segunda-feira, 8 de maio de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1228, do dia 09 de Maio de 2017

Edição 1228, do dia 09 de Maio de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Deputados seguem sob pressão da opinião pública no debate da reforma da Previdência.

· IBGE abre processo de seleção para o Censo Agropecuário 2017.

· MPT pede rejeição do projeto de lei que regula trabalho rural.

· Espaço para vozes contrárias à reforma da Previdência na mídia é raro, aponta estudo.

· Número de casos de dengue, zika e chikungunya despenca em 2017.

· Unidades de saúde terão maior acesso a conexão banda larga.

· Startups é tema de palestra em Palmeira das Missões nesta terça.
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1734 de 08-05-2017

+ Mais Informações ››››››

Hoje por si, amanhã por nós, depois de amanhã por mim! - Rudimar Barea

Hoje por si, amanhã por nós, depois de amanhã por mim!

Rudimar Barea¹

“Hoje por si, amanhã por mim;” está é uma afirmação belíssima que representa um ato de bondade humana essencial. Esta frase, que escolhi para ser parte do título da reflexão que lhes apresento, está contida na obra “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago. A frase, é claro, está inserida no contexto da obra, e, se refere à narrativa de uma pessoa que subitamente se encontra cega em frente ao sinal de trânsito.

“Um dia normal na cidade. Os carros parados numa esquina esperam o sinal mudar. A luz verde acende-se, mas um dos carros não se move. Em meio às buzinas enfurecidas e à gente que bate nos vidros, percebe-se o movimento da boca do motorista, formando duas palavras: Estou cego”. O que aconteceu com o personagem de José Saramago é inusitado e inesperado, mas possivelmente provável que aconteça a qualquer um.

Tomando conhecimento da tragédia, a mesma população que balbuciava nervosa por estar parada no transito se oferece de todo coração e humanidade para ajudar à pobre vítima da “cegueira” repentina e talvez duradoura.

O “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago apresenta os vários aspectos da cegueira que nós sofremos mesmo não sendo “cegos”, e uma das formas em que nos encontramos cegos quase todos os dias é a cegueira que não permite dar a mão a quem está do nosso lado e necessita de nossa ajuda. Eis que a pobre vítima neste dia ouviu de uma pessoa estranha, que não pode ver: “Hoje por si, amanhã por mim”.

Esta afirmação, minimamente, traz duas características que gostaria de refletir: 1. Nem sempre sabemos quando precisaremos da ajuda de alguém; 2. Se eu puder ajudar hoje, significa que tem alguém que precisa mais do que eu neste momento. O gesto concreto de ajudar prontamente uma pessoa que se coloca em necessidade instantânea, repentina ou duradoura é um dos gestos mais bonitos da humanidade.

Acrescento a frase de Saramago, o pronome “nós”, isso porque, entre o “eu” e o “outro” impreterivelmente encontramos o “nós” que pode ser representado pela comunidade, pela associação de bairro..., pela cooperativa, pela cidade, pela humanidade. Sejamos os primeiros a nos colocar a disposição do outro, antes que a cegueira nos assole por completo e nos impeça.

¹ Rudimar Barea: Mestre em Filosofia, professor no Centro de Ensino Superior Rio Grandense (CESURG).
+ Mais Informações ››››››

Estudantes do CESURG destacam importância da qualificação profissional para a sucessão familiar

Evento reuniu mais de 200 mulheres, muitas delas trabalhadoras rurais, e ressaltou o protagonismo da mulher

Na quinta-feira, 27 de abril, o CESURG (Centro de Ensino Superior Riograndense) participou do Encontro Municipal de Mulheres, que aconteceu na sede da Etnia Alemã, no Parque de Exposições Pedro de Marco, abrindo a programação oficial da Feisa 2017. Cerca de 200 mulheres, muitas delas trabalhadoras rurais, acompanharam a atividade alusiva ao Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril.

O evento foi aberto com uma dinâmica sobre juventude e sucessão familiar, momento em que o engenheiro agrônomo e professor do CESURG Luciano Schwerz apresentou um vídeo, mostrando às participantes a importância da profissionalização das atividades e como a qualificação pode contribuir para o aprimoramento do trabalho desenvolvido no campo. A professora do CESURG Alexandra Castoldi também participou da abertura do evento.

