quarta-feira, 3 de abril de 2019

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1721, do dia 04 de abril de 2019

Edição 1721, do dia 04 de Abril de 2019
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE
Duas barragens são interditadas no RS pela Agência Nacional de Mineração.
CPERS diz que início do ano letivo tem cenário ‘caótico’ e cobra soluções.
Saiba como solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM.
Brasil cai para 27ª posição em ranking de maiores exportadores.
ANA projeta aumento de 24% do consumo de água no Brasil em 2030.
Manter cuidados da saúde bucal evita complicações da diabetes.
Baixas temperaturas aumentam em 30% número de infartos.
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras de 03-04-2019

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 03-04-2019


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2206 de 03-04-2019

+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Assembleia do Sicredi

A cooperativa de Crédito Sicredi Região da produção, vem realizando assembleias em seus municípios de atuação, e na noite de ontem 02 de Abril foi a vez de Três Palmeiras. Na oportunidade os associados puderam tirar suas dúvidas e acompanhar o andamento da cooperativa. Após a assembleia foi servido um jantar para todos os presentes. 

O Evento aconteceu no salão Paroquial de Três Palmeiras. Veja as fotos do evento.

+ Mais Informações ››››››

Programa Agora é Hora de Falar de Esportes de 03-04-2019


+ Mais Informações ››››››

Brique da Liberdade - Vende-se vacas de leite

Este espaço está destinado para divulgação de objetos que estão a venda por seus proprietários pelo programa "BRIQUE DA LIBERDADE".

Nota: A ACCLTP não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.

Vende-se 7 vacas, lote completo, as 7 estão dando leite. Interessados entrar em contato com Nelson Zanchett pelo telefone  054 99605 2906

Até: 10-04-2019

Nota: A ACCLTP (Rádio Comunitária Liberdade) não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.
Visite nosso Blog e fique bem informado CLIQUE AQUI 
+ Mais Informações ››››››

Brique da Liberdade - Vende-se 3 casas em Três Palmeiras

Este espaço está destinado para divulgação de objetos que estão a venda por seus proprietários pelo programa "BRIQUE DA LIBERDADE".

Nota: A ACCLTP não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.

Negócio de ocasião. Vende se 3 casas aqui na cidade de Três Palmeiras.
Interessados falar com Claudir pelo telefone 054 9 9976 2970

Até: 05-04-2019

Nota: A ACCLTP (Rádio Comunitária Liberdade) não se responsabiliza por nenhum problema relacionado a transação de negócio, nos limitamos a divulgar os produtos a venda, o brique é de inteira responsabilidade dos envolvidos.
Visite nosso Blog e fique bem informado CLIQUE AQUI 
+ Mais Informações ››››››

BM mobiliza batalhões para atuar no combate a quadrilhas de ataque a bancos na região

Foto: Brigada Militar
A Brigada Militar mobilizou batalhões para atuação na região de Passo Fundo.

Nesta terça-feira (2), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Aviação estão no município em atividades, com o apoio do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChoque), de Passo Fundo.

A operação visa a prevenção e repressão de ataques a estabelecimentos financeiros em toda a região.

O 3º BPChoque também faz  patrulhas em diversos municípios.

As ações ocorrem por tempo indeterminado.

Fonte: Diário da Manhã
+ Mais Informações ››››››

087 - 03 ABRIL, QUA - VIVER COM TRANQUILIDADE...MÃOS ABERTAS OU PUNHOS CERRADOS

+ Mais Informações ››››››

Nota de Falecimento 03-04-2019

INFORMA O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE TRÊS PALMEIRAS

FALECIMENTO

OS FAMILIARES DE DELURDES LUNELLI COM PESAR COMUNICAM O FALECIMENTO DA MESMO OCORRIDO ONTEM AS 21HORAS E 30 MINUTOS NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO DE PASSO FUNDO.

SEU CORPO ESTA SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS.

ATOS FÚNEBRES SERÃO DIVULGADOS POSTERIORMENTE. COMUNICAMOS COM PESAR O FALECIMENTO DE DELURDES LUNELLI ONTEM OCORRIDO.

