quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2660, do dia 11 de Novembro de 2022

 


Está no ar a Edição 2660 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Inflação volta a subir após três desacelerações seguidas

02 Enem começa neste domingo (13) com prova de redação

03 Pandemia de covid-19 faz setor de seguros crescer no Brasil

04 COLUNA JUREMIR MACHADO

+ Mais Informações ››››››

Cooperação na Ponta do Lápis encerra atividades do ano

 

Estudantes apresentaram em mostras o que aprenderam sobre educação financeira no decorrer de 2022

 

Múltiplas experiências sobre educação financeira aliada à sustentabilidade foram as atrações de encerramento do ano de 2022 do programa social do Sicredi Cooperação na Ponta do Lápis, realizado em parceria com escolas.

Com o apoio das prefeituras, a Sicredi Região da Produção promoveu quatro mostras, nos municípios de Nonoai (RS), no dia 31 de outubro, Três Palmeiras (RS), em 1º de novembro, Chapecó (SC), dia 3, e Rio dos Índios (RS), 4.

O objetivo foi compartilhar com o público as lições ensinadas em sala de aula. Sob orientação dos professores, os alunos expuseram trabalhos pedagógicos feitos a partir de materiais recicláveis, a fim de demonstrar o que assimilaram a respeito da importância de equilibrar a preservação dos recursos com o desenvolvimento econômico e social.

Em bancas, as crianças ainda participaram da comercialização de produtos como doces, livros e artesanatos para aprenderem noções de pagamento e gestão de dinheiro. “Quem ganha com isso são as nossas comunidades. A partir daí, conseguimos construir uma sociedade mais próspera e organizada”, comentou a supervisora escolar Marilia Batistela, de Três Palmeiras.

Para a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, a experiência envolvendo quase 9 mil estudantes de 1º a 5º anos do ensino fundamental na cidade foi um sucesso em 2022. Por isso, a ideia é focar no tema empreendedorismo no próximo ano. “De grãozinho em grãozinho, tenho certeza de que vamos fazer a diferença nas famílias”, pontuou.

Já o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, agradeceu a parceria com as Administrações municipais e reforçou o propósito do Sicredi de incentivar o desenvolvimento das regiões por meio da cooperação. “Nossa instituição financeira cooperativa preza pela proximidade com as pessoas e trabalha para estimular a melhoria da qualidade de vida não só dos associados, mas também da sociedade como um todo. As mostras realizadas por meio do programa social Cooperação na Ponta do Lápis foram mais um exemplo de como o dinheiro investido no Sicredi retorna para as comunidades”, enfatizou.

O mundo é melhor quando é cooperativo e o Sicredi está sempre pronto quando o objetivo é crescer junto.

Fonte: Sicredi Região da Produção RS/SC/MG 




+ Mais Informações ››››››

Encontro Regional de Cooperativas Escolares promovido pelo Sicredi é realizado com sucesso em Sarandi

 

Um espaço dedicado à integração e construção coletiva de aprendizados a respeito das ações que envolvem as Cooperativas Escolares. Assim foi o Encontro Regional de Cooperativas Escolares promovido pela Sicredi Região da Produção RS/SC/MG nesta quarta-feira (9), no CTG de Sarandi. O evento reuniu aproximadamente 250 pessoas das cooperativas escolares já consolidadas, Rondinela, Girassol, Liberando Sonhos e Alamanda, além da EMEF Jair de Moura Calixto de Nonoai, da EMEF Fág Ror de Três Palmeiras e da Nova Geração de Novo Xingu, as quais têm cooperativas escolares em fase de implementação.

A programação contou com atividades dinâmicas e interativas, como painéis e brincadeiras, desenvolvidas pelas assessorias pedagógicas. Em seguida, ocorreu almoço e, por fim, os Jogos Cooperativos.

O analista de Programas Sociais da instituição financeira cooperativa, Lucinei Rodrigo Bohn, destaca que a iniciativa foi fundamental para promover a intercooperação entre os associados das Cooperativas Escolares na área de abrangência da Sicredi Região da Produção. “O Encontro foi um sucesso e mostrou o quanto o Programa Cooperativas Escolares vem sendo importante para ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, proporcionando experiências de valores e princípios cooperativistas”.

Ana Luiza Ribeiro de Freitas, 11 anos, associada da Cooperativa Escolar Nova Geração, que está sendo implementada em Novo Xingu. "Foi divertido participar do Encontrão das Cooperativas Escolares. Temos que ajudar uns aos outros para crescer juntos, e o evento trouxe muito isso".

O Programa Cooperativas Escolares acontece em parceria entre o Sicredi e instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.


        

Fonte: Sicredi Região da Produção RS/SC/MG 


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 3056 de 10-11-2022

+ Mais Informações ››››››

Cesurg recebe Lar da Menina para tarde de interação

      

Reforçando o papel do Centro de Ensino Superior Riograndense – Cesurg Sarandi em estar inserido na comunidade, a Faculdade recebeu as alunas do Lar da Menina para uma tarde de interação e novos conhecimentos.

Ao todo, 33 meninas do Lar, com idades entre 5 a 14 anos, acompanhadas da diretora Gessi Teresinha Zimmer e da assistente social Deuvanes Fátima Consalter, estiveram conhecendo algumas áreas da instituição de ensino como a de animais e parte da horta do curso de Engenharia Agronômica.
Nesse último setor visitado, a coordenadora da Engenharia Agronômica, professora Sabrina Peruzzo e as estagiárias Jhennifer e Emanuele, desenvolveram uma atividade prática de implantação de mudas florestais, além de repassar noções de tratos culturais para hortas.
Durante as atividades era perceptível a alegria e interação das meninas, com a curiosidade aguçada em saber mais sobre os animais e as práticas da horta. “Fazer esse tipo de interação e despertar o interesse dessas meninas para a educação, para o estudo avançado é muito importante e gratificante. É uma oportunidade para elas conhecerem um pouco do funcionamento de uma faculdade, do que podem se tornar quando adultas. Plantar desde já esse despertar para que continuem no caminho da educação”, enfatizou a professora Sabrina.
 Ao final, após ser servido um lanche, também foram distribuídas alfaces produzidas no Cesurg às meninas.
-




+ Mais Informações ››››››

315 - 10 de Novembro, Quinta - Assumir as deficiências em mim, pois não tenho o controle sobre tudo

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/