segunda-feira, 13 de abril de 2015

Abertura de poços artesianos beneficia 550 famílias este ano

Uma série de poços artesianos em perfuração ou com obras em andamento ou já concluídas permitirá o abastecimento de mais cerca de 550 famílias de 11 municípios gaúchos. Desde o começo do ano, o Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) mantém trabalhos em andamento em diferentes comunidades.
"Este trabalho de apoio para a estrutura de abastecimento de água é fundamental e um desafio para o futuro do consumo humano e animal", afirma o secretário Tarcísio Minetto. Os trabalhos são executados seguindo cronograma estabelecido pela SDR e édesenvolvidso em parceria entre Estado, municípios e comunidades.
As atividades mais recentes neste ano envolveram o município de Iraí, onde um poço em perfuração atenderá a um projeto de desenvolvimento da região. Segundo o prefeito Volmir Bielski, o poço era uma reivindicação antiga da comunidade.
Na quarta-feira passada (8), foram iniciadas obras na comunidade de Capela Velha, no município de Chuvisca, para abertura de um poço. O novo poço oferecerá água para cerca de 35 famílias.
Na quinta-feira passada (9), começaram os trabalhos nas comunidades de Vila Sefrin, Linha Floresta e na área industrial de Selbach. O Dinfra está deslocando sua equipe com maquinário (perfuratriz rotopneumática) para o município, onde perfurará três poços. As obras atenderão cerca de 100 famílias e permitirá o abastecimento e a ampliação de atividades de indústrias.
Em São José do Herval, uma equipe do Dinfra já está trabalhando em dois poços, que atenderão cerca de 55 famílias das comunidades de São Cristóvão e Vista Alegre. Já em Tiradentes do Sul, os trabalhos estão em andamento para a abertura de um poço que beneficiará cerca de 60 famílias da comunidade de Lajeado Bonito.
Desde o começo do ano, o Dinfra escavou 11 poços, nos municípios de Barros Cassal, Mato Castelhano, Barra do Rio Azul, Cerro Grande do Sul, Pinheirinho do Vale e Palmitinho (previsão de um mês de trabalho).
Texto: Itamar Pelizzaro/Ascom SDR
Foto: Divulgação
Edição: Redação Palácio Piratini / Coordenação de Comunicação
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Promoção da Loja Quero-Quero de Ronda Alta

 Confira a entrevista com o gerente Alex da Loja Quero-Quero de Ronda Alta, o qual falou sobre a Promoção até Quarta.
+ Mais Informações ››››››

Bolo de Vinho Quente





Ingredientes
Vinho quente
1 maçã cortada em cubos grandes
Casca de 1 laranja
10 cravos da índia
2 canelas em pau
4 xícaras (chá) de vinho tinto seco (800 ml)
½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
Massa
250 g de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro (300 g)
6 ovos inteiros
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (360 g)
1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
Calda
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (160 g)
1 xícara (chá) de chocolate em pó (100 g)
1 colher (sopa) de manteiga (14 g)
5 colheres (sopa) de leite integral
Modo de Preparo
Vinho Quente
Junte todos os ingredientes em uma panela grande e ferva por cinco minutos em fogo médio. Coe e reserve.
Massa
Bata a manteiga até ficar cremosa, acrescente o açúcar de confeiteiro peneirado e continue batendo até obter um creme esbranquiçado.
Junte os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Junte a farinha, o fermento e misture bem. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular de 24 x 35 cm, despeje a massa e leve ao forno médio preaquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até que a massa fique ligeiramente dourada.
Desenforme o bolo ainda quente, fure toda a superfície com um garfo e regue com metade do vinho quente. Vire o bolo de cabeça para baixo e regue com o restante do vinho.
Calda
Coloque em uma panela pequena o açúcar de confeiteiro, o chocolate, a manteiga e o leite. Aqueça apenas para dar liga nos ingredientes e despeje sobre o bolo ainda morno. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.
Fonte: Receitas Garoto

