sábado, 25 de janeiro de 2014

Sancionada lei que prevê uso de tornozeleiras em agressores de mulheres no RS



O governador Tarso Genro sancionou, na tarde da quinta-feira (23), a lei que prevê o uso de tornozeleiras eletrônicas em homens agressores de mulheres no Rio Grande do Sul.

A meta do projeto é qualificar as Patrulhas Maria da Penha, criadas para conter os índices de violência doméstica. A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini. 

O uso vai ser obrigatório, esclareceu o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, sempre por determinação judicial, na medida em que o homem for identificado como agressor.
A secretária de Políticas para Mulheres, Ariane Leitão, afirmou que o índice de violência contra as mulheres no país é inaceitável.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) garante já ter à disposição um lote de pelo menos 50 tornozeleiras prontas para o uso.

Elas foram disponibilizadas pela empresa fornecedora, e não terão custo para o Estado. Para serem usadas, dependem apenas da justiça. Ariane diz  que inicialmente serão monitorados homens agressores na região metropolitana.

Fonte:Rádio Comunitária FW
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

FUGA DE PRESO DE ALTA PERICULOSIDADE

Alertamos que durante a última madrugada, horário exato não conhecido pelos agentes penitenciários do Presídio Estadual de Vacaria, houve a fuga do preso JAIR FIGLESKI, nascido em 22/02/1987, natural de Frederico Westphalen/RS, suspeito de triplo latrocínio, na localidade de São Pedro, interior desta cidade.

Segundo informações obtidas junto ao Presídio, tal indivíduo teria cerrado a grade do banheiro da cela e pulado pelo telhado, sendo que os agentes tomaram conhecimento do ocorrido nesta manhã, por volta das 8h, durante a contagem dos presos.

Alerta-se a comunidade a alta periculosidade do foragido, suspeito de crime violento com duas mortes consumadas e uma tentativa, seguida de crime de incêndio da residência das vítimas.

Quaisquer informações sobre a localização do foragido devem ser repassadas imediatamente ao telefone 197 da polícia civil.

Em anexo, fotografias do foragido.





 Fonte:Policia Civil Delegacias De Polícia  de Vacaria 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornalista é encontrada morta em Carazinho

Aline Bassan Martins, 31 anos, morreu com um tiro na cabeça

A jornalista Aline Bassan Martins, 31 anos, foi encontrada morta, na noite de ontem, na fazenda Aldebaran, localizada no km 233 da BR 285, ao lado da Ulbra Carazinho. Ela morreu no quarto do namorado, o vereador Otto Gherardt, com um tiro na cabeça. O fato aconteceu por volta das 22h30min e o Samu chegou a ser acionado, mas não houve tempo para o atendimento. Ela era filha do também jornalista Jairo Martins, ex- secretário de Educação de Carazinho. A polícia investiga o caso, que pode ter sido suicídio.

Atualmente, ela gerenciava uma casa de eventos, localizada no mesmo local, juntamente com Gherardt. Ela está sendo velada na capela A da Funerária Adam e seu sepultamento será às 18h no Cemitério Nossa Senhora da Glória.

Fonte:Simone Ramos / Correio do Povo
Foto:Arquivo Pessoal
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Assaltante mata criminoso que tentou roubar motocicleta dele em Sapiranga

Autor dos disparos estava assaltando uma barbearia quando viu que sua moto estava sendo levada por outro criminoso

Um assaltante matou à tiros um outro criminoso que tentou roubar a sua moto na noite desta sexta-feira em Sapiranga, no Vale do Sinos. Uma dupla havia chegado de moto até uma barbearia para assaltar o estabelecimento localizado no bairro São Luiz. Um deles desceu armado até o local e outro comparsa ficou aguardando na moto.

