino, puderam participar nos flores final de semana passado e descobrem, esta semana, nosso canto de bresse...
Participam também nos cursos dos nossos alunos de primeira e de segunda, presentes na mfr.
Hoje, durante o curso de francês, tratava-se de conhecer e de poder trocar, de forma menos convencional...
Riso, mimo, olhares e uma grande dose de imaginação fizeram o sucesso deste momento!!!!



+ Mais Informações ››››››

5° Acampamento Farroupilha em Trindade do Sul, teve Show com Leonel Gomes

Neste sábado ( 16-09-2017 ), esteve agitando a festa no 5 Acampamento Farroupilha em Trindade do Sul o cantor Leonel Gomes, e após ele teve o show também da dupla Duke e Léo.

Um grande número de pessoas estiveram presentes no evento, já nesta terça-feira estará se apresentando na praça da Matriz, o Grupo Os Vaqueanos a partir das 22:00 entrada gratuita.

Amanhã ( 20 ), será o encerramento das festividades, com almoço no CTG Lenço Preto, cardápio: Costelão e acompanhamentos no valor de R$ 20,00. Após, Festival da Canção Estudantil.

17:00 horas, extinção da Chama Crioula.

PARTICIPE !!!

+ Mais Informações ››››››

Indígenas e professores bloqueiam trânsito na ERS-324

Desde às 8 horas desta terça-feira, 19, com cartazes e faixas, professores, alunos e comunidade indígena da aldeia Pinhalzinho estão bloqueando a ERS 324 que liga Planalto a Nonoai. O protesto contra o parcelamento salarial dos servidores estaduais ocorre no quilometro 40 da rodovia e deve seguir até o final do dia. Longas filas de veículos se formam nos dois sentidos da estrada. A liberação do trânsito ocorre a cada hora.

Na sexta-feira, 22, está previsto para ocorrer manifestações no trevo da ERS 324/ERS 406 em Nonoai e no centro de Planalto, em frente ao Colégio Padre Vitório.



Fonte: In Foco RS
+ Mais Informações ››››››

Acusado de matar Sargento é preso após assalto em Bozano

Leomar Rempel, 34 anos, acusado de ter matado um Policial Militar durante abordagem na RS-342, em Cruz Alta, na no dia 21 de agosto, foi preso na manhã desta terça-feira (19) em Bozano.

O indivíduo foi pego após assaltar o Escritório da Emater de Bozano. Conforme informações divulgadas pela Rádio Progresso, de Ijuí, o criminoso chegou ao local portando arma de fogo e encapuzado, rendeu os funcionários e fugiu levando dinheiro. Na sequência foi detido pela Brigada Militar.

Rempel é acusado de matar, com um tiro, o Policial Naurio Adão Garcia Viana, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual de Cruz Alta, quando fugia com um carro roubado de uma residência de Santo Ângelo. Leomar acumula 46 anos de condenações por crimes de roubo e receptação. Desses, cumpriu 12 anos de pena em regime fechado.

Natural de Panambi, Rempel ainda precisava cumprir 34 anos e sete meses de pena no Instituto Penal de Ijuí, local para onde não retornou em 23 de julho, pouco menos de um mês antes da execução do policial. Conforme o delegado Josuel Muniz, da 1ª Delegacia de Cruz Alta, ele não integra nenhuma quadrilha de expressão, mas há indícios de que comparsas tenham prestado auxílio ao foragido.

No dia 22 de agosto, dois homens foram detidos pela Brigada Militar e confessaram que receberam ofertas para auxiliar Rempel. Um homem afirmou que seria pago para deixar uma mochila na mata onde o criminoso estava escondido. Já o outro suspeito afirmou que recebeu oferta para deixar que o suspeito se escondesse em sua casa, mas teria recusado. Eles foram liberados por falta de provas materiais que configurassem o flagrante.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, com edição da equipe do Diário Missões
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 19-09-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1828 de 19-09-2017

+ Mais Informações ››››››

Mulher é presa suspeita de tentar matar o marido internado em hospital de Vacaria, na serra gaúcha

Enfermeira flagrou mulher no momento em que tentava inserir substância no dispositivo que aplicava soro no marido.
Material encontrado com mulher no momento
 da prisão em Vacaria (Foto: Divulgação/Polícia Civil)


Uma mulher foi presa por tentativa de homicídio do próprio marido que estava internado no Hospital Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria, na Serra gaúcha, na noite de segunda-feira (18). Ela foi flagrada por uma enfermeira enquanto tentava colocar uma substância no dispositivo usado para aplicar medicação no paciente.

