segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1576, do dia 11 de Setembro de 2018

Edição 1576, do dia 11 de Setembro de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:
Crianças correspondem a 20% da população intoxicada por agrotóxicos.
ONU alerta para 70% de possibilidades de fenômeno El Niño até o fim do ano.
Quase 88 mil pedem para votar em outra cidade no 1º turno.
Papel dos pais na educação dos filhos gera debate em palestra em Ronda Alta.
Semeadura do milho avança no Rio Grande do Sul.
Conheça o que a pequena jabuticaba tem a oferecer para sua saúde.

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2067 de 10-09-2018

+ Mais Informações ››››››

Papel dos pais na educação dos filhos gera debate em palestra em Ronda Alta

O Programa de Extensão Conexão CESURG possibilita o desenvolvimento de atividades pela comunidade acadêmica da faculdade nas escolas de municípios da região, contribuindo com o desenvolvimento da Educação, de modo horizontal, em suas várias esferas. Uma destas ações foi proporcionada aos pais dos os estudantes da rede municipal de Ronda Alta.

Conduzida pelo Dr. Cláudio Alberto dos Santos, a atividade ocorreu no Esporte Clube Brasil, em Ronda Alta, e orientou os pais sobre a responsabilidade deles na educação dos seus filhos. Conforme o coordenador das ações de Extensão do CESURG, Me. Renan Anderson Oliveira, os pais puderam refletir sobre a sua responsabilidade na educação dos seus filhos. “A educação passou por transformações nos últimos tempos e, por isso, os pais têm uma responsabilidade maior no cuidado dos seus filhos”, explica Oliveira.

A partir das explanações de Santos, docente do CESURG em Sarandi, a comunidade pode compreender a importância dos pais na educação dos seus filhos, como as alternativas que devem ser encontradas para guiar os estudantes que recebem a cada dia mais informações e têm acesso a novas tecnologias.

Em suas explanações, o palestrante abordou questões pertinentes ao comportamento da sociedade no século XXI, os desafios da educação, o papel dos pais na educação e o mundo do trabalho, e os pais dos estudantes puderam refletir a respeito dos desafios que a sociedade está enfrentando e qual a potencialidade da educação para enfrentar estas dificuldades.

Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Docente do CESURG palestra a respeito de “Políticas públicas para pessoas com deficiência”

Educadores do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, de Cerro Grande, acompanharam explanações proferidas pela professora Chana Beltramin, docente do CESURG.

A palestra com a temática “Família e pessoas com deficiência, protagonismo na implementação das políticas públicas” foi desenvolvida na segunda-feira, dia 20, por meio do Programa de Extensão Conexão CESURG, a partir do interesse dos professores sobre políticas públicas para os estudantes com deficiência.

Na palestra, os participantes observaram a importância da atenção da família para a construção das políticas públicas que favoreçam o acesso das pessoas com deficiência aos mesmos benefícios que as demais pessoas possuem, podendo perceber que é importante que os pais sejam ativos na busca de benefícios e direitos aos seus filhos.

Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

BNCC é tema de debate em palestra em Entre Rios do Sul

Diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pautaram uma palestra ministrada pela professora Vera Danair Carpenedo, docente do CESURG em Sarandi, a educadores das redes municipal e estadual de Entre Rios do Sul, no dia 30 de agosto, em atividade promovida dentro do Programa de Extensão Conexão CESURG.

Na palestra, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus, os participantes aprofundaram seus conhecimentos a respeito das mudanças e impactos da nova Base Comum Complementar para a educação básica. As discussões foram focadas para as mudanças no ensino fundamental. Por meio das abordagens, os professores foram motivados a pensar sobre as mudanças na educação após a implementação da nova BNCC e as novas exigências para a educação básica.

Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária realizam visita técnica a Expointer

De 25 de agosto a 2 de setembro, a cidade gaúcha de Esteio sediou a Expointer 2018, a maior feira agropecuária da América Latina. Com exposição e vendas de animais, últimas novidades em máquinas agrícolas e feira da agricultura familiar, entre outros atrativos, a feira atraiu milhares de pessoas, oportunidade também para a visita técnica dos estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do CESURG.

A visita dos acadêmicos ocorreu na quinta-feira, dia 30 de agosto, e os estudantes puderam visualizar o melhoramento genético de mais de 4 mil exemplares de animais das mais de 145 diferentes raças expostas, além de acompanhar os julgamentos dos bovinos das raças leiteiras e de corte, e as novas tecnologias empregadas nos setores agropecuários.

As visitas técnicas objetivam o encontro do acadêmico com o seu futuro mercado de trabalho. Na programação, os estudantes visitaram setores de bovinos de corte, leite, equinocultura e avicultura, acompanharam o julgamento das raças de corte e leite, e puderam conhecer as principais empresas ligadas ao setor agropecuário.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária do CESURG, Me. Rafael Pandolfi, a Expointer caracteriza-se por ser a maior feira de exposição animais da America Latina, expondo em seus mais de 70 mil metros quadrados de área as mais novas tecnologias. “Os estudantes de Medicina Veterinária puderam acompanhar as novidades dos diferentes setores que permeiam a cadeia das bovinoculturas tanto de corte quanto de leite, e também da avicultura e equinocultura. Mas, principalmente, foram incentivados a realizar um primeiro contato com as grandes redes de empresas ligadas ao setor agropecuário, formalizando suas redes de networking”, relata Pandolfi, ao explicar que “isso faz com que o aluno, quando formado, já possua uma rede de contatos ligada à sua futura profissão, tornando-o ainda mais preparado para o mercado de trabalho”.

Na avaliação do coordenador do curso de Agronomia do CESURG, Dr. Rafael Pasini, “a Expointer proporciona um espaço fantástico para que os alunos possam se manter atualizados nas mais recentes tecnologias do setor agropecuário. Além disso, esse espaço desperta no acadêmico novas formas de pensar e desenvolver a agricultura”, acrescenta o docente.

Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Diretor de ensino do CESURG dialoga com educadores de Almirante Tamandaré do Sul

O diretor de Ensino do CESURG em Sarandi, Me. Eduardo Toledo Martins, ministrou uma palestra aos professores da Escola Estadual Almirante Tamandaré do Sul, dentro do Programa de Extensão Conexão CESURG. A palestra integra as ações de formação continuada dos educadores.

Martins frisou em suas abordagens a necessidade de empreender dentro da escola colocando a educação a serviço da comunidade, transformando situações e produzindo conhecimento para os alunos. A partir do debate, os professores puderam reconhecer a importância da educação baseada na busca pelo conhecimento, compreendendo algumas práticas educativas e os principais desafios que a educação enfrenta.

Ao esclarecer questões relacionadas a educação empreendedora, desafios da educação, projetos de pesquisa e educação moderna, a palestra permitiu que os educadores conhecessem maneiras de enfrentar e utilizar a educação para promover mudanças e conhecimentos novos para a comunidade e os estudantes.

Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

E aí, qual profissão escolher? Professora do CESURG promove oficina de orientação profissional

Todo estudante passa por um momento delicado ao concluir o ensino médio, diante de toda a pressão pela definição do futuro: escolher em qual profissão irá atuar. E essa não é uma tarefa das mais fáceis, com toda a pressão em torno de uma decisão difícil e tão determinante.

Para auxiliar os estudantes do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, de São José das Missões, neste desafio, a professora Luana Bonavigo, psicóloga e mestra em Educação, docente do CESURG em Sarandi, ministrou uma oficina de orientação profissional. A ação foi desenvolvida dentro do Programa de Extensão Conexão CESURG.

