sexta-feira, 7 de abril de 2017

Trinidade do Sul debate a reforma da previdência

Na noite desta sexta-feira a Câmara Municipal de Vereadores de Trindade do Sul recebeu um bom público para uma audiência pública para debater a reforma da previdência, evento promovido pela iniciativa da Vereadora Valdionara Bosa,com o aval da mesa diretora da Câmara e com o apoio da Presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.


+ Mais Informações ››››››

Programa TALENTOS DA LIBERDADE 07 DE ABRIL

Neste link você tem o filé da música regional.
Curta e compartilhe.
+ Mais Informações ››››››

Um mês de muitos feriadões e de muito trabalho

      Que bom, pensamos nós os trabalhadores, quando se acumula feriadões em um período. O mês de Abril de 2017 é um exemplo disso, temos dois grandes feriados (14 a 16 no qual se celebra a páscoa e 21 a 23 quando se faz memória de Tiradentes), sem contar no feriado que se aproxima ao final do mês (29 de abril a 01 de maio, quando se faz memória a luta dos trabalhadores), talvez demore um bom tempo para que um mês possa reunir três grandes feriadões.

      Mas, com todos esses feriados o que os trabalhadores fazem? Bom, cada um usa o seu feriado para gastar o tempo ao seu modo, isso é evidente (consideramos também que muitos trabalhadores não ganham o feriado).

      Tenho observado, e o que me faz dar o título acima, que os trabalhadores em sua grande maioria usam o tempo do feriado para colocar em dia as coisas da própria casa, muitos aproveitam este tempo para capinar a horta, para consertar uma coisa ou outra da casa, aproveita-se para fazer aquelas compras do mês ou quem sabe do ano, enfim...

      Mas, e o que isso quer dizer? Em minha opinião é que de fato nossa vida tem sido atropelada e que não sobramos “tempo extra” para usar o feriado como se fosse feriado mesmo. Não é que exista uma receita de como se usar o feriado, mas, seria importante em cada feriado tirar um tempo para pensar o porquê este feriado existe e revigorar a história, fazer memória dele; também é importante, utilizar o tempo de feriado para visitar amigos que não vimos a tempo, fugir da rotina do trabalho e quem sabe aprender um pouco mais sobre os acontecimentos que marcaram época e que nos dão o direito de um feriado.

      De qualquer maneira, quem puder aproveitar bem o feriado/feriadão, faça com toda força, e, aqueles que vão aproveitar para colocar ordem em algumas bagunças, bom trabalho, mas, não se esqueçam de descansar, pois no outro dia a luta continua.

Rudimar Barea é Mestre em Filosofia, Professor do CESURG e Técnico em Agropecuária Ecológica.
+ Mais Informações ››››››

Seis assaltantes de bancos são mortos em confronto com a polícia

Equipes da Polícia Federal de Maringá e Cascavel entraram em confronto com uma quadrilha de assaltantes de banco que resultou na morte de seis suspeitos, na manhã desta sexta-feira (7), em Alvorada do Sul.
De acordo com informações da Polícia Federal, o confronto aconteceu no Rio Paranapanema, após a quadrilha explodir duas agências bancárias em Cruzália (SP).
Os policiais trocaram tiros com a quadrilha que estava fortemente armada com fuzis. Um dos suspeitos está foragido.
Malotes de dinheiro roubados em Cruzália, armas e explosivos foram recolhidos pela Polícia Federal.
Redação Catve.com
+ Mais Informações ››››››

Venha aí Festa na Comunidade de Vila Progresso

VEJA O CONVITE DO MUSICAL CALMOM EXCLUSIVO PRA VOCÊ.

+ Mais Informações ››››››

Inter vence Cruzeiro por 3 a 1 e abre vantagem nas quartas de final

Valdívia garantiu o placar com um golaço que reduziu a pressão para o jogo de volta | Foto: Ricardo Giusti
O Inter dominou grande parte da partida, venceu o Cruzeiro por 3 a 1, no Beira-Rio, mas chegou a sofrer o susto do saldo qualificado. A equipe de Gravataí conseguiu descontar para 2 a 1, mas Valdívia entrou para garantir a vantagem com um golaço de falta. No próximo domingo, às 16h, no Vieirão, o Colorado pode até perder por 1 a 0 que estará na semifinal do Gauchão.

