terça-feira, 11 de abril de 2017

Relator apresenta novas mudanças em projeto sobre dívida dos estados

Alterações atendem ao pleito de governadores que serão afetados com a medida, como Sartori e Pezão.

O deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), relator do projeto que cria o plano de recuperação fiscal para os Estados em calamidade financeira, anunciou nesta terça mais mudanças em seu texto. A expectativa é que o projeto seja votado na sessão desta terça.


Assista ao vivo:
+ Mais Informações ››››››

Vem aí Show de Talentos

Na manhã desta terça-feira esteve nos estúdio da Rádio Comunitária Liberdade o comunicador Ari Sagiorato apresentador do Programa Show de Talentos para conversarmos sobre a gravação do prograga no próximo dia 21 de abril as 21 horas no Salão Paroquial de Três Palmeiras

Participe:
+ Mais Informações ››››››

Feira do Peixe de Três Palmeiras 2017

Acontece durante todo o dia de hoje na praça 12 de Maio em Três Palmeiras a edição 2017 da Feira do Peixe.










+ Mais Informações ››››››

Agência do Banrisul de Campestre da Serra, foi alvo de bandidos fortemente armados nesta madrugada


A agência do Banrisul de Campestre da Serra, foi alvo bandidos fortemente armados, que usando explosivos detonaram os caixas eletrônicos por volta das 02:15 dessa madrugada, a agência ficou totalmente destruída, os assaltantes usavam um veículo Malibu prata e após a ação fugiram em alta velocidade sentido a cidade de Vacaria, onde na fuga dispararam vários tiros de fuzil, a polícia esta fazendo buscas na região.

Créditos: Leandro, Campestre da Serra.
+ Mais Informações ››››››

Fórum reforça urgência em acabar com a cultura da violência contra a mulher

Importantes discussões foram levantadas durante o 12° Fórum da Mulher neste sábado (8), em Palmeira das Missões. Com o Centro Cultural lotado o tema ‘Mulheres que fazem a diferença’ foi abordado pelas painelistas em vários aspectos. A abertura do Fórum contou com a presença de autoridades, entre os organizadores e parceiros do evento, o vice-prefeito Lúcio Borges, a presidente do Fórum vereadora Karin Bittencourt Uchoa, além do deputado federal Jerônimo Goergen e da deputada estadual Zilá Breitenbach.

Na oportunidade, Karin, juntamente com uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação, entregou ao deputado Jerônimo uma solicitação de emenda parlamentar para ampliação da Creche Vó Erondina, a qual leva o nome da avó materna do deputado. A necessidade de ampliação é urgente para atender a demanda da população que mora no entorno e encontra-se em situação vulnerável. Ainda, Jerônimo reforçou sobre a emenda parlamentar no valor de R$ 245.850,00 para asfaltamento de trecho da Rua Borges de Medeiros, cujo projeto já foi cadastrado e aguarda os trâmites.

Fazendo o público levantar da cadeira, a professora Patrícia Prado Bonesso e suas alunas do Studio Vida apresentaram animadas coreografias, mostrando que não existe idade para sair do sedentarismo e praticar um exercício que traga alto astral e eleve a autoestima. A primeira painelista, Josiane Petry Farias, falou sobre o feminicídio, com mediação da Bel. em Direito Serenita Galli.

Josiane coordena o Projur Mulher, da UPF, que oferece atendimento jurídico para mulheres vítimas de violência. Como ela salientou, Passo Fundo é o segundo município mais violento do estado, referente às agressões registradas contra mulheres. “A violência contra a mulher acontece dentro de casa, por quem ela menos espera, que é seu companheiro ou ex-companheiro. Mas a cultura de que em ‘briga de marido e mulher não se mete a colher’ deve acabar, pois a sociedade deve se meter sim, em defesa das mulheres”, comentou ela.

No Brasil, morrem mais homens do que mulheres, contudo, 97% dos casos de mulheres mortas são pelas mãos dos homens com os quais elas mantêm relação, diferente da morte dos homens, motivadas pela violência do tráfico, acidentes no trânsito, latrocínio, entre outros. Por isso, se faz necessário analisar e julgar os assassinatos de mulheres de maneira diferente, uma vez que desde que foi instituída, a Lei do Feminicídio (n° 13.104/2015) prevê a circunstância qualificadora do crime de homicídio, quando o motivo for questão de gênero. O encerramento das atividades da manhã foi com sorteio de brindes e desfile da loja Alternativa.

