sexta-feira, 23 de setembro de 2016

I Semana Acadêmica da Escola Superior de Negócios, Gestão e Inovação do CESURG aborda os desafios da economia globalizada

Evento que se inicia na próxima terça-feira reúne acadêmicos de Administração, Gestão de Cooperativas e dos cursos técnicos em Comércio, Recursos Humanos, Transações Imobiliárias, Segurança do Trabalho e Informática
A direção de ensino do CESURG|SARANDI divulgou a programação da I Semana Acadêmica dos cursos de Administração, Gestão de Cooperativas e técnicos em Comércio, Recursos Humanos, Transações Imobiliárias, Segurança do Trabalho e Informática. O evento, agendado para a próxima terça-feira, 27 de setembro, se estende até o dia 29, trazendo grandes nomes do ramo empresarial regional e internacional.
O objetivo de reunir todas as turmas da Escola Superior de Negócios, Gestão e Inovação do CESURG é integrar os acadêmicos no mesmo evento, voltado para todas as áreas, conforme o diretor de ensino e coordenador do curso de Administração Aluisio Oliveira. “O mercado antigamente projetava cursos especializados em áreas específicas. Essa tendência se inverteu nos últimos anos, priorizando a interdisciplinaridade e a visão global que inclui vários assuntos”, explica. “Nestes três dias de palestras queremos trazer inúmeros temas que servem para todos esses cursos e que ampliem os horizontes dos estudantes”.
Entre os temas abordados, estarão o universo cooperativo, cases empresariais e a profissionalização dos administradores. “A região de Sarandi é um polo expressivo na economia rio-grandense, por essa razão não tivemos dificuldades de trazer palestrantes oriundos de empresas do município ou das proximidades”, afirma Aluísio. “Os ensinamentos trazidos por profissionais da área que trabalham na região podem dar uma grande contribuição para a formação intelectual dos participantes”, concluiu.

Confira a programação completa das atividades programadas:

27 de setembro.

19h – Recepção aos palestrantes, acadêmicos e comunidade em geral;

19h30 – Abertura oficial;

19h45 – O Universo Cooperativo, com João Carlos Chini, vice-presidente da Cotrisal;

20h30 – Coffee break;

21h - Case Empresarial, com Edson Finger, diretor da Finger Móveis Planejados;

22h15 – Encerramento.

28 de setembro.

19h - Recepção aos palestrantes, acadêmicos e comunidade em geral;

19h30 – Abertura oficial;

19h45 - Projeto USA 2017 – Intercâmbio Internacional, com Márcio Tonetti, diretor da AeroPlus;

20h30 – Coffee break;

21h - Projeto USA 2017 – USA e Perspectivas para o Brasil/Empresa: AB BRAS, com o professor Estevão Koslowski Schuh;

22h15 – Encerramento.

29 de setembro.

19h – Recepção aos palestrantes, acadêmicos e comunidade em geral;

19h30 – Abertura oficial;

19h45 - O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul e a Profissão de Administrador, com Adm. Luiz Carlos Bortoncello, delegado regional do CRA/RS – seccional Passo Fundo.

20h30 – Coffee break;

20h40 - Tecnologia e Mercado de Trabalho, com o Palestrante Internacional Neri Aldoir Neitzke;

21h40 - A Segurança do Trabalho, Aspectos Legais e o Cenário Econômico, com Engº Eleno Claucir Bueno Ferreira, diretor da empresa BVB Planejamento;

22h20 – Encerramento.

Assessoria de Comunicação CESURG
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Palestra na disciplina de Introdução à Agronomia

A disciplina de Introdução à Agronomia tem como princípio apresentar ao acadêmico, uma abertura do curso de Agronomia, para que o mesmo se ambiente nas diversas áreas de atuação do futuro Engenheiro Agrônomo.
Dessa forma, neste sábado, dia 17, a primeira turma do Curso de Agronomia do CESURG - Unidade de Marau, realizou a última palestra da disciplina, com o tema: "Sanidade de Sementes e Controle de doenças, ênfase em Phakopsora pachyrhizi (ferrugem asiática) na soja", proferida pela Eng. Agr. Me Amanda Chechi.
Durante a palestra, foram abordados aspectos relacionados a importância da realização da patologia de sementes em soja e o uso de tratamento de sementes com fungicidas, além da tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas de forma preventiva, curativa e erradicante, com o manejo correto do número e doses de aplicações durante todo o ciclo da cultura.

Fonte:Assessoria CESURG
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Acadêmicos de Agronomia do CESURG apresentam ações do Projeto Acionar

Os acadêmicos do Curso de Agronomia apresentaram na noite dessa segunda-feira, 19 de setembro, as ações relacionadas ao Projeto Acionar, que atenderam os Municípios de Marau e David Canabarro.
As ações realizadas incluem a recuperação de área degradada no bairro Constante Fuga, onde foram plantadas mais de 100 mudas de árvores frutíferas nativas da região, com um intuito de evitar erosão hídrica e de fornecer alimento para a fauna local, além de reduzir o impacto visual da estação de tratamento de esgoto. Essas ações possibilitam a melhoria da qualidade do ar e a sobrevivência das mudas de árvores plantadas.
O projeto também inclui a ação de coleta de alimentos, produtos de higiene e materiais escolares para a APAE de Marau, tendo como pontos de coleta a Cooperativa Pia, Cooperativa Santa Clara, e CATR comercial agrícola.
Outra ação que merece destaque é a horta escolar, que atende a creche municipal Pequeno Aprendiz localizada no bairro Vila Nossa Senhora Guadalupe, onde foram plantadas 20 espécies diferentes de ervas medicinais, condimentos, além árvores frutíferas. A atividade visa estimular as crianças desde os seus primeiros anos a consumir alimentos de origem natural e com nutrientes indispensáveis à saúde humana.
Foi realizado, também, o atendimento à uma família de produtores rurais no município de David Canabarro, com a implantação de um dosador de cloro, o que elevou a bonificação no leite paga pelo produto de qualidade em 200%.