O Cruzeiro pressionou muito nos primeiros dez minutos, mas produzindo apenas uma chance de gol. Aí, foi a vez do Colorado tomar conta da posse de bola e começar a inclinar a balança até marcar seu gol.

Aos quatro minutos, contudo, um susto para Marcelo Lomba. John Lennon levantou na área, Cuesta tirou na marca do pênalti, mas Lucão aparou o rebote de primeira. O goleirão ficou olhando, mas a bola foi por cima.

A primeira grande chance do Inter veio aos 19 minutos. William cruzou na área e Nico Lopez fez um leve desvio. A bola sobrou para Brenner, que rolou para trás com D'Alessandro. O capitão disparou um chutaço da meia-lua e a bola passou tirando tinta do poste esquerdo.

Gol e festa para o Beira-Rio

Frustração rápida para a torcida, mas que em seguida fez festa no aniversário do Beira-Rio. Carlinhos tabelou com D'Alessandro e cruzou com qualidade no primeiro pau. A marcação chegou atrasada e Brenner fulminou de cabeça no canto esquerdo. Doze gols em 12 jogos e o 1 a 0 para o Inter.

O Cruzeiro esboçou uma reação tímida, mas não foi além de arriscar em bola parada. Aos 30, Lucas Martins cobrou forte para a área, Lucão tentou o desvio de letra, mas mandou para fora.

Foi o Inter que quase ampliou antes do intervalo. Uendell iniciou jogada com Nico, que tocou para D'Ale. O argentino fez grande lançamento de primeira e Uendell invadiu a área. O lateral chutou colocado, no canto esquerdo, mas Deivity estava atento para defender.

A arrancada do segundo tempo teve o Inter na pressão, em busca do segundo gol. D'Alessandro iniciou jogada aos três minutos, que Dão tirou para escanteio. O argentino repetiu a dos aos sete, cruzando bola rasante que Deivity salvou antes que Brenner chegasse para conferir.

O Cruzeiro ensaiou o empate aos nove minutos, em bela jogada de Tiago Alagoano. O atacante entortou o zagueiro Cuesta, enquadrou o corpo e chutou forte, mas sobre o gol.

Brenner empilha mais um

Depois disso, ambos os times baixaram o ritmo até os 20 minutos, quando o Colorado voltou a apertar. Aos 27, ganhou escanteio e D'Ale só não marcou olímpico pois Deivity tirou de soco, muito atento. No lance seguinte, William chuverou na área, Cuesta saltou de peixinho e cabeceou no canto direito, a bola saiu caprichosamente ao lado do poste.

Mas o gol veio a seguir, dos pés do artilheiro da temporada, com contribuição essencial de William. O lateral acreditou em lance difícil na linha de fundo. De carrinho, ganhou na linha de fundo, levantou no puro reflexo e serviu Brenner. Na cara do gol, o centroavante fez aquilo que sabe, 2 a 0 com um chute indefensável.

Cruzeiro reage, mas Valdívia salva

Só que o Cruzeiro não se entregou. Aos 34, William teve que correr para salvar, depois de Tiago Alagoano driblar Leo Ortiz. Chegou a chutar, mas o lateral surgiu e desviou para escanteio. Só que, aos 39, uma bola parada complicou a vida do Inter. John Lennon levantou no primeiro pau, a zaga falhou e Dão subiu sozinho para mandar de cabeça no ângulo direito. Confirmou o 2 a 1 que mantinha tudo aberto nas quartas de final.

No apagar das luzes, porém, Valdívia apareceu para garantir a vantagem. O atacante entrou no lugar de Nico López e definiu o 3 a 1 com um golaço. Cobrou uma falta da intermediária, à esquerda. O goleiro não acreditou na cobrança direta e o chute veio com violência. Entrou no canto esquerdo, rente ao poste, para explodir a festa no Beira-Rio.

+ Mais Informações ››››››

Grêmio quer máxima concentração em abril

Grêmio quer máxima concentração em abril | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
Renato Portaluppi fala a linguagem dos atletas. Ninguém melhor do que ele para saber que o jogador de futebol sofre assédio e por vezes comete excessos nas horas de folga. O atual treinador do Grêmio foi famoso dentro e fora de campo. Agora, na função de técnico, ele tem adotado uma estratégia para evitar que o grupo gremista perca o foco: antecipar a concentração para as partidas.