SERVIÇOS FÚNEBRES ESTÃO A CARGO DA FUNERÁRIA GAZOLA.

INFORMOU O SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA DA RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE DE TRÊS PALMEIRAS.

+ Mais Informações ››››››

Agricultor que estava desaparecido em Tiradentes do Sul foi encontrado vivo

O agricultor VALDI KRUGEL, desaparecido desde o meio-dia de sábado (30) no interior de Tiradentes do Sul, foi encontrado com vida no final da noite desta segunda-feira (01).

Sua filha, Denise Krugel, confirmou a informação nas redes sociais: "Pessoal! Encontramos o meu pai. Por hora está tudo bem... Daremos mais informações assim que possível", postou no Facebook.

Durante a segunda-feira, muitas pessoas estiveram mobilizadas na busca. Vizinhos, o Corpo de Bombeiros e até pessoas usando um drone trabalharam para achar o homem de 67 anos que tem problemas de saúde, é epiléptico e tem Alzheimer.

Ele reside em Alta União, porém ainda não foi informado onde ele foi encontrado.

Fonte: Guia Crissiumal
+ Mais Informações ››››››

Moradores que não eliminarem focos do Aedes podem ser multados em Humaitá

Foto: Arquivo/Rádio Alto Uruguai
A Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá aprovou por unanimidade, na noite desta segunda-feira, a criação do Programa Municipal de Prevenção e Combate ao mosquito Aedes aegypti. O Projeto de Lei Nº 044/2019 foi encaminhado pelo Poder Executivo. O programa será coordenado pela equipe de Agentes de Combate à Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, sob responsabilidade técnica da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto prevê, dentre outras coisas, que os moradores e demais responsáveis por estabelecimentos públicos e privados estão obrigados a adotar as medidas necessárias à manutenção dos imóveis limpos, sem acúmulo de objetos e materiais que sirvam de criadouros ao mosquito. As equipes de combate à Dengue, a partir de agora, estão autorizadas a entrar nas residências e averiguar a situação do imóvel. Em caso de negativa, os agentes podem solicitar apoio policial para o encaminhamento das ações. Eventualmente se o proprietário persistir com a negativa, o caso será encaminhado ao Poder Judiciário para adoção das medidas cabíveis.

De acordo com a lei aprovada, está proibido o depósito inadequado de água da chuva em cisternas ou caixas d’água por tempo indeterminado. As caixas d’água devem ficar permanente tampadas com vedação segura. Foram regulamentadas as medidas que os responsáveis por borracharias, oficinas mecânicas, depósitos de veículos, empresas de materiais de construção e estabelecimentos similares serão obrigados a adotar. Os responsáveis pelos cemitérios também precisão adotar fiscalização rigorosa.

Focos e criadouros do mosquito serão considerados infrações sanitárias, passíveis de multa

A constatação de criadouros ou focos do mosquito nos imóveis será caracterizada como infração sanitária. A classificação varia entre leve, média e grave. A infração leve ocorre quando forem identificados de um a dois focos ou criadouros no local. Infração média se configura quando forem encontrados de três a quatro focos. Será classificada como infração grave a identificação de cinco ou mais focos ou criadouros do mosquito. A confirmação do foco positivo irá desencadear um Processo Administrativo Simplificado que poderá ser remetido ao Ministério Público. O morador receberá uma notificação prévia, por escrito, para cumprimento da lei. Caso não haja regularização, o proprietário, locatário ou responsável será considerado infrator.

As infrações estão sujeitas à imposição de multas que variam entre R$ 252,90 (leve), R$ 309,10 (média) e 365,30 (grave). O morador notificado que colaborar com os agentes de fiscalização e prontamente eliminar os focos pode ter a multa convertida em advertência, desde que ele não seja reincidente. A arrecadação será destinada, integralmente, ao Fundo Municipal de Saúde que irá redirecionar à manutenção do serviço de controle da Dengue. As multas não pagas no vencimento serão inscritas em dívida ativa não tributária e encaminhadas ao Ministério Público para as medidas cabíveis.

Infestação no município é considerada uma das mais elevadas do RS

No mês de fevereiro, o último levantamento feito em Humaitá revelou que o índice de infestação predial era de 12,8%, ou seja, a cada 100 residências, 13 possuíam larvas do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O índice considerado ideal é de até 1%. Acima de 4% a situação é considerada de alto risco.

