quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Frente fria provoca instabilidade e queda da temperatura no RS

Na sexta, sol reaparece mas tempo fica agradável

A frente fria deixa o tempo instável nesta quinta-feira em todo o Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, a temperatura cai. A máxima nesta quinta-feira em Porto Alegre e região Metropolitana fica ao redor de 25ºC. Na sexta-feira à tarde, o sol volta a aparecer, mas a temperatura segue agradável.
Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Consumo de alimentos frescos é principal recomendação do Guia Alimentar da População Brasileira

Documento está sendo elaborado pelo Ministério da Saúde e população pode enviar sugestões

O Ministério da Saúde está elaborando a edição 2014 do Guia Alimentar da População Brasileira. O manual, de acordo com a pasta, traz orientações sobre cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada.
A principal recomendação é pelo consumo de alimentos frescos, de procedência conhecida e utilizando como base da dieta alimentos in natura (de origem vegetal e animal), como carnes, verduras, legumes e frutas. O manual também recomenda que as pessoas optem por refeições caseiras e evitem a alimentação em redes de fast food.
A população poderá contribuir com a elaboração do novo guia, que encontra-se em consulta pública até o dia 7 de maio. www.saude.gov.br/consultapublica As contribuições serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e poderão constar do documento final.
—O guia é uma fonte segura para orientar os brasileiros para uma alimentação saudável, com base em evidências científicas e com recomendações debatidas com diferentes especialistas e setores da sociedade. A intenção é promover a saúde da população e contribuir para a prevenção de doenças como a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação — afirma o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O documento foi formulado com o apoio do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).
O que diz o novo guia
O novo guia orienta os brasileiros a desfrutarem a alimentação, e evitar à refeição assistir televisão, falar no celular, ficar em frente ao computador ou atividades profissionais, além de privilegiar o preparo da própria refeição sempre que possível.
— Precisamos resgatar e valorizar a culinária, planejar as nossas refeições, trocar receitas com amigos e envolver a família na elaboração das refeições. Isso pode até implicar dedicação de mais tempo, mas o ganho em saúde e na convivência é significativo — explica a coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.
O que evitar
O guia também recomenda a utilizar com moderação óleos, gorduras, sal e açúcar. Produtos industrializados devem dar lugar aos alimentos in natura. Isso porque os produtos processados têm adição de sal ou açúcar para torná-los mais duráveis, palatáveis e atraentes.
Os maus hábitos à mesa têm refletido na saúde e no excesso de peso da população, que hoje já atinge 51%, sendo 17% obesos, segundo a dados do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde realizado anualmente. Em 2006, o índice de excesso de peso e obesidade era de 43% e 11%, respectivamente. Crianças e adolescentes trilham o mesmo caminho, uma em cada três crianças e um em cada cinco adolescentes estão acima do peso.
Além disso, a obesidade é um forte fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Pessoas obesas têm mais chance de sofrer infarto, AVC, trombose, embolia e arteriosclerose, além de problemas ortopédicos, apneia do sono e alguns tipos de câncer.
Confira as orientações apresentadas no guia para uma alimentação saudável:
— Fazer de alimentos in natura a base da alimentação
— Usar óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação
— Limitar o uso de produtos prontos para consumo
— Comer com regularidade e com atenção e em ambientes apropriados
— Fazer compras de alimentos em locais que ofertem variedades de alimentos frescos e evitar aqueles que só vendem produtos prontos para consumo
— Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora e evitar redes de fast food
— Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais
— Conheça a diferença entre alimento e produto alimentício
Conheça a diferença
Alimentos in natura: são essencialmente partes de plantas ou de animais. Ex: carnes, verduras, legumes e frutas.
Alimentos minimamente processados: quando submetidos a processos que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização. Ex: arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcar ou outras substâncias; castanhas e nozes sem sal ou açúcar; farinhas de mandioca, de milho de tapioca ou de trigo e massas frescas.
Produtos processados: são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar a alimentos para torná-los duráveis e mais palatáveis e atraentes. Ex: conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito); compotas de frutas; carnes salgadas e defumadas; sardinha e atum de latinha, queijos e pães.
Produtos ultraprocessados: são formulações industriais, em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro. Contém aditivos. Ex: salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, "barras energéticas", sopas, macarrão e temperos "instantâneos", "chips", refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets.
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS DO DIA 12-02-14

Nesta quarta feira foi ao ar mais um informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras, no programa de hoje esteve presente o Vice Prefeito Magal.

Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Passo Fundo-Na rota do tráfico de drogas

Não é de hoje que Passo Fundo é considerada porta de entrada para o tráfico de drogas, principalmente vindo do Paraguai e Bolívia. Em entrevista ao programa Redação Diário dessa terça-feira (11), o Delegado Chefe da Polícia Federal, Mauro Vinícius Soares de Moraes destacou que o combate contra o tráfico de drogas é realizado diurnamente, mesmo que, não conseguindo acabar, pelo menos minimizar essas rotas: “A cidade infelizmente é rota e todas as forças policiais estão trabalhando para obter êxito nas operações em não só prender mas desarticular essas quadrilhas”, salienta o delegado.
Chegar ao grande traficante é o principal objetivo da PF e o mais difícil segundo o delegado Moraes. Ele lembra que no último ano três organizações criminosas de nível internacional foram presas: “Isso sim é o trabalho da PF, tirar a droga de circulação, e não só prender aquele sujeito que vem trazendo a droga, mas as organizações criminosas, onde tentamos acabar com o patrimônio desse traficante”.

Quanto a utilização das Forças Armadas nas fronteiras, o delegado se diz favorável a qualquer esforço para coibir esse tipo de crime. “O que dificulta é a questão da extensão que separa o Brasil dos países vizinhos mas qualquer tipo de medida que venha a dificultar e minimizar esse problema será bem vindo”, destaca Moraes.
FOTO: PAULO RICARDO DOS SANTOS / DM)
Fonte: Redação Passo Fundo/ DM
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

JORNAL DA LIBERDADE EDIÇÃO DO DIA 12-02-14


Postado Por
: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

CURIOSIDADE! ORQUÍDEAS PARECIDAS COM ANIMAIS!

A evolução nos proporciona resultados impressionantes. Com a flores também é assim… E com orquídeas parece ser ainda mais interessante. Algumas orquídeas apresentam uma formação das pétalas que são incrivelmente parecidas com animais. Uma coincidência da natureza? Nunca saberemos a verdadeira intenção destes fenômenos.
Orquídea-de-macaco. O nome científico é Dracula simia: “simia” está relacionado a macacos e “Dracula” refere-se a estas pétalas alongadas como presas de “vampiro”. Infelizmente não são orquídeas muito comuns, só crescem naturalmente ao sudeste do Equador e Peru em altitudes de 1.000-2.000 metros em florestas úmidas e nebulosas das montanhas. O que torna esta flor ainda mais fantástica (como se fosse necessário) é que ela tem um cheiro característica de laranja madura quando está florescendo.

Oquídea-abelha. O nome científico é Ophrys apifera . Ao centro da
 flor as pétalas formam uma imagem parecida com a abelha fêmea, geralmente do gênero Eucera, e serve para atrair machos interessados na cópula. Com a visita do macho que acaba se lambuzando no pólen, a flor garante sua polinização. Você pode encontrar estas orquídeas surpreendentes espalhadas sobre a Inglaterra, Irlanda e País de Gales em locais de climas temperados sobre rochas, dunas calcárias ou em bosques abertos. É uma planta bastante comum na área mediterrânica a leste do Mar Negro. Cresce até aos 30 cm e vive em simbiose com Micorriza (um fungo presente no solo).


Orquídea-cabeça-de-pássaro. Pertencem ao gênero Phalaenopsis sp. e sua beleza encanta pois as formações das pétalas centrais da flor assemelham-se muito a cabeça de um pássaro. Mesmo observando bem de perto a semelhança é surpreendente. Seu cultivo já alcançou os quatro cantos do planeta, mas são nativas de todo o sudeste da Ásia, nas Filipinas e no norte da Austrália. A maioria das orquídeas deste gênero é epífita e crescem abaixo das copas de florestas de várzea úmida e úmida, protegidos contra a luz solar direta, outros crescem em ambientes sazonalmente secos ou frescos.



