quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Programa da Prefeitura de Três Palmeiras de 15-02-2023

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 3124 de 15-02-2023

+ Mais Informações ››››››

Dia de Campo Cotrisal movimentou produtores da região

 

Semear as tecnologias do agro e compartilhar conhecimento é aprender ainda mais. O Dia de Campo Cotrisal realizado nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro teve o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para o agronegócio, tornando a produção de alimentos no mundo cada vez mais sustentável e com responsabilidade socioambiental.

O gerente técnico e coordenador geral do Dia de Campo, Márcio Witter, destaca ter sido gratificante a retomada deste elo de ligação com os produtores. “Preparamos uma estrutura que consegue preservar as características da região e trazer informações sobre as mais diferentes culturas”, afirma. De acordo com o profissional, o foco se estabelece na produção de milho e soja, dada a época do ano, mas também abrange outras cultivares e opções de culturas.

Os participantes do evento, segundo Witter, tiveram à disposição ótimas alternativas de negócio com as mais conceituadas empresas do segmento agrícola, as quais apresentaram seus melhores produtos aos agricultores que buscam investir em qualidade. Além de tecnologia de grãos, foram colocadas na vitrine as melhores tecnologias em nutrição de base, como fertilizantes e corretivos. “Várias empresas trabalhando no ramo de qualidade de aplicação, adjuvantes. Nós temos as principais empresas fornecedoras de híbridos de milho, para as mais diversas condições ambientais”, relata.

Todas as marcas parceiras se qualificaram para realizar atividades no local, dentro de sua estação, com disponibilidade de pesquisadores contratados especificamente para o evento. A participação de órgãos de pesquisa, como a Embrapa, foi essencial na parte técnica, com a indispensável contribuição da Emater, a qual preparou um espaço aconchegante e que permitiu a explanação de todo o conteúdo teórico programado, em parceria com a RTC/CCGL. “Nós precisamos valorizar, cada vez mais, também, aquilo que a Cotrisal trabalha, produz, e aquilo que nós temos a certeza que são as melhores opções para o nosso associado”. Dizendo isso, Witter destacou a dedicação da equipe técnica de veterinários, que trabalhou com estações específicas durante o Dia de Campo, com novidades de pastejo, cobertura, alternativas de manejo, milho/silagem, rações e opções de dietas nas mais variadas culturas de produção com animais. O gerente destacou também o trabalho com peças e

implementos agrícolas, além de outros segmentos que foram essenciais para o sucesso da programação.

Cotrisal promove inovação e bons negócios

Não basta oferecer o que há de destaque no mercado, gerenciar as melhores negociações e direcionar o associado ao melhor caminho para o progresso, mas, também, é necessário ouvi-lo, buscar atender seus anseios e preocupações, com foco em dar suporte para uma melhora em sua qualidade de vida.

Mesmo após dois anos de pandemia, a Cotrisal não deixou de estreitar laços com os produtores e seguiu atuando na manutenção desta duradoura e vantajosa parceria. “A Cotrisal busca trazer e difundir tecnologia, com o objetivo de ajudar e melhorar a rentabilidade do produtor”, ressalta o presidente Walter Vontobel. O gestor entende que não haverá mais vida no campo, caso a renda não satisfaça os interesses do trabalhador rural e, portanto, a Cotrisal, com o Dia de Campo, entre outras iniciativas, busca oferecer alternativas para o crescimento produtivo dos seus associados.

Dentro disso, Vontobel explica que são selecionados os melhores portfólios e definidos os produtos de maior destaque das empresas escolhidas para expor. Todo este cuidado visa oferecer a “nata” da inovação ao produtor. “Das melhores empresas, a gente procura extrair os melhores produtos”, conclui Walter Vontobel.

Herbicidas Hormonais: produtores aprenderam formas de aplicação e

a estar em dia com a legislação

Para receber os produtores da melhor maneira, a Cotrisal preparou uma palestra com tema de essencial compreensão, apresentada pelo chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Rafael Friedrich de Lima. Com o tema “Herbicidas Hormonais: o que você precisa saber de legislação para comprar e aplicar o produto”, trouxe mais conhecimento aos associados, sobre um assunto de extrema importância na lavoura. “O objetivo e importância desse evento é aproximar o órgão fiscalizador com aqueles que vão ser fiscalizados. Esse é um trabalho que a gente já vem desenvolvendo há bastante tempo na Secretaria de Agricultura de não ser só um órgão de fiscalização, mas ser um órgão de orientação de capacitação técnica e de trazer luz à legislação, que

muitas vezes acaba sendo complexa para quem não é da área”, destaca o palestrante.

