domingo, 9 de julho de 2017

PRF apreende mais de 200 kg de maconha em Santa Maria

Na tarde deste domingo (09) na BR 158, em frente a UOp PRF de Santa Maria, foi apreendido 206 kg de maconha. Um casal de paraguaios que transportavam a droga em um veículo argentino foram presos.

Os policiais rodoviários federais abordaram um Renault/Megane com placas argentinas ocupado por um paraguaio de 21 anos e uma paraguaia de 27 anos. O condutor apresentou documentos que não eram seus. Ao aprofundar a fiscalização foram encontrados 447 tabletes de maconha. A droga estava escondida em fundos falsos, nas portas, no assoalho, no para-choque e no painel do veículo. A droga era do Paraguai e anotações encontradas levam a crer que o destino final era Montevidéu.

A droga, o veículo e os presos em flagrante por tráfico Internacional de drogas foram encaminhados a polícia judiciária.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal
+ Mais Informações ››››››

No exterior, o presidente argentino se mostra um protagonista, aproveitando o vácuo deixado por Michel Temer, afundado na crise brasileira

Se no front nacional Mauricio Macri enfrenta as primeiras greves, piquetes e abalos à popularidade causados pela alta inflação, no exterior o presidente argentino se mostra um protagonista regional, aproveitando o vácuo deixado por Michel Temer, afundado na crise brasileira.

A Argentina assume agora a presidência do G20 e será a anfitriã da próxima edição do encontro das maiores economias do mundo, em 2018. Na cúpula do grupo encerrada neste sábado (8), em Hamburgo, Macri foi festejado por seus pares estrangeiros e subiu no palco ao lado de Shakira, que puxou uma onda de aplausos ao líder.

Tudo isso não se trata apenas de marketing político, como explicou o economista Marcelo Elizondo: “A relevância da presidência argentina do G20 está no fato de 12 dos 25 principais mercados para as exportações argentinas participarem do bloco. Muitas importações também provêm desses países”.

Sediar o G20 é mais um sinal de status que integra uma ampla agenda do presidente argentino na estratégia que define como “colocar a Argentina de volta no mundo”. Desde que assumiu a Presidência, no fim de 2015, não houve mês em que Macri não recebesse ou se encontrasse com um líder estrangeiro de destaque –de países ou de organismos internacionais. Vieram à Argentina, entre outros, Barack Obama (EUA), François Hollande (França), Justin Trudeau (Canadá) e Angela Merkel (Alemanha). Foi recebido na Espanha e na Holanda com jantar ao lado dos reis, e acolhido em visita de Estado nos EUA por Donald Trump na Casa Branca. Visitou ainda seus pares no Japão, na China e na Itália e foi duas vezes recebido pelo papa Francisco, com quem teve rusgas passadas. Até agora, foram poucos os latino-americanos recebidos por Trump, que tomou posse no início do ano: o peruano Pedro Pablo Kuczynski, o Nobel colombiano Juan Manuel Santos e Macri –a quem o americano estendeu toda a simpatia por causa da lembrança de negócios que suas famílias fizeram no passado.

Assim, forma-se no exterior a imagem de um presidente que, com 53% de popularidade em casa, transita com facilidade entre os poderosos do mundo e que pode vir a ser também um líder regional.

Diferentemente de Temer, Macri não faltou a posses de novos mandatários locais, mesmo aqueles com quem tem diferenças políticas. Foi à de Kuczynski (Peru) e à de Lenín Moreno (Equador) e esteve presentes em momentos-chave para a região, como a assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), em Cartagena, em setembro de 2016. Com alguns líderes locais, tem se encontrado com frequência, com uma agenda específica. A principal é Michelle Bachelet (Chile), com quem tenta aumentar a aproximação entre Mercosul e Aliança do Pacífico e apagar as rusgas históricas que marcaram a relação dos países.

