sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sábado com tempo instável vai ter queda da temperatura no RS

Tarde, porém, já deve apresentar períodos de melhoria

O sábado vai começar com tempo instável no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, a partir da madrugada, com o predomínio do vento do quadrante sul, a temperatura cai. A tarde já deve apresentar períodos de melhoria. A máxima na região Metropolitana de Porto Alegre oscila entre 23ºC e 25ºC.
Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Maioria dos deputados buscará reeleição no Rio Grande do Sul

Apenas seis parlamentares não tentarão novo mandato na Câmara

Pelo menos sete dos atuais 55 deputados estaduais não disputarão a reeleição à Assembleia Legislativa em outubro. Desses, pelo menos cinco concorrem a uma cadeira na Câmara dos Deputados: Heitor Schuch (PSB), Mano Changes (PP), Carlos Gomes (PRB), Giovani Feltes (PMDB) e Márcio Biolchi (PMDB). Outros dois que deixam o parlamento em 2014, sem previsão de retorno, são Raul Pont (PT) e Elisabete Felice (PSDB). Na Câmara Federal, a situação é semelhante. A maioria dos deputados gaúchos deve concorrer à reeleição, com exceção de seis. Manuela D'Ávila (PC do B) e Enio Bacci (PDT) retornam ao Estado para tentar uma vaga na Assembleia. Vílson Covatti (PP) e Eliseu Padilha (PMDB) afirmam que não irão concorrer. Covatti apoiará a eleição do filho, Luís Antônio Covatti, e Padilha se dedicará à campanha de Michel Temer (PMDB), que deverá concorrer novamente como vice-presidente da República.

Vieira da Cunha (PDT) é outro nome que não disputará a reeleição em Brasília, já que o deputado é o pré-candidato pedetista ao governo do Estado. Já José Stédile (PSB) se dispôs a ocupar a posição de vice em uma composição do partido visando as eleições ao Palácio Piratini. Em segundo plano, o parlamentar mantém aberto a possibilidade à reeleição na Câmara Federal.

Apesar de ainda não ter comunicado oficialmente ao partido, Raul Pont, que está em seu terceiro mandato na Assembleia, já repetiu inúmeras vezes que encerrará sua trajetória de mandatos políticos esse ano. Ele afirma, no entanto, que não se afastará da vida política, mas reduzirá sua atuação à militância. “Ainda não temos um levantamento sobre quem irá concorrer, mas, a princípio, pelas informações que temos, todos os deputados da bancada na Assembleia tentarão a reeleição”, apontou Ari Vanazzi, presidente estadual do PT.

A tucana Elisabete Felice, que assumiu uma cadeira de titular no legislativo gaúcho, em janeiro de 2013, ocupando a vaga deixada por Luciano Azevedo (PPS), que elegeu-se prefeito de Passo Fundo em 2012, não tentará a reeleição. A informação foi confirmada pelo líder do PSDB na Assembleia, deputado Lucas Redecker. “O Sanchotene (Felice) vai concorrer no lugar dela.” Sanchotene é ex-prefeito de Uruguaiana e marido de Elisabete.

Os cinco atuais deputados da bancada do PTB disputarão a reeleição. O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento, Luís Augusto Lara, deve se desincompatibilizar do cargo para retornar à Assembleia até abril, estando apto a concorrer em outubro. O partido ainda não sabe, no entanto, se ele tentará a vaga no Legislativo ou será o vice da chapa na coligação com o PT na disputa pelo Palácio Piratini. “Em abril, o PTB fará a escolha do vice. O nome do Lara é visto no partido como um dos mais qualificados para o cargo”, afirmou o deputado Ronaldo Santini.

No PDT, os sete deputados devem concorrer à reeleição, somados à Décio Franzen, que assumiu uma vaga de suplente durante o ano de 2013. “O Ciro (Simoni), que voltou à Casa, também vai como estadual”, apontou o presidente Romildo Bolzan Jr.