Na oficina, os estudantes conheceram as suas tendências futuras para o mercado de trabalho. Tendo em vista a necessidade de optar por uma profissão, são necessárias algumas percepções para minimizar a possibilidade de equívocos futuros que possam prejudicar os estudantes. Ao elencar profissões existentes, qualidade pessoais, mundo do trabalho e áreas do conhecimento, Luana promoveu uma dinâmica com os estudantes, evidenciando as principais qualidades de cada um e como elas podem ser direcionadas para uma área de trabalho em específico.

Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

Licenciaturas do CESURG inovam e lançam “Prosa filosófica”

Ter a capacidade de inovar é um dos pré-requisitos dos profissionais do futuro. Comprometidos com a formação de profissionais atentos com o desenvolvimento socioeconômico e cultural sustentável, os cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia do CESURG lançaram o projeto “Prosa Filosófica”.

O projeto de Extensão visa oportunizar a construção de uma consciência coletiva, comunicativa e dialógica entre os cursos da Instituição de Ensino Superior, bem como realizar interlocuções e inserção na comunidade regional em escolas de ensino médio, envolvendo temas que relacionados ao universo educacional. Como revela a coordenadora dos cursos de Licenciatura do CESURG, Ma. Patrícia Signor, “o objetivo é abrir espaços para que a comunidade acadêmica possa discutir temáticas sociais que dizem respeito a questões educacionais”.

Na primeira edição, realizada no mês de junho no CESURG Sarandi, os cursos de Licenciatura trouxeram o professor Dr. Oscar Torres, doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência docente no Paraguai e atualmente professor adjunto da UFSM, para abordar a temática “Brasil – Paraguai, pensamentos em uma perspectiva intercultural”. A atividade foi mediada pelo professor Clênio Vianei Mazzonetto, doutorando em Educação e docente do Curso de Educação Física do CESURG.

O diálogo abordou aspectos históricos, geográficos, sociais, antropológicos e despertou, à luz da filosofia, curiosidades e criticidades dos aspectos interculturais e educacionais entre os dois países. Os acadêmicos puderam interagir e questionar os professores, demostrando a necessidade de espaços para o debate no contexto do ensino superior que contribuem para a formação inicial e compreensão da realidade.

Assescom/Cesurg
+ Mais Informações ››››››

1351 - 10 SETEMBRO, SEGUNDA - É PRECISO TER FOCO

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1575, do dia 10 de Setembro de 2018

Edição 1575, do dia 10 de Setembro de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:
Desemprego no RS atinge mais de 350 mil pessoas.
Distorção idade-série é uma das causas de infrequência escolar.
Receita Federal libera consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2018.
Conta de luz continua com bandeira tarifária mais cara em setembro.
Novo medicamento é aprovado para tratamento de leucemia aguda.
Setembro Amarelo alerta para transtorno de personalidade.





+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 09-09-2018


INFORMA O SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA

LIBERDADE FM

FALECIMENTO
PAIS PAULO CAUS, IONE CAUS, IRMÃOS RODRIGO, ANA PAULA E CARLA CAUS, SOBRINHOS, GENROS, CUNHADOS E DEMAIS FAMILIARES COMUNICAM O TRÁGICO FALECIMENTO DO JOVEM CRISTIANO CAUS.

SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO NO SALÃO DA COMUNIDADE SANTA HELENA RONDA ALTA.

ATOS FÚNEBRES SERÃO HOJE COM MISSA NA IGREJA MATRIZ DE RONDA ALTA AS 9 HORAS DA MANHÃ SEGUINDO APÓS PARA SEPULTAMENTO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE RONDA ALTA.
NOTICIAMOS COM PESAR O TRÁGICO FALECIMENTO DE CRISTIANO CAUS. ONTEM OCORRIDO.

SERVIÇOS FÚNEBRES A CARGO DA FUNERÁRIA SÃO ANTÔNIO DE TRÊS PALMEIRAS

INFORMOU O SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM.

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/