Estreitou os laços, também, com o México de Enrique Peña Nieto – por um lado, de olho nas exportações mexicanas que podem vir a ser barradas se os EUA deixarem o Nafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), e por outro, oferecendo ajuda informal a Peña Nieto para mediar negociações com Trump em temas como o Nafta e o muro na fronteira. Recebeu, ainda, Michel Temer em Buenos Aires e viajou a Brasília. Porém, assessores na Casa Rosada o aconselham a tratar a relação com o Brasil de forma educada, porém cuidadosa, enquanto a situação política no país não se estabiliza por completo. Entre os líderes latino-americanos, Macri tem sido um dos mais agressivos ao criticar a Venezuela. Isso já lhe rendeu duas saias-justas. Uma delas foi numa cúpula do Mercosul, em que ouviu da então chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, ataques à sua política com relação a direitos humanos, e uma segunda, quando a própria Rodríguez decidiu invadir uma cúpula de chanceleres à qual não estava convidada, em Buenos Aires. A retirada da ministra do Palácio San Martín fez com que Maduro chamasse Macri de “covarde”, a quem o mesmo recordou que “covarde é aquele que expõe sua população ao sofrimento que Maduro está causando”.

Há poucos dias, foi anunciado que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, virá à América Latina para visitar Argentina, Colômbia, Chile e Panamá. Assim como nas agendas de Trudeau e Merkel, o Brasil não está incluído na programação. Macri também voltou a comparecer a eventos que o kirchnerismo antes desprezava, como o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Mais que isso, o novo governo se prontificou a sediar o máximo de fóruns empresariais e políticos possíveis. Além da cúpula do G20 no ano que vem, a Argentina receberá ainda neste ano a reunião bianual da Organização Mundial do Comércio.
Fonte: O Sul
+ Mais Informações ››››››

Concordiense fica fora da final da Miss Santa Catarina, apesar da bela performance na passarela


Concórdia – Mais uma vez não deu para Concórdia. A concordiense, Eduarda Thais Gallas Rodrigues, única representante do Oeste Catarinense no Miss Santa Catarina, acabou não sendo selecionada entre as sete semifinalistas, apesar da bela performance apresentada na passarela. A concordiense de 19 anos, que disputou o título da mais bela do Estado, em evento na noite de sábado, 8 de julho, em Itajaí (SC), despontava entre as favoritas, mas não conseguiu avançar para a penúltima etapa do concurso, quando foram apontadas as tops sete.

Com a eliminação prematura, Eduarda ficou de fora da parte de oratória do concurso, quando as candidatas tiveram que responder a perguntas sorteadas por elas próprias. Assim, foram escolhidas as tops três e por fim, apontada a nova Miss SC, que ficou com a candidata de Blumenau, para surpresa do público que acompanhava o evento. Na segunda colocação ficou a candidata de Gaspar e em terceiro a Miss Florianópolis, que na etapa final aparecia com a grande favorita.

Eduarda, que venceu o concurso de Miss disputado em Concórdia no dia 19 de maio, representou muito bem o nome do município. Demonstrou seu potencial em termos de beleza plástica e também em simpatia, mas infelizmente não caiu no gosto da banca de jurados, formada quase que em sua totalidade por profissionais atuantes na região litorânea do Estado. Além dos 12 julgadores que apresentaram suas notas na noite de sábado, as 13 candidatas também passaram por avaliações técnicas durante a última semana.

Apesar de ser um evento estadual, chamou a atenção o pequeno público participante no Centreventos de Itajaí. Eduarda contou com o apoio presencial de familiares, além do prefeito Rogério Pacheco e da primeira dama, Jucela Pacheco. (Ascom/Prefeitura de Concórdia)
Fonte: Atual FM
+ Mais Informações ››››››