Orquídea-garça-branca. O nome científico da espécie é Habenaria radiata e não necessita de explicações. Ela se parece mesmo com uma garça branca em pleno voo. É uma pequena orquídea terrestre das zonas úmidas e encostas gramadas do Japão, a península coreana, e algumas partes do leste da China. O pedúnculo costuma abrigar de 2 a 8 flores, elas são pequenas com apenas 4 cm de largura. Cresce principalmente em pântanos de terras altas e nas encostas das montanhas. Apesar da sua facilidade no cultivo, na natureza ela parece estar em processo de extinção e não podem mais ser encontradas com tanta facilidade.


Orquídea-da-pomba ou Orquídea-Espírito-Santo. O nome científico é Peristeria elata e elas possuem uma formação de pétalas mais ao centro da flor com aparência de uma pombinha. São vistas com mais frequência nas florestas montanhosas úmidas do Panamá (América Central), Colômbia e Equador (América do Sul). O cheiro da flor lembra cerveja. Infelizmente também está em grave perigo de extinção, devido à sua grande beleza, fazendo com que os traficantes para levá-lo longe de seu habitat, tanto que aqui mesmo no Brasil, em vários orquidários já é uma espécie bem comum.
Fonte: The Featured Creature
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Tempestade de raios atinge Santana do Livramento

Temporal não causou estragos no município

Uma tempestade com ventos e raios atingiu a cidade de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, na noite dessa terça-feira. Depois de sol e calor durante o dia, o tempo começou a virar na por volta das 22h30min com o início de um vendaval. 

Em seguida veio a chuva forte que durou até o começo da madruga. O temporal não causou estragos no município. 

Fonte: Correio do Povo
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Esportes em Destaque edição de 12-02-2014

Na manhã desta quarta feira foi ao ar pela Rádio Comunitária Liberdade no Programa Estação da Manhã mais uma edição do Programa Esportes em Destaque com a apresentação do comunicador Alcione e do Secretário dos Esportes de Três Palmeiras Olcinei, confira o áudio do programa:

Postado Por: Alcione Gondorek
Fotos: Eloidemar Guilherme
+ Mais Informações ››››››

SUS inicia em 10 de março vacinação contra HPV

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, passará a ser disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, serão vacinadas meninas entre os 11 e 13 anos, que no Rio Grande do Sul representam cêrca de 258 mil jovens. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Ministério da Saúde e os municípios estão se articulando para, entre os dias 10 de março e 10 de abril, oferecer a vacina em todas as escolas. 
Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema vacinal, sendo a segunda dose seis meses depois e a terceira, cinco anos após a primeira.
Segundo a Enfermeira Coordenadora da sala de vacinas da 19 coordenadoria de saúde com sede em nosso município Neli Madalena Dielo, a meta para nossa região é de vacinar em torno de 4.500 adolescentes.

Fonte:Radio Comunitária 97.9
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Temporal em Palmitinho causa estragos

Uma chuva de granizo atingiu o município de Palmitinho no fim da tarde de ontem e causou estragos a um Posto de combustível daquela cidade, que teve o telhado parcialmente arrancado, devido às pedras e às rajadas de vento.
Diversos pontos do município foram atingidos, mas os estragos da chuva de granizo, que durou 20 minutos, foram pequenos nesses locais, já em nossa cidade por volta das 3 da madrugada do dia de hoje foi registrado um grande volume de chuva que resultou num acumulado de 52mm de precipitação.