Ao flagrar a mulher tentando aplicar o medicamento, ainda não identificado, a enfermeira chamou os colegas, enquanto a mulher escondida a seringa. A Brigada Militar foi acionada e a mulher, de 56 anos, foi presa, e levada para a Polícia Civil, onde foi autuada em flagrante.

O médico responsável pelo paciente disse à Polícia Civil que qualquer substância aplicada de forma indevida na corrente sanguínea do paciente pode levar à morte.

Após a aplicação da substância, o paciente, de 77 anos, apresentou piora do quadro de saúde, e corre risco de morrer.

Ela foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio qualificado e encaminhada para o Presídio Estadual de Vacaria.

A substância que ela tentava aplicar no marido, por meio de uma seringa, foi encaminhado para o laboratório do Instituto Geral de Perícias, para determinar do que se tratava.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Jovem de 16 anos é morta a facadas em Chapecó

Corpo de Letícia de Quadros foi achado dentro de casa pelo marido dela, de 49 anos.
Uma jovem de 16 anos foi encontrada morta esfaqueada no sábado (16) em casa em Chapecó, no Oeste catarinense, de acordo com a Polícia Militar à NSC TV.

Segundo a PM, o crime foi registrado no bairro Santo Antônio. O corpo de Letícia de Quadros foi achado pelo marido dela, de 49 anos, de acordo com informações da PM à NSC TV.

Ele informou à polícia que saiu para trabalhar e que o filho dele, de 20 anos, teria ido ao local. Conforme o pai, ele seria usuário de drogas.

O crime está em investigação da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Chapecó. O G1 procurou o delegado reponsável, Rodrigo Moura, para saber, entre outras informações, se o jovem é suspeito do crime. Ele informou que está investigando o caso e que ainda não tem informações concretas para divulgar.

Fonte: G1/SC
+ Mais Informações ››››››

Encontradas mais partes de corpos onde crianças foram deixadas esquartejadas em Novo Hamburgo

Vítimas que tinham entre 8 e 12 anos de idade ainda não foram identificadas. Polícia acredita que as partes estejam relacionadas ao mesmo caso.
Corpos estavam em caixa de papelão e sacos plásticos em matagal em Novo Hamburgo (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
A polícia localizou na manhã desta segunda-feira (18) partes de corpos no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre. O local fica a 500 metros de onde foram encontradas duas crianças esquartejadas, no dia 4 de setembro, na Rua das Tranqueiras. A investigação acredita que as partes estejam relacionadas ao mesmo caso.

Conforme o delegado Rogério Baggio, responsável pela investigação, os corpos encontrados no começo do mês não estavam completos. "Certeza mesmo nós só teremos com o resultado da perícia, com o exame de DNA. Mas é 99,9% de chances de serem as partes faltantes do corpo", afirma. Apesar do que foi encontrado nesta segunda, a polícia ainda não localizou as cabeças de ambas as vítimas, que teriam entre 8 e 12 anos.

Inicialmente, a polícia acreditou que os corpos encontrados dentro de sacolas eram de uma mulher e de uma criança. No entanto, a perícia constatou que se tratavam de crianças, o que dificultou a identificação, pela falta de registro das digitais.

As partes dos corpos encontrados no começo do mês estavam dentro de caixas de uma marca de sabão em pó fabricada fora do Rio Grande do Sul, e que não é vendida no estado. Com isso, a polícia entrou em contato com departamentos de identificação de outros estados.

No decorrer da investigação, a polícia procurou imagens de câmeras de segurança, sem sucesso, e conversou com moradores do local, considerado pouco movimentado, em busca de pistas. Mas até agora a investigação não havia avançado.

No fim da semana passada, o delegado disse acreditar que o autor ou autores do crime conheciam a região. "É um local onde as pessoas costumam deixar animais mortos, por isso talvez não desconfiassem do cheiro", afirmou.