Segundo o professor Luciano, o vídeo, composto por relatos de acadêmicos do CESURG, despertou nas mulheres a reflexão sobre a importância da formação para a sucessão familiar. “Mostramos às mães a importância da formação acadêmica e a ferramenta que o CESURG é hoje na sucessão familiar, tendo em vista que, em função da proximidade, da facilidade ao estudo, muitos jovens seguem atuantes na propriedade rural com suas atividades e, ainda, durante a noite, podem realizar a profissionalização”, ressalta o engenheiro agrônomo, ao acrescentar que “na propriedade, com o conhecimento obtido, os estudantes trazem desenvolvimento notório nos aspectos produtivos de inovação, bem como melhoria de gestão, e apresentam um trabalho totalmente profissional, com novos sistemas de produção”. 

O Encontro Municipal de Mulheres contou ainda com a palestra motivacional “Mulher e Família, o espetáculo da vida”, ministrada pelo palestrante Ainor Francisco Lotério, destacando a evolução da mulher e o poder feminino.



EmaterAssessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto ressalta a importância de sistemas agrícolas sustentáveis

Diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto destacou importância da produção de alimentos de modo sustentável

A Casa da Cultura de Constantina recebeu o 1º Fórum Regional de Agroecologia e Sistemas Agrícolas Sustentáveis, realizado nos 25 e 26 de abril. O evento, promovido pelo Instituto Consciência Planetária, teve o apoio da Prefeitura Municipal de Constantina e do CESURG (Centro de Ensino Superior Riograndense). O fórum oportunizou discussões sobre alimentação saudável, focando em modelos de produção socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente corretos.

O CESURG atua como agente transformador da sociedade, contribuindo para o debate de pautas que busquem um mundo mais sustentável. O diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, participou da abertura oficial do fórum, destacando a importância de sistemas agrícolas sustentáveis. “Precisamos encontrar alternativas para um desenvolvimento mais sustentável em todas as esferas, principalmente a ambiental. A produção de alimentos sustentável precisa ser cada vez mais reconhecida e incentivada, pois o mundo necessita de alternativas menos agressivas ao meio ambiente”, frisou Rafael Rossetto.

Os acadêmicos dos cursos de Administração e Gestão de Cooperativas do CESURG acompanharam a palestra de abertura “Um mundo sustentável é possível”, ministrada pelo técnico em agropecuária e engenheiro agrônomo Ronaldo Juliano Pavlak. O evento, que contou com um público estimado de 500 pessoas, seguiu com debates sobre temas ligados a agroecologia e sustentabilidade. A programação do fórum contou ainda com as palestras “Sistemas Agrícolas Sustentáveis” e “Construção Social de Mercados para Produção Agroecológica”.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Acadêmicos de Medicina Veterinária participam de campanha de vacinação em Constantina

Ação aproxima estudantes da comunidade

Além de proporcionar ensino com excelência e uma formação qualificada aos acadêmicos, o CESURG busca aproximar-se da comunidade, preparando seus estudantes para o desenvolvimento de soluções para problemas enfrentados pela sociedade. No último sábado, dia 29 de abril, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ensino Superior Riograndense, coordenados pelos professores e médicos veterinários Guilherme Klaus Rossetto e Volnei Antônio Weschenfelder, estiveram no Bairro São Roque, em Constantina, realizando vacinações em cães e gatos.

A campanha apoiada pelo CESURG foi promovida pela APAC, a Associação de Proteção aos Animais de Constantina, em parceria com o poder público municipal e moradores da localidade. Coordenador do curso de Medicina Veterinária do CESURG, o médico veterinário Guilherme Klaus Rossetto ressalta que, além de a instituição auxiliar a sociedade, a ação oportunizou uma experiência prática aos acadêmicos. “Além de proporcionarmos às comunidades um trabalho gratuito e qualificado, a parceria estabelecida entre a sociedade e o CESURG também beneficia a formação dos nossos estudantes, pois nessas ações eles estão obtendo experiência prática desde os primeiros semestres, o que qualifica ainda mais a formação acadêmica”, acrescenta o professor.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

956 - 08 DE MAIO, SEG - O CANÇASO NO TRABALHO E NA VIDA PROFISSIONAL

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/