Fonte: Radio Comunitária 97.9
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Comportamento: a forma como a mulher dorme revela um pouco da sua personalidade

Um especialista em linguagem corporal resolveu fazer a leitura
de como várias garotas dormem. De acordo com ele, o jeito de
cada mulher descansar pode revelar muito sobre sua
personalidade. Será que dá certo?
Veja abaixo as posições de dormir e suas características e
repare para ver se os resultados estão corretos:

01 – Se ela dorme de Bruços

É uma mulher sensual, apta a realizar as mais inesperadas fantasias sexuais;
É uma mulher que perdoa, mas não esquece, na primeira oportunidade vai te lembrar de coisas que você fez a uns 5 anos e ela não gostou;

02 – Se ela dorme de costas

É uma mulher aberta para novas experiências;
Não gosta de marcação cerrada;
Detesta que fiquem ligando, mandando mensagens a cada minuto;
Tenha um controle sutíl para que pense que está livre;

03 – Se ela dorme de lado (virada para a esquerda)

É uma mulher racional, pensa em todas as tuas atitudes antes de realiza-lás;
Uma mulher pouco sentimental e pouco carinhosa com seus namorados
;
04 – Se ela dorme de lado (virada para a direita)

É uma mulher mais submissa e sempre acabará fazendo a vontade dos outros;
Extremamente ciumenta;

05 – Se ela dorme de lado, virada para a direita, mas encolhida

É uma mulher decidida;
Sabe o que quer para si e não é chata;
Tem bom senso, admite quando está errada, e escuta com atenção o que as pessoas falam;
Extremamente liberal no sexo;
Fonte: Xonei
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

CONCURSO PARA SOLDADO DA BRIGADA MILITAR

Estão abertas as inscrições para o concurso de ingresso de Soldado da Brigada Militar.
 Serão 1600(mil e seiscentas) vagas para Soldados do policiamento ostensivo e
 400 (quatrocentas) para o Corpo deBombeiros
 A remuneração é de R$ 1.864,70 e demais vantagens. São requisitos para as vagas:
nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 e máxima de 25 anos de idade na data da inscrição,
 ensino médio completo ou equivalente, estar em dia com as obrigações eleitorais, possuir carteira nacional
 de habilitação no mínimo na categoria “B” até a data da inclusão. Período das inscrições de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014.
 O concurso prevê exames intelectuais, de saúde, capacidade física e psicológica.
Maiores informações pelo site da BM e as inscrições no site www.exatuspr.com.br.

Tres Palmeiras, RS, fevereiro de 2014. Brigada militra de tres palmeiras

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
BRIGADA MILITAR – CRPO/P
13 BPM – “Btl Ten Cel Cecílio”
+ Mais Informações ››››››

Conheça cinco alimentos que "escondem" açúcar

Até mesmo alguns tipos de água podem conter o carboidrato

É consenso entre médicos e pacientes que a ingestão excessiva de açúcar é extremamente prejudicial para a saúde. Porém, o que pouca gente sabe é que alimentos que aparentemente são vendidos como 'saudáveis', na verdade, contêm altas doses da matéria-prima.
Segundo uma pesquisa realizada por cientistas americanos e publicada em 2012, o consumo mundial do açúcar triplicou nos últimos 50 anos e está ligado a inúmeras doenças, como obesidade, diabetes e câncer. Uma nova campanha da ONG Action on Sugar, divulgada pela BBC, elaborou uma lista em que figuram alguns alimentos que 'escondem' grandes quantidades de açúcar.
O objetivo, além de conscientizar o público, é pressionar os fabricantes a reduzir a quantidade do subproduto da cana. Confira alguns alimentos industrializados que "enganam" os consumidores:
Alimentos com 0% de gordura
Não possuem, necessariamente, 0% de açúcar. Este é o caso dos iogurtes. Nesses alimentos, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida.
Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20 gramas de açúcar - o equivalente a cinco colheres de chá, alerta a Action on Sugar. Esse valor equivale à metade da quantidade diária de açúcar recomendada para mulheres, que é de 50 gramas. Nos homens, a taxa diária é um pouco superior, de 70 gramas.
Polpa de tomate
Aquelas compradas em mercados, normalmente enlatadas, podem ser cheia de açúcar, diferentemente da polpa de tomate caseira que possui muitos nutrientes e é feita com frutos frescos. O carboidrato é as vezes adicionado para que a polpa fique menos ácida. Um terço de uma lata de 150 gramas, por exemplo, pode ter até 13 gramas de açúcar, valor equivalente a três colheres de chá.
Maionese
Inimiga de quem quer combater o consumo excessivo de açúcar, uma única colher de maionese pode conter até quatro gramas do ingrediente, assim como outros molhos em geral.
Água
Depende do tipo. Alguns tipos de “águas vitaminadas” têm adição de açúcar. Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá, diz a Action on Sugar.
Pão
É um dos alimentos que mais 'escondem' açúcar, destaca a ONG. Uma fatia de pão processado pode ter, em média, até três gramas de açúcar. O açúcar presente no pão, aliás, é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação do alimento. O fato de um alimento ser salgado não influencia no teor de açúcar, o qual ainda pode ser elevado.
Fonte:Bem Estar
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Uma em cada 14 mulheres no mundo já foi vítima de abuso sexual

