terça-feira, 21 de abril de 2015

Xanxerê - SC - mil desabrigados após temporal atingir cidade

Aproximadamente mil pessoas ficaram desabrigadas em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, após o temporal que atingiu a cidade, na tarde desta segunda-feira (20).

Duas pessoas morreram conforme o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da cidade. Pelo menos 500 casas foram danificadas e aproximadamente 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região devido à queda de cinco torres de transmissão.

Dados iniciais do Corpo de Bombeiros indicam que aproximadamente 120 pessoas ficaram feridas, sendo que cerca de cinco tiveram lesões mais graves. O número final não havia sido contabilizado até a publicação desta reportagem.

Segundo os bombeiros, os ferimentos incluem cortes, fraturas e até amputações. O quartel teve queda de energia elétrica e os dados estavam sendo levantados à mão.

O Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, informou que aproximadamente 73 pacientes, entre adultos, crianças e idosos, foram encaminhados ao hospital com ferimentos relacionados ao temporal. Os dados são preliminares e o número final não havia sido fechado até a publicação desta reportagem.

Do total de pacientes recebidos pelo hospital, oito foram transferidos, incluindo duas crianças que tiveram politrauma grave. Elas foram encaminhadas ao Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.

Em relação aos demais transferidos, alguns deixaram a unidade devido à gravidade das lesões e outros porque o número de leitos do hospital não foi suficiente para abrigar todos.

Houve pacientes encaminhados para hospitais de Xaxim, Faxinal dos Guedes, Chapecó e Abelardo Luz.

Ajuda
A Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas até o final da noite desta segunda.

Parte desses itens de auxílio humanitário já foram destinados. Outros devem chegar durante a madrugada ou na manhã de terça (21).

Vítimas
Segundo os bombeiros e a Polícia Militar (PM), duas pessoas morreram em bairros diferentes de Xanxerê. Uma delas era o pai que ficou abraçado aos filhos tentando protegê-los dos escombros.

"O temporal passou rápido, coisa de três minutos. Tem pessoas embaixo de escombros, não sabemos exatamente o número de vítimas", afirma Walter Parizotto, major do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Polícia Militar de Xanxerê, a segunda morte em decorrência da tempestade ocorreu no hospital.

Estragos
Em alguns locais, os telhados chegaram a ser arrancados. Paredes, postes e árvores caíram com a força dos ventos. Pelo menos uma casa foi arrastada pela ventania.

Entre seis e sete bairros foram atingidos, conforme a Defesa Civil. Um ginásio desabou.

Falta de luz
Até a publicação desta reportagem, 158 mil unidades consumidoras seguiam sem luz em 27 municípios, conforme as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

As rajadas de vento causaram o desligamento de quatro linhas de transmissão, comprometendo o suprimento de energia a sete subestações na região. Até o momento, temos a confirmação de pelo menos 10 torres derrubadas ou danificadas.

Segundo a Celesc, o "evento não tem precedentes na história da empresa". Foram mobilizadas equipes locais e de outras regiões do estado.

Cerca de 70 profissionais atuam para recompor o sistema elétrico, trabalho que deve se estender pela madrugada, trabalhos continuarão ao longo da madrugada, quando a empresa espera dar inicio à recomposição gradativa do sistema elétrico.

Os municípios atingidos são: Chapecó, Guatambu, Ipuaçu, Nota Itaberaba, Cordilheira Alta, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Bom Jesus, Ouro Verde, São Domingos, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Concórdia, Lindóia do Sul, Alto Bela Vista, Ponte Serrada, Ipumirim, Passos Maia, Xavantina, Vargeão, Faxinal dos Guedes, Arabutã, Presidente Castelo Branco, Jaborá, Itá, Arvoredo e Paial.

Possibilidade de tornado
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o que aconteceu em Xanxerê foi um tornado. Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade, osventos chegaram a 84 km/h. No entanto, a estação não fica na região mais atingida pelo fenômeno.

Conforme Puchalski, o tornado é um funil que se forma entre a base da nuvem e o solo. Esse vento é em rotação e, dependendo da intensidade do fenômeno, pode trazer muitos estragos. Além disso, o tornado tem uma área de atuação restrita e dura pouco tempo.

A Defesa Civil, porém, não havia confirmado até a publicação desta reportagem se o que houve foi um tornado.

Previsão do tempo
Nas próximas horas, a chuva diminui na região Oeste. Há chances de que ela ocorra no centro e litoral do estado.

Com a frente fria perdendo força durante a madrugada, devem ocorrer aberturas de sol do Oeste ao Sul de Santa Catarina nesta terça. O tempo ainda deve ficar instável entre a Grande Florianópolis e o Norte.






Fonte: G1
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/