Fonte: Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

Inscrições para o Vestibular Extra - Ciência da Computação da IMED seguem abertas

Prova será realizada no dia 19 de fevereiro
Seguem até o dia 17 de fevereiro as inscrições para o Concurso de Vestibular Extra para o curso de Ciência da Computação da IMED. Neste concurso estão sendo oferecidas 50 vagas, no turno diurno para ingresso ainda no primeiro semestre de 2014.
A prova única acontece no dia 19 de fevereiro, às 19h. A prova é composta por 50 questões objetivas e pela Prova de Redação.
O profissional formado pela Escola de Ciência da Computação da IMED tem uma visão crítica sistêmica e transdisciplinar, além de apresentar postura inovadora e empreendedora nas áreas de tecnologia e pesquisa aplicada, de forma que possa atender demandas sociais e econômicas de sua região e país, ou mesmo globalmente.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na sede da Faculdade Meridional, localizada na Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo (RS), no horário das 8h às 21h ou via Internet, através do endereço www.vestibular.imed.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.
Gabarito e Listão

O gabarito será divulgado às 23h05min do dia 19 de fevereiro de 2014 e a lista dos candidatos aprovados será divulgada no dia 20 de fevereiro de 2014, às 15h30min. Os resultados estarão disponíveis na sede da Faculdade Meridional / IMED e no site institucional -www.imed.edu.br.

Matrículas

As matrículas serão realizadas na Central de Atendimento da IMED entre os dias 20 de fevereiro, das 16h às 21h e 21 de fevereiro, das 08h às 12h.

Informações

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas através do telefone (54)3045-6100 ou no
site www.vestibular.imed.edu.br.

Fonte: Bruna Mattos
Postado por:Claudinara Glienke



+ Mais Informações ››››››

Anvisa suspende comércio e uso de lote do antiobiótico Claritromicina

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (24) no Diário Oficial da União determina a suspensão da distribuição, do comércio e do uso, em todo o território nacional, do lote 438569 do antibiótico Claritromicina 250mg/5ml grânulos para suspensão oral, fabricado pela empresa EMS S/A.
De acordo com o texto, laudo da Fundação Ezequiel Dias apresentou resultado insatisfatório em análise de teor de princípio ativo no medicamento. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado relativo ao lote em questão.
A resolução entra em vigor a partir de hoje.
Fonte: Agência Brasil - EBC
+ Mais Informações ››››››

Passo Fundo - Técnicos de Enfermagem do Hospital São Vicente vão entrar em greve

A greve terá início nessa segunda-feira (27)
Terá inicio desta segunda-feira (27) a greve dos técnicos de enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, norte do estado do Rio Grande do Sul.
Segundo informações, a greve está prevista para ter início às 7 horas da manhã, e contará com a participação de profissionais da emergência, bloco cirúrgico e centro obstétrico, entre outros. O principal objetivo desses profissionais é um reajuste salarial de 25 %, sendo que a direção do hospital ofereceu 8, 35%, proposta essa que foi recusada.
O atendimento nesses setores deve ficar reduzido a 30%, os pacientes não deixaram de ser atendidos, entretanto terão que esperar por um período mais extenso. Algumas cirurgias poderão ser adiadas temporariamente.
Fonte: NorteRS
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 24-01-14



Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Capão Bonito do Sul - Município sobe 15 posições no ranking do ICMS no Estado

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 23 de dezembro
de 2013, o índice definitivo de retorno do ICMS para o ano de
2014.
Em 2013 esse índice era de 0,06114 o que fazia o município
ocupar a posição 284. Para 2014, será de 0,063978 fazendo o
município passar para a posição 269, o que gerou um aumento
de 4,6%. Esse resultado aconteceu através do trabalho
realizado pela Administração Municipal, que tem entre seus
objetivos a busca incessante de uma melhor arrecadação, o que sem sombra de dúvidas se receberá em benefícios para toda a população.
Nos próximos dias, o Setor de Tributos juntamente com as Secretarias de Infraestrutura e Agricultura,
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente estarão definindo as diretrizes e planos de trabalho para o corrente ano.
Fonte: Prefeitura Municipal de Capão Bonito do Sul
Postado por:Claudinara Glienke


+ Mais Informações ››››››

Preso em Santa Catarina suposto assassino do empresário Hilário Hatje

O criminoso deve chegar ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (24)
Na noite dessa quinta-feira (23) foi preso um homem
identificado como suposto assassino do empresário Hilário
Hatje, no Balneário da Penha, no estado de Santa Catarina. O
crime ocorreu a cerca de um mês atrás em Panambi, Rio
Grande do Sul.
Segundo informações, Paulo Cesar dos Santos Júnior,
popularmente conhecido como “Nego Cássio”, de 19 anos,
estava escondido na residência de amigos nas proximidades do
Parque Temático Beto Carreiro. O mesmo tem uma extensa
ficha policial como em outubro de 2011 por tentativa de
homicídio. O criminoso é natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Nego Cássio teria comentado sua participação no crime ocorrido no dia 23 de dezembro de 2013, em Panambi. Na tarde de quinta-feira (23) o criminoso foi interrogado pelo Delegado Carlos de Anhaia Beuter e deve chegar nesta sexta-feira (24) na cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul, onde será encaminhado para a Penitenciária Modulada do município. 
O indivíduo é o quarto integrante da quadrilha a ser preso, e seria quem teria disparado os tiros que matou o
empresário. 
A polícia de Panambi foi quem repassou as informações para o DEIC/SC que cumpriu o mandado de prisão, expedido pela Comarca de Panambi. 
Fonte: NorteRS
+ Mais Informações ››››››

