terça-feira, 16 de março de 2021

Horta didática do curso de Agronomia do CESURG recebe seus primeiros cultivares para realização das aulas práticas

 

Na segunda semana de março, a horta didática do curso de Agronomia começou a receber os primeiros cultivares para o retorno das aulas práticas. O professor Luciano Schwerz, que ministra a disciplina de olericultura, iniciou o preparo da horta e realizou as primeiras implantações de seis tipos de batatas.

Foram semeadas espécies de batatas Markies, BRS Camila F63, Asterix, Ágata que serão testadas. De acordo com o professor Luciano, também foi semeada batata inglesa: “A gente semeou a batata inglesa, elas são vindas do município de Ibiraiaras do produtor Sergio Zanetti, que é um produtor que faz o cultivo de batatas sementes. Serão seis cultivares que estão sendo testadas sendo quatro delas mini tubérculo, uma geração bem recente uma tecnologia que vem para melhorar a reprodução de batata livre de vírus e duas cultivares já com tubérculos maiores com potencial produtivo também”.

A próxima etapa será a realização de práticas de manejo, instalar várias culturas, implantar uma unidade para produção de mudas de cebolas e em junho implantar o alho que vem de Vacaria, ou seja, montar toda uma didática para que os alunos possam interagir e conhecer as plantas ao longo do semestre, como também, manejá-las durante a realização das aulas práticas.

Com esses cultivares implantados na horta didática do curso de Agronomia, a ideia é fazer um dia de campo segundo o professor Schwerz: “O que estamos fazendo na verdade é a preparação de um dia de campo que queremos realizar, em um primeiro momento ele está sendo planejado para ser presencial conforme forem estabelecidas as regras das bandeiras e protocolos de medidas de segurança, então fizemos com a intenção de receber agricultores, técnicos, extensionistas e alunos. Inclusive os alunos irão auxiliar na defesa das estações falando das práticas de manejo dos cultivares”.

O intuito deste dia de campo é preparar uma oportunidade para receber os produtores e técnicos para interagir, conhecer os cultivares e as estratégias de manejo, onde o objetivo é ajudá-los a melhorar a sua produção tanto para consumo como para a comercialização. Portanto, nesse momento é necessário realizar o acompanhamento, fazer a irrigação adequada para que tenha um bom estabelecimento da cultura e um manejo fitossanitário.

                                                      

                                                 


      --

                           

+ Mais Informações ››››››

16 de Março, Terça - Ter a sublime obsessão de ajudar os outros

075 - 16 de Março, Terça - Ter a sublime obsessão de ajudar os outros
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2227, do dia 16 de março de 2021

Edição 2227 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade. 
O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351. 
Ouça na Edição de hoje:
01 Ministério autoriza mais 592 leitos de UTI Covid-19 no RS 
02 Março Lilás conscientiza sobre o câncer do colo de útero 
03 Governo autoriza e remédios podem ficar até 4,88% mais caros para o consumidor 
04 Atendimento virtual combate violência doméstica durante pandemia 
05 Olha o golpe, Receita alerta para mensagem fraudulenta em nome do órgão 
06 Por que milhões de brasileiros passam fome se o país colhe safras recorde
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/