A tática começou a dar certo ainda nas finais da Copa do Brasil do ano passado. E voltou com força em 2017. Os jogadores já iniciaram ontem a concentração para o jogo deste sábado contra o Veranópolis pelas quartas de final do Gauchão. Depois da partida, ganham uma folga, mas no domingo já voltam a ficar concentrados para o jogo de terça-feira diante do Deportes Iquique pela Libertadores.

Com tantas horas de concentração, os jogadores terão de usar a criatividade para passar o tempo. “Tem uns que ficam na Internet, outros ouvem música, jogam pôquer, o importante é descansar”, diz o goleiro Marcelo Grohe. O goleiro minimiza o pouco tempo que terá com a família nos próximos dias.

“A gente sabe que o mês de abril tem decisões no Gauchão e quase todos os jogos da primeira fase da Libertadores. Então vale concentrar antes nesse momento. Todos gostariam de estar com a família, mas o grupo está aceitando muito bem a ideia, é por uma boa causa. Os jogadores entenderam e estão fechados com o Renato”, garante.

Mesmo com ampla vantagem sobre o Veranópolis - venceu na ida por 2 a 0 - Grohe afirma que o foco é total no jogo de amanhã. “Vamos pensar na partida da Libertadores só a partir de sábado à noite. Construímos uma boa vitória, mas a vaga ainda não é nossa”, concluiu.

+ Mais Informações ››››››

Tempo de quaresma é tempo de reflexão


      A vida e a morte é o desígnio de cada ser humano. O tempo de quaresma serve para refletir sobre a morte de um personagem histórico, Jesus Cristo. Mas, é claro que não somente deve-se lembrar da vida e sua mensagem, como também aproveitar para refletir sobre a nossa vida.

      Jesus em sua passagem na terra deixou vários exemplos, dos quais quem se diz cristão deveria ao menos observar. Não é fácil seguir a todos, nem sempre em nossa vida seguimos bons ensinamentos e temos boas condutas. No caso dos Cristãos, quem segue os seus exemplos aprende minimamente a amar sem medida, ter paciência, sapiência, esperança, fé e também a carregar a sua própria cruz. Carregar a cruz de todo o peso da humanidade, esse foi o destino do filho de Deus. Por que dizer isso, será que Jesus é mesmo responsável pela vida de todos nós? Não sei. Esse é um mistério da fé.

      Há, em nosso meio, pessoas que dão a vida por suas famílias, comunidade, cidade e assim por diante e estes prezam pela vida. Porém, também tem aqueles que não estão nem aí com a família, comunidade, cidade..., estes são aqueles que prezam pela morte do outro para poder triunfar. Diante dos exemplos, cada um/a escolhe o caminho a seguir: “ficar no meio da estrada é sempre perigoso, somos convidados a caminhar”.

      Neste período de quaresma lembra-se dos 40 dias que Jesus ficou no deserto refletindo, também nós somos convidados a refletir sobre a nossa vida. Não importa se você é cristão ou não é, a reflexão sobre a vida sempre se faz importante para que possamos recuperar nossos erros (quando erramos) ou melhorar nossos acertos. Acertar ou errar é normal, e a reflexão sobre nossas ações somente ajudam avaliar nossa caminhada. Pense, reflita, siga a sua estrada!
Rudimar Barea é Mestre em Filosofia, Professor do CESURG e Técnico em Agropecuária Ecológica.

+ Mais Informações ››››››

Ciclista fica desacordado após colidir contra veículo em Nonoai

A Brigada Militar de Nonoai atendeu no final da tarde desta quinta-feira, (dia 06/04), pouco antes das 18 horas, um acidente de trânsito com lesão corporal na Avenida Herculano de Barros.
Conforme populares, o ciclista de iniciais C. F. S. se deslocava sentido Complexo Esportivo a sede da Melhor Idade, e ao ingressar na Avenida foi colhido pela caminhonete que seguia sentido Bombeiros/centro.
Com o choque o ciclista ficou desacordado e foi socorrido pela equipe do Samu até o Hospital Comunitário com escoriações de membros e face. Ele preferiu não representar contra o condutor da caminhonete. A Ford – F4000 era conduzida por A. S. G.

