quarta-feira, 7 de março de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1444, do dia 08 de Março de 2018

Edição 1444, do dia 08 de Março de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Direitos das trabalhadoras domésticas estão indo para o ralo com a reforma trabalhista.

· Jornada de luta das mulheres sem-terra mobilizam trabalhadoras em todo país.

· Mulheres rurais comemoram o 8 de Março pelo RS.

· Mulheres têm rendimentos menores, jornada extra e menos participação política.

· Mais de 25 mil agricultores já pararam de produzir leite no RS.

· Metais pesados, hormônios e agrotóxicos estão na água que chega às torneiras.
+ Mais Informações ››››››

Menino desaparecido é encontrado morto com crânio esfacelado

Corpo apresenta sinais de crueldade. Delegado confirma que polícia pode esclarecer o caso nas próximas horas
Foi localizado no início da tarde desta quarta-feira(7), em uma área de mata nativa do bairro Boa Vista, em Erechim, o corpo do menino Alan Maciel, de 15 anos, que estava desaparecido desde a última quinta-feira(1). Segundo o delegado titular da DEFREC, que assumiu as investigações após encontrado o corpo, o menino foi vítima de muita violência. 

Contou que além do esfacelamento completo do crânio, é possível que a perícia e o IML encontre no corpo do garoto, ferimentos por arma de fogo. Pouco antes de 17h horas, os peritos do IGP chegaram ao local. O corpo foi encaminhado para o IML, em Passo Fundo.

O menino morava com os avós no bairro Presidente Vargas, a cerca de mil metros do local onde o corpo foi encontrado. Foi um vizinho da família, que participava das buscas em conjunto com policiais civis, que localizou o corpo do garoto. Policiais civis e populares estavam na casa dos avós do menino organizando as buscas da tarde quando o vizinho retornou dizendo que havia encontrado o corpo.

O delegado Gustavo Ceccon saiu logo do local com a equipe de investigadores e preferiu não dar declarações. O titular da 1ª DP, que investigava o desaparecimento do menino, disse em entrevista que a polícia fazia investigações paralelas ao trabalho de possível localização do menino e que "as investigações estão bastante adiantadas", dando a entender que a polícia pode prender os autores da barbárie a qualquer momento.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Seis policiais irão reforçar Deic para investigar ataques a bancos no RS, inclusive em Três Palmeiras

Na última sexta-feira, três bancos foram atacados no Estado. Um dos casos ocorreu na cidade de Três Palmeiras, onde os criminosos formaram um cordão humano durante o assalto ao Banco do Brasil.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) ganhou nessa terça-feira o reforço de seis policiais que ajudarão nas investigações de ataques a bancos em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada nesta quarta pelo diretor da Polícia Civil do Estado, Emerson Wendt. Segundo ele, outros três agentes serão encaminhados ao setor em breve e o auxílio deve durar em torno de três meses.

Desde o dia 2 de março até hoje, oito instituições bancárias foram alvos de assaltos ou arrombamentos em solo gaúcho. O caso mais recente ocorreu na madrugada desta quarta, quando uma quadrilha formada por 10 homens arrombou agências do Sicredi e do Banco do Brasil na cidade de Mata, situada na região central do Rio Grande do Sul.

Nessa terça-feira, dois episódios foram registrados no interior e na Capital. O primeiro, ainda durante a madrugada, ocorreu em Santa Clara do Sul, quando os criminosos renderam passageiros de um ônibus e usaram um cordão humano para arrombar com explosivos uma agência do Banco do Brasil.

Ainda ontem, no final da tarde, um Banrisul localizado na avenida Getúlio Vargas, em Porto Alegre, foi arrombado. O grupo esperou o fim do expediente bancário para atacar e realizou o assalto sem dar um disparo. Na ocasião, os vigias foram rendidos e ninguém ficou ferido.