Minutos depois,  outra dupla surgiu em uma outra motocicleta para roubar a moto do caroneiro que aguardava do lado de fora da barbearia. Enquanto o assaltante subia na moto roubada, o criminoso que estava dentro do estabelecimento comercial saiu atirando contra o assaltante. O jovem identificado como Adriano Almeida Estulano, de 27 anos, morreu na hora. Estulano já tinha diversos antecedentes criminais.

O autor dos disparos foi preso minutos depois pela Brigada Militar. Os outros dois envolvidos fugiram.
Fonte: Lucas Rivas/Rádio Guaíba
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

DEPUTADO FEDERAL MARCON VISISTA A RADIO COMUNITÁRIA LIBERDADE

Na manhã de hoje esteve na rádio comunitária liberdade o deputado federal marcon, ele falou da  sua visita aqui na região acompanhe a entrevista.



Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Sábado tem forte alívio do calor, com máximas até 15°C mais baixas

RS poderá ter sensação de frio em alguns pontos e pancadas de chuva

Porto Alegre e Região Metropolitana tiveram uma das madrugadas mais quentes do último século nesta sexta-feira. Durante a noite, contudo, e principalmente neste sábado, chegou algum alívio para os dias escaldantes. Depois da chuva que chegou ao Estado, as marcas à tarde serão amenas e até 15ºC abaixo das usuais ao longo da semana

O dia será de nuvens no Estado e chove em várias áreas, localmente forte na Metade Norte, mas em diversos pontos devem ocorrer momentos de melhoria com aberturas de sol. Vento Sul sopra com rajadas fortes no Litoral Sul.

Deverá fazer frio com mínima de 12°C em São José dos Ausentes, por exemplo. As máximas, por sua vez, poderão chegar a 28°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 25°C em Porto Alegre.

Nesta sexta, em alguns bairros da Capital, a temperatura ficou quase toda a noite acima de 30ºC. No Jardim Botânico, não baixou de 28,2ºC. As mínimas em Porto Alegre e grande parte do Estado ocorreram à noite. 

Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Quase metade dos pais aprende a lidar com a tecnologia através dos filhos

Na comparação, crianças provenientes de famílias de baixa renda influenciam de forma mais decisiva

Se você é pai, as chances de seu filho ser o seu professor quando o assunto é tecnologia são grandes. Estudo recente publicado no Journal of Communication descobriu que cerca de 40% dos pais foram ensinados a utilizar o computador e a internet através dos pequenos. Teresa Correa, da universidade chilena Diego Portales, foi a responsável por conduzir entrevistas em profundidade com 14 pais e seus respectivos filhos e observar um conjunto de 242 famílias. A pesquisadora constatou que os jovens influenciam as gerações mais antigas em mais de 40% do tempo com dispositivos e aparelhos como computadores, celulares, internet e redes sociais.
Esse processo foi observado por Teresa com maior freqüência entre famílias de nível socioeconômico inferior, assim como o que acontece com famílias de imigrantes de baixa renda em que as crianças atuam de forma a readaptar seus entes no novo ambiente social. As mídias digitais representam esse novo ambiente para as famílias menos abastadas, e as crianças mais pobres são mais propensas a adquirir conhecimento sobre tecnologia na escola e com amigos.
— Mulheres e pessoas mais pobres em geral tendem a ficar para trás quando o assunto é a adoção e o uso de novas tecnologias. Na maioria das vezes, eles não possuem meios de adquirir os dispositivos mas, mais importante, eles são menos inclinados a ter conhecimento, habilidades, percepção e atitudes pró-ativas em relação às mídias digitais. Os resultados sugerem que escolas localizadas em áreas periféricas deveriam receber atenção especial do governo em programas de políticas públicas que promovam a inclusão digital— diz Teresa.
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Prática de exercícios físicos no verão requer cuidados especiais