Apesar da identificação ainda não ter sido realizada, a polícia acredita que as crianças possam ter sido vítimas da violência relacionada com o tráfico de drogas. "Se fosse uma família que não tem envolvimento com criminalidade, dificilmente algum parente não teria reportado o sumiço", afirma o delegado, especulando sobre o mistério ainda não elucidado.

Segundo o delegado, buscas com o auxílio de cães estão sendo feitas na região.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Mãe mata o filho e deixa corpo dentro de loja em município de MT, diz PM

Mulher teria confessado o crime para um amigo e pedido à ele para acionasse a polícia, em Primavera do Leste. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Uma mãe matou o próprio filho e deixou o corpo dentro do estabelecimento comercial dela, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, na sexta-feira (15). Segundo a Polícia Militar, a mulher procurou um amigo da família e confessou o crime, entregando-lhe a chave da loja dela, em seguida, para que ele pudesse comunicar o homicídio à polícia.

Os nomes e as idades da suspeita e da vítima não foram informados. De acordo com a polícia, o amigo da suspeita disse que foi procurado por ela por volta das 23h30, quando ela lhe entregou as chaves da loja de assistência técnica de celular que possui no Bairro PVA III, informando que ele deveria ir até o local com a PM porque havia assassinado o próprio filho.

No local, a PM relatou ter encontrado o interior da loja "toda quebrada e bagunçada". A vítima foi encontrada caída no chão, despida e enrolada em um cobertor. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, a cabeça e a face do rapaz apresentavam várias lesões. A PM chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a vítima já estava morta.

A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram acionadas e o caso será investigado.

Fonte: G1/MT
+ Mais Informações ››››››

Moradores usam galhos e lata com fogo para sinalizar buracos na 287

Foto: Grupo Gazeta
Trecho da RSC-287 entre Santa Cruz do Sul e Taquari está repleto de buracos abertos no asfalto após a chuva dos últimos dias; EGR sequer sinaliza os pontos mais críticos

A chuvarada que atingiu o Vale do Rio Pardo entre sexta-feira e este domingo, 17, provocou estragos também na RSC-287, a principal rodovia da região. O trecho entre Santa Cruz do Sul e Taquari está cheio de buracos, inclusive em locais que acabaram de ser recapados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Nos últimos três dias a chuva acumulada foi de 211 milímetros em Santa Cruz, acima da média histórica do mês.

Um dos buracos maiores e mais perigosos fica quase em frente à Lisaruth, em Pinheiral, no sentido Santa Cruz-Venâncio Aires da RSC-287. A pequena cratera apareceu ainda na noite de sexta-feira. No sábado pela manhã, comerciantes e moradores da região sinalizaram o local com galhos e tentaram tapar parcialmente o buraco, o que não foi possível devido ao mau tempo e ao trânsito intenso. Em um intervalo de três horas, três veículos tiveram pneus furados no local.

De lá para cá, nem a EGR nem o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) sinalizaram o buraco e mais motoristas tiveram prejuízos no local. Para alertar para o problema, na noite deste domingo os moradores colocaram mais galhos no acostamento e até uma lata de tinta com fogo dentro. "Voltamos ao período medieval", comentou um motorista que passou pelo local e informou o Portal Gaz.

Ainda em Santa Cruz do Sul, outros dois buracos estão pegando os motoristas de surpresa e causando prejuízos. Ambos ficam na alça que contorna a obra do viaduto no antigo trevo Fritz e Frida no sentido Venâncio-Santa Cruz. Um deles fica no meio da pista, próximo ao Posto Nevoeiro. Na tarde de sábado um motorista perdeu o controle do veículo e caiu em uma valeta ao tentar desviar do buraco.

Outro ponto que requer atenção dos condutores é o trecho da ponte sobre o Rio Taquari, em Mariante, interior de Venâncio Aires. O trecho de pelo menos um quilômetro antes da ponte para quem segue no sentido capital-interior está tomado de buracos. Às 20 horas deste domingo havia nada menos que sete veículos parados no acostamento com pneus furados e rodas danificadas. Assim como em Santa Cruz, os buracos não estão sinalizados.