Ataques no interior
Na madrugada de sábado, em Taquari, uma agência do Banco do Brasil foi arrombada com explosivos. O grupo era composto por pelo menos cinco homens, que renderam moradores da cidade que estavam na rua e usaram as vítimas como escudos humanos.

Na última sexta-feira, três bancos foram atacados no Estado. Um dos casos ocorreu na cidade de Três Palmeiras, onde os criminosos formaram um cordão humano durante o assalto ao Banco do Brasil. O segundo ataque de sexta-feira ocorreu no Banrisul do município de Braga. Quatro homens armados anunciaram o assalto e levaram o dinheiro dos caixas. No Sul do Estado, em Piratini, criminosos explodiram caixas eletrônicos do Banrisul. Os suspeitos ainda deixaram um explosivo ativo e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para para desativar o artefato.

+ Mais Informações ››››››

Caso Sandra: Comunidade de Boa Vista das Missões organiza caminhada

Encontro será na manhã desta quinta-feira
 e pedirá celeridade nas investigações
Uma caminhada com o objetivo de pedir celeridade nas investigações no caso do desaparecimento da contadora Sandra Mara Lovis Trentin, 48 anos, será realizada nesta quinta-feira, no município de Boa Vista das Missões, na Zona da Produção. Sandra está desaparecida desde o dia 30 de janeiro. Até agora foram presos o marido da contadora, que é integrante da Câmara de Vereadores e tem 47 anos, e um jovem de 22, cujo o nome não foi divulgado pela Polícia Civil (PC).

A caminhada terá inicio na avenida 20 de Março, às 8h, e seguirá até a praça da Igreja Maria Goretti. "Faremos uma caminhada pedindo paz, dignidade, amor e respeito a nós mulheres e, especialmente, para que seja esclarecido o caso do desaparecimento de Sandra”, disse Rosana Magalhães Zambon, uma das organizadoras do evento. O ato faz parte do Dia Internacional da Mulher. “Queremos saber o que aconteceu com ela”, destaca Rosana. As duas trabalharam juntas na Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade para a qual Sandra prestava serviço voluntário.

Embora os esforços e mobilização da Polícia Civil, o caso ainda não foi esclarecido. Na semana passada, a PC pediu ao Poder Judiciário prazo complementar para realização de mais diligências. Os familiares estão aflitos e angustiados e esperam que Sandra volte para casa. Com o atual marido ela tem três filhas, de 16, 11 e 5 anos, que estão morando com familiares, além de um filho de 26 anos, Rômulo Trentin, fruto de outro relacionamento.

Trentin disse que a família vive dias de muita expectativa. “Esperamos que a mãe esteja conosco o quanto antes. Estamos tristes com a situação e esperamos que o caso seja esclarecido o mais rápido possível”, disse. Ele reafirmou confiança na Polícia Civil em relação às investigações e elucidação do caso.

O desaparecimento

Moradora de Boa Vista das Missões, Sandra foi vista pela última vez em Palmeira das Missões, município vizinho, para onde se dirigiu a fim de resolver problemas de trabalho. Sua caminhonete foi localizada à tarde, estacionada na rua Rio Branco. O veículo encontrava-se revirado, embora aparentemente não apresentasse sinais de violência.

+ Mais Informações ››››››

Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Três Palmeiras foi um sucesso

Edir Sandri emocionou-se ao receber o Troféu Mulher Cidadã 2018
Entrega do troféu mulher cidadã, desfile de moda, palestra e outras atrações fizeram parte da programação

O dia da mulher foi comemorado com diversas atrações pelas mulheres trespalmeirenses. O evento promovido pela Secretaria da Promoção Social em parceira com a Ascar/Emater e demais secretarias do município reuniu cerca de 400 mulheres no CTG Coxilha das Palmeiras. Dentre as atrações foi realizada a entrega do Troféu Mulher Cidadã, desfile de moda, palestra e apresentação do Grupo Municipal de Balé. 

