sábado, 24 de maio de 2014

Inscrições para Enem 2014 batem recorde e chegam a 9,5 milhões

Crescimento foi de 21,8% em relação ao ano passado, anuncia MEC

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou ao recorde de 9,519 milhões este ano, com crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). Somente nessa sexta-feira, último dia de inscrições, foram 1,8 milhão de inscritos. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) neste sábado são preliminares, pois dependem da confirmação do pagamentos da taxa de inscrição até a quarta-feira.

No Sudeste, foram 3,407 milhões de inscritos; no Nordeste, 3,062 milhões; no Sul, 1,159 milhão; no Norte, 1,033 milhão, e no Centro-Oeste, 857,195 mil. O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou o crescimento das inscrições em estados da Região Nordeste. "No Ceará, temos uma população de 8,8 mil habitantes e quase 600 mil inscritos", relatou.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, alertou para o prazo de pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35, que vai até a próxima quarta-feira (28). "Se a inscrição não estiver paga até 28 de maio, não será confirmada", disse.

Segundo o ministro da Educação, no ano passado houve problemas com estudantes que agendaram o pagamento pela internet e em caixa eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. "Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento.

Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia", alertou o ministro. De acordo com Henrique Paim, no ano passado cerca de 10% dos inscritos não confirmaram a inscrição com o pagamento. Estudantes da
rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. No ano passado, 60% dos inscritos se declararam isentos.

O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. Para se preparar, os estudantes podem acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ,que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Fonte: AE
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

UFSM extingue vestibular e aprova Sisu como única forma de ingresso

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou na tarde de quinta-feira(22), a utilização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de seleção para ingresso na instituição em 2015, abolindo o tradicional vestibular. Desse modo, os estudantes terão de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrerem a uma das vagas ofertadas para ingresso no ano que vem.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou a reserva de 50% do total de vagas em 2015 para cotistas. Estão incluídos tanto estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, quanto negros e indígenas. Até o ano passado, 34% das vagas eram reservadas para cotas sociais e raciais na universidade.
Segundo a Lei de Cotas das universidades federais, o mínimo seria de 37,5% de cotistas no próximo ano, porém a instituição decidiu ampliar para 50%. Com a aprovação do Sisu como única forma de ingresso, a discussão sobre as datas do vestibular ainda não estão definidas.
As inscrições para o Enem deste ano terminam às 23h59 de quinta-feira(23), e todos os candidatos que desejam disputar vagas na UFSM devem estar inscritos no exame.
Fonte: NorteRS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Idosa é encontrada morta em casa com olhos arrancados em NH

Mulher de 63 anos morava no bairro Canudos

Uma idosa foi encontrada morta por volta das 21h dessa sexta-feira no bairro Canudos em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Maria Laura Silva da Rosa, 63 anos, foi localizada em cima da cama, na própria casa, na rua Athanásio Becker. Os olhos foram arrancados do corpo.

A Brigada Militar (BM) foi acionada por vizinhos que teriam ouvido uma discussão entre a mulher e o companheiro. Conforme os policiais militares que atenderam a ocorrência, foram retirados os olhos da idosa e parte da pele do rosto. O companheiro não foi localizado pela polícia.

Ainda em Novo Hamburgo, um homem foi morto a tiros no bairro Santo Afonso. Felipe Rafael Alves, 32 anos, estava na rua Antiga Lagoa por volta da meia-noite dessa sexta-feira. Moradores escutaram ao menos dez disparos de arma de fogo e avisaram a Brigada Militar. O homem tinha ferimentos no rosto, nas costas e na mão.

Fonte: Hygino Vasconcellos
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Natal - RN - Teia Nacional da Diversidade 2014 dia 3 parte 02

Confira algumas fotos :




























Fotos: Eloidemar Guilherme


+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/