quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Cisternas de enxurrada garantem produção agrícola com água de chuva em comunidades Fundo de Pasto de Uauá, BA

cisterna de enxurradaRegião conhecida nacionalmente como terra do bode e referência em todo Semiárido brasileiro pelo trabalho de beneficiamento de frutas da Caatinga, especialmente o umbu, Uauá, no sertão da Bahia, é um dos municípios contemplados pelo Projeto Mais Água, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia – Sedes, que nesta região é executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa.
Ao longo do Projeto, cerca de 180 comunidades do município serão contempladas com um total de 173 implementações, em sua maioria em comunidades de Fundo de Pasto. D. Marlene, D. Adriana e S. João Bosco estão entre as/os beneficiários/as do projeto que já estão usando a água armazenada na cisterna de enxurrada com as últimas chuvas para cultivar alimentos.
Trabalho em família
Marlene Silva de Aquino Almeida, de 30 anos, vive com a filha e o esposo na comunidade de Volta do Rabelo, a 12 km da sede de Uauá. Beneficiária do Mais Água, ela mostra com satisfação os primeiros resultados do projeto, destacando que a chegada da cisterna animou algumas pessoas da sua família a se unirem para cultivar a horta e o pomar ao lado da tecnologia de captação e armazenamento de água da chuva. As chuvas que caíram no mês de dezembro encheu a cisterna e a água vem sendo usada para manter o cultivo de coentro, cebolinha, alface, pimentão, quiabo, mandioca, além de plantas medicinais e fruteiras como mamão, pinha, acerola, maracujá e goiaba.
O cunhado de Marlene, S. Rogério de Almeida, relata que “quando um não pode molhar, o outro molha, a gente tem união pra plantar né, cuidar e cada um ter seu canteiro”. Marlene completa dizendo que não basta apenas a vontade de plantar, mas “tem que saber também cuidar”, diz tomando como base o esforço coletivo que membros das famílias estão tendo para confirmar a eficácia da tecnologia implantada na propriedade. Para Marlene, só o fato de não comprar mais os produtos que agora tem ao lado de casa e todos sem agrotóxicos, já é uma grande contribuição do projeto. À espera da segunda filha, os planos da agricultora são de “futuramente poder vender, poder ajudar a comunidade também, não pensar só na gente”.
Segurança Alimentar e complemento à renda
Na Fazenda São Bento, a cisterna também já está contribuindo para algumas mudanças na família de D. Adriana Cardoso Varjão. Além do consumo de hortaliças como couve e coentro na alimentação cotidiana, tudo produzido de forma orgânica nos canteiros construídos também pelo projeto, a venda do excedente desses produtos na Feira da cidade já é uma realidade.
D. Adriana, que também é criadora de abelhas e preside a Associação de Apicultores da Fazenda São Bento, conta que a família sempre fez plantios de chuva, mas agora experimenta cultivos permanentes a serem irrigados com a água armazenada na cisterna de enxurrada. Junto com o esposo, S. José Carlos Santana, ela vem cuidando da produção e está sempre em busca de mudas, principalmente de fruteiras.
Na área de Fundo de Pasto onde o casal mora com os filhos, além da criação de caprinos e ovinos e da apicultura, a família agora passará também a ter para o sustento, podendo até vender, alimentos como abobrinha, pinha, manga, seriguela, acerola, umbuzeiro, além de ervas bastante usadas na medicina alternativa como capim santo e hortelã.
O adubo utilizado vem dos animais da propriedade e a cisterna possibilita cultivar também alimento para o rebanho, conta D. Adriana, que está apostando também no plantio de forragem como capim e sorgo.
Complementação de tecnologias
Na comunidade de Ouriciu, região de vasta Caatinga, as famílias estão apostando na preservação. A caprinovinocultura, no modo de criação em área coletiva (Fundo de Pasto), ainda é uma das principais fontes de renda. Para complementar esta prática e garantir o armazenamento da água da chuva, S. José Bosco Pedro Mariano conta que está ansioso para cultivar a partir da cisterna de enxurrada que recebeu do governo, através do Irpaa, no Projeto Mais Água.
Os 52 mil litros de água hoje guardados na cisterna serão utilizados para manter cultivos deraízes como mandioca, beterraba, cenoura, planeja S. João Bosco. Uma grande vantagem é que sua propriedade fica ao lado de outra cisterna de enxurrada, a do seu vizinho Antônio Ferreira Matos, também contemplado com o projeto, e ambos compartilham uma área de captação de uma barragem subterrânea, construída pela Articulação do Semiárido (Asa). A barragem, que fica situada entre as duas cisternas, está na terra de S. Antônio, mas o cultivo pode ser feito nas duas propriedades.
Assim, o uso da água da cisterna certamente será menor, permitindo uma economia na irrigação e aumentando a possibilidade de cultivos. Atualmente, nas áreas já estão sendo colhidos legumes como feijão de corda, maxixe, frutas a exemplo de melancia, além de hortaliças. Os agricultores estão vendo se desenvolver também sorgo, banana, limão, acerola, tomate, mamão e até abacaxi.
Saiba mais sobre o Projeto Mais Água
O Projeto Mais água executado pelo Irpaa vai instalar um total de 651 tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva e realizar atividades voltadas para a Convivência com o Semiárido em cinco municípios dos Territórios do Sertão do São Francisco, Norte de Itapicuru e Itaparica, na Bahia. Trata-se de um total de 885 famílias dos municípios de Abaré, Curaçá, Uauá, Jaguarari e Andorinhas que além de receber as tecnologias, estão participando de cursos, visitas e intercâmbios.
Em Uauá estão sendo implementados: 77 cisternas de produção; 01 barragem subterrânea; 60 barreiros trincheiras familiares; 05 barreiros trincheiras comunitários; 10 limpezas de aguadas; 20 quintais produtivos.
Texto e Foto: Eixo Comunicação
Fonte: Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA
EcoDebate, 13/08/2014
+ Mais Informações ››››››