A abertura do evento contou com a presença do prefeito municipal Silvânio Antonio Dias e sua esposa Ana Paula Serafini, Vice-prefeito Magal, Presidente da Câmara de Vereadores Lucas Pulter, Supervisor Regional da Ascar/Emater Leonir Bonavigo, Chefe do Escritório Municipal da Ascar/Emater Hortêncio Trindade e a Secretária da Promoção Social Elisete de Andrade. Após o pronunciamento das autoridades ocorreu a entrega do troféu mulher cidadã.

Instituído em 2015 através da lei municipal 1.672/2015 a premiação busca conceder a cada ano a uma mulher que se distinguir na sociedade Trespalmeirense por relevantes serviços prestados. Este foi o segundo ano a ser concedido o troféu, o processo para a escolha da mulher destaque no município, conforme a lei municipal foi feito através de indicações de entidades do município. A cidadã com o maior número de indicações neste ano foi Enir Sandri, a qual recebeu o troféu do Sr. Prefeito Silvânio Antônio Dias e de sua esposa Ana Paula.

Além de Enir, demais mulheres receberam indicações e também foram homenageadas no evento, sendo elas: Norma Olivia Willers, Marta Grams, Nilce Três, Clara Guiland, Gelcira Scherer, Maria Lurdes Cremonini e Tatiana da Silva Lemes.

Ainda durante a manhã foi realizada palestra com o tema “Mulheres reais, a Beleza está em vocês” com Elisania Batistelli. Ao meio dia foi servido almoço gratuito a todos os presentes. A tarde foi de muitas interatividades com apresentação do Grupo Municipal de Balé, Desfile de moda, dinâmicas, maquiagens, dentre outras atividades desenvolvidas especialmente as mulheres. As lojas participantes do desfile foram: Destaque Modas, Tania Modas, Ki Barato, Espaço da Moda e Couro só.
Dentre as colocações do prefeito, ele ressaltou o trabalho voltado a valorização das pessoas desenvolvido pela Promoção Social
Presidente do Legislativo ressaltou o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Promoção Social
Vice prefeito Magal e Nadir Pezzine, que recebeu o troféu no ano de 2017, prestaram homenagem as mulheres indicadas ao prêmio
Secretária Elizete destacou a importância da mulher na sociedade e agradeceu a presença de todas
Palestra abordou o tema, Mulheres reais, a beleza está em você
Desfile de moda contou com a participação de mulheres com idades variadas que demonstraram a beleza e simpatia da mulher trespalmeirense
Adriana Friedrich
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras de 07-03-2018

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 07-03-2018


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1941 de 07-03-2018

+ Mais Informações ››››››

Termo de cooperação garante projeto de pavimentação da ERS 591

Acordo entre Frederico Westphalen, Ametista do Sul e Daer permitirá plano topográfico de 9 km

Um termo de cooperação técnica entre os municípios de Frederico Westphalen e Ametista do Sul e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) garante a realização do projeto topográfico do trecho de chão batido, de 9 quilômetros, da ERS 591. A rodovia liga as duas cidades.

O levantamento é a primeira etapa de estudos, visando, posteriormente, à elaboração de projeto final da pavimentação. Frederico Westphalen vai investir R$ 10 mil no projeto topográfico e Ametista do Sul, R$ 20 mil. O Daer ficou responsável por fazer acompanhamentos e vistorias periódicas. O termo prevê a participação de equipe da Universidade Regional Integrada de Frederico Westphalen.

Os municípios devem apresentar relatórios após a conclusão do levantamento topográfico e também são responsáveis pela execução, fiscalização de contratos com terceiros e obtenção de licenças ambientais. Segundo as prefeituras, o termo tem validade de seis meses, a contar da data da publicação no Diário Oficial do Estado. 

Faltam asfaltar 6 quilômetros da ponte sobre o Rio da Várzea, na divisa de Frederico Westphalen, até a cidade de Ametista do Sul, e 3 km da travessia até o distrito de Castelinho, em Frederico.