+ Mais Informações ››››››

Haste metálica atravessada cabeça de homem em acidente de trabalho

Um acidente de trabalho surpreendente feriu um homem nesta quinta-feira, dia 5, no município de Tangará, a 40 quilômetros de Joaçaba, para onde a vítima foi inclusive levada após o resgate. Uma haste metálica atravessou a cabeça do trabalhador Joel Prado da Silva, de 34 anos.
O mais impressionante é que ele permaneceu consciente durante todo o momento. A vítima trabalhava em uma granja de frangos quando a haste que suspendia uma peça utilizada para a alimentação das aves se soltou. O ferro acabou atravessando completamente a cabeça do homem.
Encaminhado ao Hospital Frei Rogério, Joel seguiu para atendimento médico no Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba, onde passou por cirurgia para a retirada do metal.
Segundo informou o site Michel Teixeira, o homem permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de Joaçaba, onde se recupera com quadro clínico estável.
Ferro acabou atravessando completamente a cabeça da vítima
Fonte:AtualFM
+ Mais Informações ››››››

Brigada Militar em ação: envolvidos em assalto a banco são presos



Na manhã desta quinta-feira (06), a Brigada Militar efetuou a prisão de três homens envolvidos no assalto a banco ocorrido no município de Santa Cecília do Sul, distante 76 km de Passo Fundo.
As guarnições continuavam nas buscas aos criminosos que armados e encapuzados assaltaram a agência Sicredi na tarde dessa quarta-feira (05) e posteriormente fugiram em um automóvel Ford Focus roubado em Chapecó. O veículo foi encontrado abandonado no interior de Água Santa.
Durante barreiras e diligências, os policiais conseguiram prender um homem que estava tentando resgatar os assaltantes em Água Santa. Trata-se do Vilmar Barcki.
Com a prisão de Vilmar, foi possível chegar a informação de que um dos indivíduos seria resgatado em um posto de combustível localizado na entrada da Avenida Brasil em Passo Fundo.
Os policiais rapidamente compareceram ao local e conseguiram efetuar mais duas prisões. Os indivíduos foram identificados como Valdecir Barcki e Fábio de Menezes Pés.
Vilmar e Valdecir são irmãos e residem no município de Chapecó, sendo que estavam tendo o apoio de Fábio que é morador do bairro São Luiz Gonzaga em Passo Fundo. Nas imagens da âgencia bancária o Valdecir foi reconhecido, inclusive por testemunhas.
Diante do fato, os três acusados foram levados para a Delegacia da Polícia Civil de Tapejara, para a lavratura do flagrante.
As guarnições seguem nas buscas ao restante da quadrilha e contam com o apoio de um helicóptero da Brigada Militar de Caxias do Sul.

+ Mais Informações ››››››

Detento é encontrado morto no Presídio de Passo Fundo

Na madrugada desta quinta-feira (06), foi registrado o décimo sexto homicídio do ano em Passo Fundo. O crime ocorreu na cela 06 da galeria B do Presídio Regional.
Os agentes da Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, coordenados pela Delegada Plantonista Carolina Goulart, foram informados que um detento havia sido encontrado morto no interior da cela.
Imediatamente os policiais compareceram ao local e constataram a veracidade do fato. O cadáver estava pendurado na porta com o pescoço enrolado em uma jibóia (corda feita de lençóis), aparentando ser suicídio.
A área foi isolada e com a chegada dos peritos do IGP a hipótese de suícidio foi descartada. Trata-se de um homicídio, devido o pescoço apresentar sinais de esganadura, lesões pelo corpo, sinais de luta corporal e ferimentos na cabeça.
O detento morto foi identificado como José Henrique de Oliveira, de 24 anos. Ele cumpria pena por roubo, furto e homicídio.
Na cela haviam nove detentos, mas nenhum deles assumiu a autoria do crime. Eles foram arrolados como suspeitos na ocorrência policial.
O corpo foi encaminhado para necropsia no Departamento Médico Legal – DML e depois liberado para os familiares procederem os atos fúnebres.
O caso será investigado pelos agentes da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos da Polícia Civil de Passo Fundo.