Veja dicas de como tratar os pequenos machucados das crianças

Lesões são ainda mais comuns no período de férias

O período de férias costuma ser um dos momentos mais esperados pelas crianças. Com mais tempo livre, elas podem brincar e se divertir, mas também acabam se machucando mais. Para evitar que lesões simples se compliquem, a dermatologista Anelisa Lamberti dá algumas dicas de como tratar os pequenos ferimentos:
Higienização: limpe o local até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Para garantir a boa limpeza do machucado, seque a região higienizada e desinfete com um agente antisséptico
Tratamento: para evitar o início de possíveis infecções pode-se usar uma pomada antibiótica
Proteção do ferimento: os curativos são recomendados somente nos casos em que os ferimentos estão em locais sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés. A recomendação geral é deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida.
Respeite as casquinhas: as casquinhas se formam sobre a pele machucada para protegê-la e caem espontaneamente. Por isso, não deixe que a criança retire as casquinhas.
O que fazer quando o machucado está sangrando?Caso o sangramento seja pequeno, lave a região com água limpa e sabão neutro. Depois, comprima com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão no local por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento para após a compressão. Para proteger o machucado, você pode utilizar uma gaze limpa e esparadrapo ao redor da lesão.
O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada?A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção. Caso a secreção esteja aumentando, haja surgimento de vermelhidão ao redor da lesão, aparecimento de febre ou piora da dor local, consulte um médico.
O que fazer quando a lesão é mais profunda?Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar outros procedimentos, como dar pontos, por exemplo. De qualquer forma, a limpeza primária pode ser feita regularmente e, ao notar a presença de algum corpo estranho na ferida, é importante procurar o médico imediatamente.
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

De queridinho a vilão, as contradições do salto alto

Saber escolher o sapato ideal para o dia ajuda a evitar dores no corpo

A paixão por belos sapatos e sandálias de salto alto sempre imperou entre muitas mulheres, e boa parte da ala feminina não abre mão de utilizar essa peça diariamente. Embora proporcione elegância, com o tempo ele pode trazer sérios danos à coluna se não for usado com moderação. A explicação gira em torno do peso, pois quando a mulher sobe no salto, o corpo não fica distribuído de forma equilibrada. Desta forma, a sobrecarga fica na parte frontal dos pés, na região dos dedos.
— Aquelas que possuem o pé chato sofrem ainda mais consequências. A elevação obriga que a planta do pé esteja numa posição arqueada, ocasionando fadiga, dores e lesões na sola— explica o fisioterapeuta Helder Montenegro.
Além de provocar calosidade, joanetes e entorses, o uso frequente desse tipo de calçado causa dores no joelho e no calcanhar. A longo prazo, os saltos também podem atrofiar a musculatura das panturrilhas que, por consequência, prejudicam a angulação da coluna.
— Sob o salto, os ombros se inclinam para trás e a cabeça para frente, prejudicando a região lombar — informa Montenegro.
Confira cinco dicas desenvolvidas pelo fisioterapeuta para evitar dores nas costas decorrentes do uso de salto alto:
1. Altere a altura e varie os modelos dos sapatos
Ao escolher um salto muito alto, no dia seguinte opte por um que seja centímetros mais baixos. É importante variar o modelo, pois alguns provocam um esforço a mais nos pés, como no caso dos de bico fino que resultam em calos e joanetes.
2. Tenha sapatos sem salto
Se você realiza longas caminhadas no dia-a-dia, a alternativa mais indicada são os sapatos sem salto ou rasteiros, que deixam o seus pés confortáveis e não geram complicações à região lombar.
3. Saiba comprá-los
O período correto para adquirir calçados é após o trabalho, já que os pés estão inchados e é possível identificar os incômodos produzidos por um sapato justo demais.
4. Não descuide da panturrilha
Realize alongamentos para ativar a circulação sanguínea no local antes de calçar os sapatos e ao retirá-los.
5. Massageie os pés
Para aliviar a tensão, faça movimentos circulares de baixo para cima. O escalda pés também ajuda a amenizar as dores e a desinchar a região.
Fonte:Bem Estar
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Após caminhada pacífica, contêineres são incendiados no Centro

Protesto organizado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público reúne mais de mil pessoas

Na primeira grande manifestação do Bloco de Luta pelo Transporte Público em 2014, o roteiro repetiu os protestos de junho do ano passado, quando centenas se concentraram em frente à prefeitura para reivindicar o passe livre no transporte público seguindo em caminhada pelas ruas do Centro. Cerca de uma hora e meia após o início da marcha – animada por diversos cânticos – vândalos atearam fogo em pelo menos três contêineres e depredaram alguns prédios, como o da agência da CEEE, na avenida Borges de Medeiros. 

