segunda-feira, 28 de maio de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1502, do dia 29 de Maio de 2018

Edição 1502, do dia 29 de Maio de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Com greve dos caminhoneiros, preço médio dos combustíveis dispara até R$ 0,19.

· Petroleiros fazem atos e paralisação contra a política de preços da Petrobras.

· Sai edição extra do Diário Oficial com MPs dos caminhoneiros.

· Justiça do Trabalho gaúcha suspende prazos e audiências até quarta-feira.

· SUS da segurança pública vai integrar todas as forças para atuar em escala, como na Saúde.

· Relatório da OMS aponta negligência à saúde mental no mundo.
+ Mais Informações ››››››

Comunidade de Três Palmeiras Protesta na 324

A Comunidade de Três Palmeiras Protesta neste momento na ERS 324 próximo ao posto do Jair Silveira, onde acontecia a Paralização dos Caminhoneiros. Participam deste ato, os comerciantes, agricultores e a comunidade em geral. A manifestação que teve início às 15:00, reúne centenas de pessoas. A manifestação que começou com os caminhoneiros, e hoje já é uma manifestação de toda a comunidade, pede que o Governo baixe os impostos sobre os combustíveis.



+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 28-05-2018


INFORMA O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE TRÊS PALMEIRAS

FALECIMENTO

SANDRA KRAUSPENHAR E FAMÍLIA COMUNICAM COM PROFUNDO PESAR O FALECIMENTO DE SEU PAI SENO KRAUSPENHAR OCORRIDO HOJE AS 12:40, NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO EM PASSO FUNDO.

SEU CORPO SERÁ VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA DA VILA PROGRESSO A PARTIR DAS 17 H E 30MIN. 

ATOS FÚNEBRES SERÃO DIVULGADOS POSTERIORMENTE.

NOTICIAMOS COM PESAR O FALECIMENTO DE SENO KRAUSPENHAR HOJE OCORRIDO.

SERVIÇOS FÚNEBRES ESTÃO A CARGO DA FUNERARIA GAZOLA.

INFORMOU O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE DE TRÊS PALMEIRAS.

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1996 de 28-05-2018

+ Mais Informações ››››››

Santa Maria tem 460 casos confirmados de toxoplasmose, segundo novo boletim

Conforme documento, 35 pacientes são gestantes. Até o momento, o município já contabiliza 1.116 casos notificados.
Representantes de setores municipais, estaduais e federais, ligados à área da Saúde, participaram de uma reunião de trabalho que discutiu o surto de toxoplasmose em Santa Maria (Foto: Deise Fachin/divulgação)
O município de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, tem 460 casos de toxoplasmose confirmados, de acordo com um novo boletim epidemiológico divulgado pelo governo estadual e pela prefeitura nesta sexta-feira (25). O último boletim informava cerca de 350 infectados confirmados. O surto já é considerado o maior já enfrentado pelo Rio Grande do Sul na história.

Conforme o documento, dos 460 casos, 35 são de gestantes. O relatório informa também que houve dois óbitos fetais e dois abortos. Até o momento, Santa Maria já contabiliza 1.116 casos notificados.

Na manhã desta sexta-feira, representantes de setores municipais, estaduais e federais, ligados à área da Saúde, participaram de uma reunião de trabalho onde foi debatido o surto registrado na cidade.

A situação de toxoplasmose em Santa Maria foi confirmada em 19 de abril. Porém, a fonte da infecção ainda não foi descoberta.

Dados do último boletim
1.116 casos notificados
766 casos suspeitos (460 confirmados, 140 descartados e 166 em investigação

Toxoplasmose
A toxoplasmose, cujo nome popular é doença do gato, é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos [onde o parasita se desenvolve] provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez.

Sintomas
Em alguns casos os sintomas não se manifestam, mas podem ser:

Febre;
Cansaço;
Mal estar;
Gânglios inflamados.

O período de incubação da toxoplasmose vai de 10 a 23 dias quando a causa é a ingestão de carne, e de 5 a 20 dias quando o motivo é o contato com cistos de fezes de gatos.

Prevenção
A Sociedade Brasileira de Infectologia lista algumas medidas de prevenção:

Não ingerir carnes cruas ou malcozidas;
Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente;
Evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intrauterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes;

Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Homem é preso por desferir 8 facadas na ex-companheira, em Erval Seco

Policiais Civis de Erval Seco, com apoio da Brigada Militar, efetuaram na manhã deste sábado, 26, a prisão de J.P.S., de 24 anos, acusado de tentativa de feminicídio.

No dia 16 de maio o acusado desferiu 8 facadas na companheira por não aceitar o fim do relacionamento.

A prisão preventiva foi requerida pela Del. Aline Dequi Palma e o preso foi recolhido ao presídio.