A assessoria de comunicação da EGR foi procurada pela reportagem do Portal Gaz, mas até o momento da publicação deste conteúdo ninguém havia dado retorno sobre a falta de sinalização nos locais e se há previsão de reparos devido à gravidade do problema.
Fonte: Grupo Gazeta
+ Mais Informações ››››››

Localizado corpo de mulher desaparecida em Frederico Westphalen

Por volta das 16h30min desta segunda-feira, 18, um morador/pescador da linha Alecrim, em Frederico Westphalen, avistou um corpo boiando às margens do rio da Várzea e acionou a Polícia Civil (PC), que no momento contatou com o Corpo de Bombeiros, que fazia buscas ao corpo de Juliana da Silva Rodrigues, de 27 anos, frederiquense que estava desaparecida desde o fim da noite de sexta-feira, 15, e teria sido morta pelo marido.

O local em que o corpo foi localizado é de difícil acesso, por isso, segundo os policiais civis, a retirada só foi possível por volta das 19h45min. Alguns familiares de Juliana estavam no local no momento e fizeram o reconhecimento, confirmando que se tratava da jovem.

Ainda, conforme a Polícia Civil, o corpo, que foi encaminhado para a necropsia, apresentava diversas perfurações de faca, principalmente na região do tórax.

Também, na tarde desta segunda-feira, a PC apreendeu o veículo pertencente ao acusado, que possivelmente foi usado não somente para transportar o corpo da vítima. Segundo a PC, acredita-se que o femicídio teria ocorrido dentro do carro mesmo. Embora houvesse indicativos que tivesse sido lavado, no seu interior havia manchas de sangue, porém o carro foi apreendido para que nos próximos dias a perícia possa confirmar se trata-se de sangue humano.

Participaram do resgate do corpo a PC e Corpo de Bombeiros de FW, o Corpo de Bombeiros de Passo Fundo e também moradores ribeirinhos da linha Alecrim. A prioridade da PC agora é revelar todas as circunstâncias que cercam o crime, por exemplo, confirmar se ela foi morta dentro do carro, o que motivou o femicídio, enfim todos os detalhes para que se esclareça o máximo possível o crime.

+ Mais Informações ››››››

“Extensão da greve quem vai definir é o governo”, adverte Cpers

Aumenta o número de escolas com paralisação total das aulas no Alto Uruguai. Seduc admite que paralisação geral, que já dura quase duas semanas, pode estender calendário letivo até 2018
A greve do Cpers Sindicato completa duas semanas, nesta terça-feira, com adesão significativa de professores da rede estadual de ensino. Enquanto a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estima impacto parcial ou total em 40% das escolas, o Cpers estima que a greve atinja até 70% das instituições da rede pública do Rio Grande do Sul.

Mesmo após a Seduc ter advertido que a greve do Magistério pode resultar na extensão do calendário letivo até os primeiros meses de 2018, o Cpers Sindicato é categórica ao afirmar que o tempo da paralisação geral cabe ao Palácio Piratini, responsável pela negociação. Foi o que disse hoje a vice-presidente da entidade, Solange Carvalho.

O Núcleo do Cpers Sindicato em Erechim publicou nesta segunda-feira o mapa atualizado da paralisação no Alto Uruguai. Já são 19 escolas com paralisação total e 8 com períodos concentrados.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Homem atira na ex-mulher e suicida-se em via pública em Seara

O fim de um relacionamento pode ter sido a causa de um crime que chocou a cidade de Seara na noite desta segunda-feira, dia 18. Um homem de 50 anos, identificado como Selvino Casarotto, efetuou vários disparos contra sua ex-companheira, Laurete Casarotto, 47 anos, e depois cometeu suicídio. A ocorrência aconteceu por volta das 21h30 na saída para Itá.

Conforme as informações, Laurete teve ferimentos graves e foi encaminhada ao Hospital São Roque e depois ao Hospital São Francisco de Concórdia. Enquanto Selvino foi atendido com vida e morreu ainda no hospital de Seara. Ela foi atingida por vários disparos pelo corpo e apresentou hemorragia. O transporte a Concórdia foi feito pelo Samu.

Depois de atingir a mulher, o homem atirou contra a própria cabeça. O casal tinha quatro filhos e estava em processo de separação. Já havia histórico de violência envolvendo o casal, onde a mulher, inclusive, tinha medidas protetivas contra o marido. A arma utilizada no crime foi comprada havia poucos dias. A Polícia Civil está investigando o caso. O IGP e o IML de Concórdia estiveram no local.



Fonte: AtualFM
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!