Veja algumas dicas para aproveitar sem sofrer prejuízos com o calor

A chegada do verão incentiva muitas pessoas a praticar exercícios. Porém, começar uma atividade física sem o preparo adequado pode trazer uma série de problemas. Distensões, contraturas e outras dores musculares, além de queimaduras, insolação e desidratação decorrentes da excessiva exposição ao sol são as adversidades mais comuns.
O ortopedista e médico do esporte Marco Antonio Ambrósio lembra algumas precauções que devem ser tomadas nessa época do ano. Dentre eles, a escolha de roupas e tênis confortáveis, bem como o uso de bonés, óculos escuros e protetor solar ajudam a afastar o calor e proteger contra os raios ultravioleta. É importante estar atento à hidratação, já que com as temperaturas elevadas o organismo perde mais água e sais minerais.
Outra dica é optar pelos melhores horários para o treino ao longo do dia. O mais indicado é se exercitar nos períodos da manhã e da noite, pois a poluição e o calor diminuem significativamente. E os novos atletas devem preferir alimentos de fácil digestão, como vegetais, carnes magras e frutas, evitando doces e gorduras.
— Uma dieta saudável aliada à atividade física é uma receita infalível para a boa saúde e o bom condicionamento físico — afirma o especialista.
Corrida na areia, a queridinha do verão
A combinação férias e praia faz com que muitos atletas adotem a corrida na areia como prática corriqueira. Ambrósio explica que o correto é não fazer o treino na praia com os pés descalços, mas vai depender do tipo de areia.
— Se a areia for fofa, não existe contraindicação. Mas na parte mais dura é importante usar um tênis com amortecedor— diz.
O ideal é alternar ambos os terrenos. A areia fofa serve como uma resistência extra a ser vencida, já que trabalha uma força específica. Por outro lado, a areia batida não oferece grandes impactos, se comparado ao asfalto, diminuindo o estresse nas articulações.
— Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar fortalece os músculos que ficam abaixo do joelho. Mesmo que a pessoa não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribuem para a estabilidade e o fortalecimento do corpo— destaca Ambrósio.
Considerar o nível de preparo físico antes de começar e os cuidados com aquecimento antes e alongamento pré e pós-treinos são essenciais.
— Quem é sedentário não deve se arriscar em uma corrida na areia fofa, as chances de se lesionar são enormes e a musculatura deve ser previamente trabalhada— pondera o médico.
Para quem não descuida do peso, os exercícios feitos na areia fofa são uma ótima alternativa: queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior. Ou seja: a areia emagrece mais.
Fonte:Bem Estar
+ Mais Informações ››››››

Endometriose pode reduzir a fertilidade

Doença acomete 1/10 das mulheres no país e gera processo inflamatório no organismo

Uma das principais queixas femininas no período do ciclo menstrual são as cólicas. Normalmente, essas dores melhoram com medidas caseiras e a ingestão de alguns medicamentos. Porém, quando associadas a crises de diarreia e desconforto na região pélvica e até mesmo na relação sexual, são decorrentes da endometriose.
A doença, que atinge 10% das brasileiras na idade reprodutiva, é ocasionada por uma afecção inflamatória provocada pelas células do endométrio, a mucosa que reveste a cavidade uterina a cada mês durante o período fértil para abrigar o embrião. Quando a fecundação não ocorre, essas células são expelidas durante a menstruação.
— Algumas dessas células não são expelidas corretamente, pois mudam seu percurso e caem nos ovários, chegando à cavidade abdominal. Com isso, elas se grudam em órgãos como bexiga, ovário, intestino e vagina— descreve o ginecologista Joji Ueno.
Ao ficarem instaladas em outros órgãos, desencadeiam um processo inflamatório dentro do organismo. As partes do endométrio localizadas na área de fora do útero acabam acarretando em sangramentos irregulares, além de causar muita dor. Se as células migrarem e se alojarem nas trompas podem levar à diminuição da fertilidade. Isto significa que as chances de engravidar naturalmente são reduzidas, e não que a mulher se tornará infértil.
— Um dos tratamentos indicados para reverter o processo é a cirurgia laparoscópica, mas este é um procedimento que deve ser realizado mediante a gravidade da doença. Outro recurso é o uso de medicamentos que suspendem a menstruação como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos, para impedir ou auxiliar a protelar a endometriose. O importante é que no aparecimento de dores intensas a mulher procure um especialista o quanto antes para tratar o problema— finaliza o médico.
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Em rolezinho no BarraShopping, grupo dança e canta