Fonte: Rádio Alto Uruguai
+ Mais Informações ››››››

Defeito mecânico provoca queda de trator em barranco de 15 metros

Trator se partiu ao meio e condutor rolou junto até margem do rio

Um agricultor que mora na região do Povoado Coan, em Erechim, diz que "nasceu de novo" depois de um acidente com um trator que despencou pela mata em uma ribanceira de no mínimo 15 metros.

Uma barra dianteira do trator se soltou quando ele trafegava por uma estrada que margeia o rio, em Linha Rio Negro. O defeito mecânico alavancou a frente do trator que acabou jogado para fora da estrada. Já era escuro quando o acidente aconteceu, pouco depois de 19h30, diz o agricultor que sofreu escoriações leves.

O condutor do trator pediu para que seu nome não seja revelado. Ele conta que acabou sendo jogado na ribanceira, à frente do trator.

O agricultor rolou pela ladeira com o trator tombando logo atrás. Em determinado momento o veículo bateu contra uma pedra e quebrou ao meio. Na sequência as partes acabaram presas entre galhos e árvores, enquanto o condutor continuou caindo, só parando na barranca do rio. Ele sofreu apenas escoriações leves.

Durante a queda na ribanceira o trator bateu em uma pedra e se dividiu em duas partes, mas ficaram no caminho, sem atingir o agricultor.

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

ANM interdita 56 barragens, duas delas no RS

Empreendimentos em Caçapava do Sul e Minas do Leão não entregaram a documentação exigida

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que interditou 56 de barragens – duas delas no Rio Grande do Sul, em Caçapava do Sul e Minas do Leão.

Desse total, 39, incluindo as gaúchas, foram interditadas por falta de documentação e 17 devido ao fato de que as informações encaminhadas à agência reguladora pelas empresas apontaram falta de estabilidade. Dentre essas 17, 11 pertencem à Vale, assim como oito dentre as 39 sem documentação.

Inicialmente, a agência apontou a necessidade de interditar 64 empreendimentos, mas depois informou a revisão desse total. A maioria das barragens interditadas fica em Minas Gerais, onde ocorreu o rompimento da barragem da Vale do Córrego do Feijão, próximo a Brumadinho. Das barragens interditadas em Minas, 23 foram por falta de documentação e 13 devido às informações apontarem falta de estabilidade.

Também há barragens sem documentação em dia interditadas em São Paulo (6), no Mato Grosso (4), em Goiás (2), no Pará (1) e no Amapá (1). Estabelecimentos também foram interditados no Pará (3) e no Paraná (1) porque as informações apontaram falta de estabilidade.

A decisão atende ao que é determinado na Declaração de Condição de Estabilidade, cujas informações devem ser encaminhadas anualmente. Em fevereiro, após o rompimento da barragem em Brumadinho, a agência reguladora estabeleceu um prazo de 30 dias para o encaminhamento das informações sobre as barragens do tipo a montante.

Veja quais barragens do RS foram interditadas por não entregarem documentação:

Barragem P1-1, da Companhia Riograndense de Mineração, em Minas do Leão

Barragem CBC, da Companhia Brasileira do Cobre, em Caçapava do Sul

Fonte: AuOnline
+ Mais Informações ››››››

Raiva herbívora pode ter matado cerca de 50 animais em comunidades do interior de Soledade

A morte de aproximadamente 50 animais nas comunidades da Margem São Bento e São Sebastião, no interior de Soledade, estão sendo investigadas. A suspeita é de raiva herbívora e nesta segunda-feira, 1/4, as autoridades competentes reuniram a imprensa para falar sobre os possíveis casos e passar orientações.

O médico veterinário da Coagrisol, Bolívar Camargo, relata que foi procurado para atender animais de produtores integrados da cooperativa. A sintomatologia apresentada fez o profissional suspeitar inicialmente de outras doenças, mas após relatos de que tinham visto morcegos em uma das propriedades, se alertou para possibilidade da raiva herbívora.