Assessoria CESURG
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Jornal da Liberdade Edição 1580 de 23-09-2016

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Ensino médio: português e matemática serão únicas obrigatórias; veja o que muda

Português e matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios nos três anos do ensino médio, de acordo com o novo modelo para a etapa anunciado hoje (22) pelo governo. A definição está em medida provisória (MP) assinada pelo presidente Michel Temer. Atualmente, a etapa tem 13 disciplinas obrigatórias para os três anos.
A MP prevê a flexibilização do ensino médio com o objetivo de torná-lo mais atraente para o jovem, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. Os componentes curriculares que deverão ser ensinados no período obrigatoriamente serão definidos na Base Nacional Comum Curricular, que começará a ser discutida no próximo mês e deverá ser definida até meados do ano que vem, segundo o Ministério da Educação.
De acordo com a medida provisória, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas - modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e formação técnica e profissional.
“O novo ensino médio tem como pressuposto principal o protagonismo do jovem. Hoje é bastante engessado. Esse modelo caminha na direção da flexibilidade”, disse Mendonça Filho.
Arte e Educação Física
O texto, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), determina o fim da obrigatoriedade do ensino de arte e de educação física no ensino médio. As disciplinas serão obrigatórias apenas no ensino infantil e fundamental.
As mudanças passarão a valer 180 dias após a publicação da Base Nacional, ou seja, não modificam o atual currículo. De acordo com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Silva, a intenção é enxugar na lei as obrigatoriedades do ensino médio. “Agora a Base Nacional tem que dizer o que é e o que não é obrigatório nesse um ano e meio. Se eu vou definir ênfases, como eu posso ter todos os conteúdos do mundo? Se eu digo que os 13 conteúdos são obrigatórios?”, questionou.
Segundo Silva, artes e educação física, assim como conteúdos como filosofia e sociologia certamente estarão garantidos na Base Nacional Curricular Comum e poderão voltar a ser obrigatórios.
Idiomas
O inglês passa a ser a língua estrangeira obrigatória que deverá ser ensinada em todas as escolas de ensino médio. Outros idiomas podem ser ensinadas em caráter optativo.
A MP abre a possibilidade que os estados tenham mais autonomia nas decisões referentes a essa etapa da educação básica. Um sistema de ensino poderá, por exemplo, definir um sistema de crédito, no qual um aluno cursa determinados períodos e, caso deixe a escola, possa retomar o curso de onde parou e não tenha, necessariamente, que cursar um ano inteiro.
Também está previsto na MP que os créditos adquiridos pelos alunos nesse caso poderão ser aproveitados no ensino superior, após normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologação pelo MEC. Ao entrar na universidade ou no ensino tecnológico, a trajetória escolar do aluno será considerada e ele não precisará cursar matérias que envolvem conhecimentos e competências que já possui.
Carga horária
A reforma também determina que a carga horária mínima anual da etapa deverá ser progressivamente ampliada para 1,4 mil horas, o que tornará o ensino médio integral, com 7 horas por dia.
A expectativa do MEC é que as primeiras turmas que seguirão a formação de acordo com o Novo Ensino Médio começem em 2018, após a aprovação da Base e da MP pelo Congresso Nacional. Não há prazo para que as redes de ensino se adequem às mudanças, mas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) trabalha com o cronograma do Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser implementado até 2024.
Ensino técnico
Entre as trajetórias que os estudantes poderão escolher está a formação técnica. Os alunos serão certificados e seus itinerários formativos permitirão a continuidade dos estudos. Essa oportunidade de formação vai ocorrer dentro do programa regular, sem a necessidade de o aluno estar cursando o período integral. No ensino técnico, os alunos poderão ser certificados a cada etapa que cumprirem, recebendo uma certificação das competências adquiridas até ali.
As aulas técnicas poderão ser ministradas por profissionais com notório saber - ou seja, sem formação acadêmica específica na área que leciona -, reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos afins à sua formação. “Isso não vale para os demais conteúdos, se eu tenho o ensino de filosofia, eu vou continuar tendo que ter um professor formado em filosofia, isso não muda. Vale apenas para o ensino técnico”, explicou o secretário de Educação Básica.
Resultados
A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo depois que o Brasil não conseguiu, por dois anos consecutivos, cumprir as metas estabelecidas para essa etapa da formação. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país, mostram que o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta para 2015 era nota 4,3, mas o índice ficou em 3,7.
Atualmente, o ensino médio tem 8 milhões de alunos, número que inclui estudantes das escolas públicas e privadas. Segundo o Ministério da Educação, enquanto a taxa de abandono do ensino fundamental foi de 1,9%, a do médio chegou a 6,8%. Já a reprovação no nível fundamental é de 8,2%, frente a 11,5% no ensino médio.

Fonte:Agência Brasil
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795 - 23 DE SETEMBRO, SEX - NÃO FAZER DO TRABALHO O ÚNICO OBJETIVO

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