segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tempo segue firme em boa parte do RS nesta terça-feira

Na quarta-feira, temperatura sobe mais e pode chegar a 30ºC

O tempo seco predomina em grande parte do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira. Conforme a MetSul Meteorologia, persiste a possibilidade de nevoeiro no amanhecer e, à tarde, a temperatura fica próxima dos 20ºC. Já no Noroeste, no Alto Uruguai e em trechos da Serra, podem ocorrer pancadas de chuva.

Na quarta-feira, a previsão é de chuva no Sul do Estado e de elevação da temperatura, que pode atingir os 30ºC. Na quinta-feira, a instabilidade tende a se espalhar por todas as áreas. Já a expectativa para o fim de semana é de frio intenso.

Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek 

+ Mais Informações ››››››

PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ 2013/2014.

 
O Sistema de Participação popular e cidadã, é um processo aberto à participação universal da sociedade gaúcha. No COREDE Rio da Várzea, o mesmo ocorre desde o ano de 2007 e já trouxe inúmeros benefícios para a região e municípios.
O processo é realizado em diversas etapas: 1ª Assembleia Regional, em que são definidas as Áreas temáticas; 2ª Assembleias Públicas Municipais, onde foram apontadas as demandas municipais e estratégicas e 3ª Fórum para definição da cédula de votação.
A Votação na Consulta Popular é a 4ª etapa do processo, com a finalidade de inclusão de demandas regionais no orçamento do Estado 2014 e indicar prioridades regionais estratégicas para debate da matriz orçamentária, no Fórum Estadual da PPC.
 
A votação será realizada, no dia 07 de agosto, em todo o Estado, através de voto secreto em urnas e nos dias 06 e 07 de agosto em meio eletrônico e dispositivos móveis, estando habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.
Os eleitores poderão votar em até quatro demandas, com valor alocado (campo 1) e duas prioridades regionais (campo 2), incluídas na cédula de votação.
Estão habilitados os cidadãos maiores de 16 anos e  poderão votar somente uma única vez no processo.
Todos os eleitores assinarão lista de presença com indicação do número do título eleitoral e/ou do documento de Identidade.
Nos dias da votação por meio eletrônico (6 e 7/08) o eleitor poderá votar, com o número do seu título de eleitor e carteira de identidade.
A população poderá votar em casa através da internet ou procurar pontos de votação pela internet ou urnas fixas disponíveis para a população no município. 
Neste ano a população poderá dar a sua opinião sobre a reforma política, através de 4 questões que foram incluídas na cédula de votação.
 
Contamos com a participação de todos neste importante processo!

Postado por :Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Chá para se aquecer no inverno.


Um bom chá quente é a melhor pedida para um dia frio e não tem nenhuma contraindicação – a não ser para pessoas com problemas renais crônicos. Além de aumentar a temperatura do corpo, os chás podem trazer diversos benefícios à saúde podendo ajudar na recuperação da gripe,os chás também são ótimas fontes de antioxidantes.
Os chás de ervas comuns (preto, verde, mate) não apresentam contraindicações para pessoas saudáveis. Portadores de patologias devem consultar o médico ou nutricionista quanto a alguma contraindicação. Por exemplo, algumas doenças renais exigem restrição hídrica.
Entre as benfeitorias que os chás podem fazer no seu corpo, as principais são as funções diuréticas, digestivas, desintoxicantes, calmantes e emagrecedoras. De acordo com cada função, as ervas podem auxiliar você a chegar ao resultado desejado.

Texto: Flávia Palombini

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Sisutec vai oferecer quase 240 mil vagas em cursos técnicos.

Seleção dos alunos será feita de acordo com a nota do Enem

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) vai oferecer 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos. As inscrições estarão abertas desta terça até 12 de agosto. A seleção dos alunos será feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição deste ano, será usada a nota do exame de 2012. O Sisutec foi lançado nesta segunda pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Os candidatos às vagas devem ter concluído o ensino médio. Do total de vagas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral. As vagas são ofertadas em instituições da rede publica, privada e do Sistema S. Os cursos tem de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. A partir deste mês haverá o início dos cursos, de acordo com o Ministério da Educação.

Mercadante disse que a oferta de ensino técnico profissionalizante é uma alternativa para os estudantes que não vão ingressar no ensino superior e para quem já está no mercado de trabalho e quer se especializar. “Quem já está no mercado de trabalho sabe que se fizer o curso cresce mais rápido, melhora os salários e a carreira. Outros que querem entrar no mercado de trabalho têm uma excelente opção”.

Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil). A maior oferta de vagas é em instituições privadas, que foram selecionadas de acordo com o desempenho na avaliação da qualidade da instituição e do curso.

A exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a oferta de vagas e a seleção dos inscritos serão feitas por um sistema informatizado. As inscrições terminam no dia 12 de agosto e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14, com matrículas nos dias 15 e 16 de agosto. O Sisutec é uma modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Fonte: Agência Brasil

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 05 de agosto de 2013.

Alcione

Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/