Ele comenta que pediu auxílio ao Laboratório de Patologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para realizar a necropsia nos animais. “Foram coletadas todas as amostras possíveis para análise e diagnóstico. Agora aguardamos os resultados, que devem ser emitidos pelo laboratório credenciado ao Ministério da Agricultura”, explicou.

Isadora Correa, médica veterinária da Inspetoria de Defesa Agropecuária, pontua que os produtores residentes em um raio de 10Km de onde ocorreram os óbitos, ou seja, Soledade, Mormaço e Ibirapuitã, devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e aplicar em seu rebanho como medida de prevenção.

A profissional salienta que é preciso ficar atento aos sintomas. “Se salivarem bastante, ter perda motora, especialmente dos membros posteriores, se tornar agressivo ou outra alteração comportamental, ficar somente deitado e não se alimentar, deve ser chamado um médico veterinário para avaliação”, orientou.

Um alerta é feito para as pessoas que por ventura forem mexer com o animal, que façam uso de equipamento de proteção individual (EPI), especialmente a luva. Bolivar e Isadora observam que também é preciso ficar atento aos cães e gatos, para que não tenham contato ou se alimentem das vísceras do bovino ou equino suspeito.

Sonimari Auler, coordenadora da Vigilância em Saúde de Soledade, assinala que no momento em que foram informados da situação, já tomaram as medidas preventivas. “Fomos até as comunidades que tinham as suspeitas e vacinamos todos que tiveram contato com os animais doentes. Até o momento já imunizamos 31 pessoas. Além disso, também foi administrado o soro em alguns”, relatou.

Ela explica que em situações desta natureza, se segue um protocolo, com aplicação de quatro doses da vacina: a primeira quando se toma conhecimento (dia zero), outra três dias após, sendo que a próxima no sétimo dia e a última dose no 28º dia. Se salienta que só é iniciada a profilaxia se a pessoa teve contato com a saliva, arranhada ou mordida pelo animal.

Por fim, a médica veterinária da Inspetoria de Defesa Agropecuária pede ao produtor que se encontrar o refúgio dos morcegos não deve tentar matá-los. “Esta prática só vai fazer com que fujam para outras regiões, piorando a situação. A orientação é nos comunicar na Inspetoria para que tomamos as medidas corretas de controle populacional destes mamíferos”, concluiu.

Fonte: ClicSoledade
+ Mais Informações ››››››

Um ataque criminoso com 7 cabeças de gado mortas

Foto: Divulgação
Situação da localidade de Linha São João no município de Ibarama – RS

Um ataque criminoso com 7 cabeças de gado mortas com o uso de salitre rosa. Conforme o agricultor alguns dias antes já foi encontrado o mesmo salitre dentro da sua propriedade.

Agricultor falou também que a suposta motivação do crime foi inveja, pois estas pessoas não podem ter dai mexe no que não é deles, e falou também que á uns 90 dias atrás foi colocado o mesmo veneno em uma propriedade de seu vizinho, que acabou perdendo uma vaca de leite. Só não perdeu o resto do gado porque saiu em busca do salitre no campo e o encontrou.

Os animais foram enterrados com o auxilio de uma maquina da prefeitura.

Marcos Paulo Torcato também disse que achar os animais mortos foi uma cena muito triste e a morte do animal com este veneno é muito cruel, pois o animal sofre muito se debatendo, pois tinha marcas dos animais se debatendo no local que bebem água.

O criador dos animais pede a colaboração a quem possa trazer informações sobre o caso.

Segundo o agricultor o caso já esta sendo investigado pela policia e que a policia esta na pista dos suspeitos.

Fonte: Ijuí Noticias
+ Mais Informações ››››››

Homem que aplicava golpe da "benzedura" e remédios é preso em flagrante

Denunciado anteriormente por várias pessoas, um homem de 53 anos foi preso em flagrante ao tentar fazer mais uma vítima com um golpe de curandeirismo. O homem, que foi descrito como vestindo roupas típicas gaúchas e portar um sorriso com dentes de ouro, foi preso após perseguição policial que terminou na Avenida Presidente Vargas, no começo da tarde desta terça-feira, 2 de abril.