• Nove jovens foram detidos

A tropa de choque da Brigada Militar apareceu após as cenas de vandalismo e um grupo seguiu em direção à Cidade Baixa. Por volta das 21h, a manifestação chegou ao Largo Zumbi dos Palmares, na avenida Loureiro da Silva, que chegou a ficar bloqueada nos dois sentidos. A partir dali os manifestantes começaram a se dispersar por volta das 21h30min. 

Caminhada pacífica

De acordo com o Centro de Comando Integrado da Prefeitura de Porto Alegre, cerca de 1,2 mil pessoas participam do protesto, que teve concentração no fim da tarde, no Paço Municipal. Em seguida, os manifestantes saíram pela avenida Júlio de Castilhos, entraram na rua da Conceição e atravessaram o túnel, retornando à avenida Salgado Filho e, em seguida, à Borges de Medeiros, onde começaram os primeiros incidentes. 

Durante a caminhada, cânticos como “Somos do povo e a passagem os ricos vão pagar”, “Quem não pula quer aumento” e “Não vai ter Copa” embalaram a manifestação. O volume dos gritos foi reduzido apenas nas cercanias da Praça Argentina, por respeito aos pacientes internados na Santa Casa, localizada ali perto. 
Fonte: Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

RS terá intenso calor até chegada de fortes temporais

Abafamento vai gerar sensação de 50°C em alguns pontos do Estado

O tempo começa seco, nesta sexta-feira, no Rio Grande do Sul. A temperatura será atipicamente alta ao longo da madrugada e ao amanhecer, acima dos 30ºC em alguns pontos, com vento Norte. O sol aparece com nuvens em todas as regiões, mas chove já de manhã em pontos do Sul e do Oeste com a chegada de uma frente fria.

A frente alcança as demais regiões da tarde para a noite. A MetSul alerta para o alto risco de chuva forte a intensa e temporais com vendavais e granizo, até severos, na virada do tempo. O dia é extremamente abafado antes da instabilidade com sensação ao redor de 50ºC em alguns locais.

Refresca muito no Sul e no Oeste com forte vento Sul e ingresso de ar mais frio no final do dia. As temperaturas poderão desabar até 18°C em relação às marcas que dominaram o clima ao longo da semana.

As mínimas são altas, com 18°C em São José dos Ausentes e 19°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem chegar a 39°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26°C e 38°C.

Uma frente fria faz com que a instabilidade exploda sobre o Uruguai nesta sexta. A frente encontrará ar muito quente, gerando nuvens pesadas de tempestade. No decorrer do dia, o sistema chega ao Rio Grande do Sul e se desloca pelo Estado. E aí teremos problemas.

A mesma dinâmica que leva aos temporais nos países vizinhos, encontro de massas de ar de características bem distintas (ar muito quente e frio) contribuirá para temporais até o início do sábado no Estado. Preocupa que a frente alcançará a maioria das regiões gaúchas da tarde para a noite, permitindo que haja forte aquecimento antes.

Por chegar nas horas mais quentes do dia, piora o risco de tempo severo que pode trazer danos e transtornos em áreas urbanas e rurais que tiveram temporal como alagamentos, quedas de árvores e postes, falta de luz e destelhamentos. Ainda chove forte na Metade Norte no sábado.
Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Padre atira contra bandidos que tentavam assaltar igreja em Santa Maria

Um dos criminosos foi baleado no ombro e o outro acabou fugindo

Após disparar contra ladrões que tentavam assaltar a Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, o padre Mauri Franciscato prestou depoimento na tarde desta quinta-feira. Mauri efetuou um disparo de revólver, atingindo o ombro esquerdo de um dos ladrões. Ao notar que o comparsa estava ferido, o segundo criminoso, que carregava uma televisão, derrubou a TV no chão e fugiu. A tentativa de assalto ocorreu na madrugada desta quinta-feira.

