quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Investigação descobre nova fraude no leite com adição de água oxigenada no Rio Grande do Sul

Investigação descobre nova fraude no leite com adição de água oxigenada no Rio Grande do Sul Joana Colussi/Agência RBS

Ministério Público Estadual deflagra no noroeste gaúcho terceira operação contra adulteração do produto

Joana Colussi | Três de Maio
joana.colussi@zerohora.com.br
Após desarticular o esquema de adulteração do leite com água, ureia e formol no Rio Grande do Sul, o Ministério Público Estadual (MPE) deflagrou nesta quinta-feira operação contra uma nova fraude: adição de água oxigenada no produto. A terceira fase da Operação Leite Compen$ado resulta no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Três de Maio e Nova Candelária, no Noroeste gaúcho.
A adição da substância disfarça as más condições sanitárias de conversação e transporte, além de aumentar o volume – já que o peróxido de hidrogênio (popularmente conhecido como água oxigenada) se transforma em água quando adicionado ao leite.
– A água oxigenada é bactericida, por isso estabiliza o leite quando ele está envelhecendo, não deixando azedar – explica o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, responsável pela investigação.
O peróxido de hidrogênio causa a redução do valor nutricional do leite. Quem o ingere pode ter dores de estômago e até morrer, dependendo da concentração da substância. Fraude semelhante foi descoberta em Minas Gerais ainda em 2007, na Operação Ouro Branco.
Conforme a investigação do MPE no Estado, o líder do esquema seria Airton Jacó Reidel, 31 anos, proprietário de uma transportadora de leite em Três de Maio. Com a ajuda da esposa, Rejane Dias, e dos sobrinhos Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten, o transportador faria a adulteração em um galpão com três resfriadores próximo ao centro da cidade – após coletar o leite de produtores rurais e antes de entregar à indústria. A prisão temporária dos suspeitos, solicitada pelo MPE, foi negada pela Justiça, que entendeu que ao apreender os equipamentos os suspeitos não teriam condições de continuar adulterando o leite.
– Temos escutas telefônicas em que os investigados falam claramente sobre a adição de água oxigenada no leite, até mesmo com detalhes sobre quantidades adicionadas – detalha Rockenbach.
Desde o início da manhã, três equipes formadas por 10 policiais, três promotores de Justiça, 11 servidores do MPE e três do Ministério da Agricultura cumprem mandados de busca e apreensão no galpão e residência de Reidel, em outra propriedade da família em Nova Candelária e num posto de resfriamento da indústria LBR, em Giruá – onde os caminhões do suspeito entregam leite diariamente. No local a equipe também encontrou vestígios de bicarbonato de sódio, soda cáustica e sal. Ainda não há confirmação de que essas substâncias foram adicionadas ao leite.
Investigação sobre novo esquema
Iniciada no começo de setembro, a investigação sobre um novo esquema de adulteração do leite começou quando a LBR e a Laticínios Malmann informaram ao MPE e ao Ministério da Agricultura ter detectado a presença de água oxigenada em cargas de leite entregues pelos caminhões da transportadora de Reidel.
– As empresas informaram ter rejeitado as cargas por detectar a substância em exames feitos na chegada do produto – conta o promotor de Justiça Alcindo Bastos da Silva Filho, da Promotoria Especializada em Defesa do Consumidor.
Conforme o promotor, o fato das indústrias terem rejeitado as cargas reduz o risco do produto adulterado ter chegado ao consumidor.
– Mesmo assim, não tem como ter certeza absoluta. Se passou algo, foi em concentração muito pequena, com baixo risco à saúde – aponta o promotor.
A LBR, donas das marcas Bom Gosto e Parmalat, foi uma das indústrias a ter lotes retirados do mercado na primeira fase da operação, em maio deste ano. Desde então, outras duas empresas, Italac e BRFoods, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para aumentar o rigor nas análises e apertar o cerco contra a ação de atravessadores fraudulentos.

Apesar de ter detectado a adulteração, a BRF não deixou de receber o leite aprovado em análises entregue pelos três caminhões da transportadora, conforme o MPE. Já a Laticínios Malmann deixou de receber o produto do atravessador suspeito.