Para estar de acordo com a legislação, é importante que o agricultor faça um cadastro, junto à inspetoria, portando consigo comprovantes de uso da referida propriedade. Com isso, o produtor recebe uma senha e poderá acessar gratuitamente, de forma online, um sistema que facilita o registro de produtos. Os trabalhadores rurais, ao efetivarem uso de herbicidas hormonais, têm até dez dias para que façam a declaração, informando que realizaram tal procedimento. Estas prerrogativas foram minuciosamente explanadas na palestra. “Foi estabelecido um cronograma de municípios, e nesses que já estão em vigência, a exemplo de Sarandi, todo produtor que fizer o uso de produtos herbicidas hormonais, ele tem até dez dias para fazer a declaração. Então, é importante que o produtor, já prevendo a safra de inverno, ele já aproveite esse momento e procure a inspetoria para fazer o seu cadastro; não deixar para o último momento”, explica Rafael.

Sobre os métodos de aplicação de herbicidas hormonais, a fala de Rafael possibilitou um aprendizado ímpar aos presentes. O profissional declara que é necessário ter muita atenção quanto às condições para a aplicação do produto. “O produtor tem que atentar, principalmente no momento da aplicação, com as condições climáticas. O clima influencia. Nunca aplicar esses produtos com vento acima de 10 km/h e também não é aconselhado que a aplicação seja feita sem vento”, esclarece. As orientações seguiram também para o que tange à temperatura e também os próprios equipamentos que são utilizados para o processo. O conferencista destaca a importância de o técnico ou engenheiro agrônomo estarem ao lado do produtor para orientá-lo.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz avaliou muito positivamente todo o evento e destacou aspectos importantes da palestra realizada em anexo ao campo experimental. “Um evento que foi destaque e nos chamou muito a atenção a forma positiva como o assunto foi tratado, como está se levando esse tema, que é complexo. Muitas outras cooperativas não estão preocupadas e isso pode gerar problemas para os agricultores, ali na frente, o que, consequentemente afetaria a própria cooperativa”, afirma.

Mesmo com a dificuldade que fica clara com a crise promovida pela estiagem, o Dia de Campo, na visão da Emater, foi um grande sucesso. “O campo mostra aquilo que muitas vezes, numa reunião ou palestra, você não consegue transmitir para o agricultor” ressalta. A palestra, segundo Luciano, trouxe um tema delicado, sobre uma legislação recente, tomando proporção a partir de 2019. Trata de responsabilidades do produtor, de quem fornece os herbicidas e também da assistência técnica, que possui papel fundamental para orientar os agricultores. “O objetivo desse contato é orientar, jamais punir o agricultor”, finaliza.

O sucesso da colheita depende do manejo com as sementes

Quem passou pelo Dia de Campo não deixou de chegar no estande do setor de sementes da Cotrisal. Com um portfólio bastante vasto e ótima procedência, a cooperativa explanou detalhes do processo que torna possível a manutenção da qualidade desde a semente.

Durante os três dias foram apresentadas sementes de trigo, milho, soja, cevada e triticale, culturas que podem ser produzidas com bastante efetividade, seguindo aquilo que os técnicos mostram.

Cezar Augusto Camera é o técnico responsável pelo setor de sementes e viu passar centenas de pessoas pelo evento, distribuindo conhecimento a todos que se aproximavam. “Nosso estande de sementes esteve disponível para mostrar aos nossos associados e produtores rurais da região nosso portfólio de sementes de soja, trigo, cevada e triticale. Também mostramos quais processos temos que fazer na UBS para produzir e manter uma semente de qualidade, mostrando o trabalho do nosso laboratório interno e nosso processo de tratamento industrial de sementes. Queremos passar transparência, segurança e confiabilidade aos associados e produtores que adquirirem sementes Cotrisal, concluiu.



  







Assessoria de ComunicaçãoCooperativa Tritícola Sarandi Ltda.Fone/Fax (54) 3361-5000www.cotrisal.com.br


+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2728, do dia 15 de fevereiro de 2023

 


Está no ar a Edição 2728 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Lula retoma Minha Casa, Minha Vida com entrega de casas na Bahia

02 Cresce a quantidade de imóveis novos vendidos no Brasil

03 Governadores cobram Congresso para recompor perdas com ICMS

04 Não existe lei que obrigará estacionamento prioritário para LGBTs

05 Novo ensino médio mais de 50% não sabem sobre mudanças curriculares

06 Proibição de pomadas de cabelos alerta para cuidados com os olhos


+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/