+ Mais Informações ››››››

Mesmo com redução, safra de grãos de verão será a segunda maior em dez anos, revela Emater

A safra de grãos de verão desse ano será menor do que a anterior, alcançando 30,2 milhões de toneladas. O faturamento deve ficar entorno de R$ 27 bilhões. No ciclo 20162017 as culturas do milho, soja, arroz e feijão bateram o recorde em produção com mais de 33 milhões de toneladas.

A estimativa foi divulgada ontem (6) pela Emater, durante café da manhã com a imprensa na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O presidente da Emater, Clair Kuhn, destacou que mais uma vez a agricultura conseguiu impulsionar a economia do país. Explicou que a metade sul do Estado foi prejudicada com a estiagem, com perdas na produção, mas não chegou a impactar na média estadual porque as demais regiões conseguiram se superar.

Em comparação com a safra anterior, reconheceu que teve uma diferença tanto na produção quanto na questão econômica, no entanto é motivo de comemoração porque está é a segunda melhor safra de verão no Estado dos últimos 10 anos.

O secretário estadual o Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, explicou que os fatores climáticos e de mercado foram responsáveis por esses números.

O gerente regional da Emater, Oriberto Adami, disse Passo Fundo está com uma média igual ou até maior do que à do ano passado. Ele associa isso ao clima, à tecnologia e ao aprimoramento do produtor que buscou se aprimorar. Para Adami, a safra será excelente na região e vai refletir na economia dos municípios.

+ Mais Informações ››››››

Acidente entre carro e moto na ERS-330 em Tenente Portela

Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa ferida no final da tarde desta terça-feira (6) no prolongamento da ERS-330, Rua Tupinambás, em Tenente Portela. O acidente foi próximo a famosa curva do DAER, em frente ao Roquetur, local que representa muito perigo e exige atenção redobrada dos condutores. Moradores das imediações pedem mais um redutor de velocidade.

Conforme informações apuradas pelo site Portela Online no local do acidente ocorrido por volta das 18h, a moto estava no sentido Miraguaí para Tenente Portela quando a condutora de um gol tentou ingressar na rodovia cortando a frente da motocicleta que era tripulada por duas pessoas.

Com o impacto a porta do automóvel ficou bastante danificada e a moto com danos significativos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), socorreu o ferido e o levou para o Hospital Santo Antônio onde recebe atendimento médico. O outro tripulante da moto nada sofreu. A condutora do carro precisou ser carregada por vizinhos por ter passado mal em razão do susto.

A Brigada Militar esteve no local do acidente registrando a ocorrência.

Fonte: Portela Online
+ Mais Informações ››››››

Ladões assaltam residência e levam caminhonete de família em Mato Castelhano

Na madrugada desta quarta-feira (7), quatro bandidos armados renderam uma família na localidade de Butiazinho no interior do município de Mato Castelhano, na região de Pass Fundo.

Foram roubadas jóias, documentos, duas TVs, e uma caminhonete Ford F-250, de cor azul escuro, de placas CWN-7277 de Mato Castelhano.

A Brigada Militar fez buscas mas não localizou os ladrões.

Fonte: Paulo Marques Notícias
+ Mais Informações ››››››

Acidente com viatura na BR-101 em Biguaçu deixa PM gravemente ferido

Um acidente envolvendo uma viatura da Polícia Militar deixou um PM gravemente ferido na tarde deste domingo (4), no km 196,6 da BR-101, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. 

Por volta das 15h, o veículo saiu da pista, bateu num poste e depois em um muro, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC).

Havias duas pessoas no veículo. O PM que ficou ferido com gravidade estava dirigindo e teve fraturas pelo corpo, tendo sido levado ao Hospital Celso Ramos, na capital. O policial que estava como passageiro teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Regional de São José.

Chovia no momento do acidente, disse a PRF-SC. O G1 não conseguiu informações com a Polícia Militar. 