Uma em cada 14 mulheres já foi, pelo menos uma vez, vítima de abuso sexual por parte de alguém que não o seu parceiro, mostra estudo feito em 56 países e publicado hoje (12) na revistaThe Lancet.
De acordo com o levantamento, a situação varia muito de país para país. A taxa de mulheres vítimas de abusos chega a 20% na Região Central da África Subsaariana mas, em média, 7,2% das mulheres com 15 anos ou mais dizem ter sido atacadas sexualmente pelo menos uma vez na vida.
“Descobrimos que a violência sexual é uma experiência comum para as mulheres em todo o mundo, e em algumas regiões é endêmica, atingindo mais de 15% em quatro regiões. No entanto, as variações regionais precisam ser interpretadas com cautela devido às diferenças na disponibilidade de dados e nos níveis de denúncia”, explicou Naeemah Abrahams, do Conselho de Investigação Médica da África do Sul, que coordenou o trabalho com colegas da Escola de Higiene e Medicina tropical de Londres e com a Organização Mundial da Saúde.
Após procurar estudos publicados ao longo de 13 anos (1998–2011), com dados sobre a prevalência global de violência sexual, os cientistas identificaram 77 trabalhos válidos, recolhendo dados sobre 412 estimativas em 56 países.
Os resultados mostram que as mais altas taxas de violência sexual estão no Centro da África Subsaariana (21% na República Democrática do Congo), no Sul da mesma região (17,4% na Namíbia, África do Sul e no Zimbabue), e na Oceania (16,4% na Nova Zelândia e Austrália).
Os países do Norte da África e Médio Oriente (4,5% na Turquia) e no Sul da Ásia (3,3% na Índia e em Bangladesh) registraram as taxas mais baixas.
Na Europa, os países do Leste (6,9% na Lituânia, Ucrânia e no Azerbaijão) têm percentual muito mais baixo do que os do Centro (10,7% na República Tcheca, Polônia, Sérvia, em Montenegro e Kosovo) e do que os do Ocidente (11,5% na Suíça, Espanha, Suécia, no Reino Unido, na Dinamarca, Finlândia e Alemanha).
Os autores do estudo lembram que os dados podem subestimar a verdadeira magnitude do problema por causa do estigma e da culpa associada à violência sexual, que leva as vítimas a não denunciar, prejudicando a qualidade dos números citados.

Fonte: Agência Lusa
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Mamografias anuais não reduzem mortes mais que exames físicos

As mamografias anuais feitas de forma preventiva por mulheres entre 40 e 59 anos não reduzem a mortalidade por câncer da mama mais do que os exames físicos ou o cuidado habitual, revela estudo publicado hoje (12) pelo British Medical Journal.
O trabalho, feito por uma equipe do Estudo Nacional de Mamografias do Canadá em um período de 25 anos, mostrou também que 22% dos tumores detectados por mamografia eram, na realidade, inofensivos e não teriam causado sintomas ou a morte das pacientes. Uma em cada 424 mulheres que se submeteram a mamografias para o estudo foi vítima do diagnóstico, concluíram os cientistas. A mamografia anual é feita em muitos países por mulheres de diferentes idades como forma de prevenção e de redução da mortalidade.
Ainda que as mulheres com pequenos tumores não palpáveis, detectados por mamografias, tenham melhores expectativas de sobrevivência do que as mulheres com cânceres palpáveis, os cientistas dizem que não está claro que essa diferença se explique pelos controles mamográficos periódicos.
Os especialistas destacam que os resultados não podem ser considerados para todos os países, mas recomendam aos governos que revejam seus programas de mamografias anuais dentro das estratégias nacionais de combate ao câncer de mama.
Na opinião dos cientistas, embora a educação, o diagnóstico precoce e o excelente atendimento clínico devam continuar, as "mamografias anuais não contribuem para reduzir a mortalidade em mulheres entre 40 e 59 anos" mais do que os exames físicos.