No golpe, o homem se apresentava como "médico" e se colocava como uma espécie de "curandeiro", onde dizia que a pessoa - geralmente vítimas idosas - tinha problemas e ia "receitar" uma água "abençoada" que eram garrafas de líquido colorido, onde ele vende como "remédio". Ele chegou na residência de uma idosa de 72 anos residente na Rua Pernambuco e vendeu duas garrafas por 150 reais.

Quando a idosa percebeu o golpe, o vigarista fugiu e a Brigada Militar foi chamada, recebendo também outras denúncias e empreendeu uma perseguição ao estelionatário, sendo interceptado na Avenida Presidente Vargas e preso em flagrante. Ele foi identificado como Nélis Soares, 53 anos, natural de Santa Catarina e foi encaminhado ao Presídio Estadual de São Gabriel por estelionato e outros crimes.

Com ele, foram apreendidas as garrafas e o dinheiro dos O caso já vinha sendo registrado nos últimos dias, onde várias vítimas que foram visitadas no Bairro Independência eram envolvidas na conversa dele, que prometia a "cura" de doenças inexistentes e persuade a ponto de conseguir dinheiro das vítimas.

Fonte: Caderno7
+ Mais Informações ››››››

Corpos de casal desaparecidos, foram localizados em ação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar de São Borja

Foto: PATRAM/BM
Os corpos do casal Ricardo Correa Barbosa, de 31 anos, e Juliana Aranda Rodrigues, de 23 anos, que estavam desaparecidos deste o último domingo, foram encontrados na tarde desta terça-feira, 02/4, as margens do Rio Uruguai, na localidade de São Marcos, em um acampamento desativado.

A Patrulha Rural Ambiental do 3º Batalhão prestou apoio a Policia Civil com uma embarcação e assim foi possível, após intensas buscas, localizar os dois corpos que já estavam em adiantado estado de putrefação.

Segundo informações das autoridades policiais que participaram das buscas, Tenente Gonçalves da Patrulha Rural Ambiental da Brigada Militar e os policiais civis Ramão Batista e Paulo, há evidências de que os dois foram vitimas de latrocínio (roubo seguido de morte).

Os corpos foram removidos do local para São Borja pelo rio Uruguai e posteriormente encaminhados para necropsia pela Policia Civil de São Borja.

A partir de agora tem início as investigações para identificar os responsáveis pelo duplo assassinato. Os trabalhos serão conduzidos pelos policiais da DPPA do município que deverão ouvir familiares e pessoas próximas ao casal para tentar elucidar mais esse crime brutal ocorrido em São Borja.

Fonte: ExpressOeste
+ Mais Informações ››››››

PRF apreende carreta carregada com grande quantidade de eletrônicos em Eldorado do Sul

Foto: PRF
A PRF apreendeu uma carreta que estava carregada com uma grande quantidade de eletrônicos na tarde desta terça-feira, 02, na BR 290, em Eldorado do Sul. Na ação uma caminhonete que estava fazendo batedor também foi interceptado. Três homens foram presos pelos crimes de descaminho e associação criminosa.

Policiais Rodoviários Federais estavam realizando uma barreira de combate ao crime, fazendo abordagens próximo à rótula que dá acesso à estrada que vai para Charqueadas. Inicialmente, os policiais abordaram uma camionete com placas uruguaias. O motorista demonstrou nervosismo, o que motivou os policiais a realizarem uma busca no veículo. Dentro, foi encontrado um rádio comunicador. O condutor, que estava batendo a carga, não conseguiu avisar a tempo os outros criminosos.

Após, os policiais abordaram uma carreta que vinha sentido interior/capital. Quando deram a ordem de parada, perceberam que os ocupantes arremessaram celulares para fora, no matagal. Na abordagem, os agentes descobriram que a carreta estava completamente carregada com eletrônicos diversos, todos oriundos do Uruguai. Em contagem por estimativa, acredita-se que a carga possa alcançar um valor próximo a R$5.000.000,00.

Os três homens que estavam nos dois veículos foram presos e levados para a polícia federal. O caminhão, a caminhonete e a carga também foram levados para a polícia judiciária para posterior contagem precisa da carga.

Fonte: Ijuí Notícias
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!