Fonte: G1/SC
+ Mais Informações ››››››

Comunidade pede respostas sobre desaparecimento de contadora

Uma mulher atuante, que demonstrava seu amor pelos filhos. Assim é descrita Sandra Mara Lovis Trentin, 48 anos, pela agricultora Rosana Magalhães Zambon, que está à frente da organização de uma passeata em Boa Vista das Missões cujo objetivo, além de defender os direitos das mulheres, é pedir celeridade nas investigações sobre o desaparecimento da contadora. 

“Ela era uma pessoa honesta e é uma amiga nossa que desapareceu. Queremos saber o que aconteceu com ela”, justificou Rosana, que trabalhou com Sandra na Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade para a qual a contadora prestava serviço voluntariamente.

O evento está marcado para iniciar às 9h de 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. A saída está prevista para a rua Vinte de Março em direção à praça da Igreja Maria Goretti, onde serão realizadas atividades para marcar a data. “Pedimos paz, dignidade, amor e respeito a nós mulheres e que a população em geral venha participar”, convidou Rosana.

Sobre o desaparecimento
Na última semana, a Polícia Civil pediu ao Poder Judiciário prazo complementar para realização de mais diligências na apuração do desaparecimento da contadora, sumida desde 30 de janeiro deste ano.

Moradora de Boa Vista das Missões, ela foi vista pela última vez em Palmeira das Missões, município vizinho para onde se dirigiu a fim de resolver problemas de trabalho. Sua caminhonete foi localizada à tarde, estacionada na rua Rio Branco. O veículo encontrava-se revirado, embora aparentemente não apresentasse sinais de violência.

Sandra é casada com o presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista das Missões, Paulo Ivan Landfeldt, 47 anos, com quem tem três filhas, uma de 16 anos, outra de 11 e a caçula de 5. Além delas, ela possui um filho de 26 anos, fruto de outro relacionamento.

Bombeiros e policiais fizeram buscas em Vicente Dutra na semana passada, em uma área às margens do rio Uruguai indicada pelo jovem de 22 anos preso investigado pelo desaparecimento, mas não a localizaram viva ou morta. Além dele, Paulo Ivan está na cadeia desde 23 de fevereiro. No momento, a polícia apura o que aconteceu com Sandra e o motivo.

+ Mais Informações ››››››

Trabalhador rural morre após ser atingido por perfurador de solo

Um acidente de trabalho vitimou um homem, ontem (05), à tarde. Por volta das 16h30, Altair Zille, 56 anos, trabalhava em sua propriedade, na localidade do Rincão Vermelho, interior de Roque Gonzales, quando acabou atingido por um trado.

O equipamento é uma espécie de perfurador de solo, adaptado no trator para perfurar buracos, tendo as pernas atingidas acima do joelho. Ele foi imediatamente socorrido, porém faleceu no trajeto para o hospital.

O corpo foi encaminhado à necropsia. A ocorrência foi atendida pela Delegacia de Polícia de Porto Xavier. O fato será investigado para apuração de eventual responsabilidade.

Fonte: Rádio Missioneira
+ Mais Informações ››››››

Estelionatárias aplicam golpe usando nome da Igreja católica de Panambi

Duas mulheres identificadas como sendo de Passo Fundo, estão em Panambi, vendendo fitas, santinhos e outros objetos em nome da Igreja São João Batista.

A direção da comunidade católica, informou que não utiliza desta sistemática para arrecadar dinheiro, e registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia na tarde desta terça-feira.
Segundo as informações de autoridades policiais, a mesma dupla já foi flagrada aplicando o mesmo golpe em Ijui e outras cidades da região.

A comunidade católica alerta para que ninguém compre objetos em nome da denominação religiosa oferecidos por vendedores ambulantes, porque não utiliza esta pratica de arrecadação de dinheiro e recomenda que denunciem quando alguém utilizar da boa-fé das pessoas para tirar proveito próprio. Recomenda inclusive que, quando isso ocorrer que os órgãos de segurança seja acionados, uma vez que se trata de estelionato.