Mais 30 papagaios-de-peito-roxo são soltos no Parque Nacional das Araucárias

Mais 30 papagaios-de-peito-roxo foram soltos no Únal de junho no Parque Nacional das Araucárias (PNA), área de preservação ambiental entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada. Desde o início do projeto de reintrodução da espécie, em 2010, esta foi a quinta soltura realizada, totalizando 113 aves. O trabalho é conduzido pelo Instituto Espaço Silvestre. A bióloga Vanessa Tavares Kanaan é responsável por coordenar o projeto e pede que os próprios moradores ajudem a cuidar a espécie. Segundo ela, os papagaios soltos eram vítimas do tráÚco de animais silvestres. (AssessCom)
Fonte: Ronda Policial
+ Mais Informações ››››››

Consorciados ao Conigepu devem implantar a Coleta Seletiva até setembro

Na região Norte do Estado, 12 municípios trabalham juntos para controlar e dar o destino adequado à produção do lixo. Através do Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu), os municípios de Trindade do Sul, Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios, Três Palmeiras, Ronda Alta, Constantina, Engenho Velho, Sarandi, Entre Rios do Sul e Novo Xingu destinam os resíduos produzidos em seus municípios para a sede do Consórcio, em Trindade do Sul, onde é feita a triagem, compostagem e aterro sanitário.

Uma população de mais de 86 mil habitantes é atendida através do Consórcio, que recebe diariamente 30 toneladas de resíduos, destes 25% recicláveis, 32% orgânico e 43% tornam-se rejeito. Pensando em melhorar esses números através da conscientização da população de cada município, o Consórcio, em parceria com a Emater/RS-Ascar, está desenvolvendo um projeto que prevê e estimula práticas para o correto destino de resíduos sólidos domésticos produzidos pelos municípios consorciados ao Conigepu.

Na quarta-feira (05/07), os municípios que fazem parte do Consórcio reuniram-se em Trindade do Sul, na Câmara de Vereadores, para dar seguimento às ações relacionadas ao projeto de implantação de práticas para o correto destino de resíduos sólidos domésticos. Para os municípios que fazem parte do Consórcio, o projeto visa aperfeiçoar o sistema de coleta, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domésticos. Entre os objetivos específicos, espera-se aumentar o atual índice de material reciclável dos 25% para próximo dos 60% ou mais, além de melhorar a qualidade dos materiais reciclados recebidos. O público beneficiado é composto por famílias rurais e urbanas, que serão introduzidas no projeto através de metodologias como reuniões, contatos, visitas, programas de rádio, matérias de jornal e outros meios, que servirão para divulgar, mobilizar e buscar a adesão de toda a população ao projeto.

Durante a reunião, após o lançamento do projeto, cada município apresentou as ações que vêm desenvolvendo ao longo dos últimos três meses. Os membros das comissões municipais relataram as ações que estão realizando em seus municípios, com destaque para a mobilização de lideranças do setor público, privado e de toda a comunidade. A sensibilização nas escolas, com palestras e oficinas, campanhas para recolhimento de materiais eletrônicos, campanha de incentivo a compostagem doméstica, entre outras ações, foram relatadas.

“Para dar seguimento às ações do projeto, foi encaminhado na reunião que até o dia 30 de setembro os 12 municípios devem implantar sistemas de coleta seletiva do lixo, seja com caminhão separado ou com dias alternados. Outra ação já prevista para esse ano e que marcará esse projeto é a realização de um seminário regional para debater esse tema, que acontecerá no dia 07 de novembro, em Gramado dos Loureiros”, comentou o assistente técnico regional de manejo de recursos naturais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Carlos Roberto Olczevski.

A reunião contou com a presença dos responsáveis estaduais pela área de saneamento básico, Gabriel Ludwig Katz e Sara Ceron Hentges, da assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Marlete Peroza Piaia, e do supervisor Leonir Bonavigo, entre outras lideranças.
Fonte: PN Noticias
+ Mais Informações ››››››

Polícia chega a quadrilha que furtou R$ 2 milhões em defensivos agrícolas

Quatro integrantes foram presos em Viadutos e Gaurama na ultima sexta feira dia 7 em uma operação da Polícia Civil

Policiais civis de seis cidades participaram de uma operação na manhã desta sexta-feira(7), desencadeada para localizar e prender a quadrilha que no fim do ano passado furtou de uma empresa da Av. Caldas Júnior, no bairro Boa Vista, cerca de R$ 2 milhões em defensivos agrícolas. Um dos presos é C.J.B, morador de Viadutos, sem profissão definida e com passagens por estelionato. Ele é considerado por policiais envolvidos na investigação como o líder do grupo e hoje foi preso em flagrante também por posse de arma com numeração raspada. Também foram presos D. D.(58) e N.N(33). a polícia ainda não confirmou a identidade de outro homem preso no início da tarde.