Jovens vão a centro comercial alegando buscar mais espaços de lazer

Com cara de novidade e feições atraentes à curiosidade, o rolezinho passou pelo Barra Shopping Sul, nesta sexta-feira, na Capital. Inspirou desconfiança e gerou expectativas entre centenas de pessoas que circulavam pelo local à tarde. Porém, foi diferente dos fenômenos registrados no Sudeste do país. Por aqui, o rolezinho arrebanha duas dúzias de jovens que desejam cantar e dançar, além de dizer que desejam mais e melhores espaços para viver e se divertir.

Entre os olhares atraídos pelo rolê, estava o do engenheiro civil Luiz Eduardo Mutzberg, 58 anos. “O tempo passa e muda a forma, mas a juventude sempre gostou de se expressar. Era assim quando eu era jovem e será no futuro. O que a gente espera é ver atitudes alegres, despojadas e ordeiras”, comentou.

O grupo caminhou pelos corredores, cantou funks que se ouve nas FMs populares, parou diante de vitrines, apreciou grifes com o deboche de quem protesta de maneira bem humorada. A administração do Barra não fez restrições. Admitiu o ingresso da meninada. Reforçou a segurança interna de forma notável, mas sem nenhuma hostilidade.

Para a rolezeira Thayná Desirée, 22 anos, a motivação é a busca por inclusão em novos processos sociais. “Educação, saúde, segurança são necessidades óbvias. Queremos acesso a lazer, cultura, alegria e prazer”, revela a estudante de Geografia.

A professora Andrea Brito Gomes, 38 anos, reconhece o valor das aspirações juvenis. “Faltam oportunidades para a juventude sentir-se parte da sociedade. A falta delas gera carência de perspectivas, dá margem para exclusão, violência, drogas e destruição do futuro”, avalia a mãe dois meninos, 4 e 17 anos.

Fonte: Luiz Sérgio Dibe / Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

Brigada Militar realiza segunda apreensão de aves silvestres em cativeiro

O Comando Ambiental da Brigada Militar dando continuidade a
fiscalização de animais em cativeiros ilegalmente, apreendeu na
manhã desta sexta-feira (24/01), mais dez aves em situação
irregular no Litoral Norte.
A PATRAM chegou até os locais através de denúncias, ao
realizar a averiguação em duas residências no município de
Tramandaí (RS), foram encontradas diversas espécies de aves,
entre elas: 03 canários-da-terra-verdadeiro, 02 coleiros, 02
trinca-ferros, 01 cardeal, 01 curió, num total de 10 aves
silvestres. Todas as aves estavam engaioladas e os responsáveis sem autorização do órgão competente para a criação dos mesmos em cativeiros. Todos foram presos em flagrante.
O Comando Ambiental da Brigada Militar orienta que seja obtida a devida autorização para a criação de
passeriformes na forma de legislação vigente, salientando que a pena por manter tais pássaros silvestres em
cativeiro é de detenção de seis meses a um ano e multa.
Os pássaros apreendidos foram identificados e inspecionados por um médico veterinário. Após triagem e a devida identificação foi autorizada a soltura dos animais.
Na mesma oportunidade a patrulha ambiental (PATRAM) realizou a soltura das aves no Morro da Borússia no município de Osório, com familiares que realizavam visita ao local, crianças puderam presenciar e participar da atividade, bem como de uma palestra de Educação Ambiental orientando a importância de manter as aves silvestres no meio ambiente.
A Comando Ambiental da Brigada Militar orienta a população que denuncie quaisquer crimes ambientais que afetem o meio ambiente, o contato pode ser realizado através do telefone 190.
Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/