+ Mais Informações ››››››

Condenado pelo Tribunal do júri assassino que desovou corpo da vítima em poço no interior de Marau

O homem que matou a jovem passo-fundense Carina da Silva Abreu, de 28 anos em dezembro de 2015 no interior de Ibirapuitã e em seguida escondeu o corpo em uma propriedade rural no interior de Marau, foi condenado à 15 anos e 9 meses de prisão pelo tribunal do júri da Comarca de Soledade. A sessão aconteceu nesta quarta-feira(05/04) e foi presidida pela juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro. Atuou na acusação o promotor Bill Jerônimo Scherer e a defesa do réu foi feita pela advogada Tatiane Calegari Gonçalves.
Conforme a denúncia que resultou na condenação, em 13/12/2015, Vanderlei de Almeida matou Carina da Silva Abreu, tendo passado a agredi-la, sufocando-a com a mão esquerda e logo depois estrangulando-a com um fio de telefone, matando-a por asfixia mecânica.
Vanderlei mantinha um relacionamento amoroso com a vítima Carina por um período de aproximadamente um ano e meio, quando resolveu pôr fim ao relacionamento. Na oportunidade, Carina foi a Ibirapuitã para se encontrar com Vanderlei e tratar sobre o relacionamento entre ambos. Carina chegou na cidade, tendo viajado de ônibus, sendo levada de carona até a proximidade da residência de Vanderlei por um amigo dele. Logo, Vanderlei seguiu viagem com seu automóvel e passaram a conversar sobre o rompimento do relacionamento e acabaram discutindo, quando Vanderlei segurou Carina com a mão direita e com a mão esquerda passou a esganá-la até esta desmaiar. Imediatamente, pegou um fio de telefone, que estava no banco traseiro do veículo, e estrangulou Carina, resultando destas agressões a sua morte.
Logo em seguida ele teria deslocado até a comunidade do Tope, interior de Marau, e levou o corpo até uma propriedade rural de sua família e jogou dentro de um poço de água existente ao lado da residência, que estava desabitada há uns cinco anos.
O corpo apenas foi encontrado em 22/12, nove dias depois do crime, após investigação feita pela Polícia Civil de Passo Fundo, coordenada pela Delegada Daniela de Oliveira Minetto. Sendo que Vanderlei ao ser ouvido confessou o crime e levou a equipe até o local onde estava o corpo.
Vanderlei está preso desde então e seguirá recolhido do presídio estadual de Soledade. A pena poderia ser maior, porém ele não foi condenado por todas as qualificadoras alegadas pelo Ministério Público e os jurados também aceitaram a privilegiadora alegada pela defesa, o que diminuiu a pena imposta ao réu. A defesa irá recorrer ao Tribunal de Justiça em relação a dosimetria da pena.
A vítima residia em Passo Fundo e deixou dois filhos. Vanderlei é agricultor a até a data do fato não possuía antecedentes.

Fonte: Rádio Soledade
+ Mais Informações ››››››

Carro pega fogo após colidir em barranco na ERS 324 em PF

Na tarde desta quinta-feira, um automóvel pegou fogo, após colidir em um barranco na ERS 324, saída de Passo Fundo para Marau, próxima a entrada do Condomínio Além do Horizonte.
Segundo informações de testemunhas, o Chevrolet Agile saiu da pista e colidiu em um barranco. Populares que estavam no local, viram que a situação era grave e retiraram o motorista do automóvel.
Logo após, o carro começou a pegar fogo.
O motorista Everton Luiz De Almeida Cecílio, 51 anos, sofreu ferimentos leves.
A Polícia Rodoviária Estadual e o Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.



Fonte:RádioUirapuru
+ Mais Informações ››››››

Edegar Pretto diz que não é justo tratar da dívida do Estado sem lembrar do que a União deve para o RS

Há duas semanas tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei que estabelece a recuperação dos Estados em crise fiscal. O programa contempla o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O texto só não foi votado ainda por falta de consenso em relação às exigências aos governos estaduais.
Em entrevista à Uirapuru, o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, explicou que o que está em jogo é uma moratória de três anos. Durante esse período o Rio Grande do Sul não deve pagar a dívida com a União, mas com os juros deve acumular mais R$ 30 bilhões em dívidas. Hoje o Estado deve R$ 55 bilhões.
Além disso, faz parte da negociação a privatização ou federalização das companhias de Energia Elétrica do Estado (CEEE), Riograndense de Mineração (CRM) e de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás). Segundo Pretto, esses patrimônios vão abater R$ 10 bilhões da dívida.
O Rio Grande do Sul também fica impedido de reajustar salários de servidores e de realizar concursos públicos. Pretto destacou que pelo acordo, o governo federal tem o direito ainda de enviar um comitê para fiscalizar o que foi determinado.
Para o presidente do Legislativo estadual isso é inviável. Destaca que a União deve R$ 48 bilhões ao Rio Grande do Sul com as perdas da Lei Kandir e isso deve ser considerado. Para o parlamentar, não é justo discutir apenas o que estado tem que pagar e ignorar o que ele tem a receber. A dívida do RS representa R$ 3 bilhões por ano, sendo que a compensação da Lei Kandir chega a R$ 4 bilhões.

