quinta-feira, 26 de junho de 2014

Rádio comunitária gaúcha transmite notícias da Copa em alemão

Com menos de 3 mil habitantes, a cidade gaúcha de Westfália é um recanto da Alemanha no Sul do Brasil. Durante a Copa, a junção de traços brasileiros e germânicos será ainda mais nítida. Os moradores que sintonizarem a rádio comunitária local ouvirão comentários e notícias produzidas e narradas em alemão.
Apaixonado pelos microfones, o radialista e agricultor Ido Ahlert, 57 anos, será o responsável por transmitir as novidades sobre a Seleção Brasileira. Para realizar o trabalho, o comunicador não sai de casa, pois o estúdio da Rádio Líder FM está instalado na própria residência. “Temos uma pequena Alemanha em Westfália. Cerca de 60% da população sabe falar ou entende a língua alemã. Há pessoas que não compreendem tão bem o português”, explica.
Ahlert, que além dos trabalhos com a rádio cultiva alimentos para o consumo familiar, demonstra-se orgulhoso com a oportunidade surgida em virtude da Copa. Perguntado se a sua torcida será para o Brasil ou para a Alemanha, ele não hesita e responde, com voz firme de locutor: “nosso coração é brasileiro. Não pode ser diferente”, resume.
Da lavoura aos estúdios
O vínculo do comunicador com os microfones se fortaleceu em 2005, quando passou a ancorar um programa radiofônico em Teutônia, município vizinho de Westfália, que fica a 115 quilômetros de Porto Alegre. Filho de um casal de agricultores, Ahlert fez da enxada seu principal instrumento de trabalho nos afazeres do campo até os 17 anos. Em seguida, atuou em uma empresa do ramo alimentício e como funcionário público. Porém, foi somente em outubro de 2009, com a aposentadoria, que ele deu início ao trabalho na emissora.
Em paralelo às atividades, ele encontrou no futebol uma forma de lazer. Durante duas décadas, além de torcer pelo Internacional, integrou equipes amadoras da região. Se fosse comparado a algum jogador brasileiro, guardadas as devidas proporções, o radialista seria um Thiago Silva ou um David Luiz, pelo fato de jogar na zaga. “Fui expulso somente uma vez”, orgulha-se.
Com a proximidade do Mundial, o comunicador ganhou notoriedade graças a um anúncio publicitário de um banco. Divulgada no último mês de maio, a campanha destaca a relação entre o trabalho de Ahlert e a Seleção.
O vídeo estrelado pelo radialista já soma quase 4 milhões de visualizações. “Não imaginava uma repercussão tão grande. As pessoas falaram que a cidade ficou conhecida mundialmente”, revela, sem esconder o sorriso.
A herança alemã
Os primeiros imigrantes alemães chegaram a Westfália a partir de 1869. Pelas ruas, é perceptível a herança: na praça da cidade, um grande par de sapatos de pau é transformado em monumento.
Vindos especialmente da região alemã da Vestfália, fato que originou o nome da cidade, os imigrantes tinham o costume de usar esse tipo de sapato, que é produzido com madeira. Passados 145 anos desde o início do período de colonização, o calçado é símbolo do município

Informações: Leonardo Viceli (Portal Terra)
+ Mais Informações ››››››

Norte do estado do Rio Grande do Sul sofre com as chuvas

Veja as imagens que marcam a situação de diversos municípios  do Norte do estado do Rio Grande do Sul que sofre com as fortes chuvas dos últimos dias.