Vem ai o 3º Feirão de Aniversário da Cotrisal

Na tarde de hoje, 13 de agosto,o Supervisor da Cotrisal Lar e Construção Odair, concedeu  uma  entrevista por telefone, o qual folou sobre o  3º Feirão de Aniversário da Cotrisal, confira a entrevista em áudio:
+ Mais Informações ››››››

Taça Cotrisal - Finais da 8ª edição da Taça Cotrisal de futsal

Convidamos você, sua família e amigos para assistir às finais da 8ª edição da Taça Cotrisal de futsal

que serão realizadas no dia 15 de agosto, a partir das 19hs e 30min.

no Ginásio do Módulo Esportivo Pedro De Marco, em Sarandi.

almeira das Missões x Pontão (masc)


Sábado dia 16 de agosto, serão realizados os jogos da volta da Taça Cotrisal Bocha, 2ª fase.

Confira os locais, horários e confrontos:
Em Nonoai, sábado dia 16 de agosto, início às 14 horas:
Nonoai x Sagrada Família
Em Almirante Tamandaré do Sul, sábado dia 16 de agosto, início às 14 horas:
Almirante Tamandaré do Sul x Novo Barreiro
Em Liberato Salzano, sábado dia 16 de agosto, início às 14 horas:
Liberato Salzano x Trindade do Sul
Em Três Palmeiras, sábado dia 16 de agosto, início às 14 horas:

Três Palmeiras x Ronda Alta
Participem!
Ledinara Piran
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Receita simples de bolo com queijo ralado

Ingredientes
4 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar
2 xícaras de leite
1 pacote de queijo parmesão ralado
½ xícara de queijo muçarela ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
No liquidificador, coloque a farinha, o leite, o açúcar e misture bem. Acrescente os ovos e os dois tipos de queijo, por último, coloque o fermento em pó. Mexa até a massa atingir uma consistência homogênea.
Unte uma forma com margarina e farinha, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos. Para saber o ponto, espete um palito, se ele sair limpo está pronto.


+ Mais Informações ››››››

Oportunidade de emprego -Cotrisal de Três Palmeiras

Cotrisal, seleciona:





Funcionário para trabalhar na Cotrisal de Três Palmeiras, na função de BALANCEIRO.
Requisitos:
. Ser de maior de 18 anos.
. Ter o ensino médio completo;
. Excelente capacidade de comunicação;
. Facilidade de relacionamento;
. Noções de informática;
. Disponibilidade para trabalhar após às 18 horas, em períodos de safra;
. Ter carteira de trabalho disponível.
A empresa oferece:
. Salário compatível com a função;
. Participação nos resultados da empresa;
. Oportunidades de capacitação e atualizações na área de atuação.
. Interessados fazer inscrição na Cotrisal de Três Palmeiras até dia 19/08 , em horário de expediente.
Sarandi, 12 de agosto de 2014.
Alexandra Salton Castoldi
Assessora Recursos Humanos
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras Edição do Dia 13 de Agosto de 2014

Fonte:Administração Municipal.

Postado Por:Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Sarandi - Briga entre presos no Presidio de Sarandi

Na tarde desta terça-feira(12) por volta das 14 horas, aconteceu um briga entre os apenados do presídio de Sarandi. O tumulto generalizado começou no pátio interno enquanto os apenados tomavam o banho de sol e resultou em quatro feridos.
O agente de Plantão do Presidio Estadual interviu imediatamente para evitar danos graves. O auxílio da Brigada Militar e Policia Civil foi solicitado para conter a briga.
Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Sarandi e já retornaram para a detenção.
O BOE foi acionado para uma revista nas celas.