Primeira comandante mulher da BM esteve no evento

Tenente-coronel da reserva e vereadora em Porto Alegre, Nadia Rodrigues Silveira Gerhard falou sobre a cultura de violência contra a mulher e a patrulha Maria da Penha, criado por ela. Nadia ressaltou sobre os papeis sociais e estereótipos que a mulher carrega, a partir de uma visão de uma sociedade cheia de preconceitos, e a importância de se romper estas barreiras, revendo a forma com que as crianças estão sendo educadas.

Em 180 anos de Brigada Militar Nadia tornou-se a primeira mulher comandante de um batalhão, em 2007. Em 2012 assumiu o comando do 19° BPM de Porto Alegre e, nessa época, implementou, como coordenadora estadual, a patrulha Maria da Penha na Brigada Militar, que protege mulheres vítimas de violência doméstica. A patrulha é responsável por fiscalizar as medidas protetivas, com policiais capacitados que orientam e auxiliam as mulheres vítimas.

O encerramento do Fórum foi com a blogueira e consultora de moda Mariana Simionato, que reside atualmente em Los Angeles e coordena um importante projeto sobre moda e identidade feminina, conversando com mulheres do mundo todo e trabalhando a sua autoestima. Mariana comentou que apesar das diferenças, as mulheres ao redor do mundo possuem características semelhantes, como o sentimento de comparação e de rotulação.

Durante todo o dia também esteve em frente ao Centro Cultural o ônibus da Rede Lilás, com atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos.
Priscila Devens/AI
+ Mais Informações ››››››

Educar para transformar: Acadêmicos de Pedagogia participam do Projeto Família em Movimento

A Educação como instrumento de transformação social só consegue ser efetiva em sua missão quando envolve diversos agentes, desde a família e a escola até a sociedade como um todo. Por isso, o processo educacional exige que esses diferentes agentes dialoguem e encontrem, juntos, alternativas para melhorar a qualidade do ensino disponibilizado às crianças.

Mais de 250 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, de Palmeira das Missões, e suas famílias participaram do Projeto Família em Movimento, evento realizado na tarde do último sábado (08), abrindo as comemorações do 25º aniversário do educandário.

O Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) também participou das atividades. Acadêmicas e acadêmicos do Curso de Pedagogia desenvolveram dinâmicas educativas com as crianças, como oficinas de pintura, acompanhados pelo professor do CESURG Cláudio Mineiro. A ação possibilita que os discentes estejam próximos da comunidade e vivenciem na prática o conhecimento compartilhado em sala de aula.

Para o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, aproximar o acadêmico das situações que ele vivenciará no exercício da profissão é fundamental para a formação de profissionais competentes e que saibam aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido. “Esse é um dos diferenciais da formação no CESURG. Primamos pelo conhecimento de qualidade, um conhecimento que auxilie os nossos acadêmicos na busca por soluções práticas e efetivas, com o desenvolvimento de técnicas e habilidades indispensáveis ao exercício da profissão. Um conhecimento diferenciado que permita aos nossos estudantes transformarem o mundo em um lugar melhor”, destaca Rafael Rossetto.

Família em Movimento

O projeto, como comenta a diretora da escola, professora Elaine Lisboa de Carli, visa aproximar as famílias e a escola, promovendo integração e demonstrando a importância da escola na vida das crianças. Nesse processo, a parceria de entidades é destacada pela educadora. “O apoio é fantástico. Uma gestão não é nada se não tem parceiros, então é importante que a sociedade externa conheça a escola e participe do nosso cotidiano. Através deste projeto, buscamos integrar a sociedade com a escola. Parcerias como esta são fundamentais para que consigamos trazer as famílias para a escola e melhorar a formação dos nossos estudantes”, frisa a diretora Elaine. Além da escola, também foram organizadores do evento o Movimento Nacional de Meninas e Meninos de Rua, e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

CESURG promoverá palestra com o juiz do Trabalho Dr. Ricardo Jahn

O Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) promoverá nesta quarta-feira (12) uma palestra ministrada pelo Dr. Ricardo Jahn, juiz do Trabalho Substituto de Santa Catarina, gestor regional do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina.