+ Mais Informações ››››››

Jovem de 24 anos morre em acidente no Noroeste do RS

Foto: PRF/Divulgação
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um caminhão causou a morte de uma pessoa no final da tarde desta quinta-feira, 6, em Guarani das Missões, na Região das Missões, no Noroeste do RS. O acidente aconteceu, por volta das 18h30, no trecho da rodovia entre Guarani das Missões e Cerro Largo (BR-392).
Uma motocicleta CB 600R e seguia na direção de Cerro Largo quando colidiu na traseira de um caminhão F350, que seguia no mesmo sentido, vindo a sair de pista e a colidir em uma árvore. Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. Anderson Schuster, de 24 anos, morreu no local. O motorista do caminhão não se feriu, segundo a PRF.

Fonte:TPNews
+ Mais Informações ››››››

Saúde preventiva pauta ação do Curso Técnico em Enfermagem do CESURG

Acadêmicos e professoras do Técnico em Enfermagem atenderam a população sarandiense

Acadêmicos do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) participaram do Projeto Sarandi Sem Câncer de Pele. A iniciativa, promovida pelo Lions Clube Sarandi Centenário, proporcionou à comunidade sarandiense orientações sobre saúde preventiva, com a distribuição de informativos, e exames iniciais para detectar possíveis casos de câncer de pele na população. O projeto também propiciou atendimentos básicos de saúde, como aferição da pressão arterial da população.
A atividade ocorreu no último sábado, dia 1º de abril, na Praça Farroupilha, e oportunizou 56 atendimentos na triagem – destes, seis casos suspeitos de câncer foram encaminhados para exames mais específicos. O CESURG apoiou oficialmente o projeto, realizado em parcerias com empresas e organizações sarandienses.
O diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, destaca o papel social da instituição e o comprometimento com a comunidade. “O CESURG é uma faculdade construída de fora para dentro, nossas ações sociais sempre buscam contribuir com a comunidade. A formação proporcionada pela nossa instituição prima pelo conhecimento teórico e prático desde o começo, a exemplo do Curso Técnico em Enfermagem, onde os estudantes que ingressaram na nova turma, neste primeiro semestre, já participam das ações desenvolvidas com a população”.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

CESURG apoia Fervo Cultural em Sarandi

Artistas de Sarandi e região encantaram o público nas apresentações


A comunidade de Sarandi e região acompanhou, na noite do último sábado, dia 1º de abril, a primeira edição do Fervo Cultural, evento promovido por artistas sarandienses na Praça Farroupilha. O CESURG apoiou oficialmente o evento.
Das 16h30min às 21h, oito apresentações cativaram o público no espaço organizado na praça. O Fervo Cultural surgiu com a proposta de mobilizar a comunidade e incentivar o gosto por atividades culturais, e a avaliação positiva do público e dos artistas já habilita a realização da próxima edição. “O evento foi ótimo. Todos adoraram a experiência, foi algo que movimentou a cidade e envolveu a comunidade”, comenta Juliano Oliveira, um dos organizadores do Fervo Cultural.
A maratona artística contou com apresentações de música, dança, arte circense, teatro e poesia. Entre as atrações que encantaram o público, estiveram a banda Dunas Marcianas, Bruno Lemos, Orquestra do Rotary Club de Sarandi, Grupo de Danças Breack Group, Mara Rúbia, Mara Gelain, e a peça teatral Sai Zika, além de artistas sarandienses. O evento teve acesso gratuito.

Desenvolvimento cultural
Um dos valores que norteiam as ações do Centro de Ensino Superior Riograndense na comunidade é o comprometimento com o desenvolvimento cultural local e regional. “As manifestações culturais nos inspiram na busca por um mundo melhor e contribuem para a emancipação do ser humano. A cultura revela a identidade da população, também por isso é fundamental valorizarmos e incentivarmos a cultura da nossa comunidade”, ressalta o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto.

Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!