+ Mais Informações ››››››

Erval Seco- Agricultor é morto a tiros

O corpo de Antonio da Silva Nascimento, 50 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 13, em um riacho na linha Lajeado Grande, comunidade rural de Erval Seco. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na cabeça e na barriga.
Quando voltava de um culto religioso na noite de domingo, 12, o agricultor, na companhia da esposa, teria sido surpreendido por indivíduos encapuzados, que começaram a atirar contra o casal. Durante a fuga, os dois se separaram. A mulher conseguiu escapar sem ferimentos e correu pedir ajuda à polícia.
A Polícia Civil investiga o caso.
Por: Cristiane Luza/Folha
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal Da liberdade Edição Do Dia 13 De Abril De 2015

*Papa diz que caminho da Igreja é "o da franqueza"
*Inflação para a terceira idade fecha primeiro trimestre em 4,16%
*Estado antecipa campanha de vacinação contra a gripe para o dia 27 de abril
*Cerest Nordeste promove seminário sobre doenças relacionadas ao trabalho
*Três Palmeiras - Ponto de Cultura Liberdade de Expressão recebe equipamentos
E ainda você vai ouvir
A previsão do tempo completa
A cotação dos principais produto agrícolas
As ocorrências da Brigada Militar
E as informações dos esportes

Apresentação e Postagem; Isael Smieski
+ Mais Informações ››››››

Você sabe como funciona a guarda compartilhada?

Criada em junho de 2008, a primeira versão da Lei da Guarda Compartilhada visou assegurar a reformulação das relações entre pais e filhos, para que garantam uma melhor convivência entre ambos em casos de separação de casais e assegurar também a divisão de responsabilidades com os filhos pelos genitores. Reformulada em 2014, novamente houve alteração nos artigos do Código Civil que regulamentam a guarda.
Com a nova lei, a guarda compartilhada passa a ser regra, podendo ser afastada em casos excepcionais ou quando os pais não revelem condições para aderir a ela, já que o tempo de companhia física com os filhos deverá ser dividido de forma equilibrada entre o pai e a mãe.
A professora Me. Livia Copelli Copatti, que estuda casos relacionados à área do Direito de Família, reponde algumas dúvidas frequentes sobre o assunto:
O que mudou com a alteração da lei em 2014?
LC – A guarda compartilhada vai ser aplicada levando-se em consideração os aspectos do caso em análise e poderá deixar de ser aplicada quando os pais não revelarem as condições necessárias para o bom desenvolvimento da mesma em benefício dos filhos. As principais discussões sobre a nova legislação dizem respeito principalmente a dois pontos: o primeiro, que busca afastar a confusão entre guarda compartilhada e guarda alternada, ou seja, não é a ideia de que o filho passará um tempo exclusivamente com o pai e, depois, outro tempo exclusivamente com a mãe (ex.: 3 dias com o pai e 4 dias com a mãe durante a semana), uma vez que o fracionamento de tempo e convivência é prejudicial para a criança; e o segundo, diz respeito à aplicabilidade da guarda compartilhada obrigatória mesmo que entre o pai e a mãe exista alguma animosidade. Os posicionamentos são bastante divergentes, com correntes apoiando a previsão legal mesmo sem entendimento entre os pais, podendo ser imposta pelo juiz e; a outra corrente, que entende que existindo animosidade e ainda litígio entre os pais, a guarda compartilhada estará fadada ao insucesso, ou seja, descumprimento e, mais grave que isso, poderá acarretar a prática de alienação parental.
Em que casos crianças e adolescentes tem a guarda concedida a tios, avós e outros familiares?
LC - Existem situações em que os pais não têm condições (ex.: drogadição) ou interesse em ficar com os filhos, razão pela qual é buscada a possibilidade da criança ou adolescente crescer em companhia da própria família extensa, ou seja, com familiares, ficando a adoção como última alternativa.
E em relação a animais?
LC - Não há previsão legislativa específica a respeito da guarda ou posse compartilhada de animais de estimação, mas existem decisões que concedem como em caso julgado no Rio de Janeiro em abril de 2015, que concedeu a guarda alternada de um cão para o ex-casal.
Como fica a pensão alimentícia?
LC - A mudança legislativa sobre a guarda compartilhada não altera em nada a prestação alimentícia, que não será dispensada. O dever de alimentos decorre do dever constitucional de assistência, educação e criação dos filhos e o rompimento de um relacionamento conjugal não terá influência sobre o mesmo. Poderá inexistir fixação de prestação alimentícia, cada um dos pais suportando os valores na proporção dos seus ganhos mas, também, se houver necessidade, poderão ser fixados alimentos a serem prestados por um dos genitores ao filho, nos mesmos moldes do que já vem ocorrendo.
O que muda para as escolas?
LC - A lei de diretrizes e bases da educação nacional, já fixava o dever das escolas prestarem informações sobre filhos para os pais, independentemente de conviventes ou não com os filhos. A mudança trazida pela Lei nº 13.058/2014 é a determinação de que qualquer “estabelecimento público ou privado é obrigado a prestar informações a qualquer dos genitores sobre os filhos destes” e a fixação de “multa de R$ 200,00 (duzentos reais) a R$ 500,00 (quinhentos reais) por dia pelo não atendimento da solicitação”. Assim, reforça-se que os pais têm livre acesso às informações dos seus filhos tanto em estabelecimentos escolares como em outros, como hospitais.
Casos já julgados, poderão ser revistos?
LC - Sim. Há possibilidade de alteração de guarda em qualquer momento desde que fundamentado o pedido.
Fonte: Francine Tiecher
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Papa diz que caminho da Igreja é "o da franqueza"