O juiz abordará na palestra o Programa Trabalho Seguro do TST, Acidentes de Trabalho e Audiências. O evento ocorrerá no auditório do CESURG em Sarandi, a partir das 19h30min. O ingresso para a palestra é 1 kg de alimento não perecível a ser entregue na entrada do evento.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Zago faz mistério, mas D'Alessandro deve atuar contra Corinthians

D´Alessandro deve jogar contra Corinthians | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP
Além de um bom número de torcedores apoiando - até a tarde dessa segunda-feira, mais de 15 mil ingressos já haviam sido comprados por colorados -, o Inter deverá contar com D’Alessandro para enfrentar o Corinthians, nesta quarta, no Beira-Rio. O meia, cuja escalação ganhou ares de mistério após a entrevista de pós-jogo de Antônio Carlos Zago no domingo, treinou normalmente ontem pela manhã, indicando a sua presença em campo no clássico pela Copa do Brasil.

Com dores resultantes de uma pancada sofrida no jogo anterior, D’Alessandro não enfrentou o Cruzeiro no Vieirão. A dúvida aumentou quando o técnico falou com a imprensa: “O tornozelo ainda estava inchado. Vamos ver para quarta-feira. Outros jogadores também estão sentindo, é uma maratona desgastante, apesar da última semana que tivemos de treinos. Mas são jogos decisivos que envolvem muita coisa. Parte física, parte mental, um desgaste grande”, enfatizou o treinador.

Porém, o argentino apareceu ontem pela manhã entre os jogadores que não atuaram contra o Cruzeiro na véspera. Correu, driblou e chutou com plena normalidade durante praticamente todo o trabalho técnico. Depois, conversou com integrantes da comissão técnica, não mostrando sinais da lesão que o tirou da partida pelo Gauchão.

Se D’Alessandro jogar, cumprindo a tendência atual, o time colorado está praticamente confirmado. Zago não mexerá na estrutura tática que conseguiu manter uma série de bons resultados. O ataque, por exemplo, marcou nove gols nos últimos quatro jogos.

+ Mais Informações ››››››

Léo Moura alerta para contra-ataque do Iquique e pede Grêmio intenso

Léo Moura elogiou contra-ataque do Deportes Iquique | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
Adversário do Grêmio nesta terça-feira pela Libertadores, o Deportes Iquique ainda é pouco conhecido no Brasil. O time, que lidera o Campeonato Chileno, foi elogiado pelo lateral Léo Moura nesta segunda. O jogador que vem atuando no meio-campo ressaltou que os chilenos apresentam muita velocidade no contra-ataque, mas garantiu que o Tricolor está preparado para evitar surpresas na Arena.

“É um time rápido, que sai bem no contra-ataque. A gente já está sabendo a forma como eles jogam. Temos é que procurar neutralizar essas jogadas. Dentro de casa a gente tem que ser forte sempre. Na frente da nossa torcida precisamos conquistar os três pontos”, disse Léo Moura.

Além de falar sobre as características do Iquique, Léo Moura disse como o Grêmio deve jogar nesta terça-feira. Ele afirmou que o time gremista precisa igualar a vontade dos chilenos para que a parte técnica apareça.“Libertadores é totalmente diferente. A gente tem que jogar de forma diferente, igualar na pegada e na vontade, que com certeza na técnica a gente vai sobressair”, afirmou o jogador, que espera que o Grêmio repita as virtudes dos jogos contra Juventude e Veranópolis pelo Gauchão.

“O que fizemos contra o Juventude e Veranópolis é que temos que colocar em prática nesses jogos que vão vir pela frente. A gente não pode mudar a característica do Grêmio, que é de posse de bola e agredir quando tiver que agredir”, completou.

+ Mais Informações ››››››

PDT aprova saída do governo Sartori

PDT aprovou saída do governo Sartori | Foto: Alina Souza
O PDT gaúcho confirmou nesta segunda-feira a saída da base aliada do governo José Ivo Sartori (PMDB). Durante encontro na sede do partido, em Porto Alegre, apenas sete dos cerca de 300 integrantes presentes no diretório estadual defenderam a permanência. A votação foi antecedida de fortes discursos contra o governo. “Não basta sair do governo, temos que votar contra, falar contra os erros desse governo. Todos precisam deixar os cargos no Executivo e passar a militar pelo PDT”, afirmou a deputada Juliana Brizola.

A decisão foi reafirmada na semana passada, durante jantar de parte da bancada com Sartori, e ocorre em meio ao encaminhamento da votação do restante dos projetos do pacote do Executivo na Assembleia, onde a legenda tem sete cadeiras.

