domingo, 9 de março de 2014

RS pretende imunizar 206 mil meninas contra o HPV

Campanha de vacinação gratuita contra vírus da doença começa nesta segunda-feira

A campanha de vacinação gratuita contra o HPV começa nesta segunda-feira em todo o Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo de útero. Até o dia 10 de abril, devem ser imunizadas meninas entre 11 e 13 anos, que no Estado representam 258 mil. A meta da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é imunizar 80% desse grupo, ou 206 mil meninas.
O lançamento oficial da campanha será às 10h, na Escola Estadual Mané Garrincha (avenida Érico Veríssimo, 1255), na Capital, com a presença dos secretários estadual e municipal da Saúde, Sandra Fagundes e Carlos Casartelli, respectivamente.
A partir da parceria entre Ministério da Saúde, SES e municípios, a vacina será oferecida nas escolas públicas e particulares. A cobertura vacinal possui três doses, a segunda devendo ser aplicada em setembro deste ano nos postos de saúde, e a última, cinco anos após a primeira dose.
O HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tumor mais frequente entre as mulheres, depois do câncer de mama e do colorretal, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Dados de 2012 indicam a ocorrência de 305 óbitos pela doença no Rio Grande do Sul.
Casartelli lembrou que em 2015 serão imunizadas as meninas de 9 a 11 anos completos e, no mesmo ano, a vacina estará no calendário básico das adolescentes a partir de 9 anos.
Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/