domingo, 14 de maio de 2017

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1232, do dia 15 de Maio de 2017

Edição 1232, do dia 13 de Maio de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Giro Comunitário sobre a Reforma da Previdência.

· Centrais sindicais preparam o Ocupa Brasília para 24 de maio.

· Poderes e instituições gaúchas firmam acordo sobre LDO.

· Apenas 47% da população mais vulnerável à gripe se vacinou contra a doença.

· Crescimento da obesidade no Brasil é desafio para farmacêuticos.

· Contribuinte que não declarou o IR pode ter problema no CPF a consulta pode ser feita pela internet.
+ Mais Informações ››››››

O desafio de ser Mãe - Rudimar Barea

O desafio de ser Mãe


Rudimar Barea¹


Será que é fácil ser mãe nos dias de hoje? Eis uma tarefa que cada vez se torna mais difícil, com todas as adversidades que o mundo apresenta; internet, alcoolismo, drogas, individualidades, egoísmo, consumismo exagerado, dentre outras dificuldades, ser mãe é um ato heróico, pois é o desafio de educar os filhos para a vida, com respeito e dignidade em uma sociedade que não reconhece o sentido do respeito e da dignidade.

A crise que vivemos atualmente é muito mais que financeira (inclusive até acredito que a crise financeira não é tão difícil de resolver e não causa maiores impactos na nossa região) a crise que precisamos resolver é a de humanidade; precisamos ser mais humanos, respeitar mais as pessoas, ouvir mais as pessoas assim como diz Ruben Alves no livro o “O Amor que Acende a Lua”: “Escutar é complicado e sutil”. Sutileza, gentileza, talvez seja o que mais falta nas nossas relações pessoais e no convívio da família; “a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer”.

Ser mãe nesse contexto é um desafio diário, pois geralmente são elas que permanecem a maior parte do tempo com os filhos, e, sendo assim são elas as que geralmente passam os primeiros ensinamentos para os filhos/as (não exclusivamente, pois os pais devem ajudar).

A luta das mães é para que todos/as filhos/as cresçam na vida em sabedoria e graça. Que bom seria se vivêssemos no mundo idealizado pelas mães, precisamos aprender com as mães a se doar em função de nossos irmãos e cuidar uns dos outros como a mãe cuida de um filho, pra isso precisamos escutar as pessoas, mesmo quando não entendemos o que elas dizem (assim como os bebês não falam e as mães escutam o que eles estão pedindo: exemplo quando um bebe adoece a mãe tenta de todas as formas descobrir qual o motivo de sua doença!).

Ser mãe não é fácil. As mulheres e alguns homens exercitam o papel de mãe todos os dias. Nesse dia/mês das mães queremos felicitar todas as mães, e fazer uma suplica para que os filhos/as escutem mais as mães, assim como escutem mais as outras pessoas também. Não vamos atacar ou julgar os outros em prol de nossa defesa imediata, vamos refletir juntos qual o melhor caminho a se trilhar! E que a dignidade e o respeito mútuo triunfem. Feliz mês das mães!


¹Rudimar Barea: Mestre em Filosofia, professor no Centro de Ensino Superior Rio Grandense (CESURG).
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/