“Chegamos a este momento simbólico com muita indignação, por termos ficado ao lado de um governo, eleito apenas com uma musiquinha, que dizia que o governador iria abraçar o Rio Grande. Porém, esse governo abraçou apenas os desejos do capital, abandonando seus servidores e sucateando os serviços públicos do Estado”, criticou a deputada Juliana Brizola.

Para ela, o distanciamento de Sartori permitirá, não apenas o lançamento dos projetos pedetistas para as próximas eleições, como também deverá ser marcado pela renovação da política trabalhista no Brasil. “Não basta sair do governo, temos que votar contra, falar contra os erros desse governo. Todos precisam deixar os cargos no Executivo e passar a militar pelo PDT”, projetou.

Há estimativa de que o partido ocupe entre 200 e 300 cargos na administração. A decisão foi comemorada aos gritos de “fora Sartori”, diante da presença do presidente nacional Carlos Lupi.

Relações conturbadas

Nas discussões internas que o PDT faz para encaminhar a candidatura ao Piratini em 2018, os movimentos adotados em 2010, 2014 e 2016 a partir de pressões de alas partidárias vem sendo questionados. Em 2010, após integrar e deixar o governo Yeda Crusius (PSDB), a legenda disputou o governo como vice do PMDB. Mas, tão logo o adversário Tarso Genro (PT) venceu, aderiu ao vitorioso.

No final de 2013, após Tarso oferecer a vaga de vice e “metade do espaço” em um eventual segundo mandato, o PDT cedeu aos argumentos do deputado Vieira da Cunha e de Lasier Martins, que exigiu rompimento com os petistas. Vieira ficou em quarto lugar na eleição ao Piratini. Lasier venceu o Senado, mas acabou trocando o PDT pelo PSD. Em 2016, Vieira deixou a Secretaria Estadual da Educação sob o pretexto de disputar a prefeitura da Capital, mas não concorreu.

+ Mais Informações ››››››

ONU alerta para risco de elevado número de mortes pela fome na África

A situação atual é resultado da seca, falta de fundos e os conflitos, que provocam deslocamentos em massa | Foto: Tony Karumba / AFP / CP
A fome pode provocar um elevado número de mortes na região do Chifre da África, Iêmen e Nigéria, advertiu nesta terça-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). "O risco de mortes em massa provocadas pela fome na população do 'Chifre da África', do Iêmen e da Nigéria cresce", declarou o porta-voz do ACNUR, Adrian Edwards, em Genebra.

A ONU teme uma situação pior que a da fome de 2011, que provocou mais de 260 mil mortes no Chifre da África. A situação atual é o resultado de múltiplos fatores: seca, falta de fundos e os conflitos, que provocam deslocamentos em massa, explicou Edwards.

O porta-voz lamentou o fato de esta crise parecer quase "inevitável", mas disse que poderia ter sido evitada. Somália, Sudão do Sul, Iêmen e Nigéria são afetados por uma grave seca e, além disso, são vítimas da violência ou de conflitos armados. A ONU pediu à comunidade internacional 4,4 bilhões de dólares para enfrentar a fome que ameaça estes países.

A ONU recebeu até o momento 21% deste valor, ou seja, 984 milhões de dólares, indicou um porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Jens Laerke. No Sudão do Sul, quase 100 mil pessoas têm que enfrentar a fome atualmente, mas quase um milhão de pessoas estão à beira da fome, segundo o ACNUR.

+ Mais Informações ››››››

Caxias do Sul registra primeiro caso de febre chikungunya do ano

Foto: Germano Rorato /Agencia RBS
Caxias do Sul confirmou o primeiro caso de febre chikungunya de 2017. A paciente viajou para Cuiabá em janeiro. Quando retornou para a Serra gaúcha, apresentou sintomas da doença e, por isso, amostras para testes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado. O diagnóstico só foi confirmado no início de abril pelo Instituto Evandro Chagas.

Como a paciente é moradora do bairro São Pelegrino, a Vigilância ambiental realizou vistoria nos locais próximos da casa dela para buscar e eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No ano passado, Caxias não registrou contaminação da febre chikungunya.

+ Mais Informações ››››››

Aluno morre após ser esfaqueado em frente a escola em Santa Maria

Estudante de 14 anos cursava o sétimo ano do ensino fundamental
Um adolescente de 14 anos morreu, no começo da tarde desta segunda-feira (10), após ser esfaqueado em frente a um colégio de Santa Maria, na Região Central. Segundo a Brigada Militar, o crime ocorreu às 13h40, na avenida Secundária, bairro Nova Santa Marta, em frente à Escola Estadual Santa Marta.