Outros três presos, supostamente são agricultores com quem a policia também encontrou armas, principalmente espingardas e embalagens de defensivos com numeração dos lotes furtados em Erechim. D.D e C.J.B não tiveram direito a pagamento de fiança para responder ao inquérito em liberdade e aguardarão presos a manifestação da Justiça.

A delegada titular da 11ª DRP, Diana Casarin Zanatta, comemorou o resultado da operação. As investigações já duram meio ano, explicou. A polícia encontrou embalagens com os números de lotes de defensivos furtados da empresa no arrombamento registrado no fim do ano passado. Para realizar a operação, foram reunidos, além de agentes de Erechim, policiais de Carazinho, Erebango, Getúlio Vargas, Mariano Moro, Viadutos
Fonte: AU Online
+ Mais Informações ››››››

Jovem de 21 anos morre em acidente, em Planalto

Um jovem morreu após sofreu um acidente de trânsito em Planalto no final da tarde desta sexta-feira, 07. Conforme a Brigada Militar, a vítima conduzia uma motocicleta Honda CBX 250 Twister na localidade de São José, interior do município. Ele teria perdido o controle da moto vindo a cair na estrada de terra por volta das 18h30min.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada sendo Leonardo Tressi, 21 anos. Leonardo chegou a ser socorrido por populares ao Hospital Nossa Senhora Medianeira, mas chegou já sem vida a casa de saúde. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Frederico Westphalen para necropsia.

Fonte: In Foco RS
+ Mais Informações ››››››

Acidente na BR 386 em Seberi na noite deste sábado

Foi registrado no início da noite deste sábado (08/06), um acidente de trânsito na BR 386, em Seberi, próximo a entrada da Estação Rodoviária.
Segundo informações um veículo corsa com placas de Seberi, ao ingressar na rodovia, colidiu no veículo S10 com placas de Pinheirinho do Vale que transitava sentido Seberi/Frederico Westphalen.
Duas ambulância do Samu compareceram no local para atender as vítimas do corsa, que estavam com ferimentos, porém conscientes, foram imobilizadas padrão e encaminhadas ao Hospital Pio XII de Seberi.
Com a força do impacto, os veículos ficaram no acostamento da outra pista.
Fonte: Delonice Barbosa
+ Mais Informações ››››››

Residência é destruída por incêndio em Chapecó

Um incêndio destruiu uma casa na noite deste sábado (8) na rua Lauro Müller, no bairro Santa Maria, em Chapecó.
Na residência de 120 m2 morava apenas um homem que não estava no local quando o fogo começou. Segundo a proprietária, a casa foi locada a pouco tempo.
Quando o combate às chamas foi finalizado, os Bombeiros resgataram um cão que havia se escondido enquanto o fogo se alastrava pelos cômodos da casa.
O Corpo de Bombeiros não pôde determinar as causas do incêndio.
Fonte: Desbravador Repórter
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1271, do dia 10 de Julho de 2017.

Edição 1271 do Jornal Comunitário a Voz da Comunidade.
Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.
NA EDIÇÃO DE HOJE:


1. O sono é essencial para o desenvolvimento neurológico da criança
2. Dor nas costas é maior causa de afastamentos do trabalho no País
3. Governo Temer paralisa reforma agrária no Paraná
4. Consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda a fortalecer imunidade
5. Depressão será 2ª causa de afastamento no trabalho até 2020
6. Saiba mais sobre a tosse, um alerta do organismo que deve ser investigado
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!