Fonte:Agência Lusa
Postado por:Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Frente fria deve por fim à onda de calor histórica no RS

Uma frente fria pouco organizada começa a avançar pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, rompendo o bloqueio atmosférico que favoreceu a onda de calor histórica. Já chove desde cedo em pontos do Sul e do Oeste e, no decorrer da manhã, a instabilidade alcança grande parte da Metade Sul.

Da tarde para a noite chove em várias regiões. Há risco de chuva forte em pontos localizados e de temporais isolados de vento e granizo, alguns até fortes. Antes, o sol aparece com nuvens na maioria das cidades com calor e abafamento. Refresca com rajadas de vento no Sul gaúcho até o fim do dia.

As mínimas, contudo, vão seguir relativamente altas, com 17°C em São José dos Ausentes e Vacaria, por exemplo. As máximas dificilmente deverão repetir a sequência de dias com 40°C, podendo atingir 37°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22°C e 33°C.

O Rio Grande do Sul teve seu 10º dia seguido com 40ºC, nessa terça-feira. O fato incrivelmente raro deverá se encerar por aí, já que o calorão está com as horas contadas. Frente fria já trouxe temporais de chuva e vento forte para Buenos Aires e Montevidéu.

Esta frente avança pelo Rio Grande do Sul até quinta-feira com chuva e temporais. A chuva será irregular com baixos volumes em algumas cidades e intensas precipitações em outras. Ao encontrar o ar quente na dianteira, a frente pode provocar temporais de vento e granizo, com risco de danos.

Massa de ar frio na retaguarda ingressa no Estado até sexta com importante queda da temperatura e marcas amenas. O ar frio chega com rajadas fortes de vento Sul, sobretudo no Sul e no Leste gaúcho. Devido ao vento, o mar vai ficar agitado e deve ter ressaca, com ondas ao redor dos três metros.
Fonte: Metsul

+ Mais Informações ››››››

CCJ aprova projeto do deputado Tortelli que institui pagamento por serviços ambientais


Nesta terça-feira (11), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei nº 11 de 2012 de autoria do deputado Altemir Tortelli (PT), que institui a Política Estadual dos Serviços Ambientais e cria o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. A meta é promover o desenvolvimento sustentável e a aumentar a oferta dos serviços em todo território do Rio Grande do Sul.
O deputado explica que entre as políticas previstas no PL estão disponibilização de condições adequadas para o manejo sustentável dos ecossistemas, suporte e regulação. “Precisamos criar alternativas concretas para impedir esse modelo que tem devastado os recursos naturais. Cabe ao governo disponibilizar mecanismos para isso”, afirma Tortelli.
Um dos principais pontos do projeto é a possibilidade de compensação através de pagamentos por serviços ambientais. Segundo Tortelli, estariam aptos os agricultores que produzem, restabelecem, recuperam, mantém ou melhoram os ecossistemas. “É preciso garantir um desenvolvimento sustentável. É preciso reconhecermos a contribuição da agricultura familiar, dos povos indígenas e dos povos e comunidades tradicionais para a conservação ambiental”.
O parlamentar ainda comenta que o projeto constitui um contraponto ao modelo de produção atual, sendo um instrumento de incentivo para as condutas preservacionistas, inaugurando também no Estado uma “nova tendência no Direito Ambiental, até então baseado na repressão do dano ambiental”. O projeto agora segue a tramitação nas comissões que vão analisar o mérito do projeto para depois ir para aprovação em plenário.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/