Fonte: Rádio Sul Brasileira
+ Mais Informações ››››››

Prefeitura fecha escola rural com mais de 60 anos de idade em Pinheiro Machado

Administração municipal alega problemas financeiros e redução do número de alunos matriculados.
Uma escola rural com mais de 60 anos de idade foi fechada pela prefeitura de Pinheiro Machado, na Região da Campanha, sob alegação de que não há recursos para manter o funcionamento do local, além do reduzido número de estudantes.

"Eu gostaria de ficar aqui porque eu vou ter que fazer uma viagem maior, não só eu, como todos os outros, e eu gostaria muito de ficar aqui", afirma a aluna Juliana Rocha.

Depois de mais de 65 anos, a escola de Pinheiro Machado começa o ano com os corredores vazios. No ano passado, nesta mesma época, 70 crianças estudavam ali.

"Dá uma sensação de solidão. Era para estar todo mundo aqui, a gurizada brincando, nós cuidando do almoço. 'Tira o boné da cabeça, vamos nos alimentar direito, olha a fruta…' dá uma tristeza muito grande em todos nós", lamenta a diretora da escola Mariza Rocha.

Quase 60 estudantes estavam matriculados para cursar do pré ao 9º ano na escola, mas a prefeitura da cidade decidiu encerrar as atividades no colégio. a decisão deixou professores, pais e estudantes indignados.

"De uma hora pra outra vão tirar tudo dessas crianças. Vão tirar o carinho, vão tirar o afeto, vão tirar tudo, vão tirar a casa deles", reclama Helena Teixeira, da Associação de Pais e Alunos.

A Prefeitura de Pinheiro Machado alega que o número de alunos caiu drasticamente. Conforme o vice-prefeito, há 10 anos a escola tinha 240 alunos. A administração diz ainda que o município está mergulhado em uma profunda crise financeira, e que com o fechamento da escola, fará uma economia de R$ 300 mil por ano.

"O município vive hoje uma crise financeira muito grave muito séria estamos aí atrasando salários dos funcionários. A comunidade tem todo o direito de ter sua comoção mas nós estamos aqui para fazer uma administração que conduza esse município para outro cenário", afirma o vice-prefeito Jackson Fagundes Cabral.

Os estudantes que estavam matriculados foram transferidos para uma unidade de ensino na área urbana. A prefeitura diz que vai garantir o transporte dos estudantes.

A prefeitura informou ainda que ainda não tem destino definido para o prédio da escola, mas que o local será monitorado por um guarda para evitar depredações.

Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

Criminosos arrombam agências bancárias, lotérica e lojas durante a madrugada em Mata

Criminosos chegaram à cidade por volta das 3h desta quarta-feira (7) e arrombaram lojas, um clube e agências bancárias. Miguelitos foram espalhados pela rua para furar os pneus das viaturas.
Foto: Celso Buzatti/Arquivo Pessoal
Agências bancárias, lotéricas, lojas e um clube foram arrombados durante a madrugada desta quarta-feira (7), no município de Mata, localizado na Região Central do Rio Grande do Sul.

A série de crimes começou por volta das 3h, quando os criminosos chegaram em um carro branco na cidade.

No caminho, eles espalharam miguelitos pela rua para furar os pneus das viaturas da polícia.

Os criminosos quebraram as portas de agências bancárias do Sicredi e do Banco do Brasil. Arrombaram uma lotérica, uma loja de eletrodomésticos, uma loja de roupas e o clube social da cidade.

Os locais foram isolados e devem ser periciados. Ninguém ficou ferido. A cidade já tinha sido alvo de criminosos no dia 1º de fevereiro, quando quatro agências bancárias foram arrombadas.
Lotérica, agências bancárias e lojas foram arrombadas pelos criminosos (Foto: Celso Buzatti/Arquivo Pessoal)
Fonte: G1/RS
+ Mais Informações ››››››

1180 - 07 MAR, QUA - O SENTIDO DA VIDA COMO CAMINHADA SEMPRE A PERCORRER

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!