sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PROGRAMA PREGANDO A PALAVRA DA SALVAÇÃO NO TEMPO DO FIM DE 25-08-2017

+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA VOZ MISSIONÁRIA NO AR DE 25-08-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1812 de 25-08-2017

+ Mais Informações ››››››

Em palestra em Ronda Alta, coordenadora de Pedagogia debate a indisciplina na sala de aula

Um dos compromissos do CESURG - Centro de Ensino Superior Riograndense -, é fomentar atividades que promovam a educação e o desenvolvimento dos espaços educativos, pois é uma instituição comprometida com a comunidade e com uma sociedade mais humanizada, que pensa a educação como elemento fundamental para o exercício da cidadania. No dia 23 de agosto, a coordenadora do curso de Pedagogia, Patrícia Signor, palestrou aos professores das redes municipal e estadual de Ronda Alta, durante a programação de formação continuada dos educadores. O evento, organizado pela Escola Estadual Alfredo Gavioli, ocorreu no centro de eventos Roseli, em Ronda Alta.

Com o tema “Indisciplina da sala de aula: conflitos sociais – A escola além de um lugar de conflitos”, Patricia elucidou sobre as temáticas da mediação de conflitos no ambiente escolar e os fatores que influenciam na indisciplina em sala de aula. Na oportunidade, abordou o conceito afirmativo de conflito, o educador comprometido com a cidadania, equívocos na condução de conflitos, mediação de conflitos e técnicas para utilizar no ambiente escolar, além do conflito com propulsor de transformação social. “A atividade contribuiu no sentido de levar informações e sensibilizar para ações promotoras da paz e da mediação de conflitos em sala de aula, problematizando situações cotidianas no ambiente escolar e sensibilizando o educador para que ele possa atuar como um mediador de conflitos e ampliar o papel social da práxis educativa”, revela Patrícia.

A palestra proporcionou debate sobre uma temática atual como a indisciplina em sala de aula, apresentando atividades dinâmicas relacionadas a práticas educativas, assim como alternativas para reduzir essa adversidade. A atividade foi avaliada positivamente pela coordenadora de Pedagogia. “Tivemos a participação dos educadores que se envolveram nas temáticas propostas e contribuíram com suas vivências e experiências em sala de aula. A atividade foi muito proveitosa para todos os participantes e ampliou o elo entre a comunidade de Ronda Alta e o CESURG”, destaca a educadora.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras – Companhia de Artes Danças e Andanças Apresenta a 1º Edição do Evento Internacional de Danças

Na manhã de hoje estiveram na Rádio Comunitária Liberdade FM, A coordenadora do elenco artístico do CTG Coxilha das Palmeiras, e da Companhia de Artes Danças e Andanças, Rosicler Buffon e a Patroa do CTG Joice Rosseto.
O assunto da entrevista foi as programações da Semana Farroupilha, entre elas a 1º Edição do Evento Internacional de Danças que acontecera em Três Palmeiras no dia 19 de setembro de 2017.
Serão 12 Países que estarão mostrando suas danças em nosso município. Ouça aqui a entrevista completa.



+ Mais Informações ››››››

Professor Luciano Schwerz defende tese de doutorado sobre irrigação na cultura do milho

A caminhada acadêmica em busca de capacitação e novos conhecimentos para compartilhar com os estudantes exige muita dedicação dos professores. O docente Luciano Schwerz, vinculado ao Curso de Agronomia do CESURG, defendeu sua tese de doutorado no dia 14 de junho, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da USP, em Piracicaba, São Paulo.

Com o tema "Necessidade e estratégias de irrigação para a cultura de milho no Estado do Rio Grande do Sul", a pesquisa desenvolvida por Schwerz foi motivada pela constante discussão acerca da viabilidade de implantar sistemas de irrigação no Rio Grande do Sul. “Nossa demanda é propor uma irrigação suplementar, então não sabemos o quanto iremos utilizar o sistema ao longo dos anos, o que altera muitas vezes o planejamento e tem tornado lenta a expansão das áreas irrigadas. Assim, queríamos determinar qual a lâmina média de irrigação para as áreas de cultivo de milho no Estado, e quais seriam as estratégias que trouxessem maior retorno ao produtor, bem como ser de base para politicas públicas de fomento a esta prática”, explica o docente do CESURG.

De acordo com Schwerz, a pesquisa objetivou determinar a necessidade da irrigação com base no balanço hídrico e na produtividade de milho, bem como propor estratégias de manejo de irrigação para dez épocas de semeadura em dez municípios do estado do Rio Grande do Sul. “Para isso, montamos o balanço hídrico para a cultura do milho simulando vários parâmetros de desenvolvimento e crescimento da cultura, para 10 municípios do Estado, simulando 10 épocas de semeadura com um banco de dados meteorológicos com 17 a 25 anos de observações”, revela.

A pesquisa oportunizou descobertas pertinentes também para a região. “Concluímos que a lâmina de irrigação média para um período entre 17 a 25 anos de observações meteorológicas revela valores entre 143 a 360 mm.ciclo-1, sendo os maiores valores observados na região da campanha, para a região de Passo Fundo, a qual apresenta características mais similares às de Sarandi a lâmina média a ser aplicada na cultura do milho é de 206 mm.ciclo-1. Também as semeaduras dos meses de agosto e setembro apresentam melhor atendimento das necessidades hídricas, sendo as semeaduras de outubro as de maior risco ao agricultor”, destaca o docente, entre outras descobertas.

A qualificação da ESALQ no cenário nacional e internacional foi um dos motivadores que levaram Schwerz ao doutorado. “Desde a graduação sonhava em estar na ESALQ um dia, pois sempre ouvia falar da grande reputação que a mesma tem, e das grandes pesquisas e pesquisadores da instituição. Em fevereiro de 2013 iniciei esta caminhada [do doutorado], ao mesmo tempo que assumi o trabalho de Extensionista rural na Emater-RS/Ascar de Sarandi e, em 2016, como professor no CESURG. Foram muitos desafios nesta caminhada toda”, relata o pesquisador.

Formação acadêmica e atuação profissional

Luciano Schwerz é engenheiro agrônomo formado pela UFSM, onde concluiu mestrado em Agronomia: Agricultura e Ambiente. Agora, também doutor em Fitotecnia pela ESALQ-USP. Atualmente, além de professor das disciplinas de Agrometeorologia e Estatística do Curso de Agronomia do CESURG, também é agricultor e extensionista rural e coordenador do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar de Sarandi.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

1035 - 25 DE AGOSTO, SEX - VIVER A ESPIRITUALIDADE A PARTIR DAQUILO QUE SOU

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/