A vítima foi identificada como Gabriel Silveira Medeiros. Conforme a direção da escola, o aluno era novo no colégio e estava matriculado no sétimo ano do ensino fundamental. Já o suspeito não estudava na instituição.

Segundo o delegado plantonista Marcio Schneider, o suspeito tem 18 anos e chegou na escola com uma menina que era estudante do local. A Polícia ainda investiga a relação do suspeito com ela e se isso teria vínculo com a motivação do crime.

Testemunhas relataram que o suspeito chamou Gabriel para fora do portão, desferiu uma facada e, em seguida, fugiu. O golpe atingiu o abdômen da vítima, que foi levada ao Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato, mas não resistiu ao ferimento.

Devido ao crime, os estudantes foram liberados das aulas desta tarde. As aulas devem retornar apenas na próxima segunda-feira (17).

+ Mais Informações ››››››

Caminhão despenca de ponte e duas pessoas morrem na BR-386, em Estrela

Acidente ocorreu no km 348, na ponte sobre Arroio Boa Vista
Foto: Polícia Rodoviária Federal /Reprodução
Duas pessoas morreram, na noite desta segunda-feira (10), após um caminhão despencar de uma ponte na BR-386, em Estrela, no Vale do Taquari. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 348 da rodovia, na ponte sobre o Arroio Boa Vista.

Ainda não há informações sobre as causas do acidente, mas os primeiros dados apontam que o caminhão trafegava no sentido Capital-Interior e bateu nas grades de proteção antes de cair da ponte. O motorista e o passageiro do veículo morreram no local.

As vítimas ainda não foram identificadas, e a perícia é aguardada no local. A PRF e os Bombeiros de Estrela atendem a ocorrência, e o trânsito é lento na BR-386 entre Estrela e Lajeado.

+ Mais Informações ››››››

Veículo está abandonado desde o último fim de semana as margens da RS 324 em Ronda Alta-RS

Um veículo Fiat Tempra com placas de Palmeiras das Missões está abandonado as margens da RS 324 no trevo de acesso a Ronda Alta-RS desde o último fim de semana, ao que tudo indica nas imagens e no rasto deixado na lavoura o motorista deve ter perdido o controle do veículo, o motivo ainda é desconhecido. Mas o estranho é que a marca deixada na saída da pista nos revela que o veículo saiu da pista a praticamente 90º, sendo assim as probabilidades é de que ele viajava no sentido Sarandi-Três Palmeiras ou saído da cidade de Ronda Alta. Ontem (segunda) quando passei pelo local o veículo estava la indicando ter amanhecido por lá mesmo, e hoje continua no mesmo local, então se encontra la pelo menos desde domingo ou madrugada de segunda-feira.

Postagem e imagens: Jaciano Eccher


+ Mais Informações ››››››

Menor pode ser autor de homicídio em Getúlio Vargas

Um homem de 32 anos foi alvejado por vários disparos de arma de fogo no final da tarde desta segunda-feira(10), em Getúlio Vargas. O crime aconteceu no bairro Monte Carlo e a polícia suspeita, diante de informações de populares, que os disparos foram feitos por um adolescente. A vítima foi identificada como sendo Silvio Campos (32),morador do local.

Depois da presença de peritos e de agentes da Polícia Civil de Getúlio Vargas, o corpo foi removido para o Posto do IML em Erechim. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a autoria e as razões do crime, A vítima tinha passagens pela polícia por porte de drogas e ameça.

Fonte:AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Jovem perde a vida em colisão de moto com ônibus em Barão de Cotegipe

A colisão de uma motocicleta com um ônibus do transporte escolar no interior de Barão de Cotegipe, provocou a morte de Cristian Romanoski(22), na tarde desta segunda-feira(11). O acidente aconteceu em uma estrada de Linha Folador, onde o jovem morava com a família. A Brigada Militar, que atendeu o acidente, não divulgou mais detalhes sobre o fato.

Cristian estava sozinho na motocicleta quando aconteceu o acidente. Morador da comunidade, o jovem morava com os pais na comunidade onde o acidente aconteceu. Gravemente ferido, Cristian chegou a ser socorrido por uma ambulância da Secretaria da Saúde do município e acabou morrendo antes de dar entrada no pronto socorro. A morte do jovem chocou a todos na comunidade e no município diante da ativa vida social que ele tinha, sempre envolvido com os trabalhos comunitários.

Fonte:AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!