fotos extraídas da internet dão uma ideia da situação.
+ Mais Informações ››››››

Famílias são retiradas de casa em cidades do Norte e Noroeste gaúcho

Defesa Civil e bombeiros de Frederico Westphalen, Erechim e Três Passos mantêm o monitoramento na região
Devido à chuva forte que persiste no Norte e Noroeste do Estado, Defesa Civil e Bombeiros seguem mobilizados no monitoramento de diversas cidades da região. Equipes do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen já começaram a retirar famílias em áreas de alagamento nos municípios de Caiçara e Iraí, nesta quinta-feira. Ainda não há balanço do número de pessoas que serão alojadas em ginásios, por não terem para onde ir.
O distrito de Ipuaçú, no interior de Caiçara, é a área mais atingida da cidade. Nove famílias já haviam sido removidas, somente nessa quarta-feira. No município de Iraí, a 32 quilômetros de Frederico Westphalen, a enchente do rio Uruguailevou diversos moradores a acionar a Defesa Civil, solicitando a retirada de pertences das residências. O nível do rio já ultrapassou os 13 metros em algumas regiões, como em Porto Mauá.
Defesa Civil do RS monitora 16 cidades atingidas pelas chuvas
Previsão de mais quatro dias de chuva coloca RS em alerta
O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen também está monitorando a região de Pinheirinho do Vale, onde 14 famílias foram retiradas de casa.
Em Erechim, duas equipes dos bombeiros estão trabalhando nas ruas, atendendo solicitações nos bairros Progresso e Loteamento Cotrel. Segundo a corporação, 30 famílias estão desalojadas. A limpeza de galerias pluviais é realizada pela Secretaria de Obras. Somente na cidade, a precipitação foi de 160mm ontem e já ultrapassou 100mm nesta quinta. A chuva é constante na região.
O Corpo de Bombeiros em Erechim ainda mantém o monitoramento dos municípios de Áurea, Barão de Cotegipe, Ponte Preta, Jacutinga, Campinas do Sul, Cruzaltense, e do interior do município. O rio Dourado, que corta algumas comunidades do interior de Erechim, apresentou alta desde a manhã de hoje e o nível segue aumentando. Existe risco de queda de barreiras em estradas da região, segundo o Corpo de Bombeiros.
Em Três Passos, ainda não foram retirados moradores das casas, mas é possível que isso aconteça se a chuva continuar. O Corpo de Bombeiros vistoriou locais com possibilidade de deslizamento de terra no município. No bairro Frei Olímpio, há residências com pátios alagados. A chuva se mantém constante na cidade desde a última quarta-feira. No interior, há algumas pontes que foram encobertas pelo rio Turvo.
A usina hidrelétrica de Itá, em Machadinho, está com as reservas de água no limite e as comportas poderão ser abertas.
Nível do Uruguai supera 13 metros acima do normal no Norte gaúcho
A chuva forte que atinge o Norte e o Noroeste do Estado agravou o quadro de cheia do rio Uruguai. Em Porto Mauá, na fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, o nível chegou a 13,2 metros acima do nível, às 15h desta quinta-feira. No município de Itapiranga (SC), a cheia atingiu 12 metros acima do normal.
As condições para a chuva persistem e a previsão é de precipitações até o próximo domingo no Alto Uruguai. Nas últimas horas, a vazão da usina hidrelétrica de Itá, em Machadinho passou de 8800 m³/s para 11.400m³/s e pode aumentar gradativamente. Existe a possibilidade de abertura das comportas.
Devido à cheia do rio Uruguai, a travessia de balsa entre Porto Mauá e Alba Posse, na Argentina, está suspensa. Em Porto Vera Cruz e Porto Xavier, a travessia também está interrompida.
Fonte: Samantha Klein/Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Defesa Civil auxilia municípios atingidos pela chuva no Estado

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado está acompanhando as cidades atingidas pela chuva intensa, com acumulados significativos na região norte do Estado. O coordenador da regional de Santo Ângelo, sargento Lauro Brito Lopes, responsável pela região noroeste do Estado, acompanha a situação de Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Palmitinho e Pinheirinho do Vale, que tiveram estradas e casas atingidas pela forte chuva.
A regional da Defesa Civil de Passo Fundo também acompanha a situação dos municípios de Cruzaltense, Barão de Cotegipe, Getúlio Vargas, Ponte Preta, Viadutos e Erechim, que tiveram residências atingidas por enxurrada. Famílias com casas em locais de risco e em situação de vulnerabilidade estão sendo removidas para casas de parentes. A área rural também foi afetada e uma ponte que liga Cruzaltense a Campinas está interditada.
O interior do município de Unistalda, nas localidades Rincão dos Pavanelo, Rincão de Nazaré, Cantina Vermelha e Itu Mirim, foram atingidos por vendaval seguido de granizo, na noite da quarta-feira (25). A região teve mais de vinte residências atingidas e 400 famílias estão sem luz. A regional de Defesa Civil de Uruguaiana está em contato com a prefeitura do município para auxiliar na reparação dos danos. Até o momento, a Defesa Civil Estadual possui o registro de 158 pessoas desalojadas e 20 desabrigadas no Rio Grande do Sul.
Em função dos últimos índices pluviométricos desta quinta-feira (26), nenhum município até o momento encaminhou a solicitação de homologação da decretação de situação de emergência para o Estado.
Texto: Sacha Rochele Núñez
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Lanche rápido

Ingredientes
 8 fatias de pão de forma
100 g de presunto fatiado
100 g de queijo prato fatiado
1 lata de creme de leite sem soro
3 ovos
1 tomate fatiado
Orégano
Queijo parmesão ralado para polvilhar




Modo de preparo
Em um recipiente quadrado ou retangular, coloque 4 fatias de pão de forma e sobre o pão coloque o presunto e o queijo
Cubra com as outras 4 fatias de pão
Bata os ovos, junte o creme de leite com 1 pitada de sal e despeje sobre os sanduíches
Decore com o tomate, polvilhe queijo, orégano e leve ao microondas por 8 a 10 minutos em potência alta até o creme firmar
 Postado por:Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Programa Hora Luterana edição do dia 26 de junho de 2014

Programa Hora Luterana da Igreja Evangélica Luterana do Brasil da Congregação Bom Pastor de Três Palmeiras, apresentado pelo Pastor Cildo Miro Schimidt

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras-Festa Junina da Escola JAF é Cancelada

Devido os altos volumes de chuvas  que atingem nossa região, a tradicional festa junina da Escola José Antônio Ferronato que estava marcada para ocorrer amanhã sexta- feira foi cancelada ficando assim para uma outra data a ser marcada.