Fonte:Fonte: NorteRS
Postado por:Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Incêndio deixa vítima em Caiçara

Um homem morreu no final da noite desta terça-feira, 12, após um incêndio atingir sua residência  em Caiçara,(RS). O incêndio ocorreu no interior do município.

O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen foi acionado pela Brigada Militar de Caiçara, por volta das 22h40min dessa terça-feira, 12, para ocorrência de incêndio na linha Pescoço. Após chegar ao local, os agentes constataram que o fogo havia consumido totalmente a residência de madeira, com cerca de 56 m², restando apenas o serviço de rescaldo.

O corpo do proprietário Ceniro Gonçalves da Silva, de aproximadamente 70 anos, que se encontrava no interior da residência, foi encontrado carbonizado. Segundo informações de vizinhos, a esposa encontrava-se na casa de uma das filhas, na cidade de Caiçara. Uma equipe de perícia de Santo Ângelo esteve no local na manhã de hoje para investigar as causas do incêndio.
*Com informações de Lucas Faustino
Foto:Fábio Pelinson/AU
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé edição do dia 13 de agosto de 2014

Programa Passos na Fé,apresentado pela Pastora Daniela, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Vila Progresso, filiada á Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Xingu – IECL.

Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1106 do Dia 13 de Agosto de 2014

Destaque desta edição.
Caminhada pode reduzir risco de câncer de mama
Operação viagem segura registra mais de 8,3 mil infrações  no dia dos pais
Massa de ar polar derruba temperatura no Estado
Três Palmeiras- Iniciam  as obras para implantação do novo Distrito Industrial do município
Sarandi- Briga entre presos no Presídio de Sarandi
 Apresentado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Programa Esportes Em Destaque Edição do Dia 13 de Agosto de 2014

Apresentado Por: Olcinei  Echer.
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Prazo para solicitar voto em trânsito termina na próxima semana

O prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições gerais, fazer o pedido à Justiça Eleitoral termina no dia 21 de agosto. O voto em trânsito permite que ele vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República.
Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar um documento oficial com foto. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 86 cidades terão voto em trânsito. A lista das cidades pode ser verificada na página do tribunal na internet (www.tse.jus.br).
Fonte:Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Ar polar derruba temperaturas nesta quarta-feira no RS

Frio deve ser ainda mais intenso, com geada em diversos pontos, a partida da quinta-feira

A massa de ar frio de origem polar associada a um significativo centro de alta pressão cobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o que garante predomínio do sol e nuvens esparsas ao longo do dia. O pulso de ar polar é forte e derruba as temperaturas ao longo do dia.
O frio é mais intenso ao amanhecer e, principalmente, no final do dia. A temperatura já cairá para valores ao redor de 0ºC em algumas cidades e até negativos nos pontos de maior altitude. Vento de fraco a moderado aumenta a sensação de frio.
As mínimas rondam -2°C em São José dos Ausentes e -1°C em Vacaria. As máximas também são baixas e devem chegar a 15°C nos pontos com maior aquecimento. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 5°C e 15°C.
O avanço de uma massa de ar frio de origem polar começou a derrubar a temperatura já nesta terça, mas queda maior é esperada. A MetSul alerta que as madrugadas de quinta e sexta vão gelar o Rio Grande do Sul. Ar muito seco contribuirá para significativo resfriamento.
Geada é esperada em todas as regiões, até em pontos da área urbana de Porto Alegre e na costa. As mínimas rivalizarão com a onda de frio da última semana do outono e, em algumas cidades vão até bater as marcas de 19 e 20 de junho, quando fez -5,4ºC em Ausentes e 3ºC na Capital.
São esperadas marcas de -4ºC a -6ºC nos Aparados, negativas ou ao redor de 0ºC em quase todo o interior, em torno de 0ºC na Grande Porto Alegre e de 1ºC a 2ºC em Porto Alegre. Na sexta, em geral, as mínimas serão mais altas. As diferenças de microclimas devem se acentuar com o ar muito seco e o enfraquecimento do ar polar, mas ainda fará muito frio com marcas negativas e geada em diversas regiões.
Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras-RS - Curso de Talian



A Associação Italiani in Brasile de Três Palmeiras-RS promove um curso intensivo de "Talian", o dialeto  falado pelos imigrantes italianos no sul do Brasil.
SAIBA MAIS CLIQUE AQUI
+ Mais Informações ››››››

Jornal dos Trabalhadores - Rio Grande do Sul - Edição 546 do dia 13 de agosto de 2014

Ouça nesta edição:
-Chuvisca recebe doação de agasalhos e cobertores;
-Novo Supersimples beneficia mais categorias;
-Saiba como foi o Encontro Nacional da Reforma Urbana;
-Escolinha de Futsal Dom Feliciano participa de jogos fora do município;
-Pelotas inaugura serviço de pacificação social;
-Amazônia tem verdadeiro oceano subterrâneo;
- MST pede apoio ao Vaticano contra transgênicos.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/