Fonte: Polícia Civil
+ Mais Informações ››››››

Idoso morre atropelado na BR 472 em Santa Rosa

Foto: PRF/divulgação
Na noite deste domingo (27), a PRF foi acionada para atender um acidente do tipo atropelamento de ciclista o qual resultou em sua morte, na BR 472 em Santa Rosa.

O acidente ocorreu por volta das 18h30, no anel rodoviário de Santa Rosa, quando um Peugeot/307 emplacado em São Luiz Gonzaga atropelou um ciclista, 75 anos, morador de Santa Rosa, que trafegava sobre a via. O motorista, 44 anos, de Entre-Ijuis, não se feriu.

O corpo foi removido ao IML. A PRF realizou o levantamento do local do acidente e a Delegacia de Santa Rosa será responsável pelo inquérito policial.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal
+ Mais Informações ››››››

Petroleiros anunciam greve de 72 horas a partir de quarta-feira

Petroleiros pedem redução dos preços dos combustíveis e saída de Pedro Parente da presidência da Petrobras

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiu entrar em greve a partir da meia-noite da próxima quarta-feira (30). Segundo comunicado emitido na noite de ontem (26), a paralisação deve durar 72 horas.

Os petroleiros pedem a redução dos preços de gás de cozinha e combustíveis e a saída de Pedro Parente da presidência da Petrobras. Também reivindicam a retirada das tropas das Forças Armadas que, desde a última sexta, ocupam algumas refinarias da Petrobras para liberar o transporte de combustíveis.

“Os eixos principais do movimento são a redução dos preços dos combustíveis, a manutenção dos empregos, a retomada da produção das refinarias, o fim das importações de derivados de petróleo, não às privatizações e ao desmonte da Petrobras e pela demissão de Pedro Parente da presidência da empresa”, afirma a nota.

A decisão foi tomada neste sábado durante uma reunião no Rio de Janeiro por meio de teleconferência. A federação classifica a paralisação de quarta como uma “advertência” e parte das mobilizações para construir uma “greve por tempo indeterminado, que foi aprovada nacionalmente pela categoria”.

Fonte: Revista Exame
+ Mais Informações ››››››

Associação alerta para desastre ambiental com mortes de aves e suínos

Frigoríficos da Aurora só voltam a trabalhar depois que remover o que está estocado
Produtores de aves, suínos e ovos estiveram neste domingo (27) à tarde no Palácio do Planalto para entregar um documento ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em que pedem "ação imediata" do governo federal para desbloquear o tráfego de caminhões que transportam ração para os animais.

Desde o início da greve dos caminhoneiros, que completou sete dias neste domingo, o fluxo de entrega de ração foi praticamente interrompido e mais de um bilhão de aves e 20 milhões de suínos estão recebendo alimentação insuficiente. Por causa disso, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), já foram sacrificados de 64 milhões de aves, entre frangos e pintos recém-nascidos.

"Precisamos salvar essas aves e esses suínos. Mais importante, temos de prevenir um problema ambiental e de saúde pública. Se essas aves e suínos começarem a morrer [por falta de alimentação], será um desastre para o país. Precisamos pedir aos caminhoneiros que deixem passar a comida. Caso contrário, vai penalizar a mesa dos brasileiros", afirmou o diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, ao chegar ao Palácio do Planalto.

Exportações
Segundo ele, a situação é "absolutamente emergencial". "Onde você coloca um milhão de aves mortas? Pode contaminar o lençol freático, transmitir doenças. Estamos no limite de um desastre ambiental. Não podemos ficar mais três dias sem ração."

Mais cedo, a associação emitiu nota informando que milhares de toneladas de alimentos estão prestes a perder a validade. Ainda segundo a ABPA, que representa 150 empresas no país, 160 plantas frigoríficas de aves e suínos estão paradas e mais de 24 mil trabalhadores estão com atividades suspensas.

A organização alerta também que cerca de 100 mil toneladas de carne de aves e de suínos deixaram de ser exportadas na última semana, o que poderá causar impacto de US$ 350 milhões na balança comercial. No geral, de acordo com Ricardo Santin, as empresas do setor já somam mais de R$ 3 bilhões em prejuízos desde o início da paralisação dos caminhoneiros.

Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

64 milhões de aves já foram sacrificadas por falta de ração e insumos

Número de aves mortas pode chegar a 1 bilhão nesta semana. Estados mais atingidos estão no Sul do Brasil
Com prejuízo estimado em R$ 3 bilhões pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), produtores d e aves e suínos foram neste domingo (27) entregar uma carta de manifestação ao presidente Michel Temer. A entidade estima que 64 milhões de aves já foram sacrificadas por falta de ração e insumos presos nas estradas durante a greve dos caminhoneiros.

De acordo com a ABPA, nos próximos cinco dias, 1 bilhão de aves e 20 mil suínos podem morrer por falta de alimentos. A região mais atingida é a Sul.

“Estamos aqui para pedir uma ação imediata. Já está havendo canibalização. Precisamos que os caminhoneiros deixem passar comida”, disse o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin, que entregará a carta na Casa Civil.

Segundo Santin, o sistema de produção pode entrar em colapso nos próximos três dias. Além disso, começa a haver risco para a saúde pública por não ter onde enterrar tantos animais sacrificados.

“Estamos no limite de causar um desastre ambiental e de saúde pública”, disse o diretor-executivo.

Segundo Santin, outra preocupação é em relação à produção voltada para o exterior, que segue normas de bem-estar dos animais. Se a situação se prolongar, os produtores poderão ter as vendas externas afetadas.

Mais cedo, os produtores receberam o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), que informou a eles que o governo estava negociando com os caminhoneiros.

Na carta entregue ao governo, a ABPA reforçou que a mortandade animal já é uma realidade devido à falta de ração e de espaço, em consequência da paralisação nos transportes.

A associação também diz que, por falta de condições de transporte pelas rodovias brasileiras, milhares de toneladas de alimentos estão ameaçadas de perderem prazo de validade, enquanto o consumidor já enfrenta a escassez de produtos.

Com risco de canibalização e condições críticas para os animais, 64 milhões de aves adultas e pintinhos já morreram, e um número maior deverá ser sacrificado em cumprimento às recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal e das normas sanitárias vigentes no Brasil.

Unidades frigoríficas paralisadas
Segundo a associação, os reflexos sociais, ambientais e econômicos são incalculáveis. Hoje, a ABPA registrou 167 plantas frigoríficas de aves e suínos paradas. Mais de 234 mil trabalhadores estão com atividades suspensas.

A associação diz que as dificuldades enfrentadas pelo setor terão impacto nos consumidores.

“As carnes suína, de frango e os ovos, proteínas que antes eram abundantes e com preços acessíveis, poderão se tornar significativamente mais caras ao consumidor caso a greve se estenda ainda mais. “A mortandade cria uma grave barreira para a recuperação da produção do setor nas próximas semanas e meses”, disse a ABPA em seu nota.

A ABPA representa 150 empresas e quase 100% do setor de aves e de suínos do Brasil. A organização diz que não tem poupado esforços para garantir o bem-estar animal e minimizar as consequências da greve dos caminhoneiros.

Segundo ela, consequências da greve criaram desabastecimento e pararam produções.

A ABPA diz que a situação é caótica não só para o mercado nacional. Aproximadamente 100 mil toneladas de carne de aves e de suínos deixaram de ser exportadas na última semana. O impacto na balança comercial já é estimado em US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão).

“É importante que todos saibam: após o final da greve, a regularização do abastecimento de alimentos para a população poderá levar até dois meses”, disse a ABPA em nota.

Fonte: Gazeta do Povo
+ Mais Informações ››››››

1254 - 28 MAIO, SEGUNDA - PORQUE EU NASCI

+ Mais Informações ››››››

Aulas da rede pública estadual estão suspensas nesta segunda-feira, 28

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informa que está orientando as Coordenadorias Regionais de Educação (CRES), a suspenderem as aulas nesta segunda-feira, 28, em toda a rede pública estadual, devido à greve dos caminhoneiros.

A Secretaria ressalta, no entanto, que nenhum aluno será prejudicado, já que as aulas serão totalmente recuperadas oportunamente.

A Seduc informa, também, que nesta segunda-feira, estará avaliando a manutenção ou não desta suspensão, atenta aos desdobramentos da greve, e na busca do melhor para os alunos e da comunidade escolar.


Assessoria de Comunicação 
20ª Coordenadoria Regional de Educação
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Em função da Greve dos Caminhoneiros administração municipal decidiu permanecer com a suspensão das atividades de todas as secretarias, exceto serviços de saúde

Em reunião realizada no início da noite deste domingo, dia 27, a administração municipal de Três Palmeiras decidiu permanecer com a suspensão das atividades de todas as secretarias, exceto serviços de saúde.

As aulas estão suspensas por tempo indeterminado, devido ao baixo estoque de combustível, disponível nesse momento exclusivamente para os veículos da secretaria de saúde.

Nesta segunda, dia 28, os servidores municipais são orientados e convidados a participar da mobilização que ocorre no município ou a realizarem seu expediente no local de trabalho.

Participaram da reunião, prefeito municipal, secretários(as), vereadores(as) e lideranças do movimento que ocorre desde quarta-feira no município que pedem a redução do valor dos combustíveis e demais reivindicações.



Adriana Friedrich
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal 
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!