Postado Por:Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do 26 de junho de 2014

Apresentado por:Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras – Aulas são canceladas devido às fortes chuvas


Em virtude das fortes chuvas que persistem  desde o domingo dia 21 de junho, a Prefeitura Municipal de  Três Palmeiras, cancelou as aulas no  município nesta sexta-feira dia 27 de junho,devido aos transtornos ocasionados pelas chuvas e  hoje pela tarde haverá aula somente para os alunos da cidade.
Texto:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Tradicional Festa Junina na Escola JAF

A Escola Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato (JAF), vai estar promovendo  nesta próxima sexta-feira dia 27, a tradicional festa junina, com início às 18:30, no Salão Paroquial de Três Palmeiras, haverá comidas típicas, apresentações diversas, dança e muita diversão.
``Ocê num podi é ficar fora deste arraia né!``
Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Padres evitam assalto a paróquia em Getúlio Vargas

Homem foi desarmado por dois sacerdotes

Dois padres conseguiram evitar um assalto na noite dessa quarta-feira a uma paróquia de Getúlio Vargas, no Alto Uruguai. De acordo com a Brigada Militar, um homem chegou à casa paroquial por volta das 19h e tentou render um pároco assim que ele abriu a porta.

O homem estava armado, mas o padre conseguiu segurar o braço dele e pedir ajuda de outro sacerdote. Apesar de ter sido desarmado pelos padres, o criminoso conseguiu fugir. Os padres não ficaram feridos e nada foi roubado da paróquia. 
Fonte: Eduardo Paganella / Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

PALMEIRA DAS MISSÕES - OPERAÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA CIVIL DE PALMEIRA DAS MISSÕES E JABOTICA REALIZA PRISÕES

Equipes de investigações da Delegacia de Polícia de Jaboticaba,e Palmeira das Missões coordenadas pelo Comissário Clodoaldo e pelo escrivão Tomas, realizaram investigações em relação aos furtos e roubos a residências e estabelecimentos comerciais, apurar ando autoria dos mesmos, tendo sido então expedido pelo Poder Judiciário mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão, os Policiais civis com auxílio de Policiais da Brigada Militar de Boa Vista das Missões e Lajeado do Bugre, desenvolverem operação que resultou na prisão de LEONARDO PEREIRA DE OLIVEIRA conhecido por ALEMÃO com 19 anos de idade residente na cidade de Lajeado do Bugre e RONALDO SOARES LENCINA de 26 anos de idade residente na cidade de São Pedro das Missões ambos autores de furtos e roubos nas cidades da região, os acusados foram recolhidos ao Presidio Estadual de Palmeira das Missões. Os elementos presos já possuem antecedentes policiais. As equipes de investigações prosseguem com as investigações para elucidação das demais ocorrências policiais.


Fonte:Palmeira RadioAM
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

TRES PALMEIRAS - Violar a Suspensão do Direito de Dirigir Veículo - Art. 307 - CTB

TRES PALMEIRAS

DATA/HORA: 25 Jun 2014 22h40min
FATOViolar a Suspensão do Direito de Dirigir Veículo - Art. 307 - CTB
LOCAL: Avenida das Palmeiras, nº.: 1573
PROVIDÊNCIAS: BA N° 3430375; AIT BM 99767864; AIT BM 99767865 e TC-BM Nº 3421542

Histórico: Durante patrulhamento pela Avenida das Palmeiras, foi abordado e veículo HONDA CIVIC LXS FLEX de cor preta, da cidade de Faxinalzinho - RS e, constatado que o condutor estava com o Direito de Dirigir Suspenso, incorrendo assim em crime tipificado no Art. 307 da Lei 9.503/97, para tal foi dada Voz de Prisão e Lavrado Termo Circunstanciado correspondente ao fato. Após o condutor comprometer-se a comparecer ao Fórum da comarca de Ronda Alta, foi liberado. O veículo passou a ser conduzido por outro condutor devidamente habilitado.
Fonte:BRIGADA MILITAR
CRPO/ PLN - 13º BPM - 4ª CIA NONOAI
Postado por:Elisete Bohrer



+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/