O papa Francisco disse hoje (13) que "o caminho da Igreja é o da franqueza". "Não se pode calar aquilo que se viu e ouviu", acrescentou o pontífice. Em homilia, na missa matinal, na Casa de Santa Marta, o papa declarou que Igreja Católica tem de "dizer as coisas com liberdade". A homilia ocorre um dia depois de Francisco ter lembrado "o atroz extermínio" do povo armênio, episódio que cumpre o primeiro centenário, e que o papa considerou "o primeiro genocídio do século 20".
Segundo a agência France-Presse, o papa João Paulo II usou o termo “genocídio” num documento assinado em 2000 com o patriarca armênio, mas esta é a primeira vez que um papa fala publicamente do assunto.
Milhares de armênios foram deportados e massacrados pelo império otomano durante a 1ª Guerra Mundial, fatos reconhecidos como genocídio por mais de 20 países, mas nunca pela Turquia. "A mensagem da Igreja é a mensagem do caminho da franqueza, do caminho do valor cristão", disse hoje o papa.
Doze dias antes do centenário do "martírio armênio", as palavras do papa Francisco sobre a tragédia de 1915 e 1917 desencadearam protestos das autoridades da Turquia, com medidas diplomáticas, como a chamada para consultas do embaixador turco no Vaticano.
Segundo a Armênia, 1,5 milhão de pessoas foram perseguidas e mortas. Para a Turquia, o número de armênios mortos não supera os 500 mil.
Fonte:Da Agência Lusa
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Infração de Trânsito – Autuação

TRÊS PALMEIRAS

DATA/HORA: 12 Abril 2015 16h30min
FATO: Infração de Trânsito – Autuação
LOCAL: Linha Progresso - Interior
PROVIDÊNCIAS: BA N°: 3840858 AIT BM N°: 99942324 AIT BM N°: 99942325
Histórico: Na tentativa de abordar o condutor do veiculo VW Gol o mesmo desobedeceu às ordens de parada “sinais sonoros e luminosos” e efetuou arrancada brusca patinando pneu, o condutor do veiculo fugiu em sentido ignorado e não foi possivel realizar a abordagem do mesmo. Foram confeccionados os auto de infração de transito nos artigos 195 e 175 ambos do CTB.
Fonte:OPM Nonoai
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal dos Trabalhadores - Rio Grande do Sul - Edição 716 do dia 13 de abril de 2015

Ouça nesta edição:

Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio e Horizontina, realizaram treinamento no junto ao Parque de Exposições Germano Dockhorn;
Câmara aprova aumento de desconto possível em folha;
MPS trabalhistas geram polêmicas e criticas por parte de deputados;
Dezesseis de Novembro conta com feira mensal da agricultura familiar;
Norte tem o menor número de inscritos no Mais Médicos.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/