segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1292, do dia 08 de Agosto de 2017

Edição 1292, do dia 08 de Agosto de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:
OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Agrotóxicos dizima comunidade de abelhas no Rio Grande do Sul.

· Reforma de Temer permitirá que funcionário trabalhe em feriados sem previsão de folga.

· Novos cursos de medicina serão abertos em 11 municípios do país.

· Inscrições abertas para exame que substitui Enem para certificação no ensino médio e fundamental.

· MP que libera agrotóxicos “vai piorar o que já é ruim”, diz pesquisadora da Fiocruz.

· Dia Mundial de Combate ao Colesterol é lembrado nesta terça.
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1798 de 07-08-2017

+ Mais Informações ››››››

Docente do CESURG ganha prêmios em Feira Internacional

Durante a Feira Internacional de Soledade – EXPOSOL – deste ano, o professor Daniel Quadros, docente do Curso de Medicina Veterinária do CESURG, obteve destaque na exposição de vacas da raça Holandesa.

Os prêmios conquistados pelo docente são fruto da dedicação na lida no campo, especialmente no trato com os animais e no melhoramento genético. As premiações obtidas durante o evento foram: o primeiro lugar, campeã de categoria 0 a 6 meses; o segundo lugar: reservada de categoria 12 a 18 meses; e o terceiro lugar na categoria mais de 18 meses. Além dos prêmios, foi conquistado à reservada de grande campeã, título dado a segunda melhor em todas as competidoras que entraram na pista da exposição.

Segundo Quadros, os animais passam por um processo que começa bem antes da exposição e continua após as competições. “Os animais são preparados com uma dieta especial, recebem um treinamento para caminhar no cabresto e é realizado banho e tosquia para embelezamento”.

O professor explica como ocorre o julgamento dos animais que participam de feiras competitivas da sua categoria. “Os animais são colocados para caminhar em uma pista de acordo com a sua categoria, conforme idade do animal, e são avaliadas características fenotípicas de acordo com os padrões da raça, neste caso da raça Holandesa”, conclui o docente.

Sobre a raça Holandesa

Fontes históricas disponibilizadas pela Associação Brasileira de Criação de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) demonstram que o Brasil foi considerado o detentor do maior rebanho mundial de Holandês Vermelho Brasil, mas com o decorrer dos anos a produção decaiu por falta de um reprodutor. A ABCBRH aponta que a raça holandesa é que mais produz leite no mundo. Além da produtividade leiteira, a raça possui fácil manejo.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Professor do CESURG aborda “Novos Métodos Pedagógicos” em formação continuada, em São Pedro das Missões

As formações continuadas são desenvolvidas para planejar e organizar o semestre, mantendo os professores atualizados sobre as transformações que ocorrem e que refletem em novos processos socioeducativos. O Programa de Extensão Conexão CESURG visa contribuir com os ambientes escolares e incentivar o desenvolvimento da Educação. A fim de discutir os novos desafios da educação na contemporaneidade e as novas abordagens metodológicas em sala de aula, o professor Carlos Daniel Baioto, coordenador do Curso de Gestão de Cooperativas do CESURG, dialogou com os professores do ensino médio da Escola Estadual Ensino Médio Pe José de Anchieta, do município de São Pedro das Missões.

A atividade somou na construção de um ambiente de reflexão e debate sobre o contexto contemporâneo e os desafios para a prática docente. Foram abordados também tópicos como os desafios e possibilidades do cotidiano escolar, além da importância das atividades compartilhadas na escola e a interdependência dos saberes. O encontro também tratou os sete saberes da educação do futuro, de Edgar Morin, obra que apresenta reflexões consideradas referências da UNESCO para educação.

Em um momento de troca de saberes, a formação de professores da rede pública com a aproximação do conhecimento acadêmico se aproximam, pois dialogam as experiências de educadores que atuam na formação de jovens das comunidades próximas à instituição de ensino superior. Nesse sentido, o professor Baioto ressalta a contribuição da faculdade no desenvolvimento regional. “Acredito que uma das funções e desafios do CESURG seja estimar um processo reflexivo no âmbito da comunidade onde está inserido a fim de potencializar experiências e saberes em prol do desenvolvimento regional, seja no âmbito social, econômico, político, ou educacional. Sendo assim, avalio que faz parte do fazer docente estar presente nos momentos de debate e formação na comunidade por meio das ações de Extensão, estimulando o empreendedorismo e a inovação nos diferentes espaços da comunidade”, comenta o palestrante.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Computadores de escola sarandiense recebem assistência gratuita do Curso Técnico em Informática do CESURG

A Educação se efetiva como ferramenta de transformação social quando o conhecimento compartilhado em aula é aplicado em ações que beneficiem comunidades, entidades e organizações sociais em geral, complementando também a formação dos agentes envolvidos nas atividades. Uma dessas ações desenvolvidas pelo CESURG – Centro de Ensino Superior Riograndense – contemplou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Luiz Vigna, localizada no Bairro Santa Gema, em Sarandi. A atividade ocorreu ao longo do semestre 2017/01 e envolveu os estudantes do Curso Técnico em Informática da instituição.

A disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores, ministrada pelo professor Fabricio Ambrosio, possibilitou aos estudantes oportunidades de aplicação da teoria na prática, exemplificando as ferramentas e softwares utilizados em sala de aula. Na escola, os estudantes formataram e instalaram uma versão atualizada do sistema operacional Linux em 43 notebooks do Laboratório de Informática, e também removeram malwares e vírus e restauraram o sistema Windows em outros 97 notebooks nas salas de aulas do educandário.

Segundo Ambrosio, a ação possibilita que os estudantes aproximem-se da realidade profissional que encontrarão depois de formados, tornando os profissionais diferenciados e com rápida inserção no mercado de trabalho. “Além de auxiliarmos a escola, também foi um momento para o aperfeiçoamento dos estudantes. Lá eles tiveram contato com problemas que encontrarão ao longo da vida profissional, e já tiveram de propor soluções e executá-las. Como nosso laboratório no CESURG é novo e em funcionamento, essa ida ao encontro da escola possibilitou o contato com problemas reais que eles enfrentarão no futuro”, explica o professor do CESURG.



Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

1021 - 07 DE AGOSTO, SEG - O AMOR E O DESEJO

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/