Segundo o titular da 3ª Delegacia de Polícia Civil (3ª DP), André Diefenbach, o revólver estava registrado no nome do pároco, e, com isso, o porte da arma é legal.

O criminoso baleado, Valdocir do Nascimento, 31 anos, possui passagens na Polícia Civil e condenações anteriores pelo mesmo crime. Ele está internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) em estado regular, sob custódia da Brigada Militar (BM).
Fonte: Renato Oliveira / Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

Cerro Grande - Município adquire colhedora de forragens

Máquina já trabalha na produção de silagem para os agricultores

A Secretaria Municipal da Agricultura do Município de Cerro
Grande, foi contemplada na última semana com a aquisição de
uma colhedora de forragens. A nova máquina servirá para o
preparo da silagem de verão e inverno, proporcionando mais
alimentação para o rebanho bovino leiteiro do Município e, por
consequência, o aumento na produtividade leiteira. 
A colheitadeira foi adquirida através de processo licitatório com um investimento de R$ 170.000,00 sendo R$ 97.500,00 oriundos do processo de participação popular e cidadã do governo do estado do ano de 2012 e R$ 72.500,00 de contrapartida do Município.
Segundo o secretário municipal da fazenda e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Luiz Flávio Cenci, o Município aumentou em 25% a produção de leite no ano de 2013 e projeta um incremento ainda maior neste ano em função deste e de outros investimentos efetuados que visam incentivar os produtores de leite no Município. 
O secretário municipal da agricultura, Givanildo Cenci, destaca que a máquina chega em boa hora, justamente no momento em que a equipe da agricultura trabalha intensamente para atender todas as famílias do interior na produção de silagem.
O prefeito Alcione Moi, destaca que mais este investimento da Administração Municipal mostra o comprometimento da atual gestão com o setor agrícola, lembrando que esta é uma grande conquista para o município com participação fundamental da comunidade, através do programa Participação Popular e Cidadã.
Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Cerro Grande
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

ProUni: termina hoje prazo para matrícula de pré-selecionados

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (24) para comparecer às instituições de ensino, entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição e providenciar a matrícula. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado.
O candidato deve verificar na instituição os horários e o local onde tem que comparecer. Na página do ProUni, na internet, estão relacionados os documentos a serem entregues, entre eles documentos pessoais e comprovantes de rendimento, de residência e de conclusão do ensino médio.
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro e a comprovação de informações deverá ser feita entre os dias 3 e 6. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro, com entrega dos documentos nos dias 19 e 20.
A pré-seleção em qualquer das chamadas do ProUni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando a participação no programa à aprovação nas fases posteriores do processo seletivo e também à formação de turma no período letivo inicial do curso.
O ProUni oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.
Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos. Eles concorreram a 191,6 mil bolsas de estudos, sendo 31.636 bolsas integrais e 59.989 parciais.
Fonte: Agência Brasil - EBC

+ Mais Informações ››››››

Geladeira criada por indiano dispensa eletricidade e custa R$ 135,00

Além de representar uma das fatias da conta mensal de luz, a geladeira é um eletrodoméstico que não é acessível a 100% da população, sobretudo nas regiões mais afastadas e vulneráveis de muitos países. Ao pensar nisso, o artesão indiano Mansukhbai Prajapati idealizou um refrigerador que dispensa a eletricidade para funcionar. Batizado de MittiCool, o aparelho funciona à base do mesmo princípio de resfriamento dos velhos filtros de cerâmica.
A inovadora geladeira, cuja temperatura pode chegar a 8ºC, consegue deixar frutas, legumes, leite e verduras frescos por até três dias, por meio de uma câmara de água na parte superior do produto. A evaporação escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira (quatro tipos diferentes de argila), o que faz com que os mantimentos continuem frescos. Já á torneira na parte frontal disponibiliza água para o consumo.
E quanto ela custa? – O valor médio de venda da MittiCool é de R$ 135,00, o que a torna acessível a uma boa parcela da população, levando-se em conta o preço de uma geladeira convencional (que ainda por cima gasta energia). “Em 1997 eu havia lançado com sucesso um mini filtro de água. Então, a partir de 2002 eu comecei a trabalhar nessa pequena geladeira”, relata Prajapati em seu site.
Segundo ele, a geladeira-filtro tem até pedidos de encomenda de outros países.O artesão, 49 anos, nasceu na aldeia Wankaner, onde aprendeu a trabalhar com argila. “Meu objetivo é fornecer todas as versões mais acessíveis em escala nacional para as pessoas que não possam pagar por produtos eletrodomésticos”, completa o inventor. (Fonte: Terra)
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/