Fonte : Rádio Navegantes
+ Mais Informações ››››››

Saiba a maneira correta de armazenar os alimentos na geladeira

Armazenar corretamente os produtos é fundamental para a saúde. Observar como eles estão organizados nas gavetas e prateleiras da geladeira é tão importante quanto estar atento ao prazo de validade.

De acordo com a nutricionista Virginia Gallas, muitas vezes o alimento começa a estragar e não vemos os sinais, o que pode causar intoxicação alimentar. A organização dos alimentos dentro da geladeira é de fundamental importância para a conservação de suas propriedades e período de validade.

— Certos alimentos necessitam uma temperatura mais fria do que outros, e dentro da geladeira existe uma variação de temperatura grande. Daí a importância de armazená-los corretamente no refrigerador. Coloque os alimentos que estragam facilmente perto do congelador, e não coloque um alimento grudado um ao outro. Permita com que o ar frio circule entre eles — explica a nutricionista.
Virginia também indica que a limpeza da geladeira deve ser feita no mínimo uma vez por mês, de preferência quando a geladeira não estiver muito cheia.

— Os alimentos devem ser retirados e colocados em uma caixa de isopor e a limpeza deve ser rápida. Não use detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar aos alimentos.
O ideal é usar bicarbonato de sódio dissolvido em água morna, que limpa e ajuda a eliminar o mau cheiro. Produtos abrasivos e esponjas de aço arranham as paredes e facilitam o alojamento de fungos ou bactérias nas fissuras.

Congelador e freezer 

O freezer é diferente do congelador. Um congelador comum mantém os alimentos a uma temperatura aproximada de 0 °C a 4 °C. O freezer congela a — 10 °C ou menos. Conforme a nutricionista, quanto mais baixa a temperatura, maior a garantia de que irá manter suas características nutricionais. Ou seja: devemos armazenar no freezer alimentos crus e preparados que irão ser guardados por mais tempo. Deixe no congelador o que for utilizado em um curto período.

Após ser preparado, o alimento não deve ficar mais que duas horas em temperatura ambiente. A comida precisa ser resfriada e mantida na geladeira por até dois dias. Já se for congelado no freezer, o ideal é consumir em até três meses.

Para descongelar o alimento, tire-o do freezer no dia anterior e deixe-o na geladeira. Jamais o descongele à temperatura ambiente.

— A superfície do alimento descongela antes do centro, permitindo proliferação de micro-organismos. Caso for necessário descongelar o alimento na hora de ser consumido, coloque-o em água corrente ou dentro de uma cuba higienizada cheia de água, trocando essa água a cada 5 a 10 minutos — explica a nutriocionista.

Dicas para organizar os alimentos na geladeira:

— Leite, iogurtes, queijos e as carnes, embaladas em sacos plásticos, devem ser colocados na prateleira superior

— Alimentos prontos, como sobras das refeições, devem ser retirados da panela, guardados em vasilhas de vidro ou plástico com tampa e colocados nas prateleiras do meio
— Os ovos devem ser retirados da embalagem e guardados nas prateleiras, e não na porta, para evitar o crescimento microbiológico
— Frutas, legumes e verduras devem ser guardados nas prateleiras de baixo ou na gaveta, sempre embalados em sacos plásticos. Lembrando que as frutas e verduras não devem ser lavadas para ser armazenadas (lavá-los e coloca-los na geladeira aumentará a umidade, acelerando o processo de deterioração das frutas e verduras) e devem ser condicionadas em saquinhos transparentes. A higienização deverá ocorrer somente quando forem consumidas
— Alimentos congelados devem ser guardados na embalagem original, respeitando o prazo de validade no rótulo
— Sempre limpe um alimento antes de congelá-lo, colocado em embalagem plástica própria para congelamento retirando o máximo possível o ar
— Use etiquetas com o nome da preparação e data do congelamento. Armazene a preparação em pequenas porções e não coloque o alimento quente direto no freezer

Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 07 de novembro de 2013

Evandro

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/