terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Jornal da Liberdade edição 1392 de 15 de dezembro de 2015

Jornal da Liberdade edição 1392 de 15 de dezembro de 2015.
Ouça novamente:
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Farmacia Farma Vida realizou mais um sorteio de aniversário








Ouça a entrevista com a proprietaria da Farmavida no Programa Estação da Manhã com o sorteio de um secadro de cabelos e a ganhadora foi, "Vera Roncalio"

Por Eloidemar Guilhermes
Fotos: Claudinara
+ Mais Informações ››››››

Dirigentes da Crehnor são recebidos pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu

Reunião contou com a presença do Presidente do Sistema Crehnor Valdemar Alves de Oliveira acompanhado do Diretor da Crehnor Central Ailton Croda e o Deputado Marcon.

No último dia 09 de dezembro o Presidente do Sistema Crehnor Valdemar Alves de Oliveira juntamente com o Diretor da Crehnor Central e também Presidente da Confesol Ailton Croda acompanhados do Deputado Federal Dionilso Marcon, participaram de importante reunião com a Ministra de Estado Kátia Abreu, titular da pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O encontro ocorreu no gabinete da Ministra e, de acordo com Valdemar, a pauta da reunião teve como foco, os interesses dos associados da Cooperativa, com ênfase nas políticas econômicas direcionadas aos pequenos agricultores.

Fonte: Jorge André Rogerio
MTE 0018063/RS
Assessoria de Comunicação
Crehnor Central
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Convite Seminário Programa De Agroindustria Familiar

A EMATER e Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente comunicam que no dia 17 de Dezembro de 2015, será realizado um Seminário sobre Programa de Agroindústria Familiar, com a seguinte programação:
Pela manhã, com início às 10h30min, será realizada uma importante reunião com todas as entidades, lideranças engajadas no processo de legalização do Programa de Agroindústria Familiar no nosso município, afim de construir um processo de organização da equivalência da legislação sanitária municipal.
À tarde, com início às 13h30min será realizada uma palestra com todas as famílias rurais que se dedicam no processamento de produtos em suas propriedades, de origem animal e vegetal, e que se interessam em ampliar seu empreendimento.
O seminário acontecerá na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
+ Mais Informações ››››››

Palmeira das Missões - Realizado Encontro de Diretores e Colaboradores do Sistema Crehnor

 Evento ocorrido em 11 e 12 de dezembro integra plano de ações da Cooperativa para a elaboração de planejamento estratégico.
O local escolhido para sediar o encontro de colaboradores e direções executivas das organizações cooperativas e associativas de finanças solidárias edição 2015 foi a cidade de Palmeira das Missões, que conta com a estrutura do Wilson Park Hotel, capaz de acomodar a equipe que integra os mais diversos quadros do Sistema Crehnor.
A reunião, realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, faz parte de um plano de ações que visa integrar os colaboradores e também projetar ações para os próximos períodos. Dentre os temas levados à discussão destacaram-se: Fortalecimento da Crehnor; Expansão do Sistema e o lançamento do selo comemorativo dos vinte anos da Cooperativa.
Conforme o Presidente do Sistema Crehnor Valdemar Alves de Oliveira, o encontro deste ano teve como diferencial, os preparativos para o aniversário da Crehnor em 2016. “Além de discutir metas, planejar ações e aproximar colaboradores, aproveitamos a ocasião para, desde já, focar nas ações comemorativas aos vinte anos do nosso sistema”. A Crehnor Sarandi foi fundada em 24 de agosto de 1996.
Participaram do encontro deste ano os diretores-presidentes das singulares de Sarandi; Canguçu (Sul); Ibiraiaras (Nordeste); Barão de Cotegipe (Norte); Ijuí (Noroeste); Crehnor Central e os colaboradores do sistema. Também se fizeram presentes os representantes do Legislativo de Palmeira das Missões,da Creluz, Emater e Banco do Brasil.



Fonte:Jorge André Rogerio
MTE 0018063/RS
Assessoria de Comunicação
Crehnor Central
+ Mais Informações ››››››

MEC detalha critérios para Fies 2016

Os critérios para distribuição de vagas no Fies em 2016 foram oficializados em uma portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A principal mudança é o uso do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de microrregiões brasileiras como um critério para privilegiar locais mais carentes.
A portaria mantém boa parte dos critérios que passaram a ser usados no segundo semestre deste ano, como a preferência para cursos com conceito 4 e 5 nas avaliações do MEC e para cursos nas áreas de Engenharia, Pedagogia e Saúde. O critério regional, porém, foi alterado. Em vez de privilegiar apenas cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o MEC vai utilizar alguns indicadores para escolher as microrregiões do Brasil que receberão mais vagas.

Um dos fatores para ponderar a oferta por microrregião será o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da microrregião, calculado a partir da média dos IDHMs dos municípios que a compõem. Além disso, a portaria menciona que o cálculo ainda levará em conta a demanda por educação superior em cada local, calculada a partir de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a demanda por financiamento estudantil, calculada a partir de dados do Fies no ano de 2015.

A distribuição de vagas no Fies foi uma novidade que começou no segundo semestre de 2015, quando, diante de uma maior limitação da oferta no programa, o MEC definiu alguns critérios para entregar as vagas de financiamento aos diferentes cursos e faculdades que têm interesse no programa. Antes disso, os critérios não eram necessários porque as vagas eram ilimitadas.

Em comentário sobre a portaria, a equipe de análise do BTG Pactual considerou que os novos critérios podem desfavorecer a Anima Educação, companhia que tem menor diversificação geográfica. Já a mais beneficiada tende a ser a Ser Educacional, que tem mais cursos nas regiões Norte e Nordeste.

Vagas remanescentes

O MEC confirmou ainda de que as companhias poderão preencher vagas ociosas do Fies. As vagas remanescentes, que não forem ocupadas no decorrer do processo seletivo em cursos que não possuam candidatos em lista de espera, poderão ser redistribuídas para outros cursos da própria instituição de ensino.

O objetivo da medida é evitar a baixa ocupação de vagas do Fies que ocorreu no segundo semestre deste ano, quando empresas reportaram que conseguiram preencher menos da metade das vagas que elas puderam oferecer no Fies.

Fonte: Correio do Povo
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Ministério da Saúde lança protocolo de atenção para a microcefalia

Documento prevê ainda uma maior distribuição de testes rápidos de gravidez
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira o Protocolo de Atenção à Saúde e Respostas à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Zika vírus, que será usado por profissionais de saúde dos sistemas público e privado do país no cuidado de mulheres em idade fértil, gestantes e de bebês com suspeita de microcefalia. Uma das principais mudanças é a indicação da ecografia transfontanelar e da tomografia para os recém-nascidos com menos de 32 centímetros de perímetro cefálico.
Em entrevista, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, informou que essas são as maiores mudanças no atendimento das crianças, considerando que os demais, como teste da orelhinha e do pezinho, já são preconizados pela pasta. Primeiro será feita a ecografia, caso ela mostre que os ossos do crânio estão selados será feita a tomografia.
O documento prevê ainda uma maior distribuição de testes rápidos de gravidez, a busca ativa de gestantes para o pré-natal e o registro dos sintomas do Zika na caderneta da gestante, no caso deles serem relatados durante a gravidez.
A estimulação precoce dos recém-nascidos com microcefalia e outras malformações também está prevista no protocolo. De acordo com Beltrame, a estimulação deverá ser feita até os três anos de idade, quando se completa o ciclo de desenvolvimento neurológico e cerebral da criança. “O objetivo é reduzir os danos das malformações”, acrescentou o secretário.
Beltrame confirmou que já há registros de cegueira congênita, de malformação do globo ocular e de surdez congênita nos bebês que nasceram com microcefalia em decorrência do Zika vírus. Segundo o secretário, esses casos são ainda mais delicados, já que o desenvolvimento de crianças com essas limitações precisa de mais atenção.
A microcefalia é uma malformação do crânio e está relacionada a diversos fatores, como alterações genéticas, infecções e uso de álcool e drogas. No mês passado, o Ministério da Saúde confirmou que o vírus Zika é um dos causadores dessa condição. O virus começou a circular no país este ano, principalmente na região Nordeste.
Dados do Ministério da Saúde divulgados na semana passada mostram que o Brasil ja tem 1.248 casos suspeitos de microcefalia relacionada com o vírus.

Transmissão

Durante a entrevista, Beltrame esclareceu que não há comprovação de que o virus Zika seja transmitido pelo leite materno. “Embora tenham circulado boatos na internet, não há contraindicações de aleitamento materno para crianças filhas de mães que tiveram Zika.”
Segundo especialistas, há um registro de transmissão sexual da doença. Conforme Beltrame, ainda são necessárias pesquisas para confirmação dessas possibilidades. Assim como o vírus da dengue e da febre chikungunya, o Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Correio do Povo
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Santa Missa do dia 13 de dezembro de 2015


Clique na imagem ao lado e tenha acesso